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A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA

 

10/04/2012

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características relativas ao clima, relevo, hidrografia e vegetação que compõem a caatinga;
  • Conhecer o tipo de vegetação que existe em maior quantidade nas regiões norte e nordeste do Brasil;
  • Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da região da caatinga;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Iniciando o diálogo

Professor, um Projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, estimular no aluno a prática de pesquisa, despertando a curiosidade e o desejo de buscar respostas, em diferentes fontes de informação, das diversas dúvidas que surgem no seu dia a dia. Tais questionamentos necessitam ser valorizados no interior da escola, visando suprir as reais necessidades e interesses dos alunos, perfazendo um trabalho pedagógico voltado ao contexto cultural do educando. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas,
  10. Divulgação dos resultados/culminância do projeto.

 

A característica central de um Projeto de Iniciação Científica consiste em seu caráter dinâmico, flexível e interdisciplinar, pautado na comunicação entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participação dos alunos, professores e familiares é de fundamental importância para que o processo de pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser desenvolvido ao longo de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” o qual conta com um subprojeto denominado “A caatinga e seus animais” que será aqui desenvolvido.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema é realmente o envolvimento e o interesse da turma com o mesmo.

Para esta aula, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que contará com a oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem da investigação aqui proposta “A caatinga e seus animais” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar o desejo de estudar tal temática.

Para iniciar, sugerimos o trabalho com a música “O Jumento” dos Saltimbancos. Disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno e realize a leitura e posteriormente cante com a turma. Lembre-se que o trabalho com a música em sala de aula, demanda muito mais que a simples leitura e compreensão da letra, envolve também ritmo e movimento corporal dos alunos.

O Jumento

Os Saltimbancos

Jumento não é
Jumento não é
O grande malandro da praça
Trabalha, trabalha de graça
Não agrada a ninguém
Nem nome não tem
É manso e não faz pirraça

Mas quando a carcaça ameaça rachar
Que coices, que coices
Que coices que dá

O pão, a farinha, feijão, carne seca
Quem é que carrega? Hi-ho
O pão, a farinha, o feijão, carne seca
Limão, mexerica, mamão, melancia
Quem é que carrega? Hi-ho
O pão, a farinha, feijão, carne seca
Limão, mexerica, mamão, melancia
A areia, o cimento, o tijolo, a pedreira
Quem é que carrega? Hi-ho

Jumento não é
Jumento não é
O grande malandro da praça
Trabalha, trabalha de graça
Não agrada a ninguém
Nem nome não tem
É manso e não faz pirraça
Mas quando a carcaça ameaça rachar
Que coices, que coices
Que coices que dá
Hi-hooooooooo

Fonte: http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275213/

Após o trabalho com a música, inicie um diálogo com a turma sobre o animal citado na letra e a região em que o mesmo vive. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema. Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo, para observarem algumas imagens que compõem a região típica em que o jumento vive.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2

Professor, o momento de observação das imagens pode ser complementado com um diálogo com a turma sobre as possíveis dúvidas e conhecimentos prévios. É necessário instigar nos alunos o desejo de estudar as características que envolvem uma região próxima ou mesmo não conhecida pelos alunos, para que os saberes sejam ampliados e culturalmente enriquecidos.

Agora, converse com os alunos sobre o que acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais a região da caatinga e os animais que ali vivem. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Em seguida, crie um Título para o Projeto de forma coletiva com a turma. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

Juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto, podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os seus dados pessoais e os dados da escola, inserindo o título escolhido e um desenho sobre a temática. Veja o exemplo a seguir:

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do Projeto: A caatinga e seus animais

 

 

Desenho do aluno sobre a temática

 

 

 

Aluno:

Turma:

Professor:

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma o seu desenho e explicá-lo. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da região da caatinga. Neste momento, cada aluno deverá expor os motivos que o levaram a optar pela temática, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, o trabalho com Iniciação Científica demanda reflexão por parte dos alunos sobre o objeto a ser estudado. Neste momento, será interessante construir os Objetivos que permearão o Projeto, tendo em vista o que querem aprender ou mesmo vivenciar. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que cada um exponha para o grupo o que quer aprender a partir da realização do Projeto. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir quais animais vivem na região da caatinga;
  • Conhecer o tipo de vegetação típica da caatinga;
  • Saber quais regiões do Brasil possuem a vegetação da caatinga;
  • Aprender a realizar uma pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente;
  • Antecipar as perguntas que serão pesquisadas;

