Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A natureza em alerta – UCA / Metodologia Científica

 

21/05/2012

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber como parte do ambiente em que vive e que suas atitudes influenciam o meio ambiente;
  • Reconhecer suas atitudes, tornado-se mais consciente da relação entre os seres vivos;
  • Conscientizar sobre a importância das plantas e da natureza no ambiente urbano;
  • Identificar os principais problemas ambientais que a natureza vem sofrendo;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos – 10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções: do que seja flora, leitura e escrita; da preservação da natureza e da utilização de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KPresenter, Webcam do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Para realização das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, é necessário que você professor já tenha trabalhado com os alunos o que é “Iniciação a Pesquisa Científica”. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:

        . Escolha do tema: deverá estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado, pois se este não for do seu agrado, tornará a Pesquisa um exercício de tortura e sofrimento.

       . Problematização: é a mola propulsora da Pesquisa. É composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da Pesquisa e na sua conclusão. Os problemas deverão ser criados pelos próprios alunos. Não há limite para o número de problemas, mas é importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poderá tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência da Pesquisa.

Exemplo:
Tema: Natureza em alerta

Problema: Por que a natureza está em perigo?

O próximo passo:

        . Construção das hipóteses: deverá sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras técnicas de Pesquisa.

Em seguida é de suma importância traçar a Justificativa e os Objetivos.

        . Justificativa: os alunos deverão enumerar as razões pelas quais escolheram o assunto, isto é, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” e especificamente o tema desta aula: “A natureza em alerta”.

         . Objetivos: nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.

 Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

        . Seleção das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido.

        . Metodologia: os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

        . Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

        . Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da Pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a   de resposta/s para a problematização.

        . Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.

         . Indicação das referências bibliográficas: é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.

Desde os anos iniciais do Ensino Fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de citação e referência, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da Pesquisa, enquanto que a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto.

Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. Poderá ainda ser organizado um “dossiê” (coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu início até a culminância). Tanto o caderno quanto o “dossiê” serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.

Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinadas à cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios dos alunos. Lembramos ainda que a aula: “Natureza em alerta” é um Subprojeto do Projeto “Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade”.

Importante: Só inicie a Pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma Pesquisa Científica e sobre as partes que a compõe.

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre a temática da aula e a importância da preservação da Flora Brasileira.

Prepare um vídeo ou algumas imagens para discutir com os alunos sobre a importância da nossa flora para a natureza. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies.Veja abaixo algumas sugestões:

 http://www.youtube.com/watch?v=6Rv5cgjqCYM&feature=related. Acesso em 10/04/2012.

 video7

  Apresente algumas imagens da natureza para os alunos:

  imagem2imagem3

 Fonte: http://fottus.com/natureza/natureza-68-fotos-fantasticas/ . Acesso 12/04/2012.

  imagem 5

Fonte: http://thamires-marucci.blogspot.com.br/. Acesso 12/04/2012.

 

imagem6

    Fonte: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2010/09/20/. Acesso 12/04/2012.

 imagem8

 

Fonte: http://www.franciscanosmapi.org.br/index.php?page=ler&id=2947. Acesso 12/04/2012.

Levante alguns questionamentos: 

  • O que está acontecendo nas cenas?
  • Qual a sua opinião sobre essas imagens? O que elas significam para você?
  • Quais os seus hábitos mais frequentes na natureza?
  • Qual a importância dessas plantas para a natureza?
  • Alguém já teve oportunidade de visitar na sua cidade, algum lugar com essa diversidade de plantas?

  Definindo o Tema

Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.

Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas dentre outras ações.

A partir da roda de conversa sobre a importância da natureza para o nosso Planeta, surgiu a curiosidade dos alunos em conhecerem o meio ambiente em que vivem e como suas atitudes podem influenciar na preservação do meio ambiente.

Após as discussões proponha a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles o que é um Projeto. Para isso faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, consulte o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. (Acesso 13/04/2012).

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para as situações problema.

Logo após, solicite-os que escrevam suas opiniões sobre o tema escolhido. Você poderá fazer assim:

JUSTIFICANDO O PROJETO

Vamos pesquisar sobre como podemos ajudar a preservar o meio ambiente.

Vamos pesquisar os problemas que a natureza enfrenta. 

Nossa curiosidade é descobrir a importância da natureza para o nosso dia a dia.

Queremos aprender a cuidar do meio ambiente.

                                               Fonte: Acervo da autora

Solicite que os alunos as registrem no caderno de Projeto ou no “dossiê” e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 PROBLEMATIZANDO

Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos: 

             O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE A NATUREZA:

  • Como ajudar na preservação?
  • O que posso fazer para salvar a natureza?
  • Quais atitudes devemos ter com o meio ambiente?

