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Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que construímos – Metodologia Científica- UCA

 

19/05/2012

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as utilidades dos vegetais e sua importância para os seres humanos;
  • Observar e comparar diferentes vegetais;
  • Valorizar os vegetais como fonte de alimento e de matéria-prima;
  • Descobrir e valorizar vegetais da região onde mora;
  • Preservar o meio ambiente;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações as quais terá necessidade de interpretá-las. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do laptop Classmate do Projeto UCA.  

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de Investigação Científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Não importa quem propõe o tema a ser pesquisado, se o/s aluno/s ou o professor, o que se deve considerar é que a questão central precisará viabilizar um processo que transforme esse tema em problema/s coletivo/s. Quando trabalhamos com Projetos há uma possibilidade de estabelecermos relações com outras áreas do conhecimento. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640 e   http://educador.brasilescola.com/orientacoes/ . Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Não há uma fórmula ou um modelo pronto de como desenvolver Pesquisa Científica em sala de aula, mas sim, uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar. Por fim, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental o professor deve orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. O aluno precisa perceber a importância deste tipo de trabalho e a sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer Projeto, após a escolha do tema, três momentos são indispensáveis:

Problematização: é o ponto de partida, o momento detonador do Projeto. Nesta etapa os alunos expressam suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o/s problema/s em questão e expõem suas hipóteses. (Professor, sua intervenção precisa partir dessas hipóteses para organizar a Pesquisa.).

Desenvolvimento: é o momento em que se criam as estratégias para buscar soluções às questões e hipóteses levantadas na problematização. Nesse processo, os alunos enfrentam novas situações que os fazem refletir, comparar pontos de vistas, rever hipóteses, acrescentar novos questionamentos.

Síntese: feita individualmente ou em pequenos grupos, é o momento em que os alunos confirmam ou refutam suas hipóteses iniciais. Os novos conhecimentos passam a fazer parte dos esquemas de seus conhecimentos prévios dando origem a outras situações de aprendizagem.

Professor, os momentos citados acima, não são etapas lineares e estanques. Eles fazem parte de um processo, o qual leva em consideração sua experiência e a de seus alunos. As etapas descritas têm as seguintes ações:

  • Definir um tema. (Deve ser do interesse dos pesquisadores e pode surgir até mesmo da observação do cotidiano);
  • Justificar a escolha do tema(Motivos pelos quais se pretende realizar a Pesquisa);
  • Definir os objetivos;
  • Formular a problematização;
  • Fazer levantamento das hipóteses. (Ter clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio de análise da evidência dos dados coletados.);
  • Definir fontes de Pesquisas. (Recursos que irão utilizar para pesquisar informações sobre o tema.);
  • Elaborar um cronograma para realização das atividades e conclusão da Pesquisa;
  • Prever atividades a serem realizadas em grupo e individualmente;
  • Selecionar componentes curriculares que poderão ser contemplados com a Pesquisa;
  • Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados;
  • Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da Pesquisa;
  •  Fazer considerações finais;
  • Registrar as referências bibliográficas. (Desde os anos iniciais do ensino fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de fazer citação e referência, segundo a ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da Pesquisa, enquanto que  a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto.);
  • Divulgar os resultados/culminância do Projeto. (Divulgar os resultados para sociedade.).

 

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno específico para anotar todas as informações obtidas. Ou poderá pedir que eles providenciem uma pasta catálogo, onde será guardada cada folha do Projeto. Tanto o caderno quanto a pasta serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do trabalho.

Em ambos os casos, solicite que os alunos construam uma capa que contenha seus dados pessoais e os da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre a flora brasileira, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Para finalizar este momento permita que os alunos apresentem suas produções aos demais colegas.

Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do Projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.

Professor, a quantidade de aulas destinadas a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Destacamos ainda que nossa aula: Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo é um Subprojeto do Projeto Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade.

Importante: só inicie a Pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma Pesquisa Científica e sobre as partes que a compõem.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃODescobrindo os conhecimentos prévios dos alunos

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas (Acesso 12/04/2012)

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Iniciação Científica. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificar nossas ações. Se possível, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos.

FLORAEMEXTINÇÃO Sensibilizando os alunos

Professor, apresente algumas imagens de vegetais aos alunos. Você poderá utilizar Data Show ou fazer cartazes. Em cada apresentação questione o que os alunos estão vendo, se necessário, ajude-os a descobrirem o que representa.

