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MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - A Constituição dos Primeiros Ritmos Brasileiros

 

28/05/2012

Autor y Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a formação das matrizes rítmicas da música brasileira;

Identificar instrumentos musicais, ritmos e danças provenientes destes povos.

Conhecer artistas que utilizaram em suas pinturas, temas relacionados com a música brasileira.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de compassos rítmicos- binário, ternário e quaternário; Classificação dos instrumentos musicais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

A formação da música brasileira teve a contribuição dos povos indígenas, europeus e africanos, quando a convivência destas culturas e sua miscigenação acabaram formando as matrizes rítmicas da música brasileira.

É importante que o aluno possa conhecer e perceber que vários elementos culturais de sua vivência no cotidiano originam-se desta miscigenação cultural, bem como aprender a valorizar os patrimônios culturais de nosso país, como a Música Popular Brasileira.

 

Problematização

 

Professor (a)! Para iniciar a aula faça as seguintes perguntas aos alunos?

  • Qual o gênero ou estilo musical você costuma ouvir?

  • Você ouve algum tipo de música brasileira? Que estilo?

Talvez poucos deles responderão que ouvem  música popular brasileira. Percebemos que os meios de comunicação de massa e a indústria cultural têm influenciado, de alguma forma, o gosto popular, sendo que  jovens e adolescentes de hoje acabam por ouvir mais música americana e estrangeira em geral,  do que brasileira, e ainda se for brasileira apenas aquelas que estão em destaque pela indústria cultural.

É necessário explicar a importância de um povo conhecer e valorizar a sua própria cultura. O sentimento de pertença e identidade cultural faz com que se fortaleça a valorização deste povo. Não é ruim que se ouça música estrangeira, o problema é quase nunca ouvir música nacional, chegando até o ponto de não se apreciá-la, por não estar habituado a ouvi-la. Existe muita gente produzindo música brasileira de qualidade, mas esta não é divulgada pela mídia.

Baseado nestas informações, argumente e  motive a turma a discutir  a importância de se valorizar o que é do nosso povo, da nossa cultura, sem desmerecer o que pertence à cultura estrangeira.

Na seqüência, poderá discorrer da riqueza que é a cultura brasileira por ter em sua formação a mistura (miscigenação) de elementos dos povos que constituíram a população brasileira: indígenas, europeus e africanos. 

Professor: “Você conhece alguma palavra, objetos ou até hábitos do seu dia a dia cuja origem é africana, indígena ou europeia?”

  • Por exemplo: nomes de cidades que tem origem indígena, europeia ou africana.

  • Alimentos típicos que foram trazidos por estes povos, objetos, palavras, hábitos de comportamento, danças e festas populares que possuem influência de algumas destas etnias.

Após as respostas dos alunos, apresente o vídeo de Animação do Portal do Professor para ilustrar elementos da cultura africana e termos linguísticos que estão presentes no cotidiano brasileiro.

 

 

Veja também em: http://br.youtube.com/watch?v=VvjuLW0J8U8 acesso em 30/03/2012

 

Professor(a), para apoio de sua fundamentação teórica, deixamos algumas informações  que possam auxiliá-lo nesta aula, pois este conteúdo não é tão fácil de ser encontrado. 

 

Quanto à formação da música brasileira tivemos a contribuição indígena, africana e européia:           

Contribuição Indígena: A música brasileira recebeu em sua formação características deste povo quanto ao ritmo, ao som nasal, nas danças e bailados e nos instrumentos musicais como: Chocalhos e Maracá. As danças folclóricas consideradas de origem indígena são, o CURURU, o GATO, o JACUNDÁ, o SAIRÉ  entre outras. O CATERETÊ é uma dança de origem indígena e seu nome é de origem tupi. Em Goiás recebe o nome de CATIRA, que é acompanhada por  violas, batidas de palmas e pés.

Contribuição Africana:  Ritmos como o LUNDU e BATUQUE,de origem africana, proporcionaram à música brasileira riqueza rítmica própria, originando danças como o FREVO e o MARACATU, danças dramáticas como a CONGADA e muitas outras que foram trazidas para o Brasil pelo povo africano há mais de 400 anos, assim como uma grande variedade de instrumentos de percussão. Há também a CAPOEIRA que utiliza marcações rítmicas específicas e instrumentos como o berimbau e o caxixi.

