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Conhecendo o embrião por meio do método científico: da fecundação ao nascimento

 

24/05/2012

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. Gumerato Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo de fecundação;
  • Identificar as etapas do processo de desenvolvimento do embrião;
  • Dimensionar a importância do planejamento familiar e
  • Reconhecer a multiplicidade de aspectos envolvidos na problemática do aborto.
Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de Genética e Embriologia.
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

Introdução

A Genética é uma ciência que envolve vários conceitos. Principalmente no ensino médio, é importante que alguns desses conceitos sejam bem fixados. Para tornar esse processo mais efetivo e dinâmico, uma estratégia resolutiva é utilizar-se de ferramentas lúdicas pedagócias, tais como aquelas propostas nesta aula. O desenvolvimento das atividades propostas se afigura como uma oportunidade para que os/as alunos/as possam, a partir da utilização do método científico, ocupar a posição de protagonistas do processo de construção do conhecimento. Afinal, incentivam a curiosidade e criatividade e podem promover mudanças significativas no modo de pensar e agir dos/as alunos/as.

Porém, de acordo com o método científico, é importante que as atividades propostas sejam precedidas pela problematização do tema da aula, o que pode ser feito, no caso, a partir da seguinte questão aos/as alunos/as:

  1. Na sua opinião, quando se inicia a vida: a) no momento da fecundação; b) quando o embrião se transforma em feto ou c) no instante do parto? 


A problematização fomentará a organização do conteúdo já estudado acerca do tema da aula e o confronto com o não-saber. O/a professor/a deverá então orientar os/as alunos/as a formularem hipóteses para fundamentar as respostas apresentadas às referidas questões. Tais hipóteses serão posteriormente consideradas à luz dos dados coletados e as descobertas promovidas por meio das atividades propostas, possibilitando, assim, a consolidação do conhecimento.

Atividade 1 – Pensando no assunto

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as  Imagens 1, 2, 3 e 4,utilizando, para tanto, um  data show.

Imagem 1

genetica 8

Disponível < http://planetabebe.webs.com/ > acesso feito dia 14/04/2012

Imagem 2

genetica 3

Disponível <http://www.teliga.net/2007/10/variabilidade-versus-preservao-no.html> acesso feito dia 14/04/2012

Imagem 3

genetica 9

Disponível <  http://talitaedavid.blogspot.com.br/2010/07/30072010-inicio-da-6-semana.html> acesso feito dia 14/04/2012

Imagem 4

genetica 7

Disponível <http://www.sempretops.com/diversos/lista-de-compras-online-para-bebe/> acesso feito dia 14/04/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o  download  das Imagens 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu  netbook,  exibi-las durante a aula utilizando um  kit  multimídia e um  data show.  Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à  internet,  no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1.O que as imagens apresentadas representam para vocês?

2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?

3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?

3. A partir da apresentação dessas imagens, de quais conteúdos trabalhados no ensino fundamental você se recordam?

Finalizado o debate, o/a professor/a deverá veicular o conteúdo abaixo, que se refere a um excerto da Constituição Federal Brasileira. Para tanto, poderá utilizar um  data show  ou preparar uma transparência para ser projetada com retroprojetor. A seguir, deverá solicitar que um/a aluno/a faça a leitura em voz alta.

Constituição Federal Brasileira (1988)

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)

Disponível < http://www.culturabrasil.pro.br/artigo5.htm> acesso feito dia 14/04/2012

Finalizada a leitura, o/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as, individualmente, elaborem uma redação de modo a contemplar a seguinte questão:

1. Quais são as implicações para a Genética e a Embriologia da “inviolabilidade do direito à vida”  à qual o artigo 5º se refere?

As redações deverão ser corrigidas pelo/a professor/a, sendo que caberá ao/a mesmo/a apontar por escrito seus aspectos positivos e, eventualmente, negativos. Além disso, caberá ao professor/a, em sala de aula, sintetizar para os/as alunos/as os principais argumentos veiculadas nas redações.  