UTILIDADESDOSVEGETAIS

UTILIDADEDOSVEGETAIS  Hortência      UTILIDADEDOSVEGETAIS  Abacateiro   UTILIDADEDOSVEGETAIS  Alface   

UTILIDADEDOSVEGETAIS  Eucalipto    UTILIDADEDOSVEGETAIS  Coqueiro  UTILIDADEDOSVEGETAIS  Jabuticabeira

Fonte: Acervo da autora

Ao finalizar a apresentação das imagens, seja mediador do seguinte debate:

  • Ao observar as imagens, o que mais chamou a sua atenção?
  • Existe alguma ligação entre as imagens?
  • Quem sabe o que é vegetal?
  • Vocês já comeram alguns dos vegetais apresentados?
  • Qual/is vegetal/is apresentado/s que pode/m ser empregado/s na fabricação de móveis e papéis?
  • Qual deles poderá ser utilizado como decoração? E na alimentação?

Professor, observe a argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias e as discutem com os colegas. Esclareça possíveis dúvidas sobre a utilidade dos vegetais.

Logo após, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) sobre a utilidade dos vegetais e o mundo que construímos. Esta definição poderá ser feita durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão. Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de Títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

Após a aceitação das propostas, faça levantamento de Conhecimentos Prévios dos alunos, pedindo que registrem o que já sabem sobre o tema. Isto deverá ser feito no caderno de Projeto, caso você tenha aluno/s em sua sala que ainda não domine/m a escrita alfabética. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não realizam a escrita convencional, tanto você como os alunos que já escrevem com autonomia poderão atuar como escribas, fazendo o registro das ideias.  Ao final da escrita, recolha os cadernos e faça, em momento apropriado, podendo ser após o término da aula, uma análise do que os alunos já sabem para que possam definir a problemática da Pesquisa. Digite estas informações, exclua os dados que poderão estar repetidos. Faça uma cópia e leve para sala de aula para socializá-la.(Caso não seja possível digitalizá-las faça um painel contendo todas estas informações.).

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definidos a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a Justificativa para o estudo. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade e registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos, que copiem o texto no caderno de Projeto e façam uma ilustração.

Observação: Como já deve ter observado, toda cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os Objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa. Então, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre os vegetais, suas utilidades e o mundo que construímos. É importante explicar para a turma o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma. Registre na lousa, os objetivos apresentados pelos alunos, no final faça uma leitura de todos eles e solicite que os copiem no caderno do Projeto. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Reconhecer a importância dos vegetais para o Planeta Terra;
  • Observar e comparar diferentes vegetais;
  • Descobrir e valorizar os vegetais da região onde mora;
  • Interessar-se pela vegetação e sua preservação;
  • Reconhecer a utilidade dos vegetais.

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a Problemática.

Inclua na rotina de sala de aula itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Faça suas opções, conforme o nível e entendimento dos alunos quanto à temática proposta. É importante que você elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo:

Obras literárias: 

ROCHA, Ruth. A árvore do Beto. São Paulo: Salamandra. 1976.

http://www.youtube.com/watch?v=58kH95lhA-o .A Girafinha que queria subir nas árvores - Estorinha Infantil. (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=7TRne2JSQ0A .“A árvore da sabedoria”. (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=pe02akmHQqY&feature=related.“Tico e Teco - Tudo por Uma Árvore”. (Acesso 07/04/2012)

Músicas:

http://letras.terra.com.br/rubinho-do-vale/1123127/. “A árvore da montanha”. (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM&feature=related. “Canção Infantil Alecrim”. (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=SCsRXMKi3ws&feature=related. “Alecrim Alecrim Dourado- INFANTIL”. (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w&feature=related. “Cuide bem da árvore”. (Acesso 07/04/2012)

Imagens:

http://www.infoescola.com/biologia/plantas-ornamentais/ .(Acesso 07/04/2012)

http://www.asplantas.com.br/ornamentais/index.html. (Acesso 07/04/2012)

http://noticias.r7.com/saude/noticias/abc-das-ervas-e-plantas-medicinais-20091113.html. (Acesso 07/04/2012)

