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UCA – Relações semânticas e seus efeitos de sentido: polissemia e ambiguidade

 

19/12/2011

Autor y Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o significado de polissemia e ambiguidade e diferenciar essas duas relações semânticas;
  • reconhecer palavras polissêmicas em textos e identificar a ambiguidade provocada pela utilização dessas palavras;
  • analisar os efeitos de sentido gerados pela ambiguidade;
  • compreender que a ambiguidade pode ser utilizada de forma intencional, como uma estratégia argumentativa.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • interpretação textual;
  • as noções de contexto e de estratégia argumentativa.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da Internet;
  • vídeo do Youtube;
  • utilização de textos, imagens e vídeo veiculados na internet;
  • anúncios publicitários;
  • processador de textos Kword;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos e duplas.

 

Atividade 1 – Motivação: Conhecendo a polissemia e a ambiguidade

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, nesta etapa da aula, objetiva-se que os discentes acessem e assistam a um vídeo disponível na internet para terem contato inicial com conceitos e exemplos de polissemia e ambiguidade. Para tanto, proponha-lhes esta atividade:

Exercício 1

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Ambiguidade e polissemia – definição e exemplos”.

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o link relacionado a seguir, por meio do qual terão acesso ao vídeo “Professor explica o que significa ambiguidade e polissemia” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V_LO2TXF-_4&feature=related>. Acesso em: 18 set. 2011.):

a

(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V_LO2TXF-_4&feature=related>. Acesso em: 18 set. 2011.):

2)    Baseando-se na exposição feita no vídeo, responda:

a)    O que são ambiguidade e polissemia?

b)    Quais são os exemplos de ambiguidade e polissemia apresentados no vídeo? Cite-os.

c)    Por que esses dois temas foram apresentados juntos no vídeo? Qual relação é possível estabelecer entre eles?

3)    Criem outros exemplos de frases que contenham ambiguidade e polissemia.

4)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

Professor, para socializar a atividade, peça a dois grupos que apresentem suas respostas à 2ª e à 3ª questões. Em seguida, solicite aos demais grupos que apresentem os exemplos criados na 3ª questão. Oriente os discentes a ficarem atentos às respostas dos colegas e fazerem sugestões de correção, caso seja necessário.

 

Atividade 2 – Colocando em prática as noções de ambiguidade e polissemia

Alunos continuam organizados em grupos de três componentes.

Professor, a proposta desta etapa da aula é que os estudantes aprofundem o conhecimento em relação ao tema abordado na aula, discutindo aspectos relacionados a ele e desenvolvendo exercícios propostos. Para tanto, eles deverão acessar o blog “Análise de textos” e cada grupo deverá ler dois tópicos, conforme definido por você. Entregue uma cópia da atividade abaixo para cada grupo.

Exercício 2

Respondam às questões abaixo utilizando seus laptops. Abram o arquivo salvo ao final do exercício 1, intitulado “Ambiguidade e polissemia – definição e exemplos”, e continuem digitando nele.  

1)    Utilizando apenas um laptop por grupo, acessem o blog “Análise de textos” (Disponível em: <http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia>. Acesso em: 12 dez. 2011.):

a

(Disponível em: <http://www.analisedetextos.com.br/search/label/Ambiguidade%20e%20polissemia>. Acesso em: 12 dez. 2011.)

Nesse blog, vocês terão acesso a seis pequenos tópicos que abordam o tema ambiguidade e polissemia. Esses tópicos são:

      A) Como a ambiguidade pode matar seu texto;

      B) Três ótimos exercícios sobre ambiguidade;

      C) Ambiguidade nas tirinhas de “Hagar, o terrível”;

      D) Exercício sobre ambiguidade e clareza;

      E) A polissemia da palavra “chaninha”;

      F) Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?

 

Cada grupo deverá ler 2 tópicos, conforme definido pelo professor. Em seguida, deverá responder ao que foi proposto, abaixo, sobre seus 2 tópicos:

 

2)    Em relação ao 1º tópico, “Como a ambiguidade pode matar seu texto”, façam o que se pede:

a)    Identifiquem as diferentes causas da ambiguidade apresentadas pelo autor do texto e expliquem-nas.

b)    Para cada causa de ambiguidade citada acima, construam um exemplo de frase ambígua e a solução para desfazer a ambiguidade, como foi apresentado no texto.

3)    Quanto ao 2º tópico, “Três ótimos exercícios sobre ambiguidade”:

a)    Respondam aos três exercícios propostos;

b)    Expliquem cada frase ambígua existente nos exercícios, indicando as duas possibilidades de serem interpretadas.

4)    Em relação ao 3º tópico, “Ambiguidade nas tirinhas de ‘Hagar, o terrível’”:

a)    Leiam a tirinha e identifiquem a ambiguidade existente nela.

b)    Expliquem a causa da ambiguidade existente e quais sentidos podem ser reconhecidos na tira.

5)    Quanto ao 4º tópico, “Exercício sobre ambiguidade e clareza”, respondam:

a)    Identifiquem a ambiguidade existente nas quatro frases propostas (de a até d), expliquem quais os dois sentidos possíveis e reescrevam essas frases desfazendo a ambiguidade.

