24/05/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Elementos de fundamentais de um mapa; Coordenadas geográficas; Fuso Horário; Território brasileiro; Limites e Fronteiras.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática. Mas, caso a escola participe do programa "Um computador por aluno", o laptop ou o tablet poderão ser usados. Sendo que todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Atividade 1- Conhecendo as representações da superfície terrestre
Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor multimídia passar para a turma uma apresentação de slides que fala sobre a representação da superfície terrestre. Neste momento, o professor irá fazer algumas explanações sobre o tema e conduzir um debate com os alunos para relembrarem os conhecimentos adquiridos anteriormente e associar às novas informações.
Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/formas-de-representao-da-superfcie-terrestre. Acesso em 19/03/2012.
Algumas questões que irão orientar o professor para o debate. Sendo que, elas poderão ser apresentadas a turma antes da apresentação de slides.
No momento do debate o professor será o mediador, ouvindo as colocações da turma, incentivando os alunos a responderem as questões, argumentando com eles e tentando tirar o máximo de ideias possíveis desse momento de troca.
Atividade 3 – Pesquisa sobre projeções cartográficas
Para entender melhor as projeções cartográficas o professor irá dividir a turma em seis grupos, sendo que cada tema será trabalhado por dois grupos, e a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Os grupos irão realizar uma pesquisa científica sobre as projeções cartográficas. Sendo elas: Projeção cilíndrica, Projeção cônica e Projeção plana ou azimutal.
Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1163. Acesso em 19/03/2012
Para que os grupos comecem a fazer o trabalho é necessário apresentar a eles os passos para se desenvolver uma pesquisa.
Toda pesquisa deverá conter:
Caso fique alguma dúvida sobre os passos da pesquisa, o professor poderá solicitar que os grupos façam a leitura de um texto disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 17/04/2012.
Mas para desenvolver a pesquisa é necessário ter embasamento teórico. Sendo assim, a pesquisa bibliográfica deverá estar presente em todos os momentos durante a realização da pesquisa. Para isso, os grupos irão usar a biblioteca da escola, o laboratório de informática, o laptop ou o tablet.
Sugestões de sítios para pesquisa:
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/03/2012.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas-cilindrica-conica-e-azimutal.jhtm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.frigoletto.com.br/cartograf/projees.htm. Acesso em 16/04/2012.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.
Passos para desenvolver o trabalho
A partir do tema geral, do debate sobre os vídeos e da pesquisa bibliográfica, os grupos irão desenvolver os demais passos da pesquisa. Estando atentos a responderem as seguintes questões:
Resultados da pesquisa
Os grupos deverão fazer um relatório final em forma de slides usando o software Kpresenter, o mesmo deverá conter:
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.
Em seguida, para os grupos representarem as projeções estudadas eles irão fazer uma maquete ilustrando o modelo trabalhado na pesquisa. Para isso, eles irão usar a criatividade de cada aluno para desenvolver o trabalho. As imagens abaixo poderão ser usadas como modelo.
Projeção Cilíndrica Projeção Cônica Projeção Plana ou Azimutal
Imagens disponíveis em: http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm. Acesso em 16/04/2012.
Os grupos poderão usar o vídeo disponível no link abaixo para ter ideias de como fazer as maquetes.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_BYctxIXodk. Acesso em 16/04/2012.
Divulgação da pesquisa
Como ferramenta de divulgação do trabalho realizado em sala, os grupos irão construir um blog, onde serão registrados todos os passos do projeto desde a sua criação até as conclusões finais. Além disso, é necessário que o blog contenha:
O blog poderá servir também para os grupos trocarem opiniões durante as pesquisas e tirar dúvidas com o professor.
Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 17/04/2012.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Ao término da realização dos trabalhos, os grupos irão apresentar o blog e as maquetes. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia e computador.
Sendo que, ao término das apresentações os grupos deverão abrir para as perguntas da plateia e após as apresentações o professor irá conduzir um debate, onde, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão, diferenciando as projeções existentes e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Os alunos poderão divulgar os blogs aos colegas da escola e através das redes sociais que tiverem acesso.
E as maquetes deverão ser expostas em locais que outros alunos, professores e funcionários da escola possam conhecer o trabalho realizado pelos grupos.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Artigo: “Representações da superfície terrestre”. Disponível em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/cartografia.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32985. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36824. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32868. Acesso em 05/05/2012. Sítio poderá auxiliar o professor.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1163. Acesso em 19/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 17/04/2012. No sítio estão disponíveis os passos para criar o blog.
Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 17/04/2012. No sítio contém informações de como elaborar uma pesquisa científica.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; o blog e as maquetes construídas pelos grupos.
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