Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como você cuida do ambiente em que vive? Projeto colaborativo entre escolas

 

09/04/2012

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta sequência didática os alunos deverão:

- Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem.

- Debater sobre a questão ambiental.

- Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem

- Usar o blog para compartilhar informações e reflexões sobre o tema abordado

Duração das atividades
Esta sequência didática está prevista para ser desenvolvida em 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, é necessário que os alunos usem a leitura e a escrita com autonomia

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilização das escolas para participação no projeto

 

            Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo mesmo duas escolas para participação no projetoNele, os alunos irão estudar um tema, utilizando como ferramenta de trabalho a pesquisa de opinião. Dessa forma, antes do início das atividades, recomendamos ao professor a leitura do caderno “Nossa escola pesquisa sua opinião”, localizado no site: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=3.01.00.00.00&ver=por.

 

 

Atividade 2: Criação do nosso blog

 

             O professor de cada turma deverá explicar aos alunos os objetivos do projeto: realizar uma pesquisa de opinião para saber como as pessoas cuidam do ambiente em que vivem. Antes de iniciar o estudo do tema, recomendamos que a turma crie um blog para o registro  das atividades realizadas no projeto. Para isso, sugerimos que sejam seguidas as orientações para criação de um blog oferecidas no site: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4386 . A seguir, apresentamos as estratégias que podem ser usadas para criação do blog:

  •  Levantar junto aos alunos das três turmas sugestões para o formato do Blog. ( Inicialmente, o blog poderá trazer o título do projeto, nome e endereço das escolas integrantes e um texto sobre o perfil de cada turma participante, que poderá ser produzido de forma coletiva).

 

  • Selecionar uma turma para ser responsável pela criação do Blog. Recomendamos que a professora dessa turma use o data show para que os alunos acompanhem os procedimentos necessários para criação do blog.  

 

  • Depois da criação do blog e da postagem do perfil de cada turma, as demais deverão ler o perfil de seus novos parceiros de estudo para conhece-los um pouco mais.       
 

 

Atividade 2: O que é uma pesquisa de opinião?

 

            Nessa atividade, os alunos de cada turma participante deverão conhecer o que é uma pesquisa de opinião e quais são suas características. Para isso, sugerimos os seguintes procedimentos:

  • Conhecer projetos realizados por outras instituições que fizeram uso da pesquisa de opinião como uma ferramenta de trabalho. Para isso, selecione por volta de três relatos do Almanaque Nepso 2007 e faça uma leitura dialogada com os alunos, ressaltando as possibilidades oferecidas por essa estratégia para o estudo de um tema. O livro está localizado no site abaixo:

http://www.ibope.com.br/congressoabep/publicacao2008/11_Almanaque_NEPSO.pdf

 

  • Para realização da pesquisa de opinião, os alunos deverão construir questionários e entrevistar um determinado grupo de pessoas. A fim de que os estudantes conheçam e reflitam sobre o papel do questionário em uma pesquisa de opinião , sugerimos que o professor oriente a leitura dos seguintes sites:

a)  No site abaixo, os alunos  poderão ler e discutir um questionário elaborado para realização de uma pesquisa de opinião sobre a Água.

Questionário.

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=18647335&cmm=2029071&hl=pt-BR

 

             b) O site  http://www.ibope.com.br/congressoabep/publicacao2008/11_Almanaque_NEPSO.pdf traz exemplos de pesquisas de opinião realizadas por diversas escolas. Sugerimos a leitura dos relatos com os alunos. Além disso, na página 26, é oferecida uma amostra de trechos de vários questionários para que você e seus alunos analisem o modo como são construídas as perguntas e que dados elas possibilitam levantar. 

            

 

Atividade 4: Estudo do tema

 

O primeiro passo para uma pesquisa de opinião refere-se ao estudo do tema. Dessa forma, os alunos construirão ferramentas teóricas para elaboração e análise da pesquisa de opinião.  Propomos o estudo do tema, por meio das seguintes estratégias:

 

4.1 Análise de vídeos. Apresentamos três vídeos, que deverão ser escolhidos pelo professor de acordo com o perfil da turma:

 

- Vídeo “Desperdício de comida”, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E. Esse vídeo deve ser trabalhado com crianças a partir do segundo ciclo. Por meio dele, os alunos poderão calcular a quantidade de alimentos que desperdiçamos.