Alguns instrumentos de origem africana são: Marimba, Reco-reco ou ganzá, Caxixi, Agogô, Afoxé ou Xequerê ,Tambor, Cuíca,  Bongô, Berimbau ou urucungo, Atabaque,entre outros.

Contribuição Européia: Quanto aos gêneros musicais encontramos a moda, modinha ( que vão dar origem às modas de viola e serestas), cantigas de roda, cana- verde, canções infantis, polcas e valsas, bailados como a Chula, a Rancheira e o Fandango da região sul. Alguns instrumentos musicais de origem européia são: Sanfona , Harmônica, Flauta, Violino, Viola, Rabeca, Cavaquinho, Bandolim, Pandeiro ou Adufe, o  Violão e muitos outros. Entre as danças e bailados de origem europeia temos: Polca, Quadrilha, Moda, Modinha, Schotisch  e outras danças européias.  

 

ATIVIDADE 1:Identificando os instrumentos musicais

 

ORIENTAÇÃO PARA A ATIVIDADE:

Apresente e contextualize os tipos de manifestações culturais do Brasil que se originaram dos povos Indígena, Africano e Europeu. Em seguida,  mostre os vídeos, executando a atividade paralelamente. É interessante pausar os vídeos, se necessário, para fazer comentários, ou mesmo, reprisar algumas cenas

Por meio de anotações os alunos deverão identificar os instrumentos musicais de cada gênero apresentado e descrever  a formação das danças (em roda, grupo, pares, etc), isto após cada vídeo apresentado.

Após aguardar o tempo necessário o professor iniciará uma conversa com os alunos, perguntando se eles já tinham visto algumas destas manifestações culturais e se conseguiram identificar os instrumentos e formas de danças, corrigindo alguma anotação que o aluno não tenha feito corretamente, tirando dúvidas.Nesta atividade também é possível utilizar instrumentos musicais virtuais em IPAD ou TABLET,  para que os alunos experimentem sua sonoridade.

 

Vamos assistir dois vídeos importantes, um da Dança de Catira, da orquestra de violeiros de Pitanga e, outro sobre a dança indígena.

  1. CATIRA disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mPS2PhcYnaY acesso em 02/04/2012
  2. VÁRIAS DANÇAS INDÍGENAS disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9eC0Y4EF_hA  acesso em 04/04/2012

 

Mostre imagens dos instrumentos e os recursos sugeridos a seguir:

  1. AUDIO DE LUNDU colhido por Mario de Andrade disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=B8BkQH13Nco acesso em 02/04/2012.
  2. MARACATU: Nago, nago, nagô. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Er6SIW80hLM&feature=related acesso em 02/04/2012
  3. Escola de FREVO – Pernambuco. disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA acesso em 02/04/2012 

 

Mostre imagens dos instrumentos e os recursos sugeridos a seguir:

  1. FOLCLORE - DANÇA CHULA (Danças Brasileiras), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=69QNBCqtB7U acesso em: 04/04/2012.
  2. FANDANGO: Mestre Romão - Fandango Paranaense nas batidas da tamanca (possui características indígenas, europeias e africanas). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JWJydAPt33Y acesso em 04/04/2012.
  3. MODINHA- áudio de obra de Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira interpretada por Ney Mato Grosso com diversas obras com imagens de músicos e dos autores. Há a possibilidade de fazer os alunos observarem também as imagens e comentar sobre elas. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=8FgyjYiojvU&feature=related acesso em 04/0402012 .

 

Após a apresentação dos vídeos, reúna os estudantes em grupo de 2 ou 3 pessoas para discutirem sobre os vídeos e anotarem as principais ideias levantadas para serem entregues em forma de texto dissertativo. 

 

Roteiro de discussão:

  • O que chamou mais a atenção do aluno ao observar os vídeos?
  • O aluno conhecia algumas das danças e músicas apresentadas nos vídeos?
  • Houve algum instrumento musical que o aluno não conhecia? Qual?
  • É importante continuar a existir essas manifestações para a cultura brasileira? 

 

Sugerimos as opções abaixo para uso do vídeo com a turma:

  • Usar o vídeo/DVD, selecionar as cenas e assistir pela TV.
  • Baixar os vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, e assistir na TV ou no computador.
  • Levar os estudantes ao laboratório de informática ou conectar um computador ligado a internet na TV ou datashow para assistir direto do site do youtube as principais cenas do filme.
  • Outra opção seria gravar o vídeo em um pen-drive e utilizá-lo em uma TV com a entrada USB.

