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Representação da superfície terrestre: projeções cartográficas, distorções e escalas.

 

24/05/2012

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que são projeções cartográficas;
  • Conhecer as projeções existentes;
  • Analisar porque ocorrem distorções quando se representa a superfície terrestre.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Elementos de fundamentais de um mapa; Coordenadas geográficas; Fuso Horário; Território brasileiro; Limites e Fronteiras.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Mas, caso a escola participe do programa "Um computador por aluno", o laptop ou o tablet poderão ser usados. Sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1- Conhecendo as representações da superfície terrestre

 

Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor multimídia passar para a turma uma apresentação de slides que fala sobre a representação da superfície terrestre. Neste momento, o professor irá fazer algumas explanações sobre o tema e conduzir um debate com os alunos para relembrarem os conhecimentos adquiridos anteriormente e associar às novas informações.

 

  • A apresentação de slides está disponível no link e tela dispostos abaixo.

 

Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/formas-de-representao-da-superfcie-terrestre.  Acesso em 19/03/2012.

IMAGEM 1 AULA 2

 

Algumas questões que irão orientar o professor para o debate. Sendo que, elas poderão ser apresentadas a turma antes da apresentação de slides.

  • Por que elaborar mapas?
  • Qual a importância deles?
  • Quais são as diferentes formas de representar a superfície?
  • Qual é a forma ideal para representar a Terra?
  • Quais são as vantagens e desvantagens dos globos e mapas?
  • Quais são as projeções existentes? Fale sobre elas.

 

No momento do debate o professor será o mediador, ouvindo as colocações da turma, incentivando os alunos a responderem as questões, argumentando com eles e tentando tirar o máximo de ideias possíveis desse momento de troca.

 

Atividade 3 – Pesquisa sobre projeções cartográficas

 

Para entender melhor as projeções cartográficas o professor irá dividir a turma em seis grupos, sendo que cada tema será trabalhado por dois grupos, e a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

Os grupos irão realizar uma pesquisa científica sobre as projeções cartográficas. Sendo elas: Projeção cilíndrica, Projeção cônica e Projeção plana ou azimutal.

IMAGEM 2 AULA 2

Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1163. Acesso em 19/03/2012

 

Para que os grupos comecem a fazer o trabalho é necessário apresentar a eles os passos para se desenvolver uma pesquisa.

 

Toda pesquisa deverá conter:

  • Tema (assunto geral que será abordado);
  • Delimitação do tema (que aspecto será abordado pelo grupo);
  • Justificativa (explicar por que está estudando o assunto);
  • Hipóteses (perguntas para delimitar o problema);
  • Objetivos (qual o resultado a ser alcançado com essa pesquisa?);
  • Metodologia (passos a ser seguidos para atingir os objetivos);
  • Cronograma (o que e quando será feito?);
  • Resultados alcançados (trabalho final).

Caso fique alguma dúvida sobre os passos da pesquisa, o professor poderá solicitar que os grupos façam a leitura de um texto disponível em  http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 17/04/2012.

Mas para desenvolver a pesquisa é necessário ter embasamento teórico. Sendo assim, a pesquisa bibliográfica deverá estar presente em todos os momentos durante a realização da pesquisa. Para isso, os grupos irão usar a biblioteca da escola, o laboratório de informática, o laptop ou o tablet.

 

Sugestões de sítios para pesquisa:

Menino ilustrativo

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/03/2012.

 

Disponível em:  http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas-cilindrica-conica-e-azimutal.jhtm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.frigoletto.com.br/cartograf/projees.htm. Acesso em 16/04/2012.

Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.

 

Passos para desenvolver o trabalho

A partir do tema geral, do debate sobre os vídeos e da pesquisa bibliográfica, os grupos irão desenvolver os demais passos da pesquisa. Estando atentos a responderem as seguintes questões:

  • O que é a projeção pesquisada?
  • Para que ela serve?
  • Por quem foi criada?
  • Quando representado por elas que tipo de alterações o planeta sofre?

 

Resultados da pesquisa

Os grupos deverão fazer um relatório final em forma de slides usando o software Kpresenter, o mesmo deverá conter:

  • Introdução;
  • Objetivos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Fundamentação Teórica;
  • Cronograma; (Sendo que, o cronograma deverá conter os dias que foram desenvolvidos as atividades durante as aulas propostas pelo professor para a realização da pesquisa).
  • Bibliografia.

 

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

 

Em seguida, para os grupos representarem as projeções estudadas eles irão fazer uma maquete ilustrando o modelo trabalhado na pesquisa. Para isso,  eles irão usar a criatividade de cada aluno para desenvolver o trabalho. As imagens abaixo poderão ser usadas como modelo.

 

Projeção cilindrica                        Projeçao conica                          Projeção plana

              Projeção Cilíndrica                                                     Projeção Cônica                                           Projeção Plana ou Azimutal

Imagens disponíveis em:  http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.

 

Os grupos poderão usar o vídeo disponível no link abaixo para ter ideias de como fazer as maquetes.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=_BYctxIXodk. Acesso em 16/04/2012.

 

Divulgação da pesquisa

Como ferramenta de divulgação do trabalho realizado em sala, os grupos irão construir um blog, onde serão registrados todos os passos do projeto desde a sua criação até as conclusões finais. Além disso, é necessário que o blog contenha:

  • Apresentação de slides;
  • Passos que usaram para fazer a maquete;
  • Fotos dos modelos das maquetes;
  • Links que acharem interessantes;
  • Algumas curiosidades;
  • Outras informações que os grupos acharem interessantes divulgar.

 

O blog poderá servir também para os grupos trocarem opiniões durante as pesquisas e tirar dúvidas com o professor.

Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em:  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 17/04/2012.  

Criar um blog

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

 

Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar o blog e as maquetes. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia e computador.

Sendo que, ao término das apresentações os grupos deverão abrir para as perguntas da plateia e após as apresentações o professor irá conduzir um debate, onde, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão, diferenciando as projeções existentes e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Os alunos poderão divulgar os blogs aos colegas da escola e através das redes sociais que tiverem acesso.

E as maquetes deverão ser expostas em locais que outros alunos, professores e funcionários da escola possam conhecer o trabalho realizado pelos grupos.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Artigo: “Representações da superfície terrestre”. Disponível em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/cartografia.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32985. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36824. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.

Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32868. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.

Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1163. Acesso em 19/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 17/04/2012. No sítio estão disponíveis os passos para criar o blog.

Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 17/04/2012. No sítio contém informações de como elaborar uma pesquisa científica.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; o blog e as maquetes construídas pelos grupos.

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