Vídeo : Os números da comida

 

 

- Vídeo: “Preservação da água ITU SAAE”, localizado no site. http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo&feature=related. A partir desse vídeo, as crianças poderão refletir sobre a questão dos cuidados para preservação da água e do ambiente.

Vídeo “Preservação da água”

 

- Vídeo: “Projeto Meio Ambiente Escola Palácio de Castro”, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=8C1PxAKhoSY. Por meio desse vídeo, os alunos poderão levantar semelhanças e diferenças entre o modo como é tratado o lixo nas regiões mostradas e na região em que vivem.

Projeto Meio Ambiente

 

4.2  Leitura de cartilhas.  Sugerimos que cada turma participante do projeto leia e estude uma das cartilhas citadas abaixo: 

                   1. Lixo é cidadania: :http://wp2.oktiva.com.br/ider/files/2010/01/8.Cartilha-Lixo-e-Cidadania-Reciclagem-de-residuos-solidos.pdf,

                  

                    2. Água: fonte de vida http://www.sema.pa.gov.br/cedoc/download/Cartilha_Agua.pdf

 

                   3. Meio ambiente: responsabilidade de cada um. http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf

 

       Após essa atividade, cada turma deverá se orientar pelos seguintes procedimentos:

 

                   a) Elaborar uma síntese coletiva sobre o assunto estudado e uma pergunta também relacionada ao tema para uma das turmas parceiras responder.

                    

                   b)  No blog, um dos professores poderá criar um tópico: “Refletindo sobre o meio ambiente” e dois alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar o material produzido.

 

                   c) Ler o texto da turma parceira, discutir e responder a questão enviada de forma coletiva.

 

                   d) Postar no blog a resposta.

 

                   e) Ler e discutir a resposta elaborada pela turma parceira.

 

 

4.3   Simulação: “Dicas de economia”, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968.  Por meio da navegação em um ambiente que simula os gastos de uma casa, os alunos poderão discutir a relação entre preservação da natureza e uso econômico dos recursos domésticos.

 

Dicas de economia

 

              Após cada turma discutir sobre a questão, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

              a) Um dos professores lança a questão no blog:  “É possível cuidar do meio ambiente dentro de nossa casa?”

 

             b) Os alunos de cada turma comentarão a questão no blog de forma individual. É importante que o texto seja produzido a partir da leitura da reflexão de pelo menos um aluno da turma parceira. Assim, o estudante poderá discordar ou concordar da opinião apresentada.

 

            c) É importante frisar que o debate não ocorrerá em tempo real. Assim, os professores poderão organizar com seus alunos a melhor forma de fazer a atividade. 

 

 

4.4  Refletindo sobre os rios de nossa cidade, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23638. Essa atividade tem por objetivo deflagrar um debate sobre os rios da cidade. Após a sua realização, sugerimos que um representante do poder público seja chamado em cada turma para explicar as ações que deveriam ser feitas para promover a revitalização dos rios.

 

 

               Após cada turma se reunir com o representante do poder público, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

              a) Um dos professores lança a questão no blog:  “Como o poder público cuida dos rios da sua cidade?”

 

             b) No laboratório de informática, os alunos de cada turma se dividirão em duplas e comentarão a questão. Assim como no item 4.3, é importante que o texto seja produzido a partir da leitura da reflexão de pelos menos uma dupla da turma parceira. Assim, os estudantes poderão discordar ou concordar com a opinião apresentada.

 

            c) É importante frisar que o debate não ocorrerá em tempo real. Assim, os professores poderão organizar com seus alunos a melhor forma de fazer a atividade. 

 

 

 

Atividade 5: Quem iremos entrevistar e o que iremos perguntar?

 

            Nesta atividade, os alunos deverão definir o público a ser entrevistado e as perguntas que conterão o questionário. Uma sugestão é entrevistar os pais ou responsáveis. 

 

            Em seguida, cada turma irá elaborar as perguntas para o questionário. Essa produção poderá ser feita de forma coletiva. É importante que as três turmas apliquem o mesmo questionário para que seja possível a comparação dos resultados. Para isso, cada uma produzirá três questões. Em uma segunda etapa do trabalho, os professores deverão organizar o questionário final para apresenta-lo e discuti-lo com suas respectivas turmas.