Vídeos 

http://www.youtube.com/watch?v=P-KuqsURNwQ. A árvore generosa. (Clássico Norte-Americano da Literatura Infantil é uma história de amor entre um menino e uma árvore.). (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=djFEYKrlLto&feature=related. O nabo gigante. (História infantil narrada por crianças.). (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=ToZQvFSWAQo&feature=related. Aula de Ciências-Desenvolvimento do Pé de feijão. (Retrata a germinação de um Pé de feijão.). (Acesso 07/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=EenB94Tu6qYO. O universo das plantas. (Documentário que nos leva a uma jornada pelo fascinante universo das plantas. Ao sentir, ouvir, cheirar e degustar, estas plantas continuam sua caminhada pela vegetação rasteira em busca da sobrevivência. Cientistas e especialistas revelam as habilidades e truques que as plantas utilizam para sobreviver.). (Acesso 07/04/2012)

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as Questões elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas questões, é importante que elabore pelo menos uma. Peça que as leia em voz alta e as registre na lousa. Em seguida os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para realizar essa atividade.

Importante: Antes dos alunos copiarem você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Procure fazer este trabalho com a participação deles. Por exemplo: É possível extrair açúcar da beterraba? Apenas a cana-de-açúcar é utilizada para fabricar o açúcar?  Você poderá transformá-la em uma única pergunta: Quais vegetais são utilizados para fabricar açúcar?

É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa. Veja exemplos de questões sobre vegetais: as plantas e o mundo que construímos:

  • De qual/is vegetal/is podemos fabricar óleos para serem usados no preparo de alimentos?
  • Fazemos tecidos apenas com o algodão?
  • Qual é a maior floresta brasileira?
  • Por que a Mata Atlântica diminuiu?
  • No Brasil, quais são as espécies de vegetais que estão em extinção?

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi definido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora é necessário que elaborem as Hipóteses para cada uma das questões definidas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

Veja algumas hipóteses para algumas questões apresentadas anteriormente:

Questão:De qual/is vegetal/is podemos fabricar óleos para serem usados no preparo de alimentos?

Hipótese: Podemos usar a soja e o milho.

Questão:Fazemos tecidos apenas com o algodão?

Hipótese: Sim, acho que é só com o algodão.

Questão:Por que a Mata Atlântica diminuiu?

Hipótese: Porque o homem construiu cidades e abriu muitas estradas.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as Fontes de Pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações; atividades práticas.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação. 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, estimule os alunos a realizarem uma Pesquisa sobre os vegetais e suas utilidades.

Providencie a cópia do texto “Brasil: Floresta Amazônica” disponível no sítio http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/floresta.htm. (Acesso 06/04/2012)

Caso os alunos possuam laptops do Projeto UCA, solicite que leiam o texto postado neste sítio, por meio do caminho Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet. O tablet, caso os alunos possuam, também poderá ser utilizado para a leitura do texto.

Se você não possuir este recurso, prepare transparências para serem projetadas com retroprojetor, a fim de que os alunos façam a leitura ou apresente o texto por meio de um Data Show.

Exploração do texto

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Faça interrupções ao final de cada parágrafo ou de cada informação dos vegetais, sublinhe informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos os dados registrados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções instigue-os a pensarem sobre as florestas. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Finalizada a exploração oral, se os alunos tiverem a cópia, peça que colem no caderno de Projeto. Proponha as atividades:

  1. Qual o assunto a que se refere o texto?
  2. Em sua opinião, o que significa tapete verde?
  3. Qual é a maior e a mais rica floresta tropical do planeta?
  4. Por que a floresta é importante para a saúde da Terra?
  5. O que você pode fazer para preserva a Floresta Amazônica?
  6. Ao ler este texto você descobriu algo que não sabia? Justifique sua resposta.

Quando os alunos terminarem deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.

Professor, você também poderá utilizar o texto “A floresta e os seus inimigos” disponível em http://kids.sapo.mz/descobrir/ambiente/artigo/a_floresta. (Acesso 06/04/2012).  Por meio dele será possível trabalhar o conceito de floresta e descobrir alguns dos inimigos dela: os fogos florestais; o corte excessivo de árvores; as doenças nas árvores; a introdução de espécies invasoras. Faça uma leitura prévia do texto para que possa conhecê-lo e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

