19/04/2012
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Imagem da lupa disponível em: http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
OBS.: As aulas poderão ser desenvolvidas com autilização de notes, netbooks ou tablets.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-5n7v_uLRrDE/T0Y9tBRxkrI/AAAAAAAAKDs/s8rFnpYo0CA/s1600/ecard_optocht_carnaval.gif
2.1) MOTIVAÇÃO - Minigincana virtual
Antes de passar à problematização da pesquisa, o professor deverá motivar seus alunos ao tema proposto. Para tanto, pedirá-lhes o acesso ao link http://www.radio.uol.com.br/#/editorial/carnaval-2012, no qual encontrarão sambas-enredo do carnaval de 2012. O professor deixará os alunos escutarem os sambas-enredo que quiserem (preferencialmente com fones de ouvido) e, depois, dentre os escutados, os discentes terão de escolher o que mais gostaram. Após a escolha, terão de elaborar pistas para que os colegas descubram qual o samba-enredo eleito. As pistas deverão ser enviadas via mensagem de celular. As respostas às pistas também deverão acontecer via SMS. Os alunos que chegarem à resposta, deverão anunciar o término do desafio e conferir se acertaram. Os ganhadores podem ser premiados com um CD das Escolas de Samba, como o disponível para a venda em: http://www.americanas.com.br/produto/7349464/cdsedvdsmusicais/samba/pagode/sambaenredo/cd-escolas-de-samba-grupo-especial-rj-sambas-de-enredo-2011
http://ed.img.todaoferta.uol.com.br/guias/celulares_3G/celulares_3G_02.jpg
Professor, para essa dinâmica ser exitosa, é preciso que, antes dessa aula, especificamente, você peça aos alunos para levarem seus celulares para a sala. Caso isso não ocorra, pela internet, em algumas operadoras, é possível mandar mensagem gratuitamente. Ou ainda, pelo próprio e-mail ou twitter é possível desenvolver a minigincana virtual.
Depois da motivação inicial, o professor deverá exibir dois vídeos: um com o desfile de uma escola de samba e outro com a história do carnaval brasileiro.
Antes da exibição, o professor precisa direcionar o olhar de seu aluno para o tema: samba-enredo. É preciso que o discente deseje pesquisar algo que envolva o assunto previamente estipulado. Solicite aos alunos a escrita de perguntas que visem a investigar o objeto de estudo, conforme seus desejos.
Professor, edite o vídeo para evitar cenas inadequadas e para que o tempo seja satisfatório à percepção do desfile de uma escola de samba. Afinal, é muito importante que os alunos percebam o samba-enredo em seu contexto de ocorrência.
Ficha técnica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29047
Depois da exibição, anote as perguntas elaboradas no quadro e discuta com os alunos a pertinência de cada uma. Caso não apareça nas formulações dos alunos alguma pergunta que trate especificamente de conhecer com mais detalhes o gênero samba-enredo, construa-a. Todavia, certamente, aparecerá, já que os alunos foram alertados a terem sua atenção voltada ao gênero trabalhado.
A partir das perguntas selecionadas para direcionar a pesquisa, cabe aos alunos construirem possíveis respostas a elas. Isso também pode ser feito coletivamente.
Supondo que uma das perguntas da pesquisa seja: "Por que o samba-enredo tem esse nome?", o professor deverá mediar junto aos alunos a construção de respostas, a saber:
As hipóteses deverão ser digitadas pelos alunos em seus laptops ou tablets para conferência a posteriori.
É necessário que os alunos percebam a importância de explorar linguística e discursivamente um dos quesitos mais importantes que compõe o carnaval brasileiro: o samba-enredo. Para tanto, o professor deverá propor que os alunos, antes de passarem à escrita da justificativa, conheçam a história do carnaval. Assim, melhor entenderão que o samba-enredo é essencial na condução do desfile que as escolas de samba se propõem a fazer. Tudo, nas escolas carnavalescas, acontece a partir do samba-enredo.
Primeiro, os alunos deverão pesquisar na internet com seus laptops e/ou tablets sobre a origem do carnaval e fazer anotações sobre aspectos que julgarem mais relevantes para posterior justificativa.
Sugestão de links:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm
Após pesquisa, deverão criar um texto para justificar a importância de se pesquisar sobre o samba-enredo.
