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Pesquisa de Campo em Unidades de Conservação: pesquisando e entendendo territorialidades ambientais.

 

28/05/2012

Autor y Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Marco Tulio Mendes Eterno, Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as políticas ambientais territoriais criadas pelo Estado brasileiro;
  • Reconhecer os tipos de Unidades de Conservação e os biomas brasileiros;
  • Desenvolver habilidades para o levantamento teórico necessário em uma pesquisa;
  • Planejar, organizar e realizar um Trabalho de Campo;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de observação e de senso crítico;
  • Integrar o aluno ao meio natural e promover habilidades de interação social;
  • Desenvolver habilidades para coleta, análise e manipulação de dados empíricos;
  • Elaborar um mapeamento das Unidades de Conservação do município;
  • Analisar se o município cumpre a lei ambiental;
  • Entender a importância das Unidades de Conservação para a coletividade;
  • Elaborar um Relatório de Trabalho de Campo.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos e um período de 4 horas para o Trabalho de Campo em cada Unidade de Conservação a ser visitada (dependendo da distância).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá dominar os conceitos de

  1. BIOMA
  2. ECOLOGIA
  3. MEIO AMBIENTE
  4. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
  5. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
  6. O tema permite uma interface da Geografia com a Biologia.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

Diante das recentes discussões sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro e o crescente interesse das pessoas sobre a necessidade de preservação ambiental como item importante para a qualidade de vida, julgamos oportuno despertar o interesse dos alunos para as Unidades de Conservação - territórios ambientais criados pelo Estado, que ora se encontram ameaçadas pelas propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro.

Instigando os alunos a pesquisarem sobre esse tema nos municípios onde residem, escolhemos o trabalho de campo como metodologia para uma pesquisa porque acreditamos que a melhor maneira de se promover a educação ambiental é quando entramos em contato com o meio ambiente, de maneira realmente consciente.

Sugestão para professores e alunos:

 

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/03/05/entenda-as-alteracoes-no-codigo-florestal-que-podem-ser-votadas-na-camara-dos-deputados.htm

(acesso em 22/04/2012)

 

1ª Atividade: Reconhecendo o Bioma em que vivemos (01 aula de 50 minutos):

 

  • O professor irá apresentar o mapa dos biomas brasileiros elaborado pelo IBAMA  em sala de aula utilizando o recurso de data show. O mapa pode ser encontrado no seguinte link:

 

http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm

 

Biomas Brasileiros

 

 

  • Os alunos deverão reconhecer o bioma no qual o município em que moram se encontram (exemplo: Uberlândia se encontra no bioma CERRADO).
  • O professor irá, anteriormente,  imprimir o mesmo mapa e entregá-lo para os alunos colorirem após a apresentação do data show, iniciando os registros desta atividade de campo.
  • O professor também promoverá um diálogo com os alunos, realizando um levantamento sobre o conhecimento que eles possuem sobre o bioma em que eles vivem, levando em consideração os seguintes tópicos:
  • Descrição da vegetação dominante (o professor deve alertar sobre a diferença entre vegetação e paisagismo, uma vez que há espécies de outros biomas que são cultivadas nas áreas urbanas).
  • Reconhecimento de algumas espécies;
  • Fauna típica do Bioma e seu comportamento de acordo com o clima e as estações do ano (migrações, acasalamento);
  • Tipo climático dominante sobre o bioma e a relação do clima com a vegetação;
  • Comportamento hidrográfico (épocas de cheias e vazantes dos rios) e sua relação com o clima;

 


 

2ª Atividade: Conhecendo as Unidades de Conservação (03 aulas de 50 minutos)

Atividade 2.1/Aula 01

 

Nesta atividade o professor deve propor aos alunos uma pesquisa sobre Unidades de Conservação utilizando recursos multimídias (UCA, Tablets, PC pessoais, Laboratório de Informática da escola, etc.).

