Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Investigando as relações existentes entre as representações algébrica e gráfica da função do 1º grau

 

25/01/2010

Autor y Coautor(es)
MARCOS MONTE CRUZ
imagem do usuário

FORTALEZA - CE ICARO DE SOUSA MOREIRA EEEP

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término da atividade o aluno deverá ser capaz de:

  • identificar as representações algébrica e gráfica da função do 1º grau;
  • interpretar gráticos de funções do 1º grau;
  • reconhecer os coeficientes da função do 1º grau;

  • compreender quais relações existem entre os coeficientes da escrita algébrica e o gráfico da função;

  • verificar quando a função é crescente ou decrescente.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de coordenadas cartesianas, gráficos de funções de 1º grau e movimento uniforme.

Estratégias e recursos da aula

           Caro (a) professor(a),

            Nesta atividade você pode analizar o potencial que os objetos de aperendizagem virtuais1 podem oferecer para o processo de ensino-aprendizagem de funções lineares. Assim, segue uma proposta de aula com a utilização do OA - Grande Prêmio Funcional2 que possibilite ao alunado a manipulação simultânea das representações algébrica e gráfica da função. Nesse sentido, Duval (2003, p. 15) defende que “a compreensão em matemática supõe a coordenação de ao menos dois registros de representações semióticas”.

           A fim de alcançarmos nossos objetivos a atividade deverá ser realizada em três aulas, sendo uma introdutória, onde será apresentado um vídeo que contextualiza o estudo de funções, uma aula de exploração com o OA e uma aula em que os alunos apresentarão os resultados da exploração.

Na sala de aula

           Nesse momento é interessante que o professor faça uma introdução ao assunto da aula com a apresentação do vídeo, localizado na aba Mídia no próprio O.A, que aborda o movimento uniforme e a representação da função do espaço em função tempo. É importante que faça a formalização da representação algébrica do movimento uniforme. Além disso, recomenda-se a resolução de exercícios contextualizados.

Para ter acesso ao vídeo siga o procedimento abaixo:

Clique aqui para visualizar o OA - GPF;

-  Clique em seguida, em Menu Principal;

-  e depois na aba Mídia.

No laboratório de informática

            Esse momento deve ser iniciado com a apresentação do O.A. Em seguida recomenda-se distribuir os alunos em dupla, pois assim estaremos estimulando a troca de experiência entre eles. Recomendamos, ainda, a distribuição, impressa, da atividade a seguir:

                                     Escola: _______________________________________________________________

                                     Professor(a): __________________________________________________________

                                     Alunos (as): ___________________________________________________________

                                                           ___________________________________________________________

                                     T urma: ________________ ________                       Data: ______ / ______ / ______

ATIVID ADE: Investigando as r elações existentes ent ra as representações a lgébrica e gráfica da função do 1º grau.

O que se pretende:

Ao término da atividade o aluno deverá ser capaz de:

  • identificar as representações algébrica e gráfica da função do 1º grau;
  • interpretar gráticos de funções do 1º grau;
  • reconhecer os coeficientes da função do 1º grau;

  • compreender quais relações existem entre os coeficientes da escrita algébrica e o gráfico da função;

  • verificar quando a função é crescente ou decrescente.

Onde encontrar o objeto de aprendizagem Grande Prêmio Funcional (GPF):

    Vá ao endereço http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gpFuncional/, acesse o O.A e, em seguida, é só realizar a tarefa.

Como proceder nas aplicações:

    Durante a realização das atividades você deve clicar com o mouse sobre os botões a direita e arrastar para alterar os valores dos coeficientes da função e, em seguida, realizar suas observações sobre o objeto de estudo.

Qual a sua tarefa?

1) Usando o GPF investigue as relações existentes entre as representações algébricas e gráficas da função undefined

                              Figura 1 – V is ualizando os coeficiente s da função f(x) = ax+b

•  Mantendo o coeficiente “b” constante altere o valor do coeficiente “a” e descreva com suas palavras qual a relação existente entre este e ográfico da função. 

     a) Para a<0. 


     b) Para a>0.

•    Agora mantendo o coeficiente “a” constante e variado o termo independente no intervalo [-10, 10] descreva qual relação existe entre esse e o eixo das ordenadas.

___________________________

Segundo Sá e Machado citado por Sales et al. (2007, p. 3) são “recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetivos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível”.

2 Objeto de Aprendizagem desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA  - http://www.proativa.vdl.ufc.br/ 

Recursos Complementares

Acesse o site http://www.somatematica.com.br/emedio/funcao1/funcao1.php e lei mais sobre funções do 1º grau.

Avaliação

A avaliação pode ser realizada por meio de observação das estratégias utilizada pelos alunos e análise da produção realizada a partir do material impresso.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.