 

ATIVIDADE 2 - Pesquisa e Apresentação

 

Orientação para atividade: 

Leve os alunos ao laboratório de informática e forme 3 ou 6 grupos, onde irão pesquisar ritmos ou danças brasileiras que se originaram da miscigenação africana, europeia e indígena. Serão 1 ou 2 grupos por etnia. Durante a pesquisa, os alunos irão selecionar alguns ritmos ou danças para organizarem uma apresentação.

Eles podem pesquisar no próprio youtube, no buscador Google, Alta Vista, Yahoo, etc onde possuem vários sites de pesquisa sobre estes gêneros. 

 

Grupo 1 e 2:   Origem Africana

  • Pesquise uma gravação em áudio ou vídeo de uma  música ou dança de origem africana ou afro-brasileira ( danças - frevo, maracatu, congada; ritmos – batuque ou lundu).

 

Grupo 3 e 4: Origem Indígena

  •  Pesquise uma gravação em áudio ou vídeo de uma dança de origem indígena ( cururu, cateretê, etc)

 

Grupo 5 e 6 : Origem Europeia

  • Pesquise uma gravação em áudio ou vídeo de uma dança ou ritmo de origem europeia ( polca, valsa, cana-verde,etc)

 

Após a pesquisa, o grupo deverá apresentar aos colegas, utilizando recursos de apresentações para TV, selecionando vídeos,  imagens e gravações de áudio. Junto a esta apresentação, os grupos poderão acompanhar os vídeos e áudios, utilizando  objetos e partes do corpo, ou instrumentos musicais (se a escola possuir).

 

ATIVIDADE 3 - Produção artística a partir de uma obra de arte.

 

Vamos estudar a obra de Heitor dos Prazeres e como esta retrata a música popular brasileira.

Professor, selecione algumas obras de Heitor dos Prazeres e mostre aos alunos, contextualizando com sua biografia (ver site indicado a seguir), pois além de ser músico e conviver com os primeiros sambistas, foi um artista que representou várias manifestações da cultura popular no Brasil.

 

Professor! Oriente os alunos a observar as obras:

  • Observe as cores intensas, as formas simplificadas, sem muitos detalhes que caracterizam o estilo do Heitor dos Prazeres, além do tema que são manifestações culturais do Brasil.
  • Sugira aos estudantes que façam um desenho representando um ritmo ou festa típica brasileira da atualidade que esteja relacionado às culturas trazidas pelas etnias apresentadas. A composição de desenho poderá ser produzida a partir de exemplos das imagens das obras apresentadas, onde o aluno irá se basear para fazer sua própria produção artística. Para esta atividade pode-se utilizar lápis de cor, guache, giz de cera, pois as cores intensas são uma das principais características. 

 

Esta atividade contribui para o aluno perceber a relação que há entre as diversas formas de expressão artística sobre um mesmo tema, neste caso: música, dança e artes visuais expressando a cultura e a música popular brasileira. Também é muito importante que o aluno consiga fazer uma relação entre o conteúdo dado e suas experiências culturais vivenciadas em seu ambiente.

Professor, se quiser ampliar as possibilidades e opções de imagens, utilize também obras de outros artistas que representem ritmos, festas e instrumentos da música brasileira. Por exemplo: Portinari, Di Cavalcanti e outros.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Palavras africanas Vídeo
Recursos Complementares

 

O professor também poderá pesquisar nos livros abaixo relacionados para ter um aprofundamento melhor do conteúdo:

Avaliação

A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de desenvolvimento e  produção das atividades propostas.

 

Instrumentos de Avaliação:

  • Avaliação escrita: anotações feitas identificando os instrumentos musicais  e as danças apresentados nos vídeos na atividade 1. ( avaliação individual)

  • Pesquisa e apresentação  utilizando recursos de multimídia.( avaliação em grupo) – resultados da atividade 2.

  • Produção prática de desenho a partir de uma obra ( avaliação individual) - atividade 3

 

Critérios de avaliação - Avaliar se o aluno:

  • Identificou os instrumentos musicais e formação de danças que foram apresentados por meio de anotações no caderno.

  • Identificou os elementos culturais dos povos indígena, europeu e africano presentes nas manifestações culturais  brasileiras.

  • Capacidade de organizar informações e desenvoltura na apresentação para a turma.

  • Capacidade de expressão de suas ideias por meio do desenho, relacionando com a realidade da cultura brasileira na atualidade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
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