12/04/2012
Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Identificar a organização do lugar em que está localizada a escola;
Avaliar as ações humanas e as suas consequências na paisagem do lugar;
Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a Educação socioambiental;
Diagnosticar os possíveis problemas ambientais existentes no entorno da escola durante a realização do Estudo do Meio;
Observar, coletar e organizar informações sobre o espaço de sua vivência, desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças;
Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflexões para a solução dos problemas sócio-ambientais do lugar em que está inserido;
Ter uma atitude responsável em relação ao Meio Ambiente, reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável.
A inclusão dos Temas Transversais tem como objetivo perpassar as discussões por todas as disciplinas do currículo mediante diferentes práticas pedagógicas, como forma de promover a aproximação entre as disciplinas escolares e contextualizar as discussões com a realidade. É evidente a possibilidade de se estabelecer na prática educativa, uma relação entre aprender na/sobre a realidade, questões da vida real, superando o aprender apenas pela necessidade escolar. O elo de ligação entre o ensino escolar, a prática social e a vivência (HERNÁNDEZ, 1998; PONTUSCHKA, PAGANELLI, CACETE, 2007). Para a realização das atividades, faz-se necessário que os alunos conheçam o conceito tenham a noção da categoria geográfica Lugar e de Paisagem – natural e humanizada, para que percebam que os seres humanos ocupam diferentes paisagens alterando-as para atender as suas necessidades, e o conhecimento do Meio Ambiente no interior da escola em que estudam. A estrutura de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com a prática docente, mas deve ser revista e contextualizada levando em consideração a realidade local, a proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um caminho possível para provocar a discussão no ambiente escolar.
Tema: O Meio Ambiente no entorno da escola
Problematização do Tema:
Objetivo da Pesquisa:
Hipóteses da Pesquisa:
Execução da Pesquisa:
Professor(a), é importante encontrar no lugar as situações significativas para o desenvolvimento de atividades relativas ao Meio Ambiente, faz-se necessário instigar nos alunos o interesse por observar e conhecer as paisagens do lugar em que vivem. Portanto, para o desenvolvimento das atividades utilize diferentes recursos.
Primeiro Momento
Professor(a), para iniciar o estudo do Meio Ambiente no entorno da escola desperte nos alunos o interesse por conhecer o lugar em que vivem e convivem. Esta atividade de sensibilização poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas que são vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de março de 2012
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de março de 2012
3. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de março de 2012
4. Agora, o nome do município em que vivem. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de março de 2012
5. Solicite aos alunos que localize, na imagem de satélite, o lugar em que fica a escola que estudam. Oriente os alunos a aproximarem a imagem, para que observem e analisem mais detalhes.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteirão da
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU)
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de março de 2012
6. A partir da observação da imagem converse com os alunos sobre:
7. Converse com os alunos sobre a importância da tecnologia na divulgação das informações, mas evidencie a necessidade da realização de atividades de visita nos lugares – Estudo do Meio - para poder comparar/comprovar o que as imagens revelam.
Segundo Momento
Para organizar a proposta de estudo do Meio Ambiente sugere-se que seja realizado o Estudo do Meio para conhecer o entorno da escola. Segundo Pontuschka e Lopes (2012, p.174) “O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar para alunos e professores contato direto com uma determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos”.
1. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio no entorno da escola, solicite que levem material para registro (caderno para anotações, câmera fotográfica, entre outros). Utilizando os recursos disponíveis, solicite que registrem as observações que forem realizando sobre o que mais chamou a atenção. Não se esqueça de providenciar o bilhete solicitando a autorização dos responsáveis pelos alunos.
2. No dia combinado, organize grupos de quatro alunos. Instigue que observem o entorno da escola: ruas, calçadas, moradias, presença de lixeiras, como as pessoas circulam pelo lugar etc.
3. Das paisagens observadas deverão escolher duas situações que mais chamou a atenção do grupo: uma que julgam ter gostado e outra que não gostaram. Utilizando a câmera do netbook, celular ou câmera digital fotografe os lugares escolhidos, caso não seja possível utilizar nenhum dos recursos tecnológicos os alunos poderão representar por meio de desenho ou colagem o que observaram.
4. Abaixo da fotografia ou desenho, solicite que escrevam uma frase justificando a sua escolha. Informe aos alunos que, caso tenha sido fotografado, é necessário identificar o lugar e quem registrou a imagem, conforme orientação. No dia combinado, os grupos apresentarão o trabalho.
Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem
Autor: nome do aluno
Data: dia, mês e ano
Terceiro Momento
1. Solicite aos alunos que organizem a apresentação das suas imagens. Durante as apresentações, solicite aos alunos que reflitam sobre:
a. O que mais chamou a sua atenção no entorno da escola?
b. Quais são as semelhanças entre as imagens selecionadas?
c. E as diferenças?
d. O que as imagens selecionadas apresentam de positivo? E de negativo?
e. O que o grupo mudaria nas imagens das paisagens do entorno da escola? Justifique.
