24/05/2012
Cláudia R. M. Gumerato Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
A Genética é uma ciência que envolve vários conceitos. Principalmente no ensino médio, é importante que alguns desses conceitos sejam bem fixados. Para tornar esse processo mais efetivo e dinâmico, uma estratégia resolutiva é utilizar-se de ferramentas lúdicas pedagócias, tais como aquelas propostas nesta aula. O desenvolvimento das atividades propostas se afigura como uma oportunidade para que os/as alunos/as possam, a partir da utilização do método científico, ocupar a posição de protagonistas do processo de construção do conhecimento. Afinal, incentivam a curiosidade e criatividade e podem promover mudanças significativas no modo de pensar e agir dos/as alunos/as.
Porém, de acordo com o método científico, é importante que as atividades propostas sejam precedidas pela problematização do tema da aula, o que pode ser feito, no caso, a partir da seguinte questão aos/as alunos/as:
A problematização fomentará a organização do conteúdo já estudado acerca do tema da aula e o confronto com o não-saber. O/a professor/a deverá então orientar os/as alunos/as a formularem hipóteses para fundamentar as respostas apresentadas às referidas questões. Tais hipóteses serão posteriormente consideradas à luz dos dados coletados e as descobertas promovidas por meio das atividades propostas, possibilitando, assim, a consolidação do conhecimento.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3 e 4,utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível < http://planetabebe.webs.com/ > acesso feito dia 14/04/2012
Imagem 2
Disponível <http://www.teliga.net/2007/10/variabilidade-versus-preservao-no.html> acesso feito dia 14/04/2012
Imagem 3
Disponível < http://talitaedavid.blogspot.com.br/2010/07/30072010-inicio-da-6-semana.html> acesso feito dia 14/04/2012
Imagem 4
Disponível <http://www.sempretops.com/diversos/lista-de-compras-online-para-bebe/> acesso feito dia 14/04/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
1.O que as imagens apresentadas representam para vocês?
2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?
3. A partir da apresentação dessas imagens, de quais conteúdos trabalhados no ensino fundamental você se recordam?
Finalizado o debate, o/a professor/a deverá veicular o conteúdo abaixo, que se refere a um excerto da Constituição Federal Brasileira. Para tanto, poderá utilizar um data show ou preparar uma transparência para ser projetada com retroprojetor. A seguir, deverá solicitar que um/a aluno/a faça a leitura em voz alta.
Constituição Federal Brasileira (1988)
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)
Disponível < http://www.culturabrasil.pro.br/artigo5.htm> acesso feito dia 14/04/2012
Finalizada a leitura, o/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as, individualmente, elaborem uma redação de modo a contemplar a seguinte questão:
1. Quais são as implicações para a Genética e a Embriologia da “inviolabilidade do direito à vida” à qual o artigo 5º se refere?
As redações deverão ser corrigidas pelo/a professor/a, sendo que caberá ao/a mesmo/a apontar por escrito seus aspectos positivos e, eventualmente, negativos. Além disso, caberá ao professor/a, em sala de aula, sintetizar para os/as alunos/as os principais argumentos veiculadas nas redações.
Atividade 2 – Navegando no conhecimento em terceira dimensão
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as inicialmente construirão óculos 3D. Para tanto, o/a professor/a deverá orientá-los/as a, empregando seus netbooks, acessar o site abaixo, no qual os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. O material a ser utilizado para a construção dos óculos 3D deverá, se possível, ser providenciado pelo/a professor/a, ou então solicitado previamente aos/as alunos/as.
“Como fazer seus óculos 3D” - http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL25699-5603,00.html> acesso feito dia 14/04/2012
Finalizada a construção dos óculos 3D, o/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, visualizar uma simulação em terceira dimensão sobre o desenvolvimento embrionário da fecundação até o parto semana a semana.
