16/05/2012
Edson Luís Nunes, Emerich Michel de Sousa, José Ângelo de Faria e José Higino Dias Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
1. Três latas de refrigerante vazias e sem amassar.
2. Três termômetros com escala de -10 a 110oC.
3. Jornal velho.
4. Isopor próprio para envolver as latinhas do tipo da figura 1.
5. Ebulidor.
6. Gelo.
7. Recipiente maior para aquecer aproximadamente 700 ml de água. Podendo ser usada uma pequena panela de alumínio.
Figura 1. Isopor com lata dentro
1. Prepare as 3 latas, envolvendo uma com jornal, outra com o isopor e outra sem nada em volta.
2. Coloque água para aquecer, usando o ebulidor. Quando a água atingir temperatura de 60oC desligue.
3. Dentro de cada lata coloque mesma quantidade de água. A medida pode ser um copo americano, aproximadamente 200ml.
4. Coloque o termômetro em cada uma das latas contendo a água quente inicialmente a 60oC.
5. Deixe os termômetros por 20 minutos. Observe sempre o valor da temperatura.
6. Registre na tabela 1 a seguir, a temperatura da água em cada uma das latas.
7. Avalie o resfriamento em cada uma das latas, fazendo uma descrição sucinta do observado.
Temperatura em função do tempo.
Tempo (Minutos) | Lata 1 T(oC) |
Lata 2 T(oC) |
Lata 3 T(oC) |
0 | |||
2 | |||
4 | |||
6 | |||
8 | |||
10 | |||
12 | |||
14 | |||
16 | |||
18 | |||
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Tabela 1. Tabelas de temperaturas de cada uma das latas a cada instante.
1. Prepare as 3 latas, envolvendo uma com jornal, outra com o isopor e outra sem nada em volta.
2. Coloque gelo em água a temperatura ambiente, de modo que ao final se tenha uma mistura próxima de zero grau.
3. Dentro de cada lata, coloque mesma quantidade de água. A medida pode ser um copo americano, aproximadamente 200ml.
4. Em cada uma das latas contendo a água gelada, próxima de zero grau, coloque o termômetro.
5. Deixe os termômetros por 20 minutos, sempre observando os valores da temperatura.
6. Registre a temperatura da água na tabela 2 a seguir em cada uma das latas em intervalos de 2 em 2 minutos.
7. Avalie o aquecimento observado em cada uma das latas. Faça uma descrição sucinta do que foi observado em cada uma das latas.
Tempo (Minutos) | Lata 1 T(oC) |
Lata 2 T(oC) |
Lata 3 T(oC) |
0 | |||
2 | |||
4 | |||
6 | |||
8 | |||
10 | |||
12 | |||
14 | |||
16 | |||
18 | |||
20 |
Tabela 2. Tabelas de temperaturas de cada uma das latas a cada instante.
Conclusão esperada:
Pelo resultado, deve ser observado que o gelo que estava envolvido pela blusa de lã derreteu menos, o que esclarece a hipótese errônea que blusa esquenta. O agasalho impede a saída do calor de nosso corpo, mantendo-o quente. O agasalho pode evitar a entrada e saída de calor.
A seguir apresentamos alguns exemplos de materiais usados como isolantes que os alunos poderão encontrar em revistas ou na internet. Na descrição da figura uma breve explicação de situações cotidianas.
Figura 2. Imagem de parede com isolamento térmico entre os tijolos, para evitar a passagem de calor de uma sala para outra. Imagem obtida de:
http://www.ggdonald.com.br/albinosilva/wp-content/uploads/2010/09/isolante-termico.jpg
Figura 3. Os pelos dos animais, assim como o do Urso, isolam o corpo para reduzir a perda de calor. Imagem do urso obtida em : http://4.bp.blogspot.com/_rSoBgxoJzyU/TCD4kkOTeZI/AAAAAAAAAAc/WPNmql0b288/s1600/urso.JPG
Figura 4. Uma caixa térmica, assim como uma garrafa térmica, pode manter no seu interior substância quentes, colocadas no seu interior, por mais tempo. Da mesma forma, substâncias frias, colocadas no seu interior, podem permanecer frias por mais tempo. Imagem obtida em: http://img.magazineluiza.com.br/produto/20/207684600.jpg
Figura 5 . Garrafa térmica, também conhecida como vaso de Dewar, evita troca de calor por condução, convecção e radiação (aulas : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35613; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7715). A garrafa térmica é muito usada no Brasil para manter sempre quente o delicioso café. Imagem da garrafa térmica obtida em : http://i.s8.com.br/images/domutilities/cover/img8/21321828_4.jpg
Nome | Tipo |
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Garrafa isolante: parte 2: vídeo | Vídeo |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1614
Este estudo deve dar aos alunos algumas habilidade, teste se estes alunos sabem decidir como:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/05/2012
Quatro estrelasvaleu colega eu achei o maximo continui assimum abraço