Imagem disponível em:
http://olharpaulistano.files.wordpress.com/2010/02/va_-_sambas_enredo_.jpg
Orientados pelo professor, os alunos deverão registrar os objetivos do trabalho com o samba-enredo.
Sugestão:
Objetivo geral:
Objetivos específicos:
Aprender, por meio de pesquisa, i) o porquê do nome do principal quesito de uma escola de samba – samba-enredo; ii) como se dá a escolha por esse gênero; iii) como são criadas as letras do samba; iv) o que é avaliado pela comissão julgadora do carnaval no samba-enredo, e, enfim, v) aprender a valorizar a cultura brasileira, identificando os arranjos linguísticos e estilísticos necessários à composição desse poema musicado.
Os alunos desenvolverão atividades orientadas que os conduzirão aos objetivos propostos.
Atividade 1
Divididos em grupos de até 4 alunos, a tarefa dos discentes será a de analisar três sambas-enredo de escolas diferentes e, se possível, de épocas diferentes, a fim de cotejarem o gênero e acharem regularidades no que concerne ao estilo, estrutura e tema. Os alunos poderão utilizar-se do Twiddla, uma ferramenta para a criação de textos coletivos, a fim de organizarem coletivamente sua pesquisa.
Sugestões de samba-enredos em:
http://olharpaulistano.wordpress.com/2010/02/14/os-melhores-sambas-enredo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diadecarnaval8.html
http://www.sambariocarnaval.com/
Os achados deverão ser anotados em tabelas para facilitar as análises.
Estrutura | Tema | Estilo | |
Samba-enredo 1 | |||
Samba-enredo 2 | |||
Samba-enredo 3 |
Professor, para essa atividade ser exitosa, é preciso que você oriente os alunos quanto aos aspectos requeridos. É preciso que os alunos tenham minimamente noção da composição de gêneros discursivos.
No que tange à estrutura do gênero, é preciso analisar, por exemplo:
No que concerne ao tema do gênero, é preciso analisar, por exemplo:
E, por fim, quanto ao estilo, é preciso pensar em:
Professor, é no estudo especialmente do estilo que os alunos perceberão efeitos da linguagem para a produção de imagens significativas.
Ex.:
SÃO CLEMENTE - 2012 Enredo: Uma Aventura Musical na Sapucaí http://www.sambariocarnaval.com/frames/index.php?sambando=saoclemente2012 |
Repare como a última estrofe faz uma combinação fonética ("bububu no bobobó") com implicações significativas para a compreensão do trecho em relação ao todo do samba-enredo. Também vale o destaque da onomatopeia ("buu") para reforçar o som convencionalmente produzido pelo fantasma que alimenta as imagens semânticas do samba-enredo e enriquece o ritmo.
Atividade 2
Realizado o cotejamento dos sambas-enredo, chegou o momento de discutir a tabela criada. Para facilitar a discussão, cada grupo de alunos se encarregará de apresentar à turma os resultados de sua pesquisa, ou pelo KPresenter, ou pelo Power Point, ou pelo Prezi.
Uma opção para tornar a atividade mais dinâmica: previamente à apresentação, cada grupo organiza cinco questionamentos sobre a tabela realizada (isso será oportuno tendo em vista a realização da atividade por todos os alunos - cotejamento do gênero samba-enredo). Os questionamentos serão distribuídos entre os grupos e cada qual organizará sua fala em relação, apenas, ao que foi questionado.
A cada apresentação é necessária a intervenção do professor para orientar adequadamente a construção de conhecimento dos alunos no que diz respeito ao gênero discursivo samba-enredo.
Professor, aproveite para mostrar aos alunos um esquema cuja proposta é apresentar a construção de um samba-enredo.
http://osprimitivos.com/wp-content/uploads/sambas-enredos1-e1329266836805.jpg
Atividade 3
Os alunos, nessa atividade, terão a incumbência de montar um painel na escola que funcionará como o relatório final da pesquisa. Para isso, o professor deverá selecionar um local adequado para que a produção seja apreciada pela comunidade escolar.