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique aos alunos que o que move a pesquisa são perguntas e dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre a caatinga. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade, que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que deverão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

Exemplos:

  • O que é caatinga?
  • Em qual região do Brasil, podemos encontrar a caatinga?
  • Quais animais sobrevivem na caatinga?
  • Como é o clima e a vegetação da caatinga?
  • O que os animais que vivem na caatinga comem?
  • Como as pessoas fazem para sobreviver na caatinga?
  • Qual a planta típica da caatinga?
  • Como é o solo na região da caatinga?
  • Chove muito ou pouco nesta região?
  • Como os animais e as plantas sobrevivem ao clima da caatinga?
  • O que é um bioma e quantos biomas o Brasil possui?

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensar sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos anotem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que é caatinga?

Hipótese: É um lugar muito seco.

  • Em qual região do Brasil, podemos encontrar a caatinga?

Hipótese: Em todo o território brasileiro.

  • Quais animais sobrevivem na caatinga?

Hipótese: Sapos e cobras.

  • Como é o clima e a vegetação da caatinga?

Hipótese: A vegetação é seca e lá faz muito calor.

  • O que os animais que vivem na caatinga comem?

Hipótese: Os animais se alimentam de cactos.

  • Como as pessoas fazem para sobreviver na caatinga?

Hipótese: Economizam água.

  • Qual a planta típica da caatinga?

Hipótese: A planta típica da caatinga é o coqueiro.

  • Como é o solo na região da caatinga?

Hipótese: É muito duro.

  • Chove muito ou pouco nesta região?

Hipótese: Chove muito pouco.

  • Como os animais e as plantas sobrevivem ao clima da caatinga?

Hipótese: Os animais guardam comida e as plantas guardam água.

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes e as estratégias metodológicas sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e, ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais, em grupos e coletivos
  • Experiências
  • Observações

Professor, a participação dos familiares é fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que você elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos deverão contar para os familiares a pesquisa que irão realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execução da pesquisa. Em sala de aula, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribuições dos mesmos.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: Definição do Tema, construção da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e as Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para buscar aprender mais sobre a temática e o Cronograma. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e dos recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que é caatinga e as regiões que possuem este tipo de bioma. Para tornar o trabalho mais interessante, leve para a sala de aula um Mapa Regional do Brasil, de preferência em tamanho ampliado, para que os alunos possam explorar principalmente o território brasileiro. Também sugerimos que você providencie cactos para serem conhecidos pela turma.

Num primeiro momento, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e os sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

Caatinga 1

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2

Caatinga2  

Fonte: http://www2.far.fiocruz.br/farmanguinhos/index.php?option=com_content&view=article&id=141:-28-de-abril-dia-nacional-da-caatinga&catid=53:outras-noticias&Itemid=94

Caatinga
Características da caatinga, tipos de vegetação, regiões, árvores típicas, foto, animais da caatinga

  

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm

 

Exploração do texto online

Os alunos poderão realizar a leitura dos textos e focar na parte referente às características da caatinga para discutir com a turma. Solicite que expressem oralmente o que descobriram sobre este bioma. Os alunos poderão relatar:

  • A origem do termo caatinga;
  • Tipo de vegetação resistente à seca;
  • Data dedicada ao bioma exclusivamente brasileiro: caatinga.

No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes nos textos. Veja o exemplo abaixo:

Que legal! Hoje realizamos uma pesquisa na internet e descobrimos muitas informações sobre o bioma caatinga.

Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.

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Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do seu resumo para toda a turma.

Agora, é importante que a turma conheça as regiões do Brasil compostas pelo bioma caatinga. Peça aos alunos para acessarem no laptop Classmate, programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo:

 

Caatinga 4  

Fonte: http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/caatinga.htm

Exploração do texto online

Após a leitura do texto online peça aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:

  • Quais regiões do Brasil são constituídas pelo bioma caatinga?
  • Qual tipo de atividade econômica é desenvolvida neste tipo de bioma?