Disponível < http://3dpregnancy.parentsconnect.com/calendar/1-week-pregnant.html> acesso feito dia 14/04/2012
OBSERVAÇÃO: Vale destacar que as legendas da simulação em questão se encontram em língua inglesa, sendo que, por essa razão, o/a professor/a deve priorizar no debate das imagens.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas para que os/as alunos/as criem uma pequena história em quadrinhos sobre o tema abordado durante a aula. Para tanto, o/a professor/a deverá orientá-los/as a, empregando seus netbooks, acessarem os sites abaixo, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados.
Historia em quadrinhos
Disponível < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 15/03/2012
Disponível < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 15/03/2012
Cada história em quadrinho poderá ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade das duplas, mas todas elas devem ser referentes ao tema abordado durante a aula.
As duplas deverão, por fim, socializar suas histórias em quadrinhos, utilizando, para tanto, um data show conectado a um netbooks.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as, organizados em grupos de cinco integrantes, serão convidados pelo/a professor/a a trabalhar com um jogo da memória capaz de auxiliar no processo de construção do conhecimento referente ao tema da aula.
Para a elaboração das cartas do jogo, será necessário apenas papel cartão ou borracha de Etil Vinil Acetato (EVA), cola e tesoura. Esses materiais deverão, se possível, ser providenciados pelo/a professor/a, ou então solicitado previamente aos/as alunos/as.
O professor deve providenciar duas cópias do Anexo I para cada grupo. No Anexo I constam conceitos e definições em Genética e Embriologia. Esses conceitos e definições devem ser recotados de uma via do Anexo I e colados em 20 cartões de 6 cm x 6 cm confeccionados com o papel-cartão ou com a borracha de EVA. A outra via do Anexo I deve ser mantida pelo grupo para o esclarecimento de dúvidas.
Orientações para o jogo
1. Em cada grupo, quatro alunos/as jogarão e um/a ficará com uma via do Anexo I para o esclarecimento de dúvidas. Este será o juiz do jogo.
2. Os cartões devem ser virados e embaralhados sobre a mesa.
3. O/a primeiro/a jogador/a deve virar um cartão e tentar encontrar seu significado virando um outro cartão. Se encontrar o significado correto, tem direito a mais uma jogada. Se não encontrar, aguarda sua próxima vez.
4. O juiz deverá intervir sempre que houver dúvidas.
5. Vencerá o/a jogador/a que, no final, apresentar o maior número de pares de cartões com os conceitos e definições correspondentes.
Fonte: JUSTINIANO, S. C. B.; MORONI, R. B.; MORONI, F. T.; SANTOS, J. M. M. Genética: revisando e fixando conceitos. Genética na escola, vol. 1, n. 2, 2006, pp. 51-53.
ANEXO I |
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Conceitos e definições sugeridos
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1 |
Óvulos |
Célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gameta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada. |
2 |
Espermatozóide |
Célula sexual masculina (gameta masculino), é uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda e flagelo. |
3 |
Fecundação |
A fecundação é o fenômeno biológico através do qual o óvulo e o espermatozóide se unem dando origem a uma nova vida. |
4 |
Células-tronco |
São células com capacidade de auto replicação, isto é, de gerar uma cópia idêntica de si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos. |
5 |
Zigoto |
Célula diplóide formada pela fusão de um gameta feminino e um masculino. |
6 |
Mutação |
Alteração no DNA (gene) de um organismo, não resultante de recombinação genética. Uma mutação nas células germinativas pode ser transmitida para a geração seguinte, e seus efeitos poderão se manifestar ou não. |
7 |
Código Genético |
Informação contida em trincas de bases do DNA. |
8 |
Genoma |
Todo material genético de uma célula / indivíduo. |
9 |
Genética |
Ramo da biologia que estuda as semelhanças e as diferenças entre os organismos de uma mesma linhagem através de gerações. |
10 |
DNA |
Ácido desoxirribonucléico, polímero formado de inúmeras unidades repetidas de fosfato, uma base e açúcar desoxirribose, presente nos cromossomos e que contém a informação genética da maioria dos organismos vivos. |