Professor, a problematização assim como toda etapa do Projeto, pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustrações.

 Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo construir as Hipóteses que são as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras atividades.Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certo ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.

             O QUE JÁ SABEMOS SOBRE A NATUREZA:

  • Podemos contribuir para a preservação da natureza não jogando lixo no chão, plantando árvores.
  • A natureza pode ser salva com mudanças no comportamento das pessoas.
  • Devemos jogar lixo em locais adequados, reciclar alguns materiais, cuidar dos locais de preservação.

Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. E que as Fontes de Pesquisas são os locais onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido.

Pergunte aos alunos em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto.

As fontes serão:

  • dicionários
  • livros
  • vídeos
  • trabalho de campo
  • revistas,
  • fotografias, dentre outras

Professor, o registro deverá ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com antecedência.

 Na Metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo:

  • Descobrir a importância da natureza para os seres humanos;
  • Alertar as pessoas sobre a necessidade de preservação da natureza, por meio de documentários, listas e cartazes;
  • Pesquisar e ler obras literárias sobre a natureza;
  • Elaborar um jornal oral;
  • Apresentar as descobertas realizadas.

Cronograma

Nesta etapa os alunos deverão registrar: quando, o que fazer e quem.

QUANDO        O QUE FAZER                                                                                    QUEM

1º passo:          Escolher o tema do Projeto.                                             Alunos e professor.

2º passo:          Justificar o Projeto.                                                             Alunos e professor.

                            Definir a metodologia.

                            Montar o cronograma.

3º passo:           Problematizar o tema.                                                         Alunos e professor.

                             Levantar as hipóteses.

4º passo:            Interpretar um poema sobre a natureza.                        Alunos e professor.

5º passo:            Trabalhar com as Leis ambientais                                  Alunos e professor.

                              apresentadas aos alunos, por meio de

                              textos e vídeos.

                              Elaborar uma campanha: "Natureza em alerta".                Alunos e professor

6º passo:             Realizar Trabalho de Campo: visita ao Parque                  Alunos e professor

                              Ecológico da cidade. 

7º passo:         Ler e interpretar  história literária.                                              Alunos e professor 

8º passo:         Construir um pequeno jornal com informações                    Alunos e professor.

                           diversificadas sobre a natureza.                                             

9º passo:         Concluir a Pesquisa e apresentar as                                      Alunos e professor.                                           

                          descobertas do Projeto, aos familiares e

                          comunidade escolar.                                                                                                                                                          

 4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

A temática “A Natureza em alerta perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.

O tema favorece a discussão sobre a importância da flora para a manutenção do equilíbrio na natureza.

Disponibilize o poema abaixo no caderno de Projeto. Peça aos alunos que leiam com seus colegas e conversem sobre o assunto principal: A natureza.

 O meio ambiente agoniza!
A natureza pede socorro!
As matas pedem conservação
Os bichos pedem preservação
O ar não quer poluição
A água não quer contaminação
E o homem quer solução
Ele não sabe que é a solução!
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de você
Tudo isso depende de nós...
Vamos nos conscientizar
De que nossos hábitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar...

Fonte: http://cem4141bprojeto.blogspot.com.br/2009/11/meio-ambiente.html. Acesso em 10/04/2012.

 Em seguida, registre no caderno de Projeto, um pequeno texto que responde a pergunta abaixo:

  • O que vocês estão fazendo pelo nosso planeta?

Professor, promova um momento para conversarem sobre o poema e as discussões que os colegas chegaram. Para isso, peça que os alunos leiam seus textos. Em seguida, solicite que criem ilustrações, desenhando ou recortando de revistas imagens que contemplem os seus pequenos textos.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Atitudes que fazem a diferença ou até mesmo a frase anterior “O que vocês estão fazendo pelo nosso planeta?”

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto, que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados no mural da escola. Você poderá utilizar o tablet para executar esses procedimentos.

 5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, organize junto com os alunos um passeio no parque ou em praças da sua cidade. Peça que observem alguns aspectos durante o Trabalho de Campo:

Suficiência do número de árvores;

Poluição do ar;

Lixo;

Problemas ambientais;

Preservação das árvores e da vegetação e outros aspectos relevantes.

 Ao retornar à sala de aula, elabore juntamente com os alunos, um pequeno texto coletivo sobre os problemas ambientais observados, as atitudes e ações que podemos fazer para preservar a natureza.

Professor, organize com os alunos uma carta comentando o que os órgãos públicos de sua cidade podem fazer para preservar a natureza. Envie aos órgãos responsáveis (Secretaria do Meio Ambiente, se houver, ou outra Secretaria, responsável pelas questões ambientais) de sua cidade.

 6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, providencie com antecedência o livro “Ensinando a Criança a Amar a Natureza”.

DOHME, Vânia; DOHME, Walter. Ensinando a Criança a Amar a Natureza: Atividades, jogos, histórias e artesanatos. 6.ed. São Paulo: Vozes, 2002.

livro 2

Sinopse:

O Livro ‘Ensinando a Criança a Amar a Natureza” de forma criativa e inovadora, apresenta atividades relacionadas ao meio ambiente aplicadas de forma lúdica, através de projetos, jogos, histórias e outros. É dividido em cinco grupos de ações: preservando, observando, criticando, reciclando e aplicando. Cada um destes capítulos apresenta ideias para serem aplicadas com crianças junto à natureza, existindo aquelas que podem ser realizadas em casa ou na sala de aula.

 Fonte:http://www.editorainformal.com.br/livros/meio-ambiente/livro-meio%20ambiente.htm. Acesso em 10/04/2012.

 Atividades Complementares:

 Neste sítio você encontrará sugestões de atividades para serem desenvolvidas com a turma.

http://www.editorainformal.com.br/livros/meio-ambiente/livro-meio%20ambiente1.htm. Acesso em 10/04/2012.

 Sugestões pedagógicas:

    1) A importância da preservação.

Para perfeita compreensão das informações contidas no livro, é interessante que os alunos tenham algumas noções sobre a importância da preservação e atitudes ou ações que podemos realizar para ajudar a natureza.

Alguns sites interessantes onde os alunos poderão coletar informações:

     http://www.youtube.com/watch?v=ecTefSb-BY0. Acesso em 12/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

Texto informativo sobre a preservação do meio ambiente

http://www.blogbrasil.com.br/preservacao-do-meio-ambiente/. Acesso em 12/04/2012.

2) Exploração da natureza.

Divida os alunos em grupos e peça que elaborem um  cartaz onde cada grupo ficará responsável em criar frases/slogans sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.

     3) Atividade com os pais.

O livro poderá ser utilizado para trabalhar com os familiares alguns aspectos que podem ser abordados em relação à preservação do meio ambiente.

 Destaque com seus familiares cinco ações que podem favorecer o meio ambiente. Elabore frases para cada uma dessas ações que são apresentadas na história:

 Preservando____________________________________________________________

Observando_____________________________________________________________

Criticando______________________________________________________________

Reciclando_____________________________________________________________

Aplicando _____________________________________________________________

  

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente a estrutura de um jornal para os alunos. Disponibilize o texto abaixo no caderno de Projeto dos alunos para iniciar o diálogo.

 SAIBA COMO FAZER UM JORNAL

Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade, isto é, a verificação dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das preferências e das necessidades da escola.

Para o educador é uma das maneiras de trabalhar produção textual e leitura. Para o aluno, eis um exercício diferente e atrativo de cidadania. O "Diário na Escola" elaborou algumas dicas para você professor elaborar o seu jornal escolar:

  • É preciso definir um local para expor o jornal, se ele for mural. Se optar pelo impresso verifique como será a impressão. Em ambos os casos é preciso definir, logo no início, o tamanho e as seções (editorias);
  • Escolha assuntos (pautas) e a periodicidade do veículo, lembre-se que é preciso tempo hábil para elaborar um jornal de qualidade;
  • Distribua as tarefas, o professor fica responsável por coordenar o trabalho;
  • É hora de produzir textos e ilustrações como desenhos e fotografias;
  • É importante fazer a correção ortográfica e, também, que os alunos assinem textos e ilustrações;
  • O interesse sobre o jornal só acontece se os fatos tiverem uma relação direta com a vida da comunidade escolar. Seguem algumas sugestões de pautas:

*Dicas de programas de Tv, música, cinema e livros;

*Relato de experiências sobre alguma aula;

*Crônicas, charges e artigos de opinião sobre temas polêmicos;

*Entrevistas com alunos, diretor, coordenador ou pais;

Fonte: http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/. Acesso em 12/04/2012.

 8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para iniciar o trabalho com jornal, combine com a turma como será a divisão dos quadros que cada um irá apresentar. Em seguida, organize a turma em grupo para discutir a estrutura e o assunto: “Natureza em alerta”.

Depois, juntamente com os alunos, escolham os quadros do jornal e para iniciar a Pesquisa cada um deverá escolher o tema. Cabe ao professor dividir as tarefas, veja a sugestão:

GRUPO  1: Curiosidades.

GRUPO  2: Problemas ambientais em sua cidade.

GRUPO 3: Poema relacionado com a natureza.

GRUPO 4: Dicas de leitura em baú de histórias.

GRUPO 5: Entrevista com biólogo ou geógrafo.

GRUPO 6: Campanha com atitudes e ações de preservação da natureza.