Explore com a turma o significado da palavra “bioma”. Para isso, peça que os alunos procurem o seu significado no dicionário da Língua Portuguesa. Depois de encontrarem e compreenderem o seu significado, solicite que façam o seguinte registro no caderno de Projeto:

Hoje procuramos o significado da palavra “bioma” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que bioma é:

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Fonte:_______________________________________________________________________________________

 

Professor, aproveite a oportunidade para conhecer a região de origem de cada aluno. Os alunos poderão descobrir o bioma referente à sua região a partir de uma pesquisa no sítio abaixo:

Bioma Amazônico

Caatinga 6

Bioma Caatinga

Caatinga 7

Bioma Cerrado

caatinga 8

Bioma Mata Atlântica

Caatinga 9

Bioma Pampa

Caatinga 10

Bioma Pantanal

Caatinga 13

Fonte: http://informativoflorestal.com.br/o-que-e-um-bioma.html

Agora, utilize o Mapa Regional do Brasil para explorar com a turma as regiões do Brasil constituídas pelo bioma caatinga. Depois desta exploração, disponibilize uma cópia da imagem abaixo para cada aluno e solicite que os alunos colem no caderno de Projeto e utilizem um lápis de cor para demarcar as regiões trabalhadas. Veja o modelo de registro a seguir:

Que interessante! Hoje descobrimos as regiões do Brasil que são constituídas pelo bioma caatinga.

Agora, vamos colorir no desenho do mapa do Brasil abaixo, as regiões por nós estudadas.

Caatinga 14

Fonte: http://colorir-desenho.com/mapa-do-brasil-para-colorir

Professor, você poderá convidar um biólogo, ou mesmo um geógrafo para trabalhar com a turma sobre o bioma caatinga, explorando as suas características como o clima, vegetação e animais que nele vivem. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas com profissionais que conhecem profundamente a temática.

Apresente para a turma os cactos que você levou para a sala de aula. Possibilite um momento de exploração da planta pelos alunos. Promova um momento de diálogo sobre as impressões que puderam ter a partir da observação e do toque na planta. Depois, solicite que registrem no caderno de Projeto, da seguinte forma:

Após observarem os cactos, planta típica do bioma caatinga, faça um desenho, o mais detalhado possível, desta planta.

Ao final, escreva as características da planta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Agora, a turma deverá pesquisar outras plantas típicas da caatinga, acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo:

Caatinga 15

Fonte:http://educacao.uol.com.br/geografia/caatinga-o-ecossistema-do-sertao-nordestino.jhtm

Professor, a turma poderá fazer a observação da imagem contida no sítio acima e expressar oralmente as suas impressões. Depois, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e leve-os para a biblioteca da escola. Solicite que façam uma pesquisa em livros, revistas e jornais, os quais deverão ser previamente selecionados por você professor, para obterem informações mais específicas sobre as características das plantas elencadas a seguir. Para este momento, sugerimos orientar os alunos a registrarem as fontes consultadas (Título da obra, autor, ano da publicação e editora). Os alunos poderão registrar suas descobertas no próprio caderno do Projeto.

Palma

Xiquexique

Mandacaru

Aroeira

Umbuzeiro

Juazeiro

Depois da pesquisa, propicie um momento em que cada grupo possa expor para a turma as informações obtidas. Professor, disponibilize uma cópia da letra da música “Asa Branca”, para cada aluno. Leia e cante com a turma.

Asa Branca

Luíz Gonzaga

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Fonte: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/

Faça um breve relato sobre a vida e a obra do compositor Luiz Gonzaga para a turma. É importante que os alunos saibam que ele nasceu em Pernambuco e conhecia profundamente a região composta pela caatinga.

Explore com a turma o conteúdo da letra da música, instigando os alunos a refletirem sobre:

  • A falta de água e suas consequências para as plantas e para os animais;
  • A ave Asa Branca como animal típica da região da caatinga.

