19/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Alunos organizados em grupos de três componentes.
Professor, nesta etapa da aula, objetiva-se que os discentes acessem e assistam a um vídeo disponível na internet para terem contato inicial com conceitos e exemplos de polissemia e ambiguidade. Para tanto, proponha-lhes esta atividade:
Exercício 1Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Ambiguidade e polissemia – definição e exemplos”. 1) Acessem, em apenas um laptop por grupo, o link relacionado a seguir, por meio do qual terão acesso ao vídeo “Professor explica o que significa ambiguidade e polissemia” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V_LO2TXF-_4&feature=related>. Acesso em: 18 set. 2011.):
(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V_LO2TXF-_4&feature=related>. Acesso em: 18 set. 2011.): 2) Baseando-se na exposição feita no vídeo, responda: a) O que são ambiguidade e polissemia? b) Quais são os exemplos de ambiguidade e polissemia apresentados no vídeo? Cite-os. c) Por que esses dois temas foram apresentados juntos no vídeo? Qual relação é possível estabelecer entre eles? 3) Criem outros exemplos de frases que contenham ambiguidade e polissemia. 4) Apresentem suas conclusões aos colegas. |
Professor, para socializar a atividade, peça a dois grupos que apresentem suas respostas à 2ª e à 3ª questões. Em seguida, solicite aos demais grupos que apresentem os exemplos criados na 3ª questão. Oriente os discentes a ficarem atentos às respostas dos colegas e fazerem sugestões de correção, caso seja necessário.
Alunos continuam organizados em grupos de três componentes.
Professor, a proposta desta etapa da aula é que os estudantes aprofundem o conhecimento em relação ao tema abordado na aula, discutindo aspectos relacionados a ele e desenvolvendo exercícios propostos. Para tanto, eles deverão acessar o blog “Análise de textos” e cada grupo deverá ler dois tópicos, conforme definido por você. Entregue uma cópia da atividade abaixo para cada grupo.
Exercício 2Respondam às questões abaixo utilizando seus laptops. Abram o arquivo salvo ao final do exercício 1, intitulado “Ambiguidade e polissemia – definição e exemplos”, e continuem digitando nele. 1) Utilizando apenas um laptop por grupo, acessem o blog “Análise de textos” (Disponível em: <http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia>. Acesso em: 12 dez. 2011.):
(Disponível em: <http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia>. Acesso em: 12 dez. 2011.) Nesse blog, vocês terão acesso a seis pequenos tópicos que abordam o tema ambiguidade e polissemia. Esses tópicos são: A) Como a ambiguidade pode matar seu texto; B) Três ótimos exercícios sobre ambiguidade; C) Ambiguidade nas tirinhas de “Hagar, o terrível”; D) Exercício sobre ambiguidade e clareza; E) A polissemia da palavra “chaninha”; F) Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?
Cada grupo deverá ler 2 tópicos, conforme definido pelo professor. Em seguida, deverá responder ao que foi proposto, abaixo, sobre seus 2 tópicos:
2) Em relação ao 1º tópico, “Como a ambiguidade pode matar seu texto”, façam o que se pede: a) Identifiquem as diferentes causas da ambiguidade apresentadas pelo autor do texto e expliquem-nas. b) Para cada causa de ambiguidade citada acima, construam um exemplo de frase ambígua e a solução para desfazer a ambiguidade, como foi apresentado no texto. 3) Quanto ao 2º tópico, “Três ótimos exercícios sobre ambiguidade”: a) Respondam aos três exercícios propostos; b) Expliquem cada frase ambígua existente nos exercícios, indicando as duas possibilidades de serem interpretadas. 4) Em relação ao 3º tópico, “Ambiguidade nas tirinhas de ‘Hagar, o terrível’”: a) Leiam a tirinha e identifiquem a ambiguidade existente nela. b) Expliquem a causa da ambiguidade existente e quais sentidos podem ser reconhecidos na tira. 5) Quanto ao 4º tópico, “Exercício sobre ambiguidade e clareza”, respondam: a) Identifiquem a ambiguidade existente nas quatro frases propostas (de a até d), expliquem quais os dois sentidos possíveis e reescrevam essas frases desfazendo a ambiguidade. 6) Em relação ao 5º tópico, “A polissemia da palavra ‘chaninha’”: a) Identifiquem os sentidos possíveis para a palavra “chaninha” apresentados pelo autor. b) Vocês conhecem outros significados para essa palavra? Se sim, citem-nos. c) Expliquem o motivo da polêmica gerada pela utilização dessa palavra na cartilha citada pelo autor. Considerem os estudos feitos sobre polissemia. 7) Observem o 6º tópico, “Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?”, e respondam: a) Leiam o texto presente nesse tópico e identifiquem a polissemia e a ambiguidade existentes no texto. b) Expliquem qual a importância da polissemia e da ambiguidade para a produção de sentidos desse texto. 8) Apresentem suas respostas aos colegas. |
Professor, para socializar a atividade, utilize o recurso de projetor multimídia (datashow). Os tópicos deverão ser projetados à medida que os grupos forem apresentando. Se não for possível conectar à internet na sala, acesse antecipadamente o blog, copie o texto e cole-o em um arquivo do programa Word ou Kword. Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor suas conclusões aos colegas. Desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que possam esclarecer dúvidas surgidas e complementar as análises de cada grupo.
