Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Biodiversidade animal e a preservação da natureza

 

02/04/2012

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a necessidade da preservação da natureza;
  • Conhecer o que é biodiversidade;
  • Descobrir a importância da biodiversidade para a vida dos seres humanos e dos animais;
  • Identificar a relevância da cadeia alimentar para o próprio ciclo da natureza;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização dos programas Mozilla Firefox  e KolourPaint do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Entrelaçando saberes

Professor, um Projeto de Iniciação Científica deve ser baseado nas dúvidas e nos por quês dos alunos. Desta forma, as perguntas constituem o combustível que alimenta e torna possível a concretização da pesquisa. Neste sentido, o diálogo e as várias formas de comunicação entre professor e aluno, bem como entre os próprios alunos, conferem o veículo mais eficaz para tornar exequível uma investigação. O contato com a pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental, pode favorecer a formação de sujeitos engajados e envolvidos com o seu próprio aprender, no qual o envolvimento e a criatividade são fundamentais para a consolidação do seu desenvolvimento. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas;
  10. Divulgação dos resultados/culminância do Projeto.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” o qual conta com um subprojeto denominado “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” que será desenvolvido na presente aula.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema é realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo.

Para esta aula, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem da investigação aqui proposta “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.

Para iniciar, sugerimos o trabalho com o vídeo “O que é Biodiversidade?”.  Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo. Saiba que o trabalho com vídeo requer a atenção do aluno, à mensagem falada, bem como às imagens do vídeo.

O que é Biodiversidade?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=il4rnY3qXyc&feature=related

Após assistirem ao vídeo, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram e que consideraram importantes e mais significativas. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Agora, converse com a turma sobre o que acha dos alunos iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais sobre a biodiversidade animal do Brasil. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Incentivados e motivados a participarem do Projeto, vocês poderão definir o Título para o Projeto de forma coletiva. Este momento poderá ser feito no início ou até após os alunos iniciarem a pesquisa, ficando a decisão para ser tomada com todos os envolvidos no processo. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Se optar pela escolha do título neste momento, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Se achar necessário registre os títulos na lousa para que os alunos possam visualizá-los durante a votação.

Outra decisão em conjunto com os alunos, refere-se ao local e a forma como serão organizados os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha seus dados pessoais e os dados da escola. Cada aluno poderá fazer um acróstico, a partir da palavra BIODIVERSIDADE, utilizando palavras relacionadas à temática.. Veja o exemplo a seguir:

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do projeto: Biodiversidade animal e a preservação da natureza

 

Bioma

Iguana

Ovo

Dromedário

Irara

Vaca

Elefante

Rato

Sapo

Inhambu

Diversidade

Arara

Dragão

Ema

 

Aluno:

Turma:

Professor:

Por que vamos pesquisar?

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma as palavras utilizadas no acróstico. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da biodiversidade animal do Brasil. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, um Projeto de Iniciação Científica, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos participantes da pesquisa. Neste sentido, organize os alunos para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender com o Projeto de Iniciação Científica. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que é biodiversidade;
  • Conhecer a importância da biodiversidade;
  • Criar ações de preservação da natureza;
  • Aprender a realizar uma pesquisa;
  • Compreender a necessidade da cadeia alimentar para o meio ambiente;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

O que queremos saber?

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Explique para a turma que quando fazemos uma pesquisa, necessitamos de perguntas, dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrir o que gostariam de saber sobre a biodiversidade. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e dinamicidade que envolve a pesquisa.

Exemplos:

  • O que é biodiversidade?
  • Qual a importância da biodiversidade animal?
  • Quais ameaças contra a biodiversidade existem?
  • Podemos sobreviver sem a biodiversidade?
  • Por que alguns animais se alimentam de outros animais?

Solicite que registrem no papel a dúvida e posteriormente a leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

O que já sabemos?

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que é biodiversidade?

Hipótese: São todos os animais e plantas do mundo.

  • Qual a importância da biodiversidade animal?

Hipótese: Para a sobrevivência dos animais.

  • Quais ameaças contra a biodiversidade existem?

Hipótese: A poluição e o desmatamento.

Onde e como podemos pesquisar?

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e algumas Estratégias Metodológicas, que poderão recorrer para buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final,  para compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevistas
  • Palestras
  • Trabalhos individuais, e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, a participação dos familiares é fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que você elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos deverão contar para os familiares a pesquisa que irão realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execução da pesquisa. Em sala, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribuições dos mesmos.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da pesquisa: todos em ação!

Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: Definição do Tema, Construção da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para aprenderem mais sobre a temática e o Cronograma. Assim, você poderá ter noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que é biodiversidade. Peça à turma que realize uma consulta no dicionário da Língua Portuguesa e descubra o significado da palavra “biodiversidade”. Possibilite que registre as descobertas no caderno de Projeto. Veja o exemplo a seguir:

Hoje procuramos o significado da palavra “biodiversidade” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que biodiversidade é:

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

Fonte:____________________________________________________________________________________________________

 

Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e os sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

O que é biodiversidade?