 

Agora, inicie o diálogo com a turma sobre os possíveis animais que vivem na caatinga e como conseguem sobreviver, mesmo com a escassez de água. Faça uma pesquisa com a turma nos sítios abaixo e possibilite que explorem os tipos de animais e seus hábitos. Para isso, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate e acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox os sítios a seguir:

A caatinga cheia de vida

Recursos do Portal

 

 

 Outros sítios interessantes:

Caatinga 16  

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/zoologia/os-engenhosos-macacos-da-caatinga

Caatinga 17  

Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/03/lagarto-se-finge-de-morto-para-se-proteger-dos-predadores.html

Caatinga 18  

Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/03/em-epoca-de-chuva-aves-aproveitam-fartura-da-caatinga-verde.html

Depois de toda a leitura e exploração dos sítios e vídeos, proponha um momento de troca de ideias com a turma e faça uma lista com os nomes dos animais que podem ser encontrados no bioma caatinga. Veja o exemplo a seguir:

Realizamos uma pesquisa para descobrir quais animais vivem no bioma caatinga. Vejam o que encontramos:

Mocós

Gatos maracajás

Calango

Cascavel

Carcará

Asa branca

Professor, é importante que os alunos percebam que os animais da caatinga se diferenciam dos demais biomas por vivenciarem um período extremamente longo de escassez de água, tendo em sua maioria hábitos noturnos. O trabalho com os animais da caatinga pode se estender por uma série de atividades que vão desde a observação de imagens até leitura de textos diversos das mais variadas fontes, o que dependerá do interesse e da necessidade dos participantes.

Você poderá proporcionar aos alunos, um trabalho sobre a biodiversidade através do recurso do Portal do Professor, diponível abaixo: 

 

Proponha uma atividade de conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado a outras tantas pessoas que participam da vida do educando. Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que cada grupo construa um cenário do bioma caatinga contendo: vegetação e animais típicos da região em estudo. Para esta atividade, necessário se faz um trabalho de campo com a turma, em museus, centros culturais, dentre outros lugares, que possam fornecer materiais para compor o cenário a ser construído, podendo ser: fotos, animais empalhados, plantas típicas, objetos da cultura da região da caatinga, dentre outros. Explique para turma que terá como desafio realizar uma apresentação, a partir de todo o trabalho de investigação realizado ao longo do Projeto, para a comunidade escolar e familiares.

Organize o Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedagógica requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com a turma um local em sua cidade, no qual vocês possam encontrar um número expressivo de animais, podendo ocorrer em zoológicos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes questões:

  • Qual o motivo da atividade?
  • O que queremos descobrir?
  • O que poderemos aprender?

Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.

Faça um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida de coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.

Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado, o trajeto e o que os alunos deverão levar (boné, lanche, etc.), solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é conhecer e procurar materiais que caracterizam o bioma caatinga para a construção do cenário.

Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informações sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiar o relatório no caderno de Projeto.

 Após a construção do cenário, agende uma data e um horário para realizar a atividade de culminância da pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão de um processo de pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na Escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Qual é a palavra? A diversidade ameaçada Animação/simulação
Biomas - Caatinga Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Vídeos "Tom da Caatinga”, site Ciência à mão – Portal de Ensino de Ciências -

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiaecossistematomda. Acesso em 16 de março de 2012

Sugestões de links para professores:

Vídeos "Caatinga e Cerrado", site Ciência à mão – Portal de Ensino de Ciências -

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_cerradoecaatinga. Acesso em 16 de março de 2012

Reportagem "Caatinga – Muito prazer", site do Instituto Ciência Hoje -

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/251/caatinga-muito-prazer. Acesso em 16 de março de 2012

Avaliação

O trabalho de Iniciação Científica pressupõe uma avaliação contínua que possa permear todo o processo de pesquisa. Neste sentido, a observação dos alunos nos mais variados momentos do Projeto, constitui um recurso essencial para que o professor possa perceber o envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir. O Projeto “A caatinga e seus animais”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, tem em sua base características que necessitam ser percebidas pelo professor no que se refere ao desenvolvimento dos educandos, como a participação, a relação com a temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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