Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MÚSICA POPULAR BRASILEIRA : O Samba

 

28/05/2012

Autor y Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o contexto histórico e social do samba, relacionando com a cultura brasileira.

Compreender sua repercussão e influência na sociedade e cultura brasileira;

Identificar os principais músicos, compositores, intérpretes e sua contribuição para a formação da música brasileira;

Aprender a fazer o acompanhamento rítmico do samba por meio da prática instrumental.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

           

A riqueza rítmica na música brasileira se dá devido à contribuição da cultura africana, quando vieram ao Brasil pessoas de várias tribos africanas na condição de escravos. Entre os ritmos e danças que trouxeram de sua terra tivemos o batuque, o lundu, o coco, a dança umbigada, que misturados à música europeia geraram ritmos brasileiros como o samba, o frevo e outros. O samba vem da palavra Semba, ritmo que junto ao batuque era utilizado nas danças de umbigada, nos jogos e lutas como a capoeira e nos cultos religiosos.

Sobre a origem do samba o professor pode pesquisar no site http://almanaque.folha.uol.com.br/samba.htm acesso em 07/04/201

Para esta aula, sugerimos que  o professor leve os alunos ao laboratório de informática, a fim de que eles possam abrir os vídeos indicados à medida que se faz a fundamentação teórica da aula.

Outra opção é o professor levar os vídeos em pen-drive e ligar numa TV multimídia, ou num DVD com entrada USB, ou num data show.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Professor: - Você já “batucou” alguma vez? De onde vem o termo “batucar”?

Com estas perguntas  inicie o assunto convidando os alunos a mostrarem alguns “batuques”que eles conheçam, batucando com as mãos na carteira. Procure também investigar qual o conceito que eles têm de "batuque",  para depois falar sobre o ritmo Batuque que deu origem ao nosso samba, hoje considerado patrimônio cultural  e imaterial do Brasil.

Vamos ouvir um áudio sobre os primeiros ritmos brasileiros com influência da cultura africana que deram origem ao samba.

 

 
Estrutura curricular:

Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Pluralidade Cultural::Pluralidade cultural na formação do Brasil

Objetivo:

Auxiliar o professor do Ensino Médio na explicação sobre a cultura brasileira e suas origens históricas regionais, de maneira que se conheçam as características de algumas regiões brasileiras através da música que tem suas origens em processos históricos de formação do território nacional

Descrição:

O áudio trata da questão da cultura popular brasileira através da música. Pesquisadores e conhecedores da música popular brasileira falam de suas origens históricas e a importância para a cultura brasileira. Temos o pesquisador pernambucano Leonardo Dantas que fala sobre a dança e o Samba de Coco onde tem o tirador dos versos conhecido também como “coqueiro”. O pesquisador Vicente Sales fala do Ludu como sendo o primeiro gênero afro-brasileiro. Já o pesquisador e músico Roberto Correia explica o Siriá (dança típica de Cametá no Pará) e o Cururu (dança típica do Planalto Central). Todas essas danças como sendo de origem negra

Duração: 14 minutos e 50 segundos
Autor:  Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BIBVIRT) 

Em seguida apresente um áudio ou vídeo de sambas ou pagodes atuais ( sites abaixo indicados) e  pergunte se algum aluno tem um samba ou pagode em seu celular para a turma ouvir, pedindo que citem os grupos e cantores de samba que eles conhecem.

 

ATIVIDADE 1

 

Solicite aos estudantes que ouçam as gravações de samba e identifiquem os instrumentos musicais utilizados, fazendo anotações à  medida que as gravações vão sendo apresentadas.

 

Sugestões:

 

Pergunte aos alunos se eles já ouviram os primeiros sambas gravados.

Em seguida mostre a gravação da música “Pelo telefone”gravada por Bahiano (ouça em:  http://www.youtube.com/watch?v=aKKyrF2iYcA).

Aproveite para contextualizar historicamente, contando sobre a casa da Tia Ciata e os grupos musicais que lá se reuniam , ocorrendo o Choro na sala de estar, o Samba na cozinha e no terreiro nos fundos, os cultos religiosos com batuque, apoiado pelas informações do site abaixo indicado:

 

Para apresentar o samba em seu formato inicial, mostre o vídeo do SAMBA DE RODA. 

 

Links:

  

ATIVIDADE 2

 

No laboratório de informática, divida a turma em 4 grupos e indique os sites abaixo para que os alunos assistam  gravações e vídeos dos sambas nas primeiras décadas do século XX dos compositores  Donga, Noel Rosa, Cartola e Adoniran Barbosa e vídeos destas músicas em gravações mais atuais, pedindo que façam novas anotações baseados no roteiro jáindicado,  agora também comparando gravações de épocas diferentes. Em seguida apresentem suas observações para a turma.

 

Roteiro:

 

GRUPO 1  –  Quais as diferenças na forma de apresentação da música “Pelo Telefone” original (Donga)  com a interpretada por Martinho da Vila em 1973 quanto à marcação rítmica e interpretação?

 

GRUPO 2 - Quais as diferenças na forma de apresentação da música “Conversa de Botequim”(Noel Rosa) com a interpretada por Maria Rita quanto à marcação rítmica e interpretação?

 

GRUPO 3 – Quais as diferenças na forma de apresentação da música “As Rosas não Falam” (Cartola) com a interpretada por Vanessa da Mata quanto à marcação rítmica e interpretação?

 

GRUPO 4 – Quais as diferenças na forma de apresentação da música “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa) e a interpretação do grupo Demônios da Garoa quanto à marcação rítmica e interpretação?

  

Para auxiliar e aprofundar o conhecimento sobre marcações rítmicas acesse no portal dia a dia educação do Estado do Paraná o caderno e o vídeo sobre musicalização:

 

Para fechar a atividade vamos fazer uma comparação do samba do início do século XX com o samba raiz e o pagode produzidos na atualidade, em forma de texto dissertativo. Proponha uma discussão sobre  a repercussão e influência  do samba no início do século XX e os sambas da atualidade na sociedade brasileira, comparando o ritmo, instrumentos musicais,  poesia e tema das letras, forma de interpretação do cantor e se isso reflete de alguma forma a sociedade atual.

  

ATIVIDADE 3

 

1ª Opção: Proponha aos alunos que formem pequenos grupos de roda de samba ( de mais ou menos 6 pessoas)  O grupo escolhe um samba e apresenta na aula, fazendo a percussão e canto da música escolhida. O acompanhamento instrumental poderá ser feito com instrumentos musicais (ver se a escola possui, ou se o aluno pode trazer de casa, ou em último caso procurar construir com sucatas) como agogo, pandeiro, tamborim, tambores, chocalhos e ganzás, reco- reco. Professor oriente como cada instrumento é executado numa escola de samba.

Pode-se também construir instrumentos de percussão como chocallhos (latas, cilindros plásticos) e tambores (copos ou potes plásticos). Como baquetas pode ser utilizado palitos de sorvetes.

2ª Opção: Os alunos poderão levar a música em forma de vídeoquê, playback para acompanhar junto com a gravação, ou até montar os ritmos de modo virtual com programas como  audacity, e outros simuladores de bateria.

 

SUGESTÕES:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

 Será avaliado o processo de construção das atividades, bem como o resultado final. Avalie se o aluno conseguiu:

  • Reconhecer as características musicais do samba produzido no início do século XX.

  • Conhecer os principais músicos e compositores de samba do início do século XX.

  • Relacionar as formas de produção do samba no início do século XX com a forma de produção do samba na atualidade, questionando e refletindo sobre sua manifestação na sociedade atual.

  • Execução de prática instrumental com repetição rítmica das batidas do samba.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Amélia, Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira , Tocantins - dijo:
    amelia.galvao@hotmail.com

    02/11/2013

    Quatro estrelas

    Ótima a sugestão de aulas que vocês apresentaram. Vou visitá-los com mais frequencia


  • edgar melo, Centro Educacional Perreira de Assis , Rio de Janeiro - dijo:
    edgar.melo03@yahoo.com.br

    01/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito, me ajudou bastante.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.