Atividade 2 – Navegando no conhecimento em terceira dimensão

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as inicialmente construirão óculos 3D. Para tanto, o/a professor/a deverá orientá-los/as a, empregando seus  netbooks,  acessar o  site  abaixo, no qual os procedimentos pertinentes se encontram detalhados. O material a ser utilizado para a construção dos óculos 3D deverá, se possível, ser providenciado pelo/a professor/a, ou então solicitado previamente aos/as alunos/as.

“Como fazer seus óculos 3D” - http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL25699-5603,00.html> acesso feito dia 14/04/2012

Finalizada a construção dos óculos 3D, o/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, visualizar uma simulação em terceira dimensão sobre o desenvolvimento embrionário da fecundação até o parto semana a semana.

genetica 5

Disponível < http://3dpregnancy.parentsconnect.com/calendar/1-week-pregnant.html> acesso feito dia 14/04/2012

OBSERVAÇÃO: Vale destacar que as legendas da simulação em questão se encontram em língua inglesa, sendo que, por essa razão, o/a professor/a deve priorizar no debate das imagens.

Atividade 3 – Criando histórias em quadrinhos

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas para que os/as alunos/as criem uma pequena história em quadrinhos sobre o tema abordado durante a aula. Para tanto, o/a professor/a deverá orientá-los/as a, empregando seus  netbooks, acessarem os  sites  abaixo, nos quais os procedimentos pertinentes se encontram detalhados.

Historia em quadrinhos

Disponível < http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ > acesso feito dia 15/03/2012

Disponível < http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA > acesso feito dia 15/03/2012

Cada história em quadrinho poderá ter um enfoque diferente, dependendo da criatividade das duplas, mas todas elas devem ser referentes ao tema abordado durante a aula. 

As duplas deverão, por fim, socializar suas histórias em quadrinhos, utilizando, para tanto, um  data show  conectado a um  netbooks.

Atividade 4 – Brincando com o conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as, organizados em grupos de cinco integrantes, serão convidados pelo/a professor/a a trabalhar com um jogo da memória capaz de auxiliar no processo de construção do conhecimento referente ao tema da aula.

Para a elaboração das cartas do jogo, será necessário apenas papel cartão ou borracha de Etil Vinil Acetato (EVA), cola e tesoura. Esses materiais deverão, se possível, ser providenciados pelo/a professor/a, ou então solicitado previamente aos/as alunos/as.

O professor deve providenciar duas cópias do Anexo I para cada grupo. No Anexo I constam conceitos e definições em Genética e Embriologia. Esses conceitos e definições devem ser recotados de uma via do Anexo I e colados em 20 cartões de 6 cm x 6 cm confeccionados com o papel-cartão ou com a borracha de EVA. A outra via do Anexo I deve ser mantida pelo grupo para o esclarecimento de dúvidas.

Orientações para o jogo

1. Em cada grupo, quatro alunos/as jogarão e um/a ficará com uma via do Anexo I para o esclarecimento de dúvidas. Este será o juiz do jogo.

2. Os cartões devem ser virados e embaralhados sobre a mesa.

3. O/a primeiro/a jogador/a deve virar um cartão e tentar encontrar seu significado virando um outro cartão. Se encontrar o significado correto, tem direito a mais uma jogada. Se não encontrar, aguarda sua próxima vez.

4. O juiz deverá intervir sempre que houver dúvidas.

5. Vencerá o/a jogador/a que, no final, apresentar o maior número de pares de cartões com os conceitos e definições correspondentes.

Fonte: JUSTINIANO, S. C. B.; MORONI, R. B.; MORONI, F. T.; SANTOS, J. M. M. Genética: revisando e fixando conceitos. Genética na escola, vol. 1, n. 2, 2006, pp. 51-53.

 

ANEXO I

Conceitos e definições sugeridos

 

1

Óvulos

Célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gameta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada.

2

Espermatozóide

Célula sexual masculina (gameta masculino), é uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça  e uma cauda e flagelo.

3

Fecundação

A fecundação é o fenômeno biológico através do qual o óvulo e o espermatozóide se unem dando origem a uma nova vida.

4

Células-tronco

São células com capacidade de auto replicação, isto é, de gerar uma cópia idêntica de si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

5

Zigoto

Célula diplóide formada pela fusão de um gameta feminino e um masculino.