Basicamente os alunos deverão identificar os tipos de Unidades de Conservação, como podemos ver no quadro abaixo:

 

Tipos de Unidades de Conservação:

a) Unidade de Proteção Integral

 

b) Unidades de Uso Sustentável

 

·         Estação Ecológica

·         Reserva Biológica

·         Parque Nacional

·         Parque Estadual

·         Monumento natural

·         Refúgio da vida silvestre

 

·         Área de proteção ambiental (federal e    estadual)

·         Área de relevante interesse ecológico

·         Floresta nacional (e estadual)

·         Reserva extrativista

·         Reserva da fauna

·         Reserva de desenvolvimento sustentável

·         Reserva particular do patrimônio natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 2.2/Aula 02 - Pesquisa em links

 

Sugestão para os alunos pesquisarem sobre Unidades de Conservação (UC's) de Links no Portal do Professor:

O professor deve dividir a turma em três grupos que pesquisarão os seguintes links:

1 – Unidades de Conservação: Os alunos devem focar sobre as explicações sobre as UC's  e sobre as dicas para a visita de campo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1726

 

2 – Meio Ambiente (blog): Neste blog o foco deve ser sobre as alterações sobre o código florestal

http://www.ecolnews.com.br/chacon.htm

 

3 - Mata Ciliar e sua importância: Escolhemos essa aula do portal porque todo município é banhado por um rio e geralmente as matas ciliares foram praticamente dizimadas. Elas também são um dos alvos das alterações do Código Florestal Brasileiro. O foco aqui é sobre o que são mata ciliares, sua importância e como recuperá-las.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25070

 

Atividade 2.3 - Sessão de Vídeos

Os alunos deverão observar os depoimentos e os esclarecimentos que especialistas fazem sobre as Unidades de Conservação

O professor, utilizando recursos multimídias (UCA, Tablets, Laboratório de Informática ou Data Show)  apresentará para a turma os seguintes vídeos:

 Vídeos:

1 - O que são unidades de conservação?

http://www.youtube.com/watch?v=oeRJmHfcuAY&feature=related

2 - Unidades de conservação do Paraná

http://www.youtube.com/watch?v=DDgSv9nvx6g

 

 

Instruções para os alunos:

·         Após assistirem aos vídeos, cada grupo apresentará uma síntese dos resultados da pesquisa feita em cada link, realizada anteriormente;

·         Cada grupo elaborará uma pergunta para os demais grupos; Os grupos trocarão informações;

·         Abre-se um debate com a turma toda, com mediação do professor sobre Unidades de Conservação X Alterações do Código Florestal.


 

3ª Atividade: Planejando o Trabalho de Campo (02 aulas de 50 minutos)

 

Sugerimos que os alunos se organizem para planejar o Trabalho de Campo. O município pode ter mais de uma Unidade de Conservação. Assim, sugerimos que o grupo escolha quantas e quais Unidades deverão ser visitadas e estudadas.

Veja o exemplo do município de Uberlândia/MG:

As doze Unidades de Conservação presentes no município de Uberlândia (quatro na zona rural e oito na zona urbana) estão representadas em três categorias, de acordo com o SNUC: Parque Natural Municipal (a exemplo do Parque do Sabiá e do Parque do Siquierolli), Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE e Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. A seguir, estão algumas informações sobre as principais UC’s na área urbana do
município.

Principais UC’s em área urbana:

 

Denominação 

Categoria 

  Área (ha)

Parque Municipal do Sabiá  

  Parque

185

Parque Municipal Luizote

  Parque

5

Parque Municipal Santa Luzia

  Parque

26

Parque Municipal Distrito Industrial

  Parque

22

Parque Municipal Mansour 

  Parque

10

Parque Municipal Victório Siquierolli

  Parque

23

Parque Municipal do Óleo

  Parque

18

Fonte: SEPLAMA, 2008 in: QUALIDADE AMBIENTAL URBANA, QUALIDADE DE VIDA E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE DO SABIÁ E DO PARQUE VICTÓRIO SIQUIEROLLI EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, BRASIL PINA, José Hermano e SANTOS, Dougrals Gomes. (acesso em 21/04/2012)

 

Atividade 3.1 - Escolhendo o objeto de estudo

 

·         Após o levantamento das UC's existentes no município, a turma deve escolher qual será visitada e pesquisada.

·         Sugerimos que se escolha um parque, que geralmente são UC's mais conhecidas e utilizadas pela população.