UTILIDADEDOSVEGETAIS Utilizando a Informática

Professor, proponha aos alunos a leitura de alguns textos ou assistir vídeos que têm como objetivo ampliar suas informações sobre a utilidade dos vegetais, o mundo que construímos e também como ter uma horta dentro de casa. Você poderá utilizar os computadores do Laboratório de Informática da escola, o tablet e ou o laptop do Projeto UCA conectados à internet, para sugerir que os alunos acessem os sítios a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=HjOULAu3KOs. Tv Cultura - De onde vem o açúcar. – KIKA (Acesso 06/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM&feature=related. Tv Cultura - De onde vem o papel? – KIKA (Acesso 06/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU&feature=related. Tv Cultura - De onde vem o pão? - KIKA (Acesso 06/04/2012)

http://kidradical.no.sapo.pt/feedback12.htm. As várias utilizações das plantas. (Acesso 06/04/2012)

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/horta-casa-apartamento-dicas-569105.shtml - Como ter uma horta dentro de casa. (Acesso 06/04/2012)

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/horta-casa-584669.shtml. Horta em casa. (Acesso 06/04/2012)

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam e se foi possível aprenderem alguma coisa nova. É importante que eles justifiquem suas respostas, pois por meio desta atividade estarão compreendendo e contextualizando, a importância dos vegetais em nosso planeta Terra.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, como um recurso para integrar os alunos entre si e ao tema abordado, converse com eles, indagando:

  • Vocês têm plantas em casa? E o nome dela/s, vocês sabem?
  • Para que são utilizadas estas plantas?
  • Alguém utiliza estas plantas: na alimentação, em chás e na decoração da casa?
  • Perto da casa de vocês, tem plantas?
  • Tentem se lembrar em que outros lugares existem plantas.

Ouça os alunos, faça novos questionamentos, conforme as respostas e em seguida registre no caderno e proponha a Tarefa de Casa a seguir.

Alvo de Letras   Tarefa de casa

Vamos estudar um pouco mais sobre as plantas?

Para isso, você irá escolher uma planta para pesquisar, procure descobrir como ela é: onde vive, tamanho,cor das flores (se tiver), utilidade, etc. Escreva os dados coletados em uma folha de papel em branco. Traga figuras desta planta ou desenhe-a. Você poderá pedir ajuda à seus familiares, durante a realização da Pesquisa. A atividade deverá ser entregue no dia........ (Professor, dê um prazo suficiente para que os alunos possam realizar a atividade. Inclua um final de semana, desta forma os pais poderão acompanhar mais de perto o trabalho a ser realizado.).

Professor, apresente uma ficha, modelo, com ilustração e detalhes sobre alguma planta. Veja nossa sugestão:

UTILIDADEDOSVEGETAISImagem: Acervo da autora

Pimenta do reino

Nome Botânico: Piper nigrum L.

Nomes Populares: Pimenta do reino, pimenta preta.

Família: Angiospermae – Familia Piperaceae

Origem: Sul da Índia

Planta arbustiva trepadeira, com forma colunar, folhas ovais acuminadas verdes.

As flores são brancas inseridas em espigas longas que ficam em pêndulas.

Os frutos são redondos verdes quando imaturos e vermelhos ao amadurecerem.

É cultivada em regiões equatoriais do mundo. No Brasil foi introduzida no século XVII, no estado da Bahia, sendo em seguida levada para Paraíba, Maranhão e Pará. É usada em temperos de carnes, peixes e molhos e também em óleos aromatizados. As conhecidas pimentas branca, vermelha e preta são todas oriundas da mesma planta, em estágios diferentes de maturação. Quando a produção é feita para pimenta branca, o fruto é retirado ainda verde, limpos para liberar as sementes que são secas e podem ser usadas moídas ou em salmoura e vinagretes.A pimenta vermelha é colhida madura e seca ao sol conservando-se inteira, tendo um sabor mais doce por conta da polpa madura.A pimenta preta é a própria pimenta vermelha, porém cozida e seca.

http://www.fazfacil.com.br/jardim/erva_tempero_pimentas_reino.html

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pimenta/CultivoPimentadoReinoRO/index.htm. (Acesso 05/04/2012)

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Converse a respeito dos diversos vegetais e as possíveis descobertas feitas pela turma. Escreva na lousa o nome dos vegetais que eles pesquisaram e peça que identifiquem aqueles que conhecem.

Aproveite para trabalhar História. Informe aos alunos o valor das especiarias (substâncias extraídas dos vegetais, utilizadas na preparação de remédios, perfumes e na cozinha) como moeda comercial, a partir do século XV. Você poderá utilizar os sítios   http://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes/  http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/ervas/.  ( Acesso 06/04/2012)

Formule questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado vegetal. Procure ressaltar: plantas da nossa alimentação; plantas utilizadas na decoração, na fabricação de móveis e no artesanato; plantas como recursos medicinais, dentre outras.

