09/04/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com esta sequência didática os alunos deverão:
- Conhecer as formas com as quais as pessoas lidam com o ambiente em que vivem.
- Debater sobre a questão ambiental.
- Elaborar estratégias para preservação do ambiente em que vivem.
- Usar o blog para compartilhar informações e reflexões sobre o tema abordado.
Para o desenvolvimento dessa sequência didática, é necessário que os alunos usem a leitura e a escrita com autonomia.
Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo mesmo duas escolas para participação no projeto. Nele, os alunos irão estudar um tema, utilizando como ferramenta de trabalho a pesquisa de opinião. Dessa forma, antes do início das atividades, recomendamos ao professor a leitura do caderno “Nossa escola pesquisa sua opinião”, localizado no site: http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=3.01.00.00.00&ver=por.
O professor de cada turma deverá explicar aos alunos os objetivos do projeto: realizar uma pesquisa de opinião para saber como as pessoas cuidam do ambiente em que vivem. Antes de iniciar o estudo do tema, recomendamos que a turma crie um blog para o registro das atividades realizadas no projeto. Para isso, sugerimos que sejam seguidas as orientações para criação de um blog oferecidas no site: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4386 . A seguir, apresentamos as estratégias que podem ser usadas para criação do blog:
Nessa atividade, os alunos de cada turma participante deverão conhecer o que é uma pesquisa de opinião e quais são suas características. Para isso, sugerimos os seguintes procedimentos:
http://www.ibope.com.br/congressoabep/publicacao2008/11_Almanaque_NEPSO.pdf
a) No site abaixo, os alunos poderão ler e discutir um questionário elaborado para realização de uma pesquisa de opinião sobre a Água.
.
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=18647335&cmm=2029071&hl=pt-BR
b) O site http://www.ibope.com.br/congressoabep/publicacao2008/11_Almanaque_NEPSO.pdf traz exemplos de pesquisas de opinião realizadas por diversas escolas. Sugerimos a leitura dos relatos com os alunos. Além disso, na página 26, é oferecida uma amostra de trechos de vários questionários para que você e seus alunos analisem o modo como são construídas as perguntas e que dados elas possibilitam levantar.
O primeiro passo para uma pesquisa de opinião refere-se ao estudo do tema. Dessa forma, os alunos construirão ferramentas teóricas para elaboração e análise da pesquisa de opinião. Propomos o estudo do tema, por meio das seguintes estratégias:
4.1 Análise de vídeos. Apresentamos três vídeos, que deverão ser escolhidos pelo professor de acordo com o perfil da turma:
- Vídeo “Desperdício de comida”, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E. Esse vídeo deve ser trabalhado com crianças a partir do segundo ciclo. Por meio dele, os alunos poderão calcular a quantidade de alimentos que desperdiçamos.
- Vídeo: “Preservação da água ITU SAAE”, localizado no site. http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo&feature=related. A partir desse vídeo, as crianças poderão refletir sobre a questão dos cuidados para preservação da água e do ambiente.
- Vídeo: “Projeto Meio Ambiente Escola Palácio de Castro”, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=8C1PxAKhoSY. Por meio desse vídeo, os alunos poderão levantar semelhanças e diferenças entre o modo como é tratado o lixo nas regiões mostradas e na região em que vivem.
4.2 Leitura de cartilhas. Sugerimos que cada turma participante do projeto leia e estude uma das cartilhas citadas abaixo:
1. Lixo é cidadania: :http://wp2.oktiva.com.br/ider/files/2010/01/8.Cartilha-Lixo-e-Cidadania-Reciclagem-de-residuos-solidos.pdf,
2. Água: fonte de vida http://www.sema.pa.gov.br/cedoc/download/Cartilha_Agua.pdf
3. Meio ambiente: responsabilidade de cada um. http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf
Após essa atividade, cada turma deverá se orientar pelos seguintes procedimentos:
a) Elaborar uma síntese coletiva sobre o assunto estudado e uma pergunta também relacionada ao tema para uma das turmas parceiras responder.
b) No blog, um dos professores poderá criar um tópico: “Refletindo sobre o meio ambiente” e dois alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar o material produzido.
c) Ler o texto da turma parceira, discutir e responder a questão enviada de forma coletiva.
d) Postar no blog a resposta.
e) Ler e discutir a resposta elaborada pela turma parceira.
4.3 Simulação: “Dicas de economia”, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968. Por meio da navegação em um ambiente que simula os gastos de uma casa, os alunos poderão discutir a relação entre preservação da natureza e uso econômico dos recursos domésticos.
