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O tema das migrações no Brasil em "A hora da Estrela"

 

27/07/2012

Autor y Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Memória
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula, a partir do filme A hora da estrela, os alunos poderão discutir as relações sociais e políticas que causaram, assim como as causadas, pelas migrações  de grandes contingentes populacionais provenientes dos meios rurais para os grandes centros urbanos durante os anos 1970.

Pesquisar a explosão do crescimento dos centros urbanos (causas e consequências), assim como o culto ao progresso e o desenvolvimentismo conservador. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter esclarecido alguns pontos as migrações tal como sobre o cenário político brasileiro dos anos 1970:

- Conceitos básicos tais como: migração, êxodo rural, pólos atrativos,

- O Brasil passava por uma ditadura durante os anos 1970. Dentro as diretrizes políticas de crescimento, operava-se o chamado “milagre econômico”.

- Dessa forma os militares retomavam os caminhos da modernização conservadora brasileira que se encaminhava desde os anos 50.

- Uma das formas de legitimação do regime foi a propagação do ufanismo e o “verde amarelismo” na época, assim como o culto ao progresso e a desenvolvimento.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor poderá fazer um nivelamento da turma apresentando alguns dos temas mais importantes dos anos 1970 no Brasil, tais como a situação política do país que passava por uma ditadura militar; o chamado “milagre econômico”; o traço conservador do projeto de modernização que se encaminhava; o ufanismo e a explosão do crescimento das cidades feito a partir dos movimentos migratórios do interior para as cidades.

 

DESENVOLVIMENTO 

Basicamente, as aulas usarão como recursos didáticos filmes de época ou que retratem a época (ficções ou documentários), textos da época (sobre cinema e cultura brasileira), além de críticas cinematográficas que analisem os filmes.

Serão utilizados os seguintes filmes:

             Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/14/

 

            Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/107/

 

Filmes Auxiliares:

             Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/45/

 

  • Contradições de uma cidade nova (1967) – Joaquim Pedro de Andrade. Filme   

             http://www.youtube.com/watch?v=bv5qDlAys_k&feature=fvwrel  (pt 1)

             http://www.youtube.com/watch?v=1MBHLbh43Sg&feature=relmfu (pt2)

 

Será, portanto, necessário o uso do Laboratório de Informática da escola com acesso à Internet e de uma Sala de Projeções. Uma ajuda muito importante é o cadastro no programa da Secretaria do Audiovisual (www.programadorabrasil.org.br), que tem como objetivo a divulgação gratuita do cinema nacional e, ainda, a formação de núcleos debatedores de cinema. Alguns filmes tratados aqui poderão ser adquiridos pela escola por meio do programa, desde que a escola se comprometa com a sua exibição. Uma sugestão é realizar um Ciclo Temático de Cinema, extraclasse, que exiba os filmes acima, semanalmente, ao longo do decorrer das atividades.

 

Aula 1

Para que os alunos entrem em contato com as questões relativas à diferença entre campo e a cidade, sugerimos uma atividade lúdica onde eles assistam o vídeo "Na roça é diferente", do personagem Chico Bento de Maurício de Souza. No enredo o personagem, oriundo do meio rural, se encontra com um primo da cidade e trocam impressões sobre dois universos diferentes.

"Na Roça é diferente": http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

 

chico bento

Chico Bento, personagem de Maurício de Souza

http://img7.imageshack.us/img7/579/chicobento321.jpg

 

Como podemos ver, o tema das migrações, assim o das diferenças entre o campo e a cidade, já foi trabalhado várias vezes e é povoado de clichês e/ou preconceitos. Para despertar um novo interesse dos alunos sobre o tema sugerimos professor iniciar atividade apresentando o vídeo de Maria Bethânia, ainda em 1966 cantando “Carcará”, música de João do Vale e José Candido.  

Carcará – Maria Bethânia (trecho de Show Opinião)

http://youtu.be/20GOCfYylWs

letra da música: http://letras.terra.com.br/maria-bethania/164683/

 

betania

Maria Bethânia interpreta no show opinião nos anos 60

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/arquivos/2010/06/augustoboal-showopiniao-mariabethania-galeria-11.jpg

 

O professor deverá chamar a atenção para o trecho onde Bethânia insere um texto que não está na letra original da música e constata: "Em 1950 mais de dois milhões de nordestinos viviam fora dos seus estados natais. 10% da população do Ceará emigrou. 13% do Piauí! 15% da Bahia! 17% de Alagoas!"

Nesse trecho Bethânia trata do ciclo nordestino de migração para o Sudeste brasileiro que se deu durante os anos 1950, movido em grande parte por uma grande seca  que assolou a região durante quase toda a primeira metade da década. 