·         Dividir a turma em grupos para executar tarefas. Veja:

Esses grupos deverão:

  • Escolher o(s) local (ais) da visita. O professor e um pequeno grupo dever ir anteriormente até o (s) local (ais) escolhido(s) para realizar o reconhecimento do objeto de estudo, estipular paradas de observação e determinar estratégias de levantamento de dados para a pesquisa;
  • Outro grupo deverá se ocupar da logística do Trabalho de Campo, realizando o orçamento do transporte e do seguro, o recebimento dos valores e emissão dos recibos;
  • Em um terceiro momento, os grupos apresentarão as propostas para o Trabalho de Campo e, em conjunto, definir a data, o horário, o vestuário apropriado,  a alimentação, o que levar como materiais de campo (agenda, lápis, câmeras de vídeo e fotográficas, celulares, tablets, etc.);
  • Com o auxílio do professor, elaborar o roteiro do Trabalho de Campo que deve conter data, horário e local de saída e chegada, paradas, intervalos, metodologia de levantamento de dados (questionários, entrevistas, levantamento de material visual como fotos, filmagens, desenhos).

 

4ª Atividade: Realizando o Trabalho de Campo: aprendendo empiricamente! (um período de 4 horas para a unidade pesquisada)

Trabalho de Campo

O trabalho de campo deverá desenvolver a capacidade de observação crítica do aluno, estimulando a percepção baseada na observação do objeto de estudo (no caso a UC escolhida).  O que  os alunos deverão considerar? Veja:

  • Qual o tipo de Unidade de Conservação visitada?
  • Durante as paradas, observar o ambiente e seus elementos naturais como relevo, vegetação, solo, fauna, umidade e temperatura atmosférica no local.
  • Em silêncio e de olhos fechados, observar as sensações que o local proporciona. Estimular os sentidos (tato, audição, visão, olfato)
  • Observar como se dá o uso da Unidade de Conservação pela comunidade (se houver) e avaliar se ele é compatível com o seu propósito;
  • Se for escolhida a estratégia das entrevistas e/ou questionários, aplicá-los.
  • A cada parada e durante o percurso, colher fotos e/ou filmagens.
  • Em todo momento, promover a interação do grupo com o meio, com a comunidade visitada e entre o próprio grupo.

Exemplo das Etapas de um Trabalho de Campo.

Local: Parque Victório Siquierolli -  Localizado na área urbana de Uberlândia - Zona Norte (entre os bairros Maravilha, jardim América, Residencial Gramado, Cruzeiro do Sul, Nossa Senhora das Graças e Distrito Industrial)

Saída: Geralmente marca-se o ponto de saída na Escola, sendo rigoroso com o horário combinado.

 

1ª Parada: Portaria do Parque:

  • O professor dialoga com a turma sobre o tipo de Unidade de Conservação (no caso um parque municipal)  e chama a atenção para o histórico da criação do parque, sua localização no município, como é a entrada do parque (portão, logomarca com o símbolo de um tamanduá - espécie da fauna do Cerrado - bioma onde se localiza o município, diferença entre vegetação nativa e jardinagem);
  • Os alunos podem tirar fotos, realizar filmagens, gravações e anotações.

 

2ª Parada: Na sede do Parque

O Parque Siquierolli possui um museu da biodiversidade do Cerrado, com animais empalhados, exposições, jogos, livros e diversos materiais informativos.

Os alunos circulam livremente, observando o acervo do museu.

Quando há monitores, pedimos seu acompanhamento e explicações.

 

3ª Parada: Na Mata Ciliar ou no Capão de Mata

O Parque Siquierolli possui duas trilhas. Seguimos pela trilha do óleo que leva até a mata ciliar. Neste momento, o professor pede para que os alunos exercitem seus sentidos:

  • Primeiro: o silêncio para ouvir os sons da mata; sentir o ambiente é muito importante para um pesquisador. Neste momento, devemos treinar nossas percepções sensoriais, interiorizando o ambiente. Isso geralmente traz um sentimento de paz e tranquilidade;
  • Segundo: fechar os olhos e sentir as sensações de temperatura, umidade do ar, sons e cheiros;
  • Terceiro: reconhecimento de espécies e sua relação com o ambiente (como a proximidade da água, por exemplo); observar o solo (como ele é?), a direção para onde corre o córrego, etc.
  • Quarto: fotos e filmagens do local (registros daquilo que mais chamou a atenção. O professor deve orientar os alunos a terem um "olhar" sobre a natureza, buscando registrar imagens que eles julgaram relevantes e não apenas fazer um amontoado de imagens). Deve-se seguir um singelo roteiro que recorte, selecione e estruture eventos dentro de uma ordem que necessariamente encontrará seu começo e seu fim. Escolher locações, selecionar cenas, escrever textos sintonizados com as imagens.
  • Utilizar recursos digitais do UCA, celulares, Tablets, máquinas fotográficas e de filmagens.

