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Capoeira: corporeidade e ancestralidade

 

11/05/2012

Autor y Coautor(es)
MONICA RODRIGUES MAIA DE ANDRADE
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a Capoeira enquanto componente da Cultura Afro-Brasileira.

- Identificar a capoeira como a resistência pela vida, pela existência e pela cultura dos africanos, tendo hoje um significado que não se reduz ao sentido de resistência à escravidão.  

- Compreender e refletir a respeito do Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do país.

- Observar a íntima ligação entre as abordagens das disciplinas Educação Física, História, Geografia e Língua Portuguesa para este tema.

Duração das atividades
Três momentos com duração total de 250 minutos ( 1° momento com duração de 50'; 2° momento com duração de 150'; 3° momento com duração de 50')
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como um dos objetivos desta aula é tratar a capoeira enquanto um componente da cultura afro-brasileira a partir numa perspectiva multidisciplinar espera-se que, antes da intervenção na aula de Educação Física, os alunos já tenham tido um momento de estudo nas disciplinas de História e Geografia a respeito do período histórico e político no qual a capoeira surge.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: A CAPOEIRA - CONSTRUINDO UM MAPA CONCEITUAL

Atividade 1: Construção do "mapa conceitual" sobre a capoeira

O professor deverá construir junto aos alunos, um mapa conceitual a respeito da capoeira. Para preparar a aplicação da técnica do mapa conceitual, sugere-se que o professor consulte: Mapas conceituais como instrumentos didáticos. e Mapas conceituais. Nesse sentido, a partir das falas dos alunos, o professor deverá buscar reconstruir o período histórico e político no qual a capoeira surge (resgatando o contato anterior dos alunos com esse tema durante as aulas de história e geografia). Além do conhecimento que os alunos possam ter apreendido nas aulas das demais disciplinas, o professor deve estimulá-los na construção deste mapa conceitual buscando suas experiências anteriores e conceitos que podem advir do senso comum.

Os alunos podem ser estimulados a contribuir com a construção do mapa conceitual a partir de algumas questões como:

  • Quem sabe o que é a capoeira?
  • Alguém já jogou capoeira?
  • Vocês sabem como ela surgiu?
  • E hoje, qual o significado da capoeira?
  • Já viram uma apresentação de capoeira?
  • Conhece algum instrumento da capoeira?
  • Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?

O registro do mapa conceitual deve ser feito em um papel grande para que seja afixado, de modo que todos os alunos possam ter acesso às informações nele contidas.

Atividade 2: Assistir com os alunos os primeiros 3'13" do filme:

 

 

 

Para esta tarefa o professor deve pedir que os alunos identifiquem alguns elementos que já estejam contemplados no mapa conceitual e busquem outros possíveis elementos.

 

 

2º MOMENTO: APRECIAÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE A CAPOEIRA

Vídeo:  Besouro

Antes de assistir ao filme junto aos alunos, o professor deve elencar alguns pontos para as quais os alunos devem se atentar, tais como:

  • Tentar identificar elementos que tratem sobre o aspecto histórico da capoeira no Brasil.
  • Observar como o filme valoriza as ações do povo afrodescendente no Brasil e suas lutas contra a discriminação em suas práticas culturais e religiosas;
  • Perceber o desafio de Besouro às leis do preconceito e à opressão, inspirado no inseto que desafia as leis da física.
  • Notar que havia um questionamento sobre os reais benefícios da liberdade no pós-abolição, tendo em vista as dificuldades de sobrevivência a esta “nova vida” – a liberdade.
  • Verificar como a postura pouco subserviente de besouro que era vista pelas autoridades como subversão.
  • Identificar Besouro como um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil.

Após assistirem ao filme, os alunos devem ser estimulados a discutir sobre as questões elencadas anteriormente pelo professor. Para tanto o professor deve organizar a turma num círculo para que todos fiquem à vontade para se manifestar. É interessante que nesse momento o professor se posicione como um mediador das reflexões. Ele só deve provocá-las a partir do momento que observar que não estão surgindo de maneira natural nas falas dos alunos.