2. E, para os alunos que estão assistindo a apresentação:
a. Identifiquem as características apresentadas;
b. Analisem as semelhanças e as diferenças em relação as observações realizadas pelo seu grupo;
3. Após as apresentações, promova uma roda de conversa para que os grupos apresentem suas observações. Solicite que registrem o que observaram.
Imagem: Roda de conversa
Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTf18__3NtVLQYxIidsStIS5SRZeZuBmS0dWzaUX0wqGHSYlDmExjEVoecs
Acesso em:19 de março de 2012
Quarto Momento
Imagem: Criança produzindo texto
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-P7yN2V5gczU/TlwJqfTARwI/AAAAAAAAAgE/yqOb5tpyNzo/s1600/produzindo+textos+4.jpg
Acesso em:18 de março de 2012
Professor(a), se o grupo julgar importante, elaborem, coletivamente, um relatório apresentando as proposições elencadas e encaminhe para o órgão municipal responsável.
Incentive os alunos a colocarem em prática as ações que foram planejadas pelos grupos. Avaliem as possibilidades de realização e, se necessário, procurem parceiros para concretizar o trabalho. Vale lembrar que o desenvolvimento de uma atividade transversal e interdisciplinar de estudo do Meio Ambiente do entorno da escola tem como objetivo conhecer o entorno da escola e o uso do lugar pelos diferentes sujeitos que ali convivem, acredita-se que as diferentes áreas do conhecimento poderão participar desenvolvendo atividades como:
Geografia: Conhecimento do entorno da escola e o processo de ocupação do lugar, observação, descrição, registro, comparação, analise e síntese no uso das informações sobre o lugar e os impactos no uso do lugar, Educação Socioambiental, Estudo do Meio, pesquisa sobre a relação dos discentes e os cuidados socioambientais no uso do lugar, reflexão sobre as práticas ambientais;
Artes: Produção e exposição de fotografias selecionadas pelos discentes durante o Estudo do Meio, produção de cartazes, confecção de máscaras com os papéis descartados pelos alunos, cartões, papel reciclado, carimbos de cordão;
Português: Elaboração de ofícios reivindicando melhorias de infra-estrutura, produção de folder para conscientização da comunidade escolar (alunos / pais / funcionários) sobre os cuidados com o Meio Ambiente em parceria com a aula de Artes, Informática, Geografia;
Matemática: Compilação, análise de dados e elaboração de gráficos e tabelas com explicações, analise e leitura dos mesmos.
Ciências: Estudo do Meio Ambiente, tratamento do lixo e as alternativas significativas para o problema.
Informática: Acesso a sites que possibilite o contato com imagens de satélite para comparar o mesmo lugar em tempos diferentes e perceber outras questões relativas a Educação socioambiental;
História: Compreensão o processo de ocupação com destaque para os períodos de maior crescimento da cidade;
Educação Física: A importância do ambiente equilibrado para a melhoria da qualidade de vida e saúde-integridade humana e planetária.
Filosofia: Ética – ética nas relações - políticas públicas voltadas ao cidadão, alteridade.
Avaliação/Conclusão
Os alunos deverão observar, por um determinado período, se as ações provocarão alterações no Meio Ambiente do entorno da escola. Dessa maneira, poderão reavaliar as proposições realizadas. Para tanto, promovam um debate para avaliar o que foi feito e o que ainda poderá ser feito no entorno da escola.
Sugestão de pesquisa e leitura para o professor(a)
Estudo do Meio: teoria e prática de Claudivan Sanches Lopes e Nídia Nacib Pontuschka
Disponível: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383
Acesso em: 19 de março de 2012
Instituto Ciência Hoje
Disponível: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Meio%20ambiente
Acesso em: 19 de março de 2012
Sugestão de pesquisa e leitura para o aluno(a)
Meio Ambiente
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/
Acesso em:18 de março de 2012
IBGE 7 a 12
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/curiosidades/curiosidade.php?id_curiosidade=43
Acesso em:18 de março de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2014
Cinco estrelasÓtima aula, muito interessante!
13/10/2013
Cinco estrelasParabéns pelo projeto.
03/09/2013
Quatro estrelasadorei sua sequência didática.
12/06/2012
Cinco estrelasÓTIMOOO
07/05/2012
Quatro estrelasPuxa, fiquei maravilhada com tanta informação. .Achei d+, está de parabéns quem participou de tão grande maravilha. Acho que como são crianças essas informações adquiridas serão extensivas para parentes amigos e demais que as cercam, e com isso uma nova conscientizaçãoe com isso o nosso planeta agradece.
25/04/2012
Três estrelasEste projeto é de verdadeira importância para escola e principalmente para o alunado pois ajuda a preserva o ambiente escola limpo e saudável.