Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Alcoolismo e abuso do álcool na sociedade: informação e prevenção

 

30/04/2012

Autor y Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Conceituar alcoolismo e abuso de álcool.

·       Compreender o alcoolismo e o abuso de álcool como um problema social de saúde pública.

·       Relacionar abuso do álcool e adolescência.

·       Conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas oriundos do alcoolismo em nossa sociedade.

·       Desenvolver uma investigação, em caráter de iniciação científica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais crítica sobre a realidade em que vivemos.

Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há exigência de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

Apresente aos alunos a proposta de realização de uma pesquisa, demonstrando que haverá várias etapas durante o processo de construção do conhecimento:

 

O processo de Iniciação Científica

 

Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:

 

1-    Sensibilização e exploração inicial do tema;

2-    Definição de hipóteses- formulação do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;

3-    Levantamento de informações e registros;

4-    Análise e interpretação dos dados;

5-    Conclusão e socialização da pesquisa.

 

1- Sensibilização e exploração inicial do tema

 

a) O tema da pesquisa é "Alcoolismo e abuso do álcool na sociedade: informação e prevenção". Assim, para a sensibilização e exploração do tema elegemos como estratégia inicial o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de perguntas problematizadoras.

 

As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A função desta etapa é sensibilizar a turma para o tema que será alvo da pesquisa. É importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno específico, que os alunos deverão providenciar.

 

Sugestões de perguntas problematizadoras:

 

 

perguntas

 

·       O que é alcoolismo?

·       Vocês conhecem pessoas que tem problemas com o álcool? Que tipo de problema?

·       O que é abuso do álcool?

·       Quais são as diferenças entre alcoolismo e abuso do álcool?

 

b) Oriente aos alunos para que discutam as questões em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilharão os seus conhecimentos prévios sobre o tema.

AULAS 2 e 3

 

2- Formulação do problema de pesquisa (definição de hipóteses)

Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma questão, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa terá como pergunta principal:

 

Quais as consequências do abuso do álcool / alcoolismo para a sociedade?

 

Observação: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a critério do professor fazer as adaptações necessárias para buscar respondê-la.

 

3-Levantamento de informações e registros- Parte I: conceitos básicos

lupa

 

a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa será um levantamento de informações, momento em que eles utilizarão o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e também as bases digitais, que podem ser encontradas no laboratório de informática ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com áreas de saber envolvendo Informática e Língua Portuguesa.

 

b) Para destacar a importância do estudo da temática, explique aos alunos que, de acordo com estudos do Dr. Stéfano Gonçalves Jorge, "o álcool é responsável, além de diversas doenças, por grande parte dos atos de violência e dos acidentes dos mais variados, desde trânsito até de trabalho" (http://www.hepcentro.com.br/alcoolismo.htm). Assim, convém que tenham ao seu alcance informações e orientações suficientes para a conscientização dos problemas sociais oriundos do abuso do álcool e, de uma maneira construtiva, sejam sujeitos do seu próprio conhecimento, orientados por etapas de aprendizagem que caracterizam a iniciação científica.

 

c) Divida a turma em grupos pequenos que se reunirão para fazer um estudo dirigido a partir de dois roteiros diferentes, sendo que, metade da sala pesquisará o roteiro 1 e a outra metade, o roteiro 2. Toda a pesquisa deverá ser registrada no caderno.

 

Roteiro 1:

 

Com relação ao uso abusivo do álcool e seus efeitos no organismo, responda:

 

1-Diferencie alcoolismo de abuso do álcool.

2- O que caracteriza a abstinência?

3- O que caracteriza a dependência?

4- O que caracteriza a tolerância?

5- Quais os problemas psiquiátricos causados pelo alcoolismo?

 

Sugestões de sites para consulta:

 

http://www.hepcentro.com.br/alcoolismo.htm(acesso em 16/03/2012)

 

http://www.mundoeducacao.com.br/drogas/os-efeitos-excesso-alcool-no-organismo.htm(acesso em 16/03/2012)

 

Observação: conforme assinalamos, o objetivo desta etapa é a busca por produções científicas, bibliográficas e em bases digitais. Caso o aluno não tenha acesso a tecnologias da informação, imprima os textos para os alunos trabalharem em sala. Esta etapa também pode ser realizada na biblioteca da escola.

 

Roteiro 2:

 

Com relação ao uso do álcool em nossa sociedade, responda:

 

1- Diferencie abuso de álcool de alcoolismo e comente acerca dos dados estatísticos acerca do uso do álcool em nossa sociedade.