6

Mutação

Alteração no DNA (gene) de um organismo, não resultante de recombinação genética. Uma mutação nas células germinativas pode ser transmitida para a geração seguinte, e seus efeitos poderão se manifestar ou não.

7

Código Genético

Informação contida em trincas de bases do DNA.

8

Genoma

Todo material genético de uma célula / indivíduo.

9

Genética

Ramo da biologia que estuda as semelhanças e as diferenças entre os organismos de uma mesma linhagem através de gerações.

10

DNA

Ácido desoxirribonucléico, polímero formado de inúmeras unidades repetidas de fosfato, uma base e açúcar desoxirribose, presente nos cromossomos e que contém a informação genética da maioria dos organismos vivos.

11

Engenharia Genética

Manipulação do DNA de um determinado organismo com o objetivo de estudar a estrutura e/ou função de determinado gene ou sequência, produzir ácidos nucléicos, proteínas ou processos biológicos úteis ou melhorar as características desse organismo.

12

RNA

Ácido ribonucléico  polímero formado por uma cadeia simples de inúmeras unidades  repetidas de fosfato, uma base e açúcar ribose.

13

Replicação

É um processo no qual cada cadeia de DNA vai dar origem a duas cadeias filhas à que lhes deu origem através de um processo semiconservativo.

14

Alelo recessivo

Um alelo cujo efeito fenotípico não se expressa em um heterozigoto

15

Alelo dominante

Um alelo que expressa seu efeito fenotípico mesmo quando em heterozigose com o alelo recessivo

16

Tradução

Processo onde a informação genética presente numa molécula de mRNA especifica a sequência de aminoácidos durante a síntese de proteínas.

17

Cromossomo

Cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, que coram intensivamente com uso de corante citológico, composto por DNA e proteínas.

18

Gene

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico - RNA).

19

Hereditariedade

Hereditariedade é o somatório de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação.

20

Clonagem

Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam  órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.

Vale ressaltar que, que por meio de atividades lúdicas pedagógicas é possível desenvolver o senso de organização, o espírito crítico e competitivo, o respeito mútuo e a fixação do conteúdo com maior facilidade.

Atividade 5 – Navegando nas mídias sociais

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet  com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.

Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.

genetica 2

Disponível  <http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5654750978421956464&cmm=2245501&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/04/2012

genetica 1

Disponível  <http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=2580812624460889454&cmm=7906523&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/04/2012

Concluída a leitura das discussões das mídias sociais, os/as alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a realizarem um júri simulado.

A realização do júri simulado em sala de aula exigirá que o/a professor/a divida os/as alunos/as em três grupos: o primeiro grupo fará a  DEFESA, o segundo grupo fará a ACUSAÇÃO e o terceiro grupo será o JUIZ.

Os/as alunos/as devem escolher cinco argumentos contrários e cinco argumentos favoráveis ao aborto encontrados nas mídias sociais.

Nesse momento, o/a professor/a deve observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala.

Após a realização do julgamento, os papéis podem ser invertidos, de modo que o grupo que inicialmente defendeu irá então acusar e o grupo que julgou poderá defender.

Atividade 6 – Viajando no conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontram-se disponivel.

Vídeo 1 - Animação 3D de como a FIV Funciona

Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=ao5eqdEK8RQ  > acesso feito dia 21/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1,  os/as alunos/as participarão de um debate a ser mediado pelo/a professor/a. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1.Você já tinha ouvido falar de fertilização in vitro?

2. Qual parte do processo de fertilização  in vitro  você achou mais interessante?

3. Você conhece alguma pessoa que foi submetida à fertilização  in vitro?

Recursos Complementares

Sugestões de links para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a http://planetabebe.webs.com/  > acesso feito dia 14/04/2012

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a http://saude.hsw.uol.com.br/fertilizacao-in-vitro.htm> acesso feito dia 14/04/2012

 Sugestões de links para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a http://proflilianem3.no.comunidades.net/index.php?pagina=1182699201> acesso feito dia 14/04/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
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