No final, solicite que registrem, no caderno de Projetos, os nomes dos vegetais pesquisados pela turma, peça ainda que colem a ficha e a imagem do vegetal que cada aluno pesquisou.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto).

Se possível convide Um geógrafo ou um biólogo para dialogar com os alunos sobre a importância da preservação dos vegetais. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. É relevante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudar a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações). Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Professor, você poderá utilizar outros recursos tecnológicos para registrar essa atividade.

Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos os alunos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃOATIVIDADE LÚDICA

Professor, por acreditarmos na importância das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem, sugerimos o jogo “O alfabeto dos vegetais”. O jogo consiste em fazer o alfabeto Português com palavras relacionadas com vegetais. Veja como realizá-lo:

  • Organize os alunos em uma roda;
  •  Escolha, por sorteio, um aluno para começar o jogo;
  • O aluno sorteado deverá iniciar o jogo dizendo em voz alta “A” seguido de uma palavra relacionada a vegetais, que comece com a letra “A”, por exemplo: “A” – árvore.

O aluno que está sentado à direita continuará o alfabeto dizendo uma palavra com a letra “B”- beterraba, e assim sucessivamente até completar o alfabeto.

Observação: Professor, escreva em uma folha de papel branca, as palavras que os alunos falarem. Depois, registre o jogo realizado no caderno de Projeto. Escreva o nome do jogo, instruções de como jogar, palavras que foram faladas pelos alunos. Peça que eles registrem suas opiniões sobre a atividade realizada, não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta. Utilize as palavras para trabalhar: ditado, separação de sílabas, diminutivo, aumentativo, singular, formação de frases, dentre outras atividades.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre os vegetais e suas utilidades. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Provavelmente a escolha não será muito fácil, se fará necessário um tempo maior para que a turma faça suas escolhas. Contudo, é importante que os alunos possam refletir sobre o que fazer: tomar decisões, ouvir o outro, a fim de discutir o que deve vir em cada lugar pensando no leitor desse texto, em como isso pode ficar mais claro para quem vai ler. Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Importante: Leia várias vezes a produção, faça comentários, acrescente ou retire dados. (Professor, a revisão deverá ter sua contribuição de forma que não anule as ideias dos alunos, mas as enriqueça com suas indagações.).

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos a ilustrá-lo.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentação ao público.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos, organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentação ao público.). Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior à apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: as ideias iniciais que tinham sobre o assunto, confrontando-as com as conclusões obtidas ao término da atividade; o que aprenderam, o que foi fácil e difícil de realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazer as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a flora que está próxima de sua moradia e também brasileira. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma à ler seu texto.

Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido  construídas numa postura de investigação científica, não significam que ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise a realidade da sua sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas à construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e da formação da cidadania. As atividades precisam desenvolver nos alunos a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista.

 

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

HORTA dentro de casa. Veja: São Paulo, edição 2258, ano 45, n. 9, fev. 2012, p. 110-112.

Sugestões de links para os alunos

http://pt.wikibooks.org/wiki/Alfabeto_dos_vegetais/Imprimir. (Acesso 04/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=gIutdihVAF8. As Árvores. - Vídeo Educativo (Vídeo com a participação de uma criança e adultos plantando árvores.). Acesso 04/04/2012

http://www.youtube.com/watch?v=W3VvHldKVpQ&feature=related.  Recruta Zero - Uma Árvore É Uma Árvore. (Vídeo que retrata o plantio de uma árvore e sua proteção.). Acesso 04/04/2012

Sugestões de links para os professores

http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw- Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. (Acesso 18/02/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml-  14 perguntas e respostas sobre projetos.  (Acesso 18/02/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sementes-frutos-623185.shtml .Plano de aula sobre sementes e frutos. ( Acesso 18/02/2012)

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26842. Aprendendo sobre os vegetais. ( Acesso 04/04/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32134. Plantas medicinais e seus benefícios para a saúde – UCA. (Acesso 04/04/2012)

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade”, bem como o Subprojeto em questão: “Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que construímos”. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Observe ainda se os alunos reconhecem a importância de inserir vegetais em sua alimentação diária. Se você utilizou o tablet e ou o laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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