Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pesquisando a matemática da Célula: divisão celular

 

10/07/2012

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o processo da divisão celular.
  • Compreender a constituição do Ser vivo.
  • Diferenciar Mitose de Meiose.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É necessário que os alunos já tenham iniciado os estudos da biologia celular (histologia e citologia) no que diz respeito à sua estrutura celular, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Como ocorre o processo de regeneração da lesão?

Professor, inicie a aula abordando o quão é importante para todos os seres vivos, o processo de divisão celular. Aproveite este momento inicial para favorecer um diálogo com o aluno, permita que ele seja o locutor neste momento, pois assim, teremos a oportunidade de estabelecer uma relação que possa levantar alguns conhecimentos prévios do que os alunos já conhecem do assunto proposto para esta aula.

Professor, comece o diálogo com algumas questões a seguir:

  • O que permite que as crianças recém-nascidas cresçam?
  • Como ocorre o processo de cicatrização de uma lesão na pele?
  • Por que em algumas situações é necessário dar pontos em um corte?
  • Como o homem produz espermatozóide?
  • Por que o ser humano pode doar sangue a cada dois meses?

É de suma importância que os alunos dialoguem, apresentem suas opiniões e formulem hipóteses. Neste caso, é necessário o professor realizar os registros das hipóteses dos alunos, pois esse documento deverá posteriormente ser confrontado com as informações obtidas ao longo da aula.

Registros dos alunos referentes as questões iniciais a respeito da divisão celular
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Para melhor o entendimento do conteúdo proposto, faça a projeção das imagens abaixo por meio de um data show. Peça aos alunos que observem cada imagem atentamente e responda a seguinte questão:

 

O que essas imagens têm a ver com o processo de divisão celular?

Imagem disponível em http://blog.einstein.br/Publishingimages/cicatriz-350-300.jpg - Acesso em 14/04/2012.

 

Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/_-IUr8M7oFb4/TJpafeUk8kI/AAAAAAAACtE/OtmMleVBXI0/s1600/cortes_e_dedo_quebrado.jpg - Acesso em 14/04/2012.

 

Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/-8Vo07rj0Rxc/TZH-MDjL06I/AAAAAAAAAJ0/R3QcZiLcQDg/s1600/Untitled+18.jpg - Acesso em 14/04/2012.

 

Professor, note que até agora não foram mencionadas os termos mitose e meiose, por entendermos  que, até este momento, não é necessário que os alunos relacionem essas palavras aos conceitos  científicos.  Neste momento inicial é importante capturar, por meio das discussões, as concepções que os alunos têm sobre tal assunto.

 

 

2ª Atividade

Qual a diferença entre a Mitose e a Meiose?

Este segundo momento dedica-se a conhecer o processo que ocorre na mitose e na meiose; nesta etapa os alunos terão contato com os termos mitose e meiose.  O professor solicitará aos alunos que acessem a apresentação do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerias. - Divisão Celular: Mitose e Meiose disponível em http://www.icb.ufmg.br/biq/prodabi6/homepages/patricia/biopaty/paginas/mitose_meiose.ppt#282,38,Slide 38 (Acesso em 10/04/2012). Por meio desta apresentação o professor poderá iniciar a explicação e conceituação dos termos "Mitose e Meiose". Neste momento, é necessário que o professor respeite o tempo do aluno, pois são conceitos que podem a princípio causar confusão, já que para explicar esse assunto, o professor deverá utilizar termos que os alunos ainda não dominam.

 

Professor, no momento da explicação a respeito da mitose e da meiose, peça aos alunos que vão anotando no caderno as palavras que eles tenham dúvidas, referente ao conteúdo que está sendo trabalhado. Ao final da abordagem, discuta com os alunos os termos anotados e proponha aos mesmos que construam um glossário. Para a elaboração do glossário, os alunos devem pesquisar as palavras que eles gostariam de saber mais sobre o seu significado. A pesquisa poderá ser em livros ou na internet utilizando um site de busca que permite pesquisar os termos selecionados para compor o glossário. É necessário que os alunos utilizem a internet, sendo assim, cabe ao professor à organização de um local em sua escola no qual os alunos possam acessar. O acesso poderá ser em um laboratório de informática, ou até mesmo, se possível, por meio dos recursos de notebooksnetbooks ou tabletes

A construção do glossário poderá acorrer coletivamente, para realizar esta atividade a turma poderá ser organizada em grupos com cinco componentes (os grupos poderão ser os mesmos da atividade anterior). Esta atividade além de trabalhar a cooperação e divisão de tarefas, também trará ao grupo um maior entendimento sobre o assunto, já que eles deverão pesquisar e discutir sobre os termos selecionados.