Após cada turma discutir sobre a questão, sugerimos os seguintes procedimentos:
a) Um dos professores lança a questão no blog: “É possível cuidar do meio ambiente dentro de nossa casa?”
b) Os alunos de cada turma comentarão a questão no blog de forma individual. É importante que o texto seja produzido a partir da leitura da reflexão de pelo menos um aluno da turma parceira. Assim, o estudante poderá discordar ou concordar da opinião apresentada.
c) É importante frisar que o debate não ocorrerá em tempo real. Assim, os professores poderão organizar com seus alunos a melhor forma de fazer a atividade.
4.4 Refletindo sobre os rios de nossa cidade, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23638. Essa atividade tem por objetivo deflagrar um debate sobre os rios da cidade. Após a sua realização, sugerimos que um representante do poder público seja chamado em cada turma para explicar as ações que deveriam ser feitas para promover a revitalização dos rios.
Após cada turma se reunir com o representante do poder público, sugerimos os seguintes procedimentos:
a) Um dos professores lança a questão no blog: “Como o poder público cuida dos rios da sua cidade?”
b) No laboratório de informática, os alunos de cada turma se dividirão em duplas e comentarão a questão. Assim como no item 4.3, é importante que o texto seja produzido a partir da leitura da reflexão de pelos menos uma dupla da turma parceira. Assim, os estudantes poderão discordar ou concordar com a opinião apresentada.
c) É importante frisar que o debate não ocorrerá em tempo real. Assim, os professores poderão organizar com seus alunos a melhor forma de fazer a atividade.
Atividade 5: Quem iremos entrevistar e o que iremos perguntar?
Nesta atividade, os alunos deverão definir o público a ser entrevistado e as perguntas que conterão o questionário. Uma sugestão é entrevistar os pais ou responsáveis.
Em seguida, cada turma irá elaborar as perguntas para o questionário. Essa produção poderá ser feita de forma coletiva. É importante que as três turmas apliquem o mesmo questionário para que seja possível a comparação dos resultados. Para isso, cada uma produzirá três questões. Em uma segunda etapa do trabalho, os professores deverão organizar o questionário final para apresenta-lo e discuti-lo com suas respectivas turmas.
Atividade 6: Aplicação do questionário
A tarefa de aplicar o questionário pode ser compartilhada por todos os alunos de cada turma participante. Uma sugestão é que cada um fique responsável por aplicar dois questionários. Nesta atividade, o professor deverá conversar com os alunos sobre a postura necessária para realização da entrevista:
A tabulação dos dados pode ser feita em planilha eletrônica em computador. Para isso, cada linha irá corresponder a um questionário e cada coluna irá se referir a uma pergunta, como no modelo abaixo:
A partir da tabela, poderão ser produzidos gráficos para a análise dos resultados.
Em seguida, cada turma deverá produzir um texto coletivo a partir da análise dos resultados. O texto deverá responder a principal indagação do projeto: “As pessoas cuidam do ambiente em que vivem? Se sim, como o fazem?”
O próximo passo é postar as tabelas, os gráficos e os textos no Blog. Caso o público entrevistado tenha sido os pais ou responsáveis, é importante apresentar os resultados em uma reunião de rotina. Os alunos também deverão estar presentes e as seguintes tarefas poderão ser divididas por duplas:
Atividade 8: Compartilhando aprendizados
Para compartilhar com as turmas parceiras os aprendizados construídos, sugerimos os seguintes procedimentos:
8.1 Ler tabelas, gráficos e o texto produzido por cada turma parceira.
8.2 Comparar os resultados das pesquisas realizadas pelas turmas participantes e discutir como cada público entrevistado se relaciona com o ambiente em que vive.
8.3 Um dos professores deverá criar o tópico no blog: “Nossos aprendizados”. No laboratório de informática, os alunos deverão, em duplas, postar um pequeno texto que reflita sobre os aprendizados obtidos com o projeto e as ações necessárias para maior preservação de nosso ambiente. Deverão fazer seus comentários dialogando com as reflexões das duplas das turmas parceiras. Cada professor poderá organizar a melhor forma de realizar a atividade.
Sugestões de link para professores:
Para a realização do projeto, recomendamos a leitura do documento “Agenda 21 nas escolas”, localizado no site: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao7.pdf.
Para avaliar os aprendizados construídos pelos alunos com a realização do projeto, sugerimos as seguintes ações:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/02/2014
Cinco estrelasmuito bom mesmo esse desenvolvimento desse projeto.
26/09/2013
Cinco estrelasInteressante a quantidade de informações aqui descrita! Parabéns!
10/04/2012
Cinco estrelasParabéns para Fernanda Mauricio Simões, pela elaboração dessa aula, ótima, pois é uma questão da qual é necessária ser debatida na Escola, e a Escola se manifestar também com sua população/Bairro, pois imagine se todas as escolas do Brasil se manifestassem juntas, com esse propósito poderiamos ter um mundo melhor e mais limpo. Cada um fazendo a sua parte, podemos alcançar objetivos grandes, e com essa aula que você propôs seria um seguimento brilhante para ser aplicado!