Nesse painel, os discentes deverão expor seu conhecimento sobre tudo que fora pesquisado até o momento, incluindo:
Além de pesquisar na internet, um dos textos que pode servir de base para a confecção do painel é:
Bateria e integrantes devem se apresentar de forma harmônica
Dentre os quesitos apresentados por uma escola de samba durante o carnaval, o mais importante deles é o samba-enredo, onde conta-se de forma resumida a história que a agremiação apresentará.
Surgiu no Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola de samba que levou a novidade para a passarela. O sucesso foi tão grande que as outras agremiações aderiram ao modelo.
A escolha do samba-enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. Mas a escolha do samba é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica.
A letra do samba-enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra.
É importante que a harmonia da melodia facilite o canto, pois dessa forma promove o aprendizado da letra e contagia o público, que canta fervorosamente, tornando o espetáculo mais bonito.
Caso ocorra pane no carro de som, durante a apresentação de alguma escola de samba, os integrantes serão os responsáveis por puxar o samba até o final do desfile, em total harmonia com os batuques da bateria, para garantir que não percam pontos. Na verdade, uma pane no carro de som não causa perda de pontos, mas se os integrantes não assumirem o papel de puxadores, isso acarretará tais perdas.
Por isso, é importante que todos os componentes participem dos ensaios, a fim de sustentar a escola caso haja problema na hora do desfile. A harmonia e a integração se tornam perfeitos quando o grupo está bem ensaiado.
Dos sambas-enredo, serão avaliados pelos jurados: a letra, a adequação da mesma ao enredo, o bom gosto e a riqueza poética, o entrosamento dos versos com as melodias, o ritmo integrado à letra, a harmonia musical, a facilidade da letra e da música, dentre outros.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Disponível em: http://www.brasilescola.com/carnaval/samba-enredo.htm Acesso em 24 de mar. de 2012.
Professor, estimule seus alunos a produzirem um painel rico em cores, imagens e outros efeitos que atrairão a atenção de outros alunos. Quem sabe algo interativo com o público? Que o painel seja uma extensão da alegria e das cores do carnaval!
Uma dica: deixe um som ambiente junto ao painel com os sambas-enredo do carnaval 2012. Ver em: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/ouca-os-sambas-enredo-do-grupo-especial-do-rio-de-janeiro
Outra dica: divida as tarefas para a produção do painel. Cada grupo se encarrega de um aspecto da pesquisa estudado.
A proposta é que o painel e/ou a exposição seja o relatório final produzido pelos alunos. Nele(s) concentrar-se-ão os achados da pesquisa sobre o samba-enredo.
Nesse painel e/ou exposição devem constar todas as referências bibliográficas utilizadas.
Professor, antes de inaugurar o painel ou publicar a exposição, retome com os alunos as hipóteses construídas para as perguntas de pesquisa e analisem juntos se procedem ou não e por quê.
Nome | Tipo |
---|---|
Carnaval [Brasilidade] | Vídeo |
Sugestões de links para alunos:
Samba-enredos 2012: http://www.sambariocarnaval.com/frames/index.php?sambando=sambas2012 Acesso em 24 de mar. 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo
Aula sobre a história do carnaval no Brasil: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38780
-
Sugestões de links para professores:
Notícia - "Evolução do samba-enredo é tema de uma série de shows no Rio": http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-17/evolucao-do-samba-enredo-e-tema-de-uma-serie-de-shows-no-rio Acesso em 24 de mar. 2012.
Comentário de um samba-enredo: http://carnaval.bol.uol.com.br/2010/portela/ Acesso em 24 de mar. 2012.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula - "O carnaval na cultura brasileira": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36109
Aula - "Carnaval carioca: samba-enredo": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23475
Aula - "Ouvindo e escrevendo marchinhas de carnaval": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=17677
Aula - "O carnaval em outros países": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18177
A avaliação deverá estar orientada pela compreensão dos alunos acerca das regularidades linguístico-discursivas que compõem o gênero estudado. A culminância da pesquisa na construção de um painel informativo e/ou por meio de uma exposição virtual na internet deve ser a avaliação central do estudo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2012
Cinco estrelasSua ideia e magnífica, especialmente por aproximar nossos jovens desta maravilha que são os sambas enrredos e os defiles que tanto encantam a todos nós brasileiros, além de trablhar de forma atrativa conteúdos que as vezes são considerados chatos por nossos alunos.