6)    Em relação ao 5º tópico, “A polissemia da palavra ‘chaninha’”:

a)    Identifiquem os sentidos possíveis para a palavra “chaninha” apresentados pelo autor.

b)    Vocês conhecem outros significados para essa palavra? Se sim, citem-nos.

c)    Expliquem o motivo da polêmica gerada pela utilização dessa palavra na cartilha citada pelo autor. Considerem os estudos feitos sobre polissemia.

7)    Observem o 6º tópico, “Ambiguidade é mesmo um problema na interpretação?”, e respondam:

a)    Leiam o texto presente nesse tópico e identifiquem a polissemia e a ambiguidade existentes no texto.

b)    Expliquem qual a importância da polissemia e da ambiguidade para a produção de sentidos desse texto.

8)    Apresentem suas respostas aos colegas.

Professor, para socializar a atividade, utilize o recurso de projetor multimídia (datashow). Os tópicos deverão ser projetados à medida que os grupos forem apresentando. Se não for possível conectar à internet na sala, acesse antecipadamente o blog, copie o texto e cole-o em um arquivo do programa Word ou Kword. Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor suas conclusões aos colegas. Desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que possam esclarecer dúvidas surgidas e complementar as análises de cada grupo.

 

Atividade 3 – A ambiguidade como estratégia argumentativa

Alunos organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, os alunos analisarão peças de uma campanha publicitária promovida em 2011 no Brasil, pelo Denatran, visando a reconhecer um processo de construção linguístico-argumentativa que caminha na seguinte direção: a utilização da polissemia gera ambiguidade que, consequentemente, produz determinados efeitos de sentido, visando à persuasão dos interlocutores. A referida campanha foi promovida para conscientização de motoristas durante o Carnaval e, para tanto, valeu-se da polissemia existente em palavras como “pegar”, “pegação” e outras integrantes desse campo semântico para gerar ambiguidade e, em consequência, alcançar a persuasão pretendida.

Exercício 3

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Análise de propagandas - polissemia e ambiguidade”.

1)    Acessem, em apenas um laptop por dupla, os links relacionados a seguir, por meio dos quais terão acesso a diferentes anúncios publicitários integrantes da campanha “A melhor pegada do Carnaval”:

- disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/um-alerta-contra-bebida-e-transito-para-os-jovens-do-rio-salvador-olinda-e-recife/>. Acesso em: 13 nov. 2011.):

propaganda 1

- disponível em: <http://www.politicahoje.com.br/conteudo.php?menu=artigo&prefixo=detalhe&id=23996>. Acesso em: 13 nov. 2011.):

propaganda 2

- disponível em: <http://www.pt-sp.org.br/noticia/?acao=vernoticia&id=3405>. Acesso em: 13 nov. 2011.):

propaganda 3

2)    Após lerem atentamente os anúncios publicitários acessados, respondam ao que se propõe:

       a)    Identifiquem de que forma a polissemia está manifestada nesses anúncios e expliquem-na.

       b)    A presença da polissemia provocou ambiguidade nos textos? Expliquem.

       c)    Qual o efeito de sentido gerado pela presença da ambiguidade nesses anúncios?

       d)    Vocês consideram que essa campanha publicitária é original e convincente?

       e)    Pode-se considerar que o uso da ambiguidade foi importante para a criação de sentidos da campanha? Esse uso pode ser entendido como uma estratégia argumentativa? Expliquem.

3)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

Professor, para socializar a atividade, solicite a cada dupla que analise um dos anúncios publicitários acessados. Escolha, antecipadamente, duas duplas para fazerem a conclusão da atividade, no sentido de associar os seguintes aspectos: polissemia, ambiguidade, efeitos de sentido, estratégia argumentativa, persuasão. Solicite aos discentes que contribuam com a apresentação dos colegas e façam sugestões às análises apresentadas.

                                             

Recursos Complementares

- Análise da campanha publicitária do Denatran: A ambiguidade como recurso para a construção da mensagem – Denatran apela para “pegação” em campanha educativa para o Carnaval. Disponível em: <http://profdiafonsoeducacional.blogspot.com/2011/03/ambiguidade-como-recurso-de-construcao.html>. Acesso em: 13 nov. 2011.

- Coleção do Banco Internacional de Objetos Educacionais: Polissemia. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/public-set-viewer?setID=123>. Acesso em: 19 dez. 2011.

- Artigo: O uso da ambiguidade intencional na linguagem da propaganda. Disponível em: <http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/democratizar/v3-n1/art_joelma.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011.

- Texto expositivo: Ambiguidade - Evite-a para fazer uma boa redação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/ambiguidade-evite-a-para-fazer-uma-boa-redacao.jhtm>. Acesso em: 15 set. 2011.

- Texto expositivo: Ambiguidade para além do texto verbal. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/portugues/ambiguidade-para-alem-texto-verbal.htm>. Acesso em: 17 set. 2011.

                                                    

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- formular os conceitos de polissemia e ambiguidade e diferenciar essas duas relações semânticas;

- identificar a existência de ambiguidade nos diferentes textos trabalhados como uma consequência da utilização de palavras polissêmicas;

- elaborar e analisar os sentidos gerados pela presença da ambiguidade nos diferentes textos;

- reconhecer que a ambiguidade pode ser utilizada de forma intencional em diferentes textos, como uma estratégia argumentativa.

                                            

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