Após a produção do glossário, cada grupo deverá socializar em aula o resultado do seu trabalho. O professor poderá propor aos alunos que informem como foi o desenvolvimento deles com a pesquisa, se tiveram dificuldades, como contornaram a(s) dificuldade(s) e outros questionamentos que o professor achar necessário.

Antes de finalizar este segundo momento da pesquisa, o professor poderá utilizar os recursos do portal abaixo para fortalecer ainda mais a proposta desta aula.  É importante que o professor acesse o guia do professor para o uso dos recursos indicados. Os links são: 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14864/Arquivos/Guia_2_2.pdf 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14865/Arquivos/Guia_2_2.pdf

 

 

 

           

 

 

 

 

Os alunos deverão acessar os recursos do portal professor em grupo, após a observação das animações referente a Mitose e a Meiose, os mesmos terão que descrever o processo que ocorre em cada uma fase da Divisão Celular. Assim, cada grupo deverá apresentar para o professor o que entendeu, este deverá proceder uma correção nos registros. Caso não precise de correção ou já realizada os ajustes os alunos poderão apresentar o que aprendeu. Para a apresentação, poderão ser utilizados os recursos de elaboração de slides contidos no computador ou se preferir, poderão também utilizar cartolinas para apresentar em forma de cartazes.

 

 

 

3ª Atividade

Voltando ao início...

Para este terceiro momento, o professor necessitará de um ambiente para a projeção da mídia disponível no endereço eletrônico abaixo. Tal ambiente poderá ser a própria sala de aula, se a escola não dispuser de uma sala de multimídia. Professor, esta mídia deve ser utilizada para reforçar os conceitos que já foram trabalhados anteriormente, assim, os alunos estarão mais preparados para a realização da próxima atividade. Após o término, o professor deve ainda debater sobre o assunto para sanar todas as dúvidas existentes.

Divisão Celular - Biologia - Vestibulando Digital

Divisão Celular - Biologia - Vestibulando Digital

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Kibpp3OL-10&feature=related - Acesso em 10/04/12.

Logo em seguida, o professor deverá propor aos alunos uma atividade em conjunto, porém é preciso que as carteiras da sala estejam em círculo. O professor disponibilizará algumas figuras e um grupo de alunos deverão associá-las e explicar para os colegas o que está acontecendo em cada figura disponibilizada, tomando como base da explicação a divisão celular. A montagem da sequência de imagens poderá estar disposta no próprio chão da sala dentro do círculo formado de carteiras, assim todos os alunos presentes poderão observar, analisar e colaborar com os colegas que estiverem montando a sequência que ocorre no processo de divisão celular.

Outra opção para essa atividade é que o professor projete as imagens por meio de data show e dê um tempo para os alunos efetuarem registros, discussão e depois uma socialização; ou ainda, o professor disponibilize as imagens em rede para que cada grupo de alunos acesse pelo computador, discutam, façam registros e socializem.

Obs.: O professor deverá selecionar figuras relacionadas ao conteúdo desta aula e imprimir cada uma delas em folha A4; essas imagens deverão estar acessíveis aos alunos para utilizarem nesta atividade.

Exemplos de imagens:

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5 Imagem 6

Imagem 7 Imagem 8 Imagem 9
Imagem 10 Imagem 11  
 

Imagem 1 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_t5KbzQmxN7I/SoxFuoxcm6I/AAAAAAAABtU/3lpzDubkEqI/s320/Como+%C3%A9+fecundado+o+%C3%B3vulo+humano.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 2 disponível em http://diariodetreinante.com.br/site/wp-content/uploads/2009/09/sperm.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 3 disponível em http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/06/celula-se-dividindo.png - Acesso em 10/04/12.

Imagem 4 disponível em http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-banheiro-masculino.gif - Acesso em 10/04/12.

Imagem 5 disponível em http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-banheiro-feminino.gif - Acesso em 10/04/12.

Imagem 6 disponível em http://www.alexandroff.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/08/espermatozoide-ciencia-3d.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 7 disponível em http://farm1.static.flickr.com/198/457296245_fe518cca8d.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 8 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_CKOPGdEOpVo/TQePukvc6nI/AAAAAAAAAnk/Tehpo18iKEw/s1600/zigoto1.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 9 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_rXqYk-XJ0xk/S-i2wHkfxHI/AAAAAAAAAAM/YM99ndqq4xM/s1600/tronco.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 10 disponível em http://robertodearaujocorreia.files.wordpress.com/2010/05/trabalho-e-amor-sao-a-base-da-realizacao-do-ser-humano.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 11 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-feKNkDmEutE/TeUX-rBdD0I/AAAAAAAAACE/FEi-8-N5thc/s1600/05.30-B.jpg - Acesso em 10/04/12.