Biodiversidade 1

Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/

 

 

Professor, é importante que os alunos compreendam que a biodiversidade refere-se à riqueza e a variedade do mundo natural, seja ele animal ou vegetal. Assim, no presente Projeto, o seu estudo é profundamente necessário para conhecermos a diversidade de animais.

Exploração do texto online

Os alunos poderão realizar a leitura dos textos e focar na parte referente à biodiversidade para discutir com a turma. Solicite que expressem oralmente o que descobriram. Os alunos poderão relatar:

  • O que significa biodiversidade;
  • A importância da biodiversidade para o ser humano;
  • O que o homem pode fazer para preservar o meio ambiente.

No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes nos textos. Veja o exemplo abaixo:

Que legal! Hoje acessamos o sítio “Fio Cruz – Fauna Brasileira” e também conhecemos o "Ranking da Biodiversidade" .

Descobrimos muitas informações sobre a biodiversidade animal.

Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

 

Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do resumo para toda a turma e apreciar a atividade do outro.

Agora, organize um Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedagógica requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com a turma um local em sua cidade, no qual vocês possam encontrar um número expressivo de animais, podendo ocorrer em zoológicos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes questões:

  • Qual o motivo da atividade?
  • O que queremos descobrir?
  • O que poderemos aprender?

Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.

Faça um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida de coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.

Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado, o trajeto e o que os alunos deverão levar (boné, lanche, etc.), solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é possibilitar um momento de observação dos alunos, dos animais que são encontrados na sua cidade.

Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informações sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiar o relatório no caderno de Projeto. No relatório, é fundamental aparecer, dentre outros fatores, os nomes dos animais observados pelos alunos.

Agora, peça aos alunos que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido a seguir:

Animais

Biodiversidade2

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm

Exploração do texto online

Após a leitura do texto online peça aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:

  • Quais animais destacados no texto eles já conhecem?
  • O que acharam de mais interessante no habitat dos animais?

A partir das pesquisas realizadas, proponha à turma que construa um livro contendo os nomes dos animais, um desenho para representá-lo e as características principais de cada um, como: seu habitat, alimentação e região onde vivem. A caderno poderá seguir a ordem alfabética, correspondendo duas a três páginas para cada letra do alfabeto. Após todos catalogarem os animais que descobriram com a pesquisa, organize uma tarde ou manhã de autógrafos, contando com a participação dos familiares e da comunidade escolar, com o intuito de divulgar e valorizar a produção de cada aluno.

Agora, proponha uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo para que os alunos conheçam como funciona e a importância da cadeia alimentar para o meio ambiente.

Biodiversidade 3

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html

Biodiversidade4

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm

Após a pesquisa, proponha um momento de diálogo sobre o que compreenderam a partir da leitura e observação das imagens nos sítios anteriores. Agora, convide a turma para participar da seguinte dinâmica:

Nomeie cada aluno com um dos seguintes animais e planta:

Mato

Gafanhoto

Pássaro

Cobra

Leve a turma para um local amplo da escola, como por exemplo, a quadra. Os alunos deverão se agrupar conforme o nome que recebeu. Assim, terão como desafio seguir a ordem da cadeia alimentar. Para facilitar a brincadeira, cada aluno poderá receber uma ficha e colá-la, utilizando fita crepe, na blusa, para que os colegas possam saber a sua função. Ao seu sinal a brincadeira inicia e cada um deve realizar a sua função na cadeia alimentar, ou seja, o gafanhoto deverá comer a grama, assim o colega que representa o gafanhoto ao tocar no colega que representa a grama, deverá retirá-lo da brincadeira. Assim, ocorrerá quando o pássaro pegar o gafanhoto e a cobra o pássaro.

Após a brincadeira, organize uma roda de conversa no próprio ambiente em que a atividade ocorreu e dialogue com a turma sobre o que compreendeu da cadeia alimentar e por que ela é importante. Em sala de aula, os alunos poderão fazer um registro utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Oriente os alunos a construírem um desenho representando o processo da cadeia alimentar vivenciado na brincadeira e também terão como desafio, a criação de outro processo de cadeia alimentar. Depois, imprima os trabalhos e cole-os no caderno de Projeto, possibilitando um momento de socialização das atividades.

Proponha uma atividade de Conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado à outras tantas pessoas que participam da vida do educando.

Professor, organize a sala turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha como desafio uma dramatização, de uma apresentação oral do conteúdo ou mesmo na composição de uma música ou poesia, a partir de todo o aprendizado durante o processo de pesquisa, com foco na preservação da biodiversidade animal. Explique que cada grupo deverá apresentar para a turma a sua criação, a qual será filmada e repassada para os familiares e para a comunidade escolar, com o intuito de contribuir com a divulgação do conhecimento e com a conscientização da população próxima dos cuidados necessários com a biodiversidade animal no Brasil.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ranking da biodiversidade Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem "Catalogando a biodiversidade”, sítio Ciência Hoje -

http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/12/catalogando-a-biodiversidade. Acesso em 16 de março de 2012

Sugestões de links para professores:

Reportagem "Biodiversidade", sítio do Instituto Ciência Hoje -

http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Biodiversidade. Acesso em 16 de março de 2012

Avaliação

Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido no Projeto “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” a observação e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir, são fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.