25/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ao término da atividade o aluno deverá ser capaz de:
reconhecer os coeficientes da função do 1º grau;
compreender quais relações existem entre os coeficientes da escrita algébrica e o gráfico da função;
verificar quando a função é crescente ou decrescente.
Noções de coordenadas cartesianas, gráficos de funções de 1º grau e movimento uniforme.
Caro (a) professor(a),
Nesta atividade você pode analizar o potencial que os objetos de aperendizagem virtuais1 podem oferecer para o processo de ensino-aprendizagem de funções lineares. Assim, segue uma proposta de aula com a utilização do OA - Grande Prêmio Funcional2 que possibilite ao alunado a manipulação simultânea das representações algébrica e gráfica da função. Nesse sentido, Duval (2003, p. 15) defende que “a compreensão em matemática supõe a coordenação de ao menos dois registros de representações semióticas”.
A fim de alcançarmos nossos objetivos a atividade deverá ser realizada em três aulas, sendo uma introdutória, onde será apresentado um vídeo que contextualiza o estudo de funções, uma aula de exploração com o OA e uma aula em que os alunos apresentarão os resultados da exploração.
Nesse momento é interessante que o professor faça uma introdução ao assunto da aula com a apresentação do vídeo, localizado na aba Mídia no próprio O.A, que aborda o movimento uniforme e a representação da função do espaço em função tempo. É importante que faça a formalização da representação algébrica do movimento uniforme. Além disso, recomenda-se a resolução de exercícios contextualizados.
Para ter acesso ao vídeo siga o procedimento abaixo:
- Clique aqui para visualizar o OA - GPF;
- Clique em seguida, em Menu Principal;
- e depois na aba Mídia.
Esse momento deve ser iniciado com a apresentação do O.A. Em seguida recomenda-se distribuir os alunos em dupla, pois assim estaremos estimulando a troca de experiência entre eles. Recomendamos, ainda, a distribuição, impressa, da atividade a seguir:
Escola: _______________________________________________________________
Professor(a): __________________________________________________________
Alunos (as): ___________________________________________________________
___________________________________________________________
T urma: ________________ ________ Data: ______ / ______ / ______
ATIVID ADE: Investigando as r elações existentes ent ra as representações a lgébrica e gráfica da função do 1º grau.
O que se pretende:
Ao término da atividade o aluno deverá ser capaz de:
reconhecer os coeficientes da função do 1º grau;
compreender quais relações existem entre os coeficientes da escrita algébrica e o gráfico da função;
verificar quando a função é crescente ou decrescente.
Onde encontrar o objeto de aprendizagem Grande Prêmio Funcional (GPF):
Vá ao endereço http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gpFuncional/, acesse o O.A e, em seguida, é só realizar a tarefa.
Como proceder nas aplicações:
Durante a realização das atividades você deve clicar com o mouse sobre os botões a direita e arrastar para alterar os valores dos coeficientes da função e, em seguida, realizar suas observações sobre o objeto de estudo.
Qual a sua tarefa?
1) Usando o GPF investigue as relações existentes entre as representações algébricas e gráficas da função
Figura 1 – V is ualizando os coeficiente s da função f(x) = ax+b
• Mantendo o coeficiente “b” constante altere o valor do coeficiente “a” e descreva com suas palavras qual a relação existente entre este e ográfico da função.
a) Para a<0.
b) Para a>0.
• Agora mantendo o coeficiente “a” constante e variado o termo independente no intervalo [-10, 10] descreva qual relação existe entre esse e o eixo das ordenadas.
___________________________
1 Segundo Sá e Machado citado por Sales et al. (2007, p. 3) são “recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetivos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível”.
2 Objeto de Aprendizagem desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA - http://www.proativa.vdl.ufc.br/
Acesse o site http://www.somatematica.com.br/emedio/funcao1/funcao1.php e lei mais sobre funções do 1º grau.
A avaliação pode ser realizada por meio de observação das estratégias utilizada pelos alunos e análise da produção realizada a partir do material impresso.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/10/2011
Cinco estrelasEsta atividade é genial.