11 |
Engenharia Genética |
Manipulação do DNA de um determinado organismo com o objetivo de estudar a estrutura e/ou função de determinado gene ou sequência, produzir ácidos nucléicos, proteínas ou processos biológicos úteis ou melhorar as características desse organismo. |
12 |
RNA |
Ácido ribonucléico polímero formado por uma cadeia simples de inúmeras unidades repetidas de fosfato, uma base e açúcar ribose. |
13 |
Replicação |
É um processo no qual cada cadeia de DNA vai dar origem a duas cadeias filhas à que lhes deu origem através de um processo semiconservativo. |
14 |
Alelo recessivo |
Um alelo cujo efeito fenotípico não se expressa em um heterozigoto |
15 |
Alelo dominante |
Um alelo que expressa seu efeito fenotípico mesmo quando em heterozigose com o alelo recessivo |
16 |
Tradução |
Processo onde a informação genética presente numa molécula de mRNA especifica a sequência de aminoácidos durante a síntese de proteínas. |
17 |
Cromossomo |
Cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, que coram intensivamente com uso de corante citológico, composto por DNA e proteínas. |
18 |
Gene |
O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico - RNA). |
19 |
Hereditariedade |
Hereditariedade é o somatório de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação. |
20 |
Clonagem |
Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares. |
Vale ressaltar que, que por meio de atividades lúdicas pedagógicas é possível desenvolver o senso de organização, o espírito crítico e competitivo, o respeito mútuo e a fixação do conteúdo com maior facilidade.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.
Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.
Disponível <http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5654750978421956464&cmm=2245501&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/04/2012
Disponível <http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=2580812624460889454&cmm=7906523&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/04/2012
Concluída a leitura das discussões das mídias sociais, os/as alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a realizarem um júri simulado.
A realização do júri simulado em sala de aula exigirá que o/a professor/a divida os/as alunos/as em três grupos: o primeiro grupo fará a DEFESA, o segundo grupo fará a ACUSAÇÃO e o terceiro grupo será o JUIZ.
Os/as alunos/as devem escolher cinco argumentos contrários e cinco argumentos favoráveis ao aborto encontrados nas mídias sociais.
Nesse momento, o/a professor/a deve observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala.
Após a realização do julgamento, os papéis podem ser invertidos, de modo que o grupo que inicialmente defendeu irá então acusar e o grupo que julgou poderá defender.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontram-se disponivel.
Vídeo 1 - Animação 3D de como a FIV Funciona
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=ao5eqdEK8RQ > acesso feito dia 21/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1, os/as alunos/as participarão de um debate a ser mediado pelo/a professor/a. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
1.Você já tinha ouvido falar de fertilização in vitro?
2. Qual parte do processo de fertilização in vitro você achou mais interessante?
3. Você conhece alguma pessoa que foi submetida à fertilização in vitro?
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a http://planetabebe.webs.com/ > acesso feito dia 14/04/2012
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a http://saude.hsw.uol.com.br/fertilizacao-in-vitro.htm> acesso feito dia 14/04/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a http://proflilianem3.no.comunidades.net/index.php?pagina=1182699201> acesso feito dia 14/04/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/09/2012
Cinco estrelasEXCELENTE CONTEUDO DE AULA, É PRIMORDIAL PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS.
24/06/2012
Cinco estrelasParabéns como você desenvolveu a aula. Gostei e irei pratica-la com os meus alunos.
04/06/2012
Cinco estrelasAdorei a aula , é muito ilustrativa, bem prática.
31/05/2012
Cinco estrelasAULA PERFEITA, FIZ COM MEUS ALUNOS.
30/05/2012
Três estrelasBOM MATERIAL, MAS REQUER MUITO TEMPO DE AULA O QUE É FATOR LIMITANTE AOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO.