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As flores e seus perfumes – Metodologia Científica - UCA

 

09/05/2012

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar cores e formas das variadas espécies de flores;
  • Reconhecer a necessidade de cuidados e de preservação das flores para o meio ambiente;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização: do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA e do tablet.

Estratégias e recursos da aula

Um bom começo de conversa...

Professor, um Projeto de Iniciação Científica oferece oportunidades de metodologias, que superam uma prática pautada no acúmulo de conteúdos desvinculados da vida do educando, abrindo a possibilidade de um trabalho baseado no interessa e na necessidade do aluno, vinculando estes aos conteúdos curriculares e às questões como ética e cidadania que permeiam nossas ações concretas do dia a dia. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas;
  10. Divulgação dos resultados/culminância do Projeto.

A característica central de um Projeto de Iniciação Científica consiste em seu caráter dinâmico, flexível e interdisciplinar, pautado na comunicação entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participação dos alunos, professores e familiares é de fundamental importância para que o processo de Pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser finalizado no final de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma Pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade” o qual conta com um Subprojeto denominado “As flores e seus perfumes” que será aqui desenvolvido.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. A concretização da sua escolha dependerá do envolvimento e do interesse da turma como um todo.

Para esta atividade, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “As flores e seus perfumes” é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar o desejo de estudar tal temática.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “flores”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação, que você professor necessita desempenhar.

Iniciando nossas atividades de Pesquisa

Para iniciar, você poderá organizar a turma para um passeio em um local da escola que tenha um jardim, contendo algumas espécies de flores e despertar o interesse da turma por aprofundar os estudos sobre as flores. Este momento poderá ser fotografado e compor a fase inicial do Projeto. Insistimos na adoção de uma metodologia pautada na observação e na investigação, por ser um tema de fácil acesso para os alunos e estar presente em seu dia a dia.

Agora, converse com a turma sobre o que acha de iniciar um trabalho de Pesquisa para conhecer mais sobre os diferentes tipos de flores. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Envolvimento da família...

Professor, o envolvimento da família no Projeto, consiste em fator fundamental, uma vez que a temática é próxima das vivências diárias de muitas pessoas. Por isso, proponha como atividade de casa, um diálogo dos alunos com os seus familiares sobre o estudo das flores, conversando sobre os tipos de flores que já conhecem e o que sabem sobre as mesmas. Solicite que os alunos recortem de jornais, revistas, panfletos de propaganda ou desenhem imagens de diferentes tipos de flores.Veja o registro abaixo:

Que legal! Hoje observamos e conversamos sobre alguns tipos de flores que encontramos em nossa escola. Estamos decididos a iniciarmos um Projeto de Iniciação Científica, para investigarmos mais sobre as flores. Agora, que tal conversar com seus familiares e fazer uma lista das flores que já conhecem e descrever cada uma delas? Vamos lá!

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Agora, elabore um Título para o Projeto de forma coletiva com a turma. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

Você poderá juntamente com a turma, decidir a melhor forma de organizar os registros do Projeto, podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada atividade do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os seus dados pessoais e os dados da escola e insiram o título escolhido. Veja o exemplo a seguir:

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do Projeto: As flores e seus perfumes

 

 

Desenho do aluno sobre a temática

 

 

 

Aluno:

Turma:

Professor:

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma o seu desenho e explicá-lo. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo das flores. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, o trabalho com Iniciação Científica demanda reflexão por parte dos alunos sobre o objeto a ser estudado. Por isso, retome a atividade de casa sobre o tema “Flores” e aproveite para fazer um cartaz, utilizando uma cartolina, com os nomes das flores já conhecidas pelos familiares e pelos alunos. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para que toda a turma possa ter acesso. Utilize as flores que os alunos recortaram e/ou desenharam durante a atividade de casa.

Agora, construa com os alunos osObjetivos que permearão o Projeto, tendo em vista o que querem aprender ou mesmo vivenciar. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que cada aluno exponha para o grupo o que deseja aprender a partir da realização do Projeto. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Conhecer os diferentes tipos de flores;
  • Identificar os diferentes tipos de perfumes das flores;
  • Descobrir como plantar e cuidar de uma flor;
  • Saber a função do perfume e das cores das flores para o meio ambiente;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;
  • Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique aos alunos que o que move a Pesquisa são perguntas e dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre as flores. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade, que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

Exemplos:

  • O que são flores?
  • Por que as flores têm cheiro?
  • Por que as flores têm cores?
  • Para que as flores servem?
  • Quais nomes as flores têm?
  • Como plantar e cuidar de uma flor?

Solicite que os alunos registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensar sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos anotem no caderno do Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que são flores?

Hipótese: São plantas que têm perfume.

  • Por que as flores têm cheiro?

Hipótese: Para chamar a atenção dos animais.

  • Por que as flores têm cores?

Hipótese: Para enfeitar a natureza.

  • Para que as flores servem?

Hipótese: Servem para perfumar.

  • Quais nomes as flores têm?

Hipótese: Rosa, margarida e violeta.