 

3º MOMENTO: MOMENTO DE DEBATE

Esta atividade busca um aprofundamento  das discussões propostas nas aulas de Educação Física, Língua Portuguesa, Geografia e História.

Os professores das disciplinas organizarão como tarefa de fechamento deste ciclo de estudo um momento de debates. Para este momento, os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica que complemente a fundamentação para este debate. Esta pesquisa precisa ser realizada previamente. Sugestão de site: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. e http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/boaventura/boaventura_dh.htm

Durante o momento de debates, buscar-se-á a discussão das questões abordadas durantes o estudo da cultura afro-brasileira. Porém, o foco principal dessas reflexões deve ser o Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do país. Nesse sentido, espera-se que tenha sido realizada uma leitura prévia e atenta deste artigo durante a aula de português.

Podem ser levantadas as seguintes questões para discussão:

  • Você percebe em sua comunidade elementos da cultura negra? Quais?
  • Há grupos de capoeira na sua comunidade? Onde estão localizados?
  • Você percebe alguma relação entre os possíveis elementos observados em sua comunidade e a capoeira?
  • Qual a importância do Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08?
  • Vocês acreditam que ele seja uma ferramenta importante para a diminuição do preconceito?
  • Vocês acreditam que ele possa ser uma ferramenta importante de perpetuação das raízes da Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena?
  • Vocês acreditam que quando assistimos na televisão ou estudamos com um material didático racista e institucionalizado, como aqueles presentes há poucos anos, através das figuras depreciativas relativas aos afrodescendentes, temos maiores chances de sermos pessoas preconceituosas?
  • E ao contrário, como estabelece o Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do país. Isto significa que teremos maiores chances de nos tornarmos pessoas que sabem respeitar a diversidade e os direitos de igualdade?

O professor (junto a seus colegas das demais disciplinas envolvidas no momento do debate) deve atentar-se a finalização deste momento com o seguinte questionamento: “Somos todos iguais”?

Para as reflexões finais, o professor deve projetar um slide com as colocações de Boaventura de Souza Santos (1997, grifo nosso): “[...] as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza”.

A partir das falas dos alunos será possível a construção de um novo mapa conceitual a respeito da Capoeira. Neste sentido, o professor deve estimular a retomada das questões norteadoras da aula nos diferentes momentos, a saber: a capoeira como manifestação que tem um significado que extrapola a resistência à escravidão, mas é um importante componente da Cultura afro brasileira.  A necessidade de iniciativas como a do Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, mesmo num país que assegura direitos iguais a todos os cidadãos em sua Constituição.

Este novo mapa conceitual deverá partir daquele elaborado no primeiro momento, resgatando as questões que estimularam sua construção.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

Besouro o filme. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q-t5cL-Pdfw&feature=fvwrel

Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

África portal do professor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Mapas conceituais como instrumentos didáticos. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html

Mapas conceituais. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

Por uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/boaventura/boaventura_dh.htm

Avaliação

A avaliação será processual. Nesse sentido, parte-se da estratégia da construção do primeiro mapa conceitual (1° momento) e, a partir das reflexões provocadas ao longo dos três momentos desta aula será possível a construção de um novo mapa conceitual a respeito da Capoeira. Neste sentido, o professor deve estimular a retomada das questões norteadoras da aula nos diferentes momentos, a saber: a capoeira como manifestação que tem um significado que extrapola a resistência à escravidão, mas é um importante componente da Cultura afro brasileira.  A necessidade de iniciativas como a do Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, mesmo num país que assegura direitos iguais a todos os cidadãos em sua Constituição. Este novo mapa conceitual deverá partir daquele elaborado no primeiro momento, relacionando os pontos que se diferenciaram ou evidenciando os que se confirmaram na construção dos dois mapas.

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