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Comércio na Fronteira

 

08/05/2012

Autor y Coautor(es)
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Compreender a matemática financeira e sua aplicação nos diversos ramos da atividade humana.

- Interpretar textos e resolver problemas.

- Realizar a escrita de uma situação problema na linguagem matemática.

Duração das atividades
3 aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica e de conceitos de matemática financeira.

Estratégias e recursos da aula

 

Icone Contextualizando

Professor, para iniciar essa atividade divida os alunos em grupo.

Para a atividade os alunos vão precisar de: Lápis, papel e calculadora simples. Disponibilize aos grupos as atividades do experimento prático Compras, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17026, acesso em 01 de abril de 2012.

Experimento Compras

 

Tal experimento permite aos alunos um contato com o contexto da compra e venda de produtos; utilizando conceitos de desconto, juros simples e juros compostos, bem como o conceito de taxas equivalentes.

Após o desenvolvimento das atividades, questione aos grupos:

- Se seus familiares fazem compras a prazo?

- Se eles têm hábito de pesquisar preços antes de comprar?

- Se consideram que é mais vantagem comprar a vista?

- Se já ouviram falar sobre os impostos que estão embutidos no preço de venda dos produtos?

 

Depois de toda movimentação, socialize os resultados e encaminhe que muitas vezes os cidadãos não têm consciência de que são contribuintes de tributos a todo o momento. Todos os atos que praticamos, desde a aquisição de um doce até a compra de um carro, e que os preços seriam bem menores caso houvesse no Brasil uma carga tributária menor.

Atividade 1

1 - Após a discussão, distribua aos grupos a HQ Comércio na Fronteira.

HQ - Comércio na Fronteira
Comercio na Fronteira Comercio na Fronteira

Autor: Cleverson Dias - Multimeios/PR.

Obs. Para baixar as ilustrações da HQ em melhor resolução, acessar: http://egui.blogspot.com.br/2012/04/comercio-na-fronteira.html

Explique aos alunos que a HQ (história em quadrinhos), enquanto instrumento de comunicação, reúne texto e imagem. E, a sua leitura traz entre outras coisas, mensagens de alerta, relembra valores e responsabilidades que muitas vezes não percebemos. Por isso sua leitura precisa ser de percepção.

Após a leitura da história, os alunos no grupo devem analisar as imagens e contexto, discutindo sobre os elementos que ali se apresentam.

O professor pode chamar a atenção para alguns pontos:

- Porque os preços no Paraguai são mais em conta?

- Porque temos uma taxa de câmbio no Brasil e outra no Paraguai?

- Porque o valor do dólar aqui no Brasil oscila?

- O que implica ao país o não recolhimento de impostos sobre as mercadorias comercializadas?

- Outras questões.

Paralelo à análise da HQ o professor deve distribuir aos grupos de alunos encartes de jornais que apresentem preços de eletrodomésticos em real (R$) e/ou alguns impressos que apresentem preços de mercadorias em dólar ($). Acaso não encontre nada pronto, o professor pode simular tal situação. Ou pode ainda encaminhar os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem juntos tais situações.

Sugestão de simulação:

Artigos do Paraguai

Artigo do Paraguai

Fonte:  Master 10

Artigos do Brasil

Artigo do Brasil

Fonte: Colombo

No caso da simulação apresentada, o professor pode propor aos alunos calcular a diferença de preço entre o produto apresentado que é comum nas duas situações – TV LCD 32 Sony Bravia KDL-32BX425 Full HD.

Se o professor optar pelo laboratório, poderá solicitar aos alunos que pesquisem em sites de vendas um mesmo produto, disponível no Paraguai e no Brasil, e façam o cálculo.

Obs. Lembrando que antes disso, é importante solicitar aos alunos que vejam a cotação do valor do dólar americano para o dia. Para isso, o professor pode indicar o sítio (ou ele mesmo trazer à aula a cotação do dólar do dia): http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/batch/taxas.asp?id=txdolar.

Supondo que a cotação do dólar para o dia é de R$ 1,82.

 

Resolução da atividade:

Em dólares, teremos que o valor será:

U$ 380 x R$ 1,82= R$ 691,60

No Brasil, o mesmo produto é vendido por R$ 1143,90, ou seja, R$ 452,30 a mais.

Para finalizar a atividade o professor deve solicitar que os grupos desenvolvam uma produção de texto apresentando os resultados e percepções que identificaram a partir dos questionamentos do professor e de outras questões que levantaram a partir da resolução do experimento da atividade inicial.

Ë importante que os grupos socializem com os demais suas produções. Tanto podem apresentar as produções aos demais grupos, como podem deixar expostas as produções no mural da sala.

Atividade 2 

O professor pode encaminhar que no Brasil, diferente de outros países, existem impostos diretos que incidem sobre os preços. Por exemplo, o IPI é um imposto federal, externo ao preço, ou seja, sua base de cálculo é o preço do produto industrial sobre o qual já incidem todos os demais impostos. Assim, se uma TV tiver o preço de fábrica de R$ 2000,00 e seu IPI for de 20%, este será calculado por fora, ou seja, sobre o valor de R$ 2000,00, perfazendo R$ 400,00. Desta maneira, o preço final da TV será R$ 2400,00. O IPI é o único imposto sempre calculado externamente ao preço.

Os demais impostos, exceto o ISS, em algumas ocasiões determinadas pelas leis municipais, são calculados internamente no preço, ou seja, fazem parte da base interna de cálculo do preço. Suponha, agora, um calçado sendo vendido em uma loja por R$ 100,00, sem computar o ICMS. Se desejarmos calcular o preço com ICMS, hipoteticamente de 18%, teremos:

Preço sem ICMS = 100

% de ICMS = 18%

Preço com ICMS = X

X = 100/ [1-(% ICMS)] = 121,95

Como se percebe, o ICMS é uma parcela do preço de venda, de R$ 121,95.

Se for preciso conhecer a parcela incidente de ICMS neste preço, basta multiplicar o preço total pelo percentual de ICMS, ou seja:

ICMS = 121,95 x 18% = 21,95

Fonte: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_5mod/analise_cfp/pdf/aula07.pdf

Ao final da explicação, encaminhar uma pesquisa junto aos grupos para que apresentem quais são os impostos que estão presentes nos produtos, a que se destinam, qual a porcentagem de cada um, entre outros. Cada grupo deve propor uma situação problema que apresenta um cálculo tributário apresentando sua resolução. Tais pesquisas devem juntamente com a produção da atividade 1, ficar expostas no mural da sala para que todos tomem conhecimento.

Atividade 3

Retomando o quadrinho estudado, o mesmo apresenta uma situação onde um dos meninos diz que ultrapassou a cota de compra, e que dá próxima vez deverá levar dólares, já que é mais vantagem. O que isso significa?

Sugestão de encaminhamento:

Professor converse com os alunos, pergunte se algum deles já vivenciou tal experiência (ou se conhecem alguém que tenha passado por isso). Só então encaminhe que a cota atual ou limite de isenção para compras no Paraguai é de US$300 tanto para quem volta por via terrestre como de avião saindo de Foz do Iguaçu.

Fonte: http://www.comprasparaguai.com.br/dicas.php

Na situação anterior que estudamos, significa que no caso da compra da TV, estaríamos ultrapassando o valor permitido de compra e teríamos que pagar o imposto.

Cálculo:

Valor do produto + 50% do valor do produto= resultado x valor do dólar em reais= valor final do produto

U$ 380 + U$ 190 = U$570 x R$ 1,82 = R$ 1037,40

Ou seja, ainda assim seria vantagem comprar a TV fora do Brasil, apesar da diferença ser mínima.

Mas e se nosso turista voltar do Paraguai de avião via Ciudad Del Est?

Professor, encaminhe com os alunos, que se a viagem de retorno for pelo aeroporto de Ciudad del Este, o valor da cota passa a ser o de uma viagem internacional por via aérea, que é de US$500 (explique isso vale para qualquer viagem aérea internacional). Isso significa que se alguém trouxer mais que isso, deve pagar um imposto de 50% sobre o que passar deste valor.

No nosso caso, como nossa TV custa U$ 380, então poderíamos passar sem problemas na aduana.

Professor, outros temas ainda podem ser encaminhas a partir da História em Quadrinho apresentada, como questões que envolvem contrabando, venda ilegal, tráfico entre outras temáticas possíveis.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Compras Experimento prático
Recursos Complementares

Matemática Comercial e Financeira, recurso disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital2/html_mat_finan/fincanceira.html, acesso em 01 de abril de 2012.

Dicas de compras no exterior. Disponível em: http://www.comprasparaguai.com.br/dicas.php, acesso em 01 de abril de 2012.

Somando as moedas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15187, acesso em 01 de abril de 2012.

Banco Central do Brasil - Moeda de Câmbio. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ, acesso em 01 de abril de 2012.

Banco do Brasil – Compra e venda de Moeda Estrangeira. Disponível em: http://www.bb.com.br/portalbb/page251,116,2018,1,1,1,1.bb?codigoMenu=164&codigoNoticia=656, acesso em 01 de abril de 2012.

Saiba quais são as melhores formas de levar dinheiro em uma viagem ao exterior. http://www.melhoresdestinos.com.br/como-levar-dinheiro-exterior.html, acesso em 01 de abril de 2012.

Cartilha com dicas de compras no exterior. Disponível em: http://issuu.com/sindireceita/docs/livro_compras_no_exterior/1, acesso em 01 de abril de 2012.

Matemática ao pé do ouvido: Matemática Financeira - Parte 1 e 2, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15911 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15912, acesso em 01 de abril de 2012.

Cartilha com dicas de compras no exterior. Disponível em: http://issuu.com/sindireceita/docs/livro_compras_no_exterior/1, acesso em 01 de abril de 2012.

Matemática ao pé do ouvido: Matemática Financeira - Parte 1 e 2, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15911 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15912, acesso em 01 de abril de 2012.

Avaliação

 

A avaliação deverá ser realizada ao longo de todas as aulas, observando os alunos nos seguintes critérios:

1. Desenvolvimento e socialização das atividades no grupo? Participou? Contribuiu com os colegas?

2.  Auxiliou ou solicitou auxílio dos colegas no laboratório de informática?  O aluno foi argumentativo? Sua produção no grupo foi pertinente?

3. Na produção textual, o aluno formulou conceitos?

4. Participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento do contexto geral da aula.

Um meio que pode contribuir para a verificação de aprendizagem dos alunos é sempre solicitar aos alunos que tenham um portfólio para registro de suas aprendizagens. Que diariamente relatem o que aprenderam e como aprenderam. Esses relatos podem contribuir para que o professor perceba os caminhos que os alunos vem fazendo, bem como avaliar suas aprendizagens.

Consideramos que o Portfólio tem sido um instrumento que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos estudantes. Inclui, registros de visitas, resenhas ou fichamentos de textos, projetos e relatórios de pesquisa e inclui principalmente ensaios auto reflexivos que, permitem aos alunos a discussão de como a experiência na disciplina está interferindo na sua formação. O Portfólio permite ainda uma maior interação aluno/professor, possibilitando que sugestões, dúvidas, aprofundamentos de assuntos, façam parte do processo ensino/aprendizagem.

O Portfólio pode ser desenvolvido em projetos individuais ou coletivos. Não deve ser confundido com uma pasta de trabalho onde o aluno vai guardar tudo o que fez, cronologicamente, ao longo de um período letivo ou curso. O seu valor do ponto de vista da auto avaliação é exatamente na seleção e organização do material que será incluído, assim como nos comentários e justificativas que o aluno vai apresentar para tal escolha.

Para saber mais sobre avaliação por portfólio ver:

Sá. Ilydio Pereira. Avaliação por Portfólio ou “nem só de provas vive a Escola”. Disponível em: http://magiadamatematica.com/uerj/licenciatura/05-portfolio1.pdf, acesso em 05/04/2012.

Sá. Ilydio Pereira. O uso do portfólio na avaliação da aprendizagem em Matemática. Disponível em: http://www.sbemrj.com.br/spemrj6/artigos/a5.pdf, acesso em 05/04/2012.

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