  • Como plantar e cuidar de uma flor?

Hipótese: Plantar a semente na terra, aguar e deixar o Sol bater nela.

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscarem informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno do Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, um trabalho com uma proposta de Iniciação Científica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema “Flores”, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, a preservação ambiental e o conhecimento das características da diversidade de flores.

Ciências Naturais: Facilitar a compreensão de como as flores participam do meio ambiente e se relacionam com os seres humanos e a natureza em geral.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizem vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais e trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa, como um todo, e viabiliza o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno do Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

Professor, aqui também sugerimos que as etapas descritas acima, façam parte do Blog da turma, com o objetivo de garantir uma continuidade e uma visão do todo pelos visitantes e até mesmo para favorecer o acesso dos alunos às construções do Projeto.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: definição do tema, construção da justificativa e dos objetivos, bem como das fontes em que poderão buscar aprender mais sobre a temática e o cronograma. Assim, você poderá ter noção de como começar o processo de Pesquisa e dos recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos uma atividade de Pesquisa sobre o que são flores. Num primeiro momento, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate e acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ou o tablet e entrem nos sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

Flores 1

Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/flores.htm. (Acesso 13/04/2012)

 

Flores 2

Fonte: http://flores.culturamix.com/informacoes/a-funcao-das-flores. (Acesso 13/04/2012)

 

Exploração do texto online

É importante que os alunos descubram o significado da palavra flores, a partir da leitura dos textos. Para isso, proponha um diálogo com a turma sobre os seguintes pontos:

  • Toda flor tem perfume?
  • Existem flores de todas as cores?
  • É importante conhecer as flores para saber cuidar delas?

Agora, peça que os alunos procurem o significado da palavra “flor” no dicionário da Língua Portuguesa. Depois, de encontrarem e compreenderem o seu significado, solicite que façam o seguinte registro no caderno do Projeto:

Hoje procuramos o significado da palavra “flor” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que flor é:

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Fonte:_____________________________________________________________________________

Agora, proponha uma atividade em dupla, na qual os alunos deverão escolher três espécies de flores e realizar uma Pesquisa na biblioteca da escola, recorrendo a diferentes fontes de informações tais como: livros, revistas, jornais e outros. Também poderão acessar o sítio abaixo para realizarem uma busca de informações e também de imagens das espécies de flores, que estão pesquisando.

 

Flores 7

Fonte: http://www.manancialdasflores.com.br/biblioteca/flores.htm. (Acesso 13/04/2012)

Em seguida, proponha que os alunos organizem uma apresentação para ser feita à turma. Cada dupla poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos a seguir: Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação. Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar Este Modelo”. Cada dupla poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “FLORES”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

Tipos de flores

ORQUÍDEAS

MARGARIDAS

ROSAS

Agora você deverá orientar os alunos a inserirem as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)e digitem o sítio www.google.com.br a seguir digitem os nomes de cada flor e cliquem em imagem, depois em pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Flores”.

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Flores) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK, com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações clique na aba apresentação > iniciar.

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada dupla possa apresentá-lo para a turma. Para isso, providencie um aparelho Data Show, para projetar as imagens dos slides, a fim de que possam ser visualizadas por todos os alunos. Aproveite este momento para que os colegas façam perguntas sobre os tipos de flores pesquisados e suas curiosidades.

Escolha uma das opções disponíveis no sítio:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=207, para compartilhar as apresentações dos alunos via web. Esse recurso possibilita o acesso ao trabalho feito pelos alunos por outros pesquisadores e até mesmo por outros alunos da escola. Por isso, é importante que o trabalho seja divulgado junto aos alunos da escola e toda a comunidade escolar.

Professor, você poderá convidar um biólogo, ou mesmo um jardineiro para trabalhar com a turma sobre as flores, explorando as suas características como perfume, cor e plantio. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo. Aproveite para disponibilizar sementes de girassol para que os alunos possam plantá-las em um local apropriado da escola, podendo ser no próprio jardim. É importante que os alunos percebam o que é necessário para o plantio e para a germinação e crescimento da flor. Os alunos poderão fazer observações semanais da planta e escrever as suas descobertas no caderno do Projeto.

Um trabalho interessante pode ser realizado com a turma a partir da observação e da experimentação. Para isso, leve para a sala de aula uma flor para cada aluno. Solicite que explorem as suas características. Posteriormente, oriente que retirem algumas pétalas da flor, com cuidado. Agora, peça que observem o interior da flor, e auxilie os alunos a nomearem cada parte. Veja o sítio abaixo:

Flores 3

Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/flor/. (Acesso 13/04/2012)

Agora solicite que façam um registro no caderno do Projeto, contendo o desenho representando a flor e as suas partes internas. Veja o exemplo a seguir:

Após observarmos a parte interna da flor, faça um desenho, o mais detalhado possível das partes que a compõem. Ao final, escreva o nome de cada uma.

 

 

 

 

 

 

Depois que todos terminarem, proponha um momento para que socializem os desenhos e o que compreenderam das partes da flor.

