Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mediação cartográfica como instrumento para análise do espaço

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o professor(a) deverá:

- Trabalhar a cartografia de forma dialética nas aulas de Geografia;

- Estimular, por meio da cartografia, a discussão e reflexão sobre a dinâmica do espaço geográfico contemporâneo.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Cartografia;

- Transformações espaciais.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Para esta aula é necessário o professor(a) junto aos alunos ter em mãos máquinas fotográficas, filmadoras, pranchetas entre outros eletrônicos.

1o. Passo:

Professor(a), como ponto inicial você poderá levantar junto aos alunos o que eles entendem por Cartografia e Geografia. Apresente as imagens abaixo para instigar a fala dos alunos.

Imagem 01. São Paulo

sampa

Fonte: http://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/artigos/2010-01-cartografia-municipal/, acesso em: 17 abr. 2012.

 

Imagem 02. Brasil

mapa Brasil geo

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/, acesso em: 17 abr. 2012.

Imagem 03. O mundo.

mundom 2

Fonte: http://www.gramaticadomundo.com/2012/03/geografia-serve-nao-somente-para-fazer.html, acesso: 17 abr. 2012.

Imagem 04. Mapa antigo

antigo

Fonte: http://santatrindade.com/2011/05/simposio-cartografia-historica/, acesso em: 17 abr. 2012.

Imagem 05. Mapa antigo

mapa antigo

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cartografia/cartografia-27.php, acesso em: 17 abr. 2012.

2o. Passo:

- Professor(a), provavelmente você irá perceber que a Cartografia para a maioria dos alunos se limita aos estudos de coordenadas geográficas; projeções cartográficas; pontos cardeais e colaterais etc. E a Geografia para muitos é a simples maneira de decorar questionários e depois fazer provas.

Proponha a seguinte atividade de observação da realidade local para ajudar os alunos a construir a conexão da Cartografia e Geografia: Professor(a), leve os alunos para fora da sala de aula, se possível no entorno da escola. Pegue algum mapa local. Caso a escola não possua, procure a prefeitura municipal ou tente outras possibilidades, como: obter um mapa e/ou carta através do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/) ou uma imagens de satélites por meio do Google <https://maps.google.com.br/>. 

ATIVIDADE 01 - Dividindo a turma em grupos de 3 e no máximo 4 alunos, distribua cópias da localidade para cada formação. Peça que os grupos se situem perante o mapa e já fazer anotações sobre as pequenas e grandes transformações ali ocorridas.

3o. Passo:

Professor(a), reúna os alunos e retorne para a sala de aula. Proponha as atividades de pesquisas/levantamentos abaixo para os grupos desenvolverem em casa:

1- Buscar informações antigas e atuais do observado. 

2- De acordo com a disponibilidade e a condição dos grupos, peça para eles que amplie a escala de análise para todo o município para que eles possam compreender ainda mais os processos de transformação do espaço numa outra dimensão. Será necessário que os grupos obtenham outras imagens de satélites ao ampliarem a escala de análise. Eles poderão recorrer ao programa free Google Earth <http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm>, <http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/download/ge/> ou no próprio site do Google Maps <https://maps.google.com.br/>

AULA 02

4o. Passo:

Professor(a), peça que os grupos se juntem novamente, busque manter a mesma formação.

ATIVIDADE 02 - Além das observações feitas no entorno da escola na aula anterior, os grupos também utilizaram as pesquisa/levantamentos feitos em casa para a execução desta atividade.

01 - Peça que eles elaborem um relatório de campo e um documento (algumas considerações) sobre a análise do espaço observado na aula anterior. 

02 - Inclua também nesta atividade a observação dos grupos que analisaram outros espaços do município.

Observação: para as duas atividades, os grupos irão elencar alguns pontos para facilitar o desenvolvimento da atividade: urbanização local, questão ambiental, moradias etc.

- Como sugestões de produções, cada grupo de acordo com o perfil dos alunos poderá produzir um elemento do trabalho:

fotografias; vídeos; entrevistas; croqui; maquete; texto etc.

Observação: Professor(a), é importante que estejam disponíveis alguns materiais para as sugestões propostas acima:

- Cartolina, papel pardo, folha de isopor, diferentes de tamanhos de caixas (fósforo, creme dental, sabonete etc.). Materiais básicos para a confecção de cartazes e maquetes.;

- Câmeras digitais de fotografias e de vídeos para aqueles que irão mexer com a parte de vídeos e fotografias. Além de computador. 

AULA 03

5o. Passo:

Apresentação das atividades:

Faça uma rodada de conversas e debates frente as diferentes produções feitas pelos alunos.

6o. Passo:

Monte um grande painel da turma contendo as produções feitas por eles a medida que cada grupo estiver apresentando. Depois faça uma exposição para toda comunidade escolar.

7o. Passo:

Professor(a), aqui você irá fazer uma consideração significando a importância da mediação cartográfica para a compreensão de diferentes fenômenos estudados pela Geografia. Considerando que a Cartografia é uma ferramenta indispensável. Que nos anos iniciais de cada nível de ensino - Fundamental e Médio - aprende os conceitos chaves. No decorrer dos outros anos a cartografia está sempre inserida nos diferentes conteúdos trabalhados pelos professores.

Recursos Complementares

OLIVEIRA, Sandro Nunes de. CARTOGRAFIA. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=225>, acesso em: 17 abr. 2012.

SOUZA, Deuzimar da Conceição e RIOS, Ricardo Bahia. ENSINO E APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(52).pdf>, acesso em: 17. abr. 2012.

BITTENCOURT, Aline Alves. A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: experiências com professores em formação contínua.  Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/pt-br.php>, acesso em 15 Jun. 2012.

SALTO PARA O FUTURO, Entrevista com Rosângela Doin de Almeida. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=127>, acesso em 15 Jun. 2012.

Avaliação

Professor(a), além de avaliar todo o processo que compôs as aulas junto com os alunos, procure avaliar também a percepção e a nova concepção que os alunos começarão a ter sobre a cartografia e o seu uso para a Geografia a partir das atividades 01 e 02.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.