A partir da canção o professor deverá conduzir a turma para um debate: 

  •   Os fluxos migratório são um movimento natural das sociedades, mas o que caracteriza em geral os movimentos migratórios brasileiros? Qual seria diferença das migrações dos anos 50 para a dos anos 60 e 70?
  • Qual foi o papel do estado nesse processo?
  • Quais são os motivos mais frequentes para a migração no Brasil dos anos 1970? Quais são os polos repulsivos e atrativos para tais movimentos?
  •   Quais foram as consequências desses movimentos migratórios para o mundo rural e para o ambiente urbano?

 

- Indicação de vídeo aula que esclarece alguns conceitos sobre a migrações: Movimentos Migratórios Geografia do Brasil: http://youtu.be/URSVxdYIK_g

(Uma possibilidade interessante para o professor aqui é tentar planejar conjuntamente ao professor de geografia atividades que venham convergir no tema das migrações no Brasil, onde ele possa trabalhar junto aos alunos temas e conceitos próprios da área que forneçam subsídio para a discussão)

 

propaganda

Propaganda de empresas que apoiavam a ditadura. Nem todos fazia parte do milagre econômico. Enquanto o Brasil batia recordes de crescimento nos anos 1970 os bolsões de miséria cresciam no meio urbano. Foto de João Urban.

http://portalimprensa.uol.com.br/content_file_storage/2011//4%20-%20Propaganda%20do%20per%C3%ADodo%20da%20Ditadura%20e%20de%20empresas%20que%20apoiavam%20o%20regime.jpg

 

Aula 2:

O professor deverá fazer uma contextualização dos anos 1970 no Brasil. Um boa forma de fazer isso é exibindo o filme de Marcelo Gomes “Anos 70: Trajetórias”.

Anos 70 - Trajetórias - Marcelo Gomes - http://www.youtube.com/watch?v=RjcPRcl8lGU

 

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 São Paulo nos anos 1970. Com grandes edifícios, viadutos, e muitos automóveis, a capital paulista durante a década de 1970 se tornava a referência nacional de uma metrópole moderna. 

http://i152.photobucket.com/albums/s165/ewaldo_album/sp70-80.jpg

 

Uma das consequência do projeto de desenvolvimento brasileiro nos anos 1970 foi um êxodo enorme de populações para os centros urbanos do sudeste. O professor deverá exibir o filme de  João Batista de Andrade de 1972 que se depara não só com um migrante da Bahia morando debaixo de um viaduto em São Paulo, mas também diante um preconceito e uma resistência muito grande dos habitantes da cidade diante a chegada de migrantes durante os anos 1970 no Brasil.

 

migrantes

Cena do filme Migrantes  de João Batista de Andrade.

http://i.ytimg.com/vi/CBKGXNVisNE/0.jpg

 

Migrantes, (1972), João Batista de Andrade. Disponível na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=CBKGXNVisNE

Consta que João Batista fez esta pequena reportagem em um dia que se deparou com um manchete de jornal que dizia “Moradores do Parque Dom Pedro reclamam da presença de marginais sob um viaduto”. Chegando lá trava-se de uma família de migrantes. 

É importante o professor chamar a atenção que as migrações foram e são tema de inúmeras discussões. Dentre elas a que versa sobre a inclusão (ainda que em geral trata-se da não-inclusão) destas populações rurais na vida da cidade grande. A miséria e a exclusão social foram a tônica dessas chegadas às grande cidades desse migrante. Como João Batista mesmo chama a atenção “a miséria de quem chega e a de quem recebe”.

O professor deverá fazer pequena uma discussão sobre o filme:

  • Quais os motivos apresentados pelo migrante para ele ter escolhido viver na cidade? Quais as dificuldades apresentadas por ele para se viver e trabalhar no meio rural?
  • Quais as condições que a cidade parece dar a ele?
  • Sobre o homem de terno que aparece na entrevista, o que diz? 

 

Para casa os alunos poderão realizar entrevistas com os familiares, vizinhos e amigos coletando histórias de migrações. Quais as famílias que tiveram que se deslocar para grandes centros urbanos para tentar melhorar a vida? Por quê? Qual foram as maiores dificuldades enfrentadas? Quais são as vantagens de se morar na cidade grande? E as desvantagens?

A entrevistas poderão ser feitas em vídeos e poderão ser captadas com celulares, máquinas fotográficas, ou mesmo filmadoras (com o sem o auxílio da estrutura da escola). O objetivo é reunir histórias de migrações e deslocamentos e compartilhá-las com a turma. Caso haja dificuldade no uso do vídeo a entrevista poderá ser captada em áudio ou mesmo escrita. Esse material deverá ser guardado pois será utilizado na atividade final.

 

Aula 3

No início da aula  o professor poderá pedir para que alguns alunos apresentem as histórias coletadas.