Em seguida, disponibilize para cada aluno uma cópia da imagem abaixo, por meio do sítio sugerido a seguir e solicite que completem com os nomes das partes externas que compõem a estrutura da flor.

Flores 4

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/ciencias-partes-da-flor.html. (Acesso 13/04/2012)

Proponha aqui, um momento de socialização das atividades e depois, solicite que os alunos colem a atividade no caderno do Projeto.

Agora, inicie com a turma uma Pesquisa sobre os diferentes perfumes que as flores possuem e a sua função na natureza. Para isso, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate a partir do programa Mozilla Firefox: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e acessem os sítios a seguir. Caso os alunos possuam o tablet o mesmo poderá ser utilizado para realização da atividade proposta. Professor, lembre-se que o trabalho com textos online e vídeos requer o seu conhecimento dos mesmos antes do acesso dos alunos para que explore os mesmos recorrendo às mais variadas formas de diálogo e intervenção durante a atividade.

Desta forma, antes da leitura os textos online e de assistirem aos vídeos, explore com a turma algumas questões, para que fiquem atentos no momento da atividade:

  • Para que serve o perfume das flores?
  • Quais animais se alimentam do néctar das flores?
  • O que é polinização?
  • Qual a importância das flores para o meio ambiente?

 

Perfume das flores

Flores 5

Fonte: http://super.abril.com.br/ecologia/flores-tem-perfume-439827.shtml. (Acesso 13/04/2012)

Flores 6

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-flores-tem-perfume. (Acesso 13/04/2012)

Depois da leitura e de assistirem aos vídeos promova um diálogo referente às questões anteriormente citadas, em seguida os alunos poderão elaborar coletivamente um texto, a partir das descobertas feitas. O texto poderá ser digitado pelos alunos no laptop Classmate, a partir do programa KWord  acessado pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord ) ou no tablet, utilizando os programas disponíveis. Em seguida, imprima o texto e tire várias cópias para serem distribuídas pelos alunos às outras turmas com o objetivo de divulgar o conhecimento.

Professor, organize um Trabalho de Campo com a turma. Sugerimos que você acesse o sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2193, para obter maiores informações sobre a especificidade deste tipo de atividade.

Ressaltamos aqui, que o trabalho em lócus fora da escola, requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com a turma um local em sua cidade, no qual vocês possam encontrar um número expressivo de flores, podendo ser um jardim. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes questões:

  • Qual o motivo da atividade?
  • O que queremos descobrir?
  • O que poderemos aprender?

Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.

Faça um levantamento com a turma, dos combinados que envolvem um comportamento, que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida da coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.

Depois, organize um bilhete para ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado, o trajeto e o que os alunos deverão levar (boné, lanche, etc.), solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é possibilitar um momento de observação dos alunos, das diferentes flores de sua cidade.

Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de ideias sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiar o relatório no caderno do Projeto. No relatório, é fundamental aparecer, dentre outros fatores, os nomes das flores encontradas e se tinham perfumes ou não.

Se possível, faça com os alunos uma coleta de diferentes tipos de flores, e auxilie-os a colocá-las entre folhas de papel com um suporte mais pesado por cima dos papéis. Deixe ali por alguns dias e faça diariamente observações com os alunos.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios utilizados pela turma durante todo o trabalho de investigação.

Proponha uma atividade de conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e os familiares, a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de Pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado à outras tantas pessoas que participam da vida do educando. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e deixe que escolham cinco tipos de flores para fazerem uma exposição, na qual pode conter as características de cada flor, bem como a própria flor para servir de exemplo para os visitantes. A partir das flores, os alunos podem explorar cor, perfume e textura das pétalas. Sugerimos que sejam disponibilizados durante a apresentação, alguns laptops ou mesmo tablets, para que os visitantes da exposição possam ter acesso ao Blog da turma. Agende uma data e um horário para realizar a atividade de culminância do Projeto.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, dialogue com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Agora, proponha à turma que cada aluno faça a avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão de um processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Flores, crisântemos Imagem
Flor - Esponjinha vermelha Imagem
Flor - Iris Imagem
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem "Orquídeas pra que te quero”, site Ciência Hoje das Crianças - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/orquidea-pra-que-te-quero/. Acesso em 7 de abril de 2012.

Sugestões de links para professores:

Texto científico "O que a flor tem a ver com o fruto?”, site Ciência Hoje das Crianças - http://www.cienciamao.usp.br/dados/t2k/_biologia_24bio.arquivo.pdf. Acesso em 7 de abril de 2012.

Avaliação

O trabalho de Iniciação Científica pressupõe uma avaliação contínua que possa permear todo o processo de Pesquisa. Neste sentido, a observação dos alunos nos mais variados momentos do Projeto, constitui um recurso essencial para que o professor possa perceber o envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir. O Projeto “As flores e seus perfumes”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, tem em sua base características que necessitam ser percebidas pelo professor no que se refere ao desenvolvimento dos educandos, como a participação, a relação com a temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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