 

 

Atividade 6: Aplicação do questionário

            A tarefa de aplicar o questionário pode ser compartilhada por todos os alunos de cada turma participante. Uma sugestão é que cada um fique responsável por aplicar dois questionários. Nesta atividade, o professor deverá conversar com os alunos sobre a postura necessária para realização da entrevista:

 

  • Antes de fazer as perguntas, é necessário explicar ao entrevistado os objetivos da pesquisa: saber se as pessoas cuidam do meio ambiente e de que forma isso acontece.

 

  • Ao final, deve-se agradecer ao entrevistado.

           

Atividade 7: Tabulação dos dados

 

            A tabulação dos dados pode ser feita em planilha eletrônica em computador. Para isso, cada linha irá corresponder a um questionário e cada coluna irá se referir a uma pergunta, como no modelo abaixo:

 

Tabela

 

  • A sigla P1 significa pergunta 1

            

            A partir da tabela, poderão ser produzidos gráficos para a análise dos resultados.

 

            Em seguida, cada turma deverá produzir um texto coletivo a partir da análise dos resultados. O texto deverá responder a principal indagação do projeto: “As pessoas cuidam do ambiente em que vivem? Se sim, como o fazem?”

 

          O próximo passo é postar as tabelas, os gráficos e os textos no Blog. Caso o público entrevistado tenha sido os pais ou responsáveis, é importante apresentar os resultados em uma reunião de rotina. Os alunos também deverão estar presentes e as seguintes tarefas poderão ser divididas por duplas:

 

  •            Apresentação dos textos e das discussões produzidas na atividade de estudo do tema.

 

  •            Apresentação do questionário.

 

  •            Apresentação das tabelas e gráficos produzidos.

 

  •           Discussão dos resultados.

 

 

 

Atividade 8: Compartilhando aprendizados

              

          Para compartilhar com as turmas parceiras os aprendizados construídos, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

           8.1  Ler tabelas, gráficos e o texto produzido por cada turma parceira.

 

           8.2 Comparar os resultados das pesquisas realizadas pelas turmas participantes e discutir como cada público entrevistado se relaciona com o ambiente em que vive.

 

           8.3 Um dos professores deverá criar o tópico no blog: “Nossos aprendizados”. No laboratório de informática, os alunos deverão, em duplas, postar um pequeno texto que reflita sobre os aprendizados obtidos com o projeto e as ações necessárias para maior preservação de nosso ambiente. Deverão fazer seus comentários dialogando com as reflexões das duplas das turmas parceiras. Cada professor poderá organizar a melhor forma de realizar a atividade.

Recursos Complementares

Sugestões de link para professores:

Para a realização do projeto, recomendamos a leitura do documento “Agenda 21 nas escolas”, localizado no site: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao7.pdf

Avaliação

Para avaliar os aprendizados construídos pelos alunos com a realização do projeto, sugerimos as seguintes ações:

 

  • Construir com os alunos formas de monitorar o cuidado de cada um com o ambiente escolar e identificar os avanços obtidos ao longo de ano. Para isso, os alunos poderão fazer uma auto-avaliação mensal refletindo sobre o seu papel nessa tarefa. As perguntas que irão orientar a reflexão poderão ser construídas pelo professor, tendo em vistas as questões específicas de cada realidade.

 

  • Realizar outras investigações que empreguem a pesquisa de opinião como ferramenta de trabalho e verificar se o desempenho dos alunos nesse tipo de atividade avançou.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Douglas Queiroz, Escola estadual padre cosme , Rio Grande do Norte - dijo:
    douglasq1234@hotmail.com

    07/02/2014

    Cinco estrelas

    muito bom mesmo esse desenvolvimento desse projeto.


  • Luiz da Silva Gouveia, RUY BARBOSA CONSELHEIRO , São Paulo - dijo:
    luizsems@hotmail.com

    26/09/2013

    Cinco estrelas

    Interessante a quantidade de informações aqui descrita! Parabéns!


  • Renata Cemin, Escola Municipal Elza Martins de Queiroz Oliveira , Mato Grosso - dijo:
    renatinha.cnp@gmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns para Fernanda Mauricio Simões, pela elaboração dessa aula, ótima, pois é uma questão da qual é necessária ser debatida na Escola, e a Escola se manifestar também com sua população/Bairro, pois imagine se todas as escolas do Brasil se manifestassem juntas, com esse propósito poderiamos ter um mundo melhor e mais limpo. Cada um fazendo a sua parte, podemos alcançar objetivos grandes, e com essa aula que você propôs seria um seguimento brilhante para ser aplicado!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.