2- De acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, “a incidência do alcoolismo é maior entre os mais jovens". O que você pensa sobre isso?

3- Quais os malefícios que o álcool pode causar às pessoas?

4- Quais são os métodos mais conhecidos para diagnosticar uma pessoa com alcoolismo?

5- Quais são os principais tratamentos para o alcoolismo?

 

Sugestões de sites para consulta:

 

httHYPERLINK "http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm"p://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm(acesso em 16-03-2012)

 

http://www.bancodesaude.com.br/alcoolismo/diagnostico-alcoolismo(acesso em 17-03-2012)

 

AULAS 4  e 5

 

Levantamento de informações Parte II: aprofundamento do tema

 

1- Considerando a importância de relacionar o tema do alcoolismo à vida dos adolescentes, é que propomos um aprofundamento do tema, buscando compreender o problema do Alcoolismo na adolescência. Para tal, apresentar aos alunos o Curta Petrobrás chamado “Alcoolismo na adolescência”:

 

http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=alcoolismo_na_adolescencia

(acesso em 18-03-2012)

 

alcoolismo na adolescÊncia

2- A partir do vídeo apresentado e com base no levantamento de informações realizado na etapa anterior, realizar um debate com a turma, utilizando algumas questões provocadoras de discussão como as que se seguem:

 

a) Do que você mais gostou no curta apresentado?

b) O que leva alguns jovens a ingerirem bebida alcoólica?

c) Quais os fatores de risco que concorrem para o uso do álcool na adolescência?

e) Por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o alcoolismo?

f) Quais são as diferenças orgânicas quanto ao consumo de álcool para meninas e meninos?

h) “Vivemos num mercado descontrolado, estrategicamente favorecido pela indústria do álcool”. Comente esta afirmação, relacionando-a ao uso de álcool por adolescentes.

i) O adolescente que bebe está mais propenso a usar outras drogas? Por quê?

 

3- Diante do levantamento realizado, o professor voltará ao problema de pesquisa: Quais as consequências do abuso do álcool / alcoolismo para a sociedade?Juntamente com os alunos, fará uma lista no quadro acerca das consequências do abuso do álcool e do alcoolismo para o adolescente, apontadas no vídeo e discutidas durante o debate. O professor deve registrar as respostas dos alunos, categorizá-las e, em seguida, construir um quadro referencial dos conhecimentos dos alunos, para ser apresentado na aula seguinte.

FONTES PARA PESQUISA:

 

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/

(acesso em 18-03-2012).

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html

(acesso em 18-03-2012).

 

 

AULAS 6, 7 e 8

 

Levantamento de Informações e registros- Parte III- Pesquisa de campo 

 

   pesquisa

                      

Professor, para este trabalho, recomendamos que você proponha à turma uma experiência fora da escola, na qual eles terão a oportunidade de visitar alguma instituição de sua cidade, como os Alcoólicos Anônimos (AA) ou clínicas de recuperação para alcoólatras. Nesta visita, os alunos poderão conhecer como funciona um tratamento de recuperação. Para isso, sugerimos que cada aluno leve o caderno para:

  • Anotar as suas observações de campo: descrever o espaço físico, o ambiente, as pessoas, o modo de funcionamento, as regras do local.
  • Registrar as falas dos funcionários, incluindo as respostas às entrevistas. Se for possível, entrevistar também alguém que esteja em recuperação.
  • Caso a instituição tenha vários funcionários dispostos a  colaborar na pesquisa, a turma pode ser dividida para que cada agrupamento de alunos entreviste uma pessoa.

 

OBSERVAÇÃO: As perguntas para a entrevista poderão ser elaboradas pela turma, num momento específico da aula. Contudo, segue abaixo um roteiro com algumas perguntas que poderão servir como base para a construção do roteiro:

 

ROTEIRO DE PERGUNTAS:

 

1-Em sua experiência, com qual idade as pessoas que passam por tratamento começam a beber?

 

2-Você tem alguma experiência positiva sobre o seu trabalho para nos contar?

 

3-O alcoolismo tem cura?

 

4-Como funciona o tratamento de recuperação das pessoas que sofrem de alcoolismo?

 

Professor, sugerimos que, antes da ida a campo, os alunos visitem o site dos Alcoólicos Anônimos, buscando informações para subsidiar, inclusive, a elaboração do roteiro de perguntas.

Fonte: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/(acesso em 17-03-2012).