 

Observando os dados...

O professor deve estar atento tanto à participação quanto à estruturação dos alunos ao realizar tais atividades. Após o momento de montagem e explicação o professor deverá fazer as interferências necessárias. Posteriormente, para terminar esta aula, faz-se necessário voltar às questões que foram apontadas no início; assim, depois de ter trabalhado o conteúdo com os alunos, os mesmos poderão manifestar concepções diferentes daquelas anteriores ou comprovar que a linha de raciocínio que tiveram desde o início, quando questionados, estava correta. Neste caso, é importante que cada aluno faça uma tabela expondo suas impressões no começo da abordagem do assunto proposto para este conjunto de aulas e depois comparar com as suas impressões no final. É importante também que os alunos relatem individualmente suas conclusões sobre a importância de estudar a divisão celular, pois muitos deles não conseguem entender a importância de tal estudo, talvez pelo descaso ou até mesmo por não ter tido a oportunidade de participar de uma aula que demonstre de uma forma clara e sensata o quão é importante tal aprendizado. Nesta proposta de aula, há possibilidade de construção do conhecimento pelo aluno, com a participação do professor, de modo que ele consiga estabelecer relações deste conteúdo com a própria vida.

 

4ª Atividade

Refletindo sobre o que foi abordado...

Para finalizar o professor deverá propor uma atividade diferente daquelas que a turma tem realizado até agora, sendo assim, uma ótima pedida é trabalhar com a poesia. A poesia poderá estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito do conteúdo estudado. O professor pode utilizar o vídeo abaixo para incentivar os alunos a escreverem um poema, uma poesia ou até mesmo um conto.

Professor, disponibilize o vídeo para que todos os alunos assistam ao vídeo ao mesmo tempo. Neste caso, o mais indicado é a projeção da mídia por meio de um data show em sala de aula ou na sala de multimídia se a escola possuir. Atenção, é importante que os alunos assistam coletivamente o vídeo, pois a emoção coletiva é bem melhor que a emoção individual guardada para cada um. O vídeo "De todo e todo" disponível abaixo, expõe em forma de poesia a importância das células que compõem o corpo do ser humano e possibilita ao professor trabalhar este recurso em prol de uma reflexão a respeito da constituição dos seres vivos e da importância do seu estudo.

Após assistir e ouvir a poesia  que foi gravada no vídeo, faça algumas perguntas aos alunos, como por exemplo:

  • Qual o assunto tratado na poesia?
  • O que a autora estava pensando quando escreveu esta poesia?
  • A poesia causou emoção?
  • Você conseguiu relacionar o texto da poesia com o assunto trabalhado nesta aula?
  • Este recurso facilitou o entendimento do assunto?


As perguntas e respostas poderão despertar na turma reflexões e divergências quanto às interpretações. Com todas essas nuances, este momento estimulará o desenvolvimento da aprendizagem por meio da leitura, interpretação, criação e reflexão.

Professor, este vídeo pode ser utilizado como exemplo para os alunos refletirem e despertar a vontade de escrever uma poesia utilizando os termos estudados neste conjunto de aula. Após a visualização do vídeo, proponha aos aluno a escrever uma poesia. As produções poderão ser apresentadas em sala de aula. Será uma oportunidade para a descoberta de talentos que estavam escondidos ou adormecidos.

Vídeo "De todo e todo" gravado pela terapeuta Maria Lucia Solla para o Blog do Milton Jung disponível em http://www.youtube.com/watch?v=5cjV0krWK-A  - Acesso em 10/04/12.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Divisão celular: Mitose Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Recurso do Portal relacionado a aula que podem ser utilizados por professores

                                                   

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1.  Verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.

2. Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

3.Constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

4. Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

5. Observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

6. Avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

7. Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fabiana Braz, particular , Minas Gerais - dijo:
    fabyolog@gmail.com

    26/07/2012

    Quatro estrelas

    Gostaria de sugerir uma correção nesta parte do 1º vídeo que fala de mitose: A mitose é importante para nós seres humanos... Isso é possível porque "nela, uma célula diplóide 2n duplica-se, e a partir de duas divisões origina células haplóides n". Na mitose uma célula diplóide 2n origina duas células diplóides 2n e o vídeo fala que origina células haplóides n (meiose).


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.