Alunos organizados em duplas.
Professor, nesta etapa da aula, os alunos analisarão peças de uma campanha publicitária promovida em 2011 no Brasil, pelo Denatran, visando a reconhecer um processo de construção linguístico-argumentativa que caminha na seguinte direção: a utilização da polissemia gera ambiguidade que, consequentemente, produz determinados efeitos de sentido, visando à persuasão dos interlocutores. A referida campanha foi promovida para conscientização de motoristas durante o Carnaval e, para tanto, valeu-se da polissemia existente em palavras como “pegar”, “pegação” e outras integrantes desse campo semântico para gerar ambiguidade e, em consequência, alcançar a persuasão pretendida.
Exercício 3Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Análise de propagandas - polissemia e ambiguidade”. 1) Acessem, em apenas um laptop por dupla, os links relacionados a seguir, por meio dos quais terão acesso a diferentes anúncios publicitários integrantes da campanha “A melhor pegada do Carnaval”: - disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/um-alerta-contra-bebida-e-transito-para-os-jovens-do-rio-salvador-olinda-e-recife/>. Acesso em: 13 nov. 2011.):
- disponível em: <http://www.politicahoje.com.br/conteudo.php?menu=artigo&prefixo=detalhe&id=23996>. Acesso em: 13 nov. 2011.):
- disponível em: <http://www.pt-sp.org.br/noticia/?acao=vernoticia&id=3405>. Acesso em: 13 nov. 2011.):
2) Após lerem atentamente os anúncios publicitários acessados, respondam ao que se propõe: a) Identifiquem de que forma a polissemia está manifestada nesses anúncios e expliquem-na. b) A presença da polissemia provocou ambiguidade nos textos? Expliquem. c) Qual o efeito de sentido gerado pela presença da ambiguidade nesses anúncios? d) Vocês consideram que essa campanha publicitária é original e convincente? e) Pode-se considerar que o uso da ambiguidade foi importante para a criação de sentidos da campanha? Esse uso pode ser entendido como uma estratégia argumentativa? Expliquem. 3) Apresentem suas conclusões aos colegas. |
Professor, para socializar a atividade, solicite a cada dupla que analise um dos anúncios publicitários acessados. Escolha, antecipadamente, duas duplas para fazerem a conclusão da atividade, no sentido de associar os seguintes aspectos: polissemia, ambiguidade, efeitos de sentido, estratégia argumentativa, persuasão. Solicite aos discentes que contribuam com a apresentação dos colegas e façam sugestões às análises apresentadas.
- Análise da campanha publicitária do Denatran: A ambiguidade como recurso para a construção da mensagem – Denatran apela para “pegação” em campanha educativa para o Carnaval. Disponível em: <http://profdiafonsoeducacional.blogspot.com/2011/03/ambiguidade-como-recurso-de-construcao.html>. Acesso em: 13 nov. 2011.
- Coleção do Banco Internacional de Objetos Educacionais: Polissemia. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/public-set-viewer?setID=123>. Acesso em: 19 dez. 2011.
- Artigo: O uso da ambiguidade intencional na linguagem da propaganda. Disponível em: <http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/democratizar/v3-n1/art_joelma.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011.
- Texto expositivo: Ambiguidade - Evite-a para fazer uma boa redação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/ambiguidade-evite-a-para-fazer-uma-boa-redacao.jhtm>. Acesso em: 15 set. 2011.
- Texto expositivo: Ambiguidade para além do texto verbal. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/portugues/ambiguidade-para-alem-texto-verbal.htm>. Acesso em: 17 set. 2011.
A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.
Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:
- formular os conceitos de polissemia e ambiguidade e diferenciar essas duas relações semânticas;
- identificar a existência de ambiguidade nos diferentes textos trabalhados como uma consequência da utilização de palavras polissêmicas;
- elaborar e analisar os sentidos gerados pela presença da ambiguidade nos diferentes textos;
- reconhecer que a ambiguidade pode ser utilizada de forma intencional em diferentes textos, como uma estratégia argumentativa.
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