 

 

4- Análise e interpretação dos dados

 

Após a coleta dos dados (observação da instituição e entrevistas), dividir a sala em pequenos grupos e propor que todos compartilhem uns com os outros os seus registros do caderno e construam painéis com as informações encontradas. Nesse sentido, é importante destacar que a contribuição de cada aluno poderá enriquecer o trabalho de análise, uma vez que aquilo que um aluno não registrou, outro poderá tê-lo feito e as percepções de cada aluno devem ser discutidas e registradas.

Para a análise dos dados, é importante que os alunos utilizem o conhecimento científico para auxiliar na interpretação/explicação dos dados coletados comparando o que a ciência diz com o que eles já sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Além disso, o painel deverá responder à pergunta da pesquisa:“Quais as consequências do abuso do álcool / alcoolismo para a sociedade?”, uma vez que ela é o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor poderá retomar com eles o início da pesquisa, resgatando as anotações iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos prévios acerca do tema e percorrer/explorar a memória coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a construção do conhecimento, que culminou com o levantamento de informações na pesquisa de campo. Só a partir daí é que os alunos estarão preparados para montar um painel sobre as consequências do abuso do álcool e alcoolismo para a sociedade.

 

Como montar o painel:

 

  • Utilizar cartolina ou papel pardo e registrar as informações coletadas, por meio de imagens, desenhos, frases e palavras que representem as principais ideias elencadas pelo grupo, a partir das observações e das entrevistas realizadas. Dar um tempo para os grupos confeccionarem os seus painéis.
  • Cada grupo apresentará o seu painel para a turma.
  • O professor auxiliará na análise comparativa das informações expostas nos painéis, acrescentando também as suas próprias considerações acerca do trabalho de campo.

 

SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR- ARTES:

  • Seria muito interessante e profícuo que o trabalho de campo fosse realizado junto com o professor de Artes da escola.
  • O professor poderá contribuir com as análises de dados, a partir da manifestação da expressão dos sentimentos e emoções mobilizadas nos jovens em decorrência da visita.
  • Sugerimos que, no primeiro momento da análise de dados, ou seja, logo após a ida a campo, seja realizada uma atividade na qual os jovens utilizem a pintura para expressarem as suas impressões sobre o que viram, sentiram, perceberam e aprenderam durante o trabalho.
  • Este trabalho poderia ser somado ao painel, enriquecendo o trabalho de análise de dados.

 

AULA 9

 

5-Conclusão e socialização da pesquisa

 

Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, quiçá, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos:

  • A montagem de um blog, que poderá contar com o auxílio do professor de Informática da escola ou pela pessoa responsável pelo laboratório. É importante que a criação do blog seja divulgada na escola por meio de cartazes. Ressaltamos que a alimentação do blog poderá será feita mediante as anotações dos cadernos de pesquisa e as informações dispostas nos painéis.
  • Outra sugestão é que se crie um momento com a comunidade escolar (para pais e alunos), para que professores e alunos apresentem a pesquisa realizada.

 

Como montar um blog:

                                                                                                                                   

http://www.criarumblog.com/

(acesso em 18-03-2012).

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos:

 

Drogas: cartilha álcool e drogas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011863.pdf. Acesso em 25 de março de 2012.

§  -

Sugestões de links para professores:

 

Artigo sobre Álcool e Adolescência- para professores- de José Antônio Zago http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl33.htm Acesso em 24 de março de 2012.

 

Artigo: Alcoolismo e adolescência: uso precoce do álcool preocupa pesquisadores. De Antônio Carlos Olivieri.

http://educacao.uol.com.br/atualidades/alcoolismo-e-adolescencia-uso-precoce-do-alcool-preocupa-pesquisadores.jhtm Acesso em 24 de março de 2012.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

■ Aula: “Bebidas alcoólicas e alcoolismo: conhecendo os riscos – UCA”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36831

Acesso em 22 de março de 2012.

Avaliação

Deverão ser observados:

  • A organização do caderno de pesquisa.
  •  A participação do aluno nas aulas, durante a construção da pesquisa, dos trabalhos em grupo e do registro das atividades.
  •  As atitudes durante o trabalho de campo, o empenho e o compromisso em aprender.
  •  A ampliação do conhecimento por parte do aluno sobre as consequências do Alcoolismo e abuso do álcool para a vida das pessoas, demonstrando apropriação do conhecimento em palavras, procedimentos e atitudes.
  •  A manifestação do aluno sobre o que achou de mais importante na pesquisa desenvolvida.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.