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Das espinhas ao infarto: pesquisando os problemas associados ao consumo de gorduras

 

22/05/2012

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar aspectos específicos da biologia do corpo humano.

• Descrever o impacto dos lipídeos no funcionamento do sistema circulatório, no desenvolvimento de problemas dermatológicos e na saúde de forma geral.

• Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas.

• Refletir a respeito de sua própria alimentação.

Duração das atividades
06 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de Fisiologia humana (Fisiologia hormonal - Ensino Fundamental).
  • Noções básicas de Nutrição (Alimentos calóricos – Ensino Fundamental).
  • Noções básicas de Anatomia humana (digestão das gorduras – Ensino Fundamental).
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Sensibilização

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3 e 4, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

Imagem 1

espinhas 2

Disponível < http://dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 2

espinhas 3

Disponível < http://marlivieira.blogspot.com/2010/02/blog-post_13.html > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 3

espinhas 9

Disponível < http://www.edgarlisboa.com.br/?attachment_id=6713 > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 4

espinhas 5

Disponível < http://www.sacadafashion.com.br/afinal-chocolate-faz-bem-a-saude/ > acesso feito dia 13/03/2012

 

Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Ao observar estas imagens, o que mais chamou a sua atenção?
  • Na sua opinião, qual a ligação existente entre as imagens?
  • Os alimentos apresentados nas imagens 3 e 4 fazem parte dia sua dieta?
  • A imagem 2 se relaciona mais diretamente a qual das outras imagens?


2ª Atividade: Pesquisando e aprendendo

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

O/a professor pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit  multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso aos netbooks.

Vídeo 1 - Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=H8kZo1q_y2w > acesso feito dia 13/03/2012
 

Concluída a visualização do Vídeo 1, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações que considerarem mais relevantes, de modo a fomentar a interpretação do conteúdo abordado. Tabelas ou gráficos podem compor a apresentação, de modo a favorecer a visualização dos dados.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

3ª Atividade: Interatividade

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessarem os sites abaixo. Como se vê abaixo, dois grupos deverão acessar um dos sites, ao passo outros dois grupos deverão acessar o outro site. Em ambos os sites se encontram disponíveis simulações didáticas sobre o conteúdo da aula.

Grupos 1 e 2

espinhas 1

Disponível <http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_espinhanorosto.htm > acesso feito dia 13/03/2012

 

 

 

 

Grupos 3 e 4

 

espinhas 7

Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18560/Condigital_base.swf?sequence=40 > acesso feito dia 13/03/2012

 

 

 

 

 

 

Finalizadas as consultas aos sites, cabe ao/a professor/a solicitar que um/a representante do grupo 1 e outro do grupo 2 apresentem oralmente aos/as integrantes dos outros grupos o conteúdo do site consultado. O mesmo deve ser feito por um/a representante do grupo 3 e outro do grupo 4 em relação ao conteúdo do outro site. Feitas essas apresentações, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate. Vale destacar que as questões são específicas em função das simulações visualizadas, mas todos/as os/as alunos/as devem acompanhar e participar do debate para promover a socialização do conteúdo, sendo que, para tanto, o/a professor/a poderá fazer as devidas contextualizações, se necessário.

Questões para os grupos 1 e 2

  • Qual foi a primeira reação da garota quando viu a espinha?
  • A primeira atitude tomada pela garota foi correta? Vocês já tomaram a mesma atitude?
  • Vocês tiveram dificuldade para descobrir qual produto a garota deveria utilizar? 
  • Vocês conheciam o produto utilizado pela correta? Alguém já o usou?

 

Questões para os grupos 3 e 4

  • Defina o que é colesterol.
  • Quais são os malefícios e os benefícios do colesterol?
  • Como é feito o transporte do colesterol no organismo?
  • Qual a diferença entre o LDL e o HDL? Explique.

 

4ª Atividade: Pesquisando a própria alimentação

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks os Áudios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Áudios 1 e 2 se encontram disponíveis. Vale destacar que o software  Amarok deverá ser utilizado para abrir os Áudios 1 e 2.

O/a professor/a pode executar previamente o download dos Áudios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit  multimídiaEssa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão ou os/as alunos/as não tenha acesso ao netbooks.

