22/05/2012
Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Energia química no cotidiano |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
• Identificar aspectos específicos da biologia do corpo humano.
• Descrever o impacto dos lipídeos no funcionamento do sistema circulatório, no desenvolvimento de problemas dermatológicos e na saúde de forma geral.
• Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas.
• Refletir a respeito de sua própria alimentação.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3 e 4, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
Imagem 1
Disponível < http://dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 2
Disponível < http://marlivieira.blogspot.com/2010/02/blog-post_13.html > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 3
Disponível < http://www.edgarlisboa.com.br/?attachment_id=6713 > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 4
Disponível < http://www.sacadafashion.com.br/afinal-chocolate-faz-bem-a-saude/ > acesso feito dia 13/03/2012
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
O/a professor pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso aos netbooks.
Vídeo 1 - Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=H8kZo1q_y2w > acesso feito dia 13/03/2012
Concluída a visualização do Vídeo 1, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações que considerarem mais relevantes, de modo a fomentar a interpretação do conteúdo abordado. Tabelas ou gráficos podem compor a apresentação, de modo a favorecer a visualização dos dados.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessarem os sites abaixo. Como se vê abaixo, dois grupos deverão acessar um dos sites, ao passo outros dois grupos deverão acessar o outro site. Em ambos os sites se encontram disponíveis simulações didáticas sobre o conteúdo da aula.
Grupos 1 e 2
Disponível <http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_espinhanorosto.htm > acesso feito dia 13/03/2012
Grupos 3 e 4
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18560/Condigital_base.swf?sequence=40 > acesso feito dia 13/03/2012
Finalizadas as consultas aos sites, cabe ao/a professor/a solicitar que um/a representante do grupo 1 e outro do grupo 2 apresentem oralmente aos/as integrantes dos outros grupos o conteúdo do site consultado. O mesmo deve ser feito por um/a representante do grupo 3 e outro do grupo 4 em relação ao conteúdo do outro site. Feitas essas apresentações, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate. Vale destacar que as questões são específicas em função das simulações visualizadas, mas todos/as os/as alunos/as devem acompanhar e participar do debate para promover a socialização do conteúdo, sendo que, para tanto, o/a professor/a poderá fazer as devidas contextualizações, se necessário.
Questões para os grupos 1 e 2
Questões para os grupos 3 e 4
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Áudios 1 e 2 se encontram disponíveis. Vale destacar que o software Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1 e 2.
O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso ao netbooks.
A partir da apresentação dos Áudios 1 e 2, cabe o/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborar um Relatório Alimentar, no qual deverão registrar, ao longo de um dia, informações sobre os alimentos que consumirem. O modelo a seguir deve ser usado para tanto.
Relatório Alimentar
Nome da Escola: |
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Nome dos Alunos: |
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Série: |
Classe: |
Data: |
Turno: |
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Qual foi o horário em que você comeu? |
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Café da manhã |
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Lanche |
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Almoço |
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Lanche |
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Jantar |
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Ceia |
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Quais alimentos você comeu? |
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Café da manhã |
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Lanche |
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Almoço |
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Lanche |
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Jantar |
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Ceia |
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Você comeu muito ou pouco? |
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Você comeu com pressa ou devagar? |
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Cada aluno/a deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para apresentar os principais resultados decorrentes da elaboração do Relatório Alimentar, os quais devem ser organizados em tabelas ou gráficos de modo a favorecer a visualização.
Encerrando essa atividade, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a importância do cuidado no manuseio das vidrarias e soluções químicas.
No quinto momento da aula, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1. As questões apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.
Experimento: Teste do Iodo
Material por grupo:
40 mL óleo de amendoim
40 mL óleo de girassol
10 mL solução de iodo
Procedimento:
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a colocar em um recipiente de vidro cerca de 40 mL de óleo de amendoim e, em outro recipiente, 40 mL de óleo de girassol.
Em seguida, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a adicionarem 10 mL de solução de iodo e observar o que acontece. Quanto menos intensa for a coloração final, maior terá sido o consumo de iodo, e maior o número de instaurações apresentadas.
OBSERVAÇÃO: Este teste é utilizado pelo INMETRO, porém com análise de quantidades mais precisas, para verificação da qualidade dos azeites de oliva.
Fonte: Levorato; A. R. et al. Química: Ensino Médio, 2 º Edição. 2007. Paraná
Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Educação Física e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma demonstração sobre os exercícios físicos são mais relevantes para quem quer combater problemas cardíacos associados ao consumo exagerado de gorduras. Com isso, eles/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado anteriormente, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Educação Física.
A importância da atividade física para o sistema circulatório
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10802 > acesso feito dia 13/03/2012
Colesterol x Atividade Física
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1502 > acesso feito dia 13/03/2012
Exercícios Físicos versus Colesterol
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22183 > acesso feito dia 13/03/2012
Nome | Tipo |
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Colesterol | Áudio |
Colesterol nem sempre um vilão | Áudio |
Alimentos - Fonte de substâncias básicas - A Importância do Colesterol | Animação/simulação |
A química na pele | Animação/simulação |
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a alunos/a http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3237&ReturnCatID=667 > acesso feito dia 13/03/2012
Vídeo “Cardiologistas explicam como identificar e atender vítimas de infarto” - G1 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/cardiologistas-explicam-como-identificar-e-tratar-vitimas-de-infarto.html > acesso feito dia 13/03/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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27/07/2012
Cinco estrelasMuito interessante e envolvente, faz com que o aluno aprenda de forma divertida como funciona o nosso metabolismo.