 Professor, será de sua responsabilidade coordenar o trabalho para isso, sugira que os alunos utilizem seus tablets ou laptops Classmate para acessarem a internet e pesquisarem informações em alguns sítios:

  • Curiosidades

10 porquês para se doar o óleo de cozinha usado:

1- O óleo em contato com o solo chega aos lençóis freáticos, 1 litro de óleo contamina centenas de litros de água potável.

2- Na pia seu destino causa entupimento no cano do esgoto.

3- Chegando aos córregos impermeabiliza a parede, impedindo a penetração da água na terra.

4- Com o óleo seguem partículas de comida, que alimentam os ratos entre outros bichos existentes na rede de esgoto e nos córregos.

5- Cria uma fina camada na superfície da água, prejudicando a oxigenação dos rios, impedindo a respiração dos peixes e das plantas aquáticas.

6- Pode causar mau cheiro e poluição.

7- O óleo usado aumenta em quase 50% os custos de tratamento do esgoto.

8- Portanto, o melhor que temos a fazer é reciclar!

9- Depois da coleta, o óleo de cozinha pode ser transformado em biocombustível, ração animal e desmoldante e ser utilizado em indústrias e automóveis com a vantagem de poluir menos o meio ambiente.

10- É você fazendo a sua parte na preservação do meio ambiente...

Fonte: http://iepacevocenews.blogspot.com.br/Acesso em 12/04/2012.  

  • Top 10 curiosidade sobre o meio ambiente.

Fonte: http://www.urgentplanet.com.br/blog/?p=1353. Acesso em 12/04/2012.  

  • Conheça uma ação de preservação ambiental no sítio abaixo: Embalagem Ecológica

 embalagem  

 http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/11/embalagem-superecologica. Acesso em 10/04/2012.  

  • Notícias

 PRECISAMOS DIMINUIR O LIXO

 noticia

 Fonte: http://editorainformal.com.br/blog/. Acesso em 12/04/2012.  

  • Poemas da natureza

 Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/meio-ambiente-poema/3369/. Acesso em 18/05/2012. 

  • Livro ensina crianças a proteger a natureza

livro

 Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4567519-EI8266,00-Livro+ensina+criancas+a+proteger+a+natureza.html. Acesso em 12/04/2012.

 Entrevista do livro: O planeta está com febre para crianças, nele encontramos ações que incentiva os cuidados com o meio ambiente.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI151620-17334,00.html. Acesso em 12/04/2012.

Em seguida, elabore com os alunos uma campanha: " Adote uma árvore, plante e cuide do nosso Planeta a natureza agradece!" Seria interessante divulgar na rádio ou até mesmo jornal local da sua cidade.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é necessário conversar com a turma e decidir dia, horário e local da apresentação do jornal falado. Que tal convidar os colegas de outras turmas para assistirem o jornal!

 Professor, fotografe utilizando os tablets ou laptops com o programa Webcam ( Área de Trabalho > Câmera), a apresentação do jornal.

Ao terminar, disponibilize aos alunos as fotos para que os mesmos em grupos utilizem os tablets ou laptops Classmate, seguindo nos laptops o programa KPresenter e acessando os comandos a seguir: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação), para criarem um vídeo/documentário para serem divulgados para a escola e toda a comunidade escolar. Ou se preferir monte um jornal impresso para a divulgação.

 10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 CONCLUINDO A PESQUISA

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido a necessidade de preservação, de ações e de atitudes que podem contribuir para um planeta melhor e sua relevância para a Flora Brasileira.

Professor, crie uma forma de registro no qual possa expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa. Veja o exemplo:

Nosso Projeto está chegando ao final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.

Para isso, lembre – se de que sua problematização era:  

  • O que posso fazer para salvar a natureza?

Aprendi que com pequenas ações ajudo a natureza, como por exemplo, economizar a água em casa e na escola, cuidar de uma árvore e reciclar materiais como garrafas e latas, não jogar lixo em locais proibidos.

 Ao concluir a Pesquisa, é o momento para indicar as Referências Bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a flora que está próxima de sua moradia e também a flora brasileira. 

Recursos Complementares

 Sugestões de links para alunos:

  Vídeo com animações sobre o meio ambiente relata ações e atitudes para preservação da natureza.

    http://www.youtube.com/watch?v=iY2j9McogfA&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

    Sugestões de links para professores:

     21 supreendentes fotos da natureza

http://viverdeeco.com/2010/06/01/21-surpreendentes-fotos-da-natureza/Acesso em 16/04/2012.

  • Sugestão de Projeto que utiliza embalagens super ecológica.

http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/11/embalagem-superecologica. Acesso em 10 de abril de 2012.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40202 . Acesso em 16/04/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.