 

 

 

 

 

 

 

A partir da apresentação dos Áudios 1 e 2, cabe o/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborar um Relatório Alimentar, no qual deverão registrar, ao longo de um dia, informações sobre os alimentos que consumirem. O modelo a seguir deve ser usado para tanto.

Relatório Alimentar

Nome da Escola:

Nome dos Alunos:

Série:

Classe:

Data:                

Turno:

 

Qual foi o horário em que você comeu?

Café da manhã

 

Lanche

 

Almoço

 

Lanche

 

Jantar

 

Ceia

 

Quais alimentos você comeu?

Café da manhã

 

 

Lanche

 

 

Almoço

 

 

 

Lanche

 

 

 

 

Jantar

 

 

 

Ceia

 

 

Você comeu muito ou pouco?

 

 

Você comeu com pressa ou devagar?

 

 

Cada aluno/a deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para apresentar os principais resultados decorrentes da elaboração do Relatório Alimentar, os quais devem ser organizados em tabelas ou gráficos de modo a favorecer a visualização.

Encerrando essa atividade, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Quais são os alimentos que você mais consumiu? Com que frequência você consome esses alimentos no seu cotidiano?
  • O ambiente onde você fez as refeições estava calmo ou agitado? Tinha TV, música ou computador ligado?
  •  Na sua opinião, a quantidade de gordura que você ingeriu foi adequada?
  •  Na sua opinião, você vem se alimentando corretamente?
  •  Quais alimentos você pode consumir para ter uma vida mais saudável?
  • Qual é a quantidade de chocolate que você consome por semana? 


5ª Atividade: Experimentando no Laboratório Química

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a importância do cuidado no manuseio das vidrarias e soluções químicas.
No quinto momento da aula, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1. As questões apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.

Experimento: Teste do Iodo

Material por grupo:

40 mL óleo de amendoim

40 mL óleo de girassol

10 mL solução de iodo

Procedimento:

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a colocar em um recipiente de vidro cerca de 40 mL de óleo de amendoim e, em outro recipiente, 40 mL de óleo  de girassol.

Em seguida, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a adicionarem 10 mL de solução de iodo e observar o que acontece. Quanto menos intensa for a coloração final, maior terá sido o consumo de iodo, e maior o número de instaurações apresentadas.

OBSERVAÇÃO: Este teste é utilizado pelo INMETRO, porém com análise de quantidades mais precisas, para verificação da qualidade dos azeites de oliva.

Fonte: Levorato; A. R. et al. Química: Ensino Médio, 2 º Edição. 2007. Paraná


6ª Atividade: Praticando a interdisciplinaridade

Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Educação Física e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma demonstração sobre os exercícios físicos são mais relevantes para quem quer combater problemas cardíacos associados ao consumo exagerado de gorduras. Com isso, eles/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado anteriormente, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Educação Física.

Links do Portal que podem ser utilizados pelo/a professor/a como sugestão de aulas rerentes à temática:

A importância da atividade física para o sistema circulatório
Disponível <   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10802 > acesso feito dia 13/03/2012

Colesterol x Atividade Física
Disponível <  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1502 > acesso feito dia 13/03/2012

Exercícios Físicos versus Colesterol
Disponível <  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22183  > acesso feito dia 13/03/2012

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Colesterol Áudio
Colesterol nem sempre um vilão Áudio
Alimentos - Fonte de substâncias básicas - A Importância do Colesterol Animação/simulação
A química na pele Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para aluno/as:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a alunos/a http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3237&ReturnCatID=667  > acesso feito dia 13/03/2012

 

Sugestões de links para professor/a:

Vídeo “Cardiologistas explicam como identificar e atender vítimas de infarto” - G1   http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/cardiologistas-explicam-como-identificar-e-tratar-vitimas-de-infarto.html > acesso feito dia 13/03/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • WAGNER MARQUES PEREIRA, EE PROFA YOLANDA MARTINS , Minas Gerais - dijo:
    wagnerlovp@gmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante e envolvente, faz com que o aluno aprenda de forma divertida como funciona o nosso metabolismo.


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