 

4º Parada: Depois de concluída a trilha, entrevistar alguns usuários:

Os grupos já formados desde o planejamento irão se dividir para entrevistar alguns usuários do parque. O que perguntar? Sugerimos:

  1. Você sabe o que é uma unidade de conservação?
  2. Quem pode criar uma unidade de conservação?
  3. Qual a finalidade desde parque?
  4. Quantas vezes você frequenta este parque?
  5. Qual o uso que faz deste parque?
  6. Este parque traz qualidade para sua vida? E para a cidade como um todo?
  7. Qual a sua idade?
  8. Profissão?
  9. Em qual bairro você mora?
  10. Considera o parque é bem cuidado? Como avalia sua manutenção?
  11. Tem sugestões para que o parque melhore?
  12. Lanche.
  13. Reunindo a turma para ir embora, o professor alerta mais uma vez que será cobrado o relatório do trabalho de campo, que será feito a partir das instruções que serão dadas em sala de aula.
  14. O material visual (fotos, filmagens) também deverá ser apresentado.
  15. Retorno para a Escola.

 

 

5ª Atividade: Elaborando o Relatório de Campo (02 aulas de 50 minutos)

O professor deve nesta atividade orientar os alunos como se faz um relatório de campo. Essa tarefa pode ser dividida com o professor de Filosofia, que geralmente trabalham com metodologia científica. Os alunos devem observar que:

Um relatório de trabalho de campo deverá conter sobre o(s) local (ais) visitado(s):

  • Capa
  • Página de Rosto (informações sobre o grupo, do trabalho de campo e da instituição de ensino)
  • Introdução (um breve relato da proposta de trabalho de campo)
  • Metodologia (qual a metodologia utilizada - no caso, a visita de campo, o uso de entrevistas, os registros visuais)
  • Dados bibliográficos (obtidos nas primeiras atividades)
  • Dados empíricos (obtidos durante o trabalho de campo)
  • Manipulação dos dados (elaboração de quadros, tabelas, mapas)
  • Resultados da pesquisa
  • Considerações finais
  • Referências

Material Cartográfico: a turma deverá localizar as Unidades de Conservação existentes na planta da cidade e/ou no mapa do município. O trabalho será feito por dois grupos:

  • Um grupo se encarrega de obter a planta da cidade ou o mapa do município
  • O segundo grupo realiza a localização das unidades de conservação

 

 

6ª Atividade - Socializando os resultados (04 aulas de 50 minutos e atividades de tarefa)

Atividade 6.1

Os alunos poderão realizar um pequeno documentário da visita, tendo como modelo os vídeos apresentados nas atividades anteriores. O documentário deve ser rico em imagens do parque, depoimentos e entrevistas. A linguagem deve ser clara e ágil.

Recursos Complementares

Sugestões para os professores:

  • Consulta sobre as Unidades de Conservação:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=119&idConteudo=9677&idMenu=11809

  • Geoprocessamento:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=41&idConteudo=2004

  • Áudio:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25246

Referências bibliográficas:

  • LACOSTE, Y. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Seleção de Textos-AGB, n.11, p.1-23, 1985.
  • MORIN, E, A Religação dos Saberes, O desafio do Século XXI- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • PONTUSCHKA, N.N. et al. O Estudo do Meio como trabalho das práticas de ensino. Boletim Paulista de Geografia – AGB/SP, n.70, p. 45-52, 1992

Sugestões para alunos:

  • Consulta sobre as Unidades de Conservação:

http://www.brasilescola.com/brasil/unidades-conservacao-brasileiras.htm

  • Geoprocessamento:

http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html

Avaliação

A avaliação deste projeto de pesquisa com Trabalho de Campo será processual. Sugerimos que o professor avalie nos seguintes momentos:

  • Apresentação dos vídeos e exposição sobre os tipos de Unidades de Conservação;
  • Durante a pesquisa de levantamento de dados sobre Unidades de Conservação existentes no Município;
  • Durante o planejamento do trabalho de campo;
  • Durante o Trabalho de Campo;
  • Relatório;
  • Elaboração de um documentário e sua publicação em um blog do grupo;
  • O professor deve propor uma assembleia com os alunos para discutirem a validade da atividade de campo, avaliando os resultados, comportamentos e relações desenvolvidos durante a visita à Unidade de Conservação.
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