Deverá chamar a atenção para que essa é uma histórias de muitos brasileiros, sendo o tema um tema muito importante no cinema brasileiro. Entre os filmes mais marcante sobre o tema está o A hora da Estrela (1985) de Suzana Amaral. O filme é uma adaptação do romance de Clarice Lispector e conta a história de Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, órfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Na cidade grande Macabea vive deslocada. Não se acostuma. Vejamos um trecho do filme:

 

Trecho do filme A hora da estrela (1985) de Suzana amaral. http://www.youtube.com/watch?v=376JgN-2cEc&feature=youtu.be#t=48m49s

 

HE

Cena do filme A hora da estrela, de Suzana Amaral. Macabea é uma migrante que vai para o Rio de Janeiro mas vive a margem e sente dificuldade de se acostumar a vida da cidade.

http://images.quebarato.com.br/T440x/dvd+filme+a+hora+da+estrela+1985+clarice+lispector+adaptacao+literaria+recife+pe+brasil__48D311_3.jpg

 

(Aqui o professor tem a opção de, em um horário extra classe exibir o filme na íntegra  - o filme tem 95 minutos - a partir de link aqui fornecido, ou então requisitar o filme junto à Programadora Brasil, como indicado no início da aula. É uma opção ainda tentar fazer um trabalho junto ao professor de literatura para que sejam elaboradas atividades interdisciplinares sobre o obra de Clarice Lispector, sendo indicada também a leitura da obra)

capa

Capa da primeira edição do livro de Clarice Lispector

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/Y/B/NZ/3CBRVH/1213476454084_bigPhoto_0.jpg

 

Exibindo o filme completo ou somente o trecho, o professor deverá se deter no seguinte diálogo de Macabea e Olímpico, seu namorado:

_ Enter o quê?

_ Ai meu deus... Macabea vamos mudar de assunto?

_ Falar então de quê?

_ Por que você não fala de você?

_ Eu?

_ Por que esse espanto? Gente fala de gente!

_ É que eu não acho que sou muita gente.

_ Se você não é gente, é o que então?

_ É que eu ainda não tô acostumada...

_ O quê? Não se acostumou com o que?

_ É que eu não sei explicar... Será que eu sou eu?

 

macabea

Macabea e Olimpico Jesus, seu namorado. Um casal de migrantes na grande metrópole.

http://3.bp.blogspot.com/-BCCGxBnggYk/TvwXB5ORaJI/AAAAAAAAAx8/Pr8ecy5sDWw/s1600/AE08.jpg

 

É sugerido que o professor faça uma cópia do trecho acima e entregue para os alunos para que, em casa façam um breve texto que tente aproximar o personagem de Macabea com o tema das migrações discutido anteriormente:

  • Quem é Macabea? De onde ela veio? Como Macabea vive na cidade? De que ela gosta? Qual seu futuro?
  • Será que podemos entendê-la como uma figura típica da exclusão social provocada pelo processo modernizador gestado no Brasil? Caso a reposta seja afirmativa, explique o porque.
  • Em 1970, pela primeira vez na história do Brasil a população urbana ultrapassou a população rural. O que regia esse crescimento? Quais foram consequências sociais desse empreendimento? 
  • Qual foi em geral o destino dessas populações migradas do interior do Brasil para as grandes metrópoles? Pensando no filme Migrantes apresentado na aula, será que estes migrante foram incorporados plenamente na sociedade urbana?
  • Pensando na figura de Macabea, quais são as consequências da exclusão social?
  • Como podemos relacionar a personagem Macabea com a história do Brasil? Qual a sua relação com o tema das migrações? O que ele traz de informação sobre a modernidade brasileira?

 

Aula 4:

Em sala de aula o professor deverá apresentar o seguinte trecho do texto O coração grosso: migração das almas e dos sentidos de Lúcia Helena para os alunos.

Nascida de maus antecedentes, Macabéa não progride. Na sociedade em que se estabelece a noção de progresso como mola propulsora, a migrante Macabéa não encontra espaço. Retirante sertaneja, esfacela-se num meio-fio qualquer da cidade grande. Expondo o logro da promessa de progresso, o texto recusa-se a referendar uma forma de se refletir sobre o mundo, que faria da Vontade o dínamo do futuro. Um dos mitos do capitalismo nascente, estudado por Ian Watt é o homo economicus: o indivíduo que, pela ambição inexorável e pela vontade de acumulação, terá seu futuro garantido. A visão trágica que orienta a construção do perfil de Fabiano e Macabéa, e questiona o mundo em que estão inseridos, é conduzida por outra forma de se pensar a História, fora da égide do progresso.”

O professor deverá orientar a turma (com a ajuda técnica de algum responsável da escola) para  façam uma espécie de documentário reunindo as histórias coletadas pelos alunos ao longo da atividade. Caso seja possível, seria interessante que no vídeo produzido os depoimentos se misturassem com trechos do texto escritos pelos alunos e até mesmo trechos dos filmes apresentados por eles na sala de aula. O filme poderá ser publicado on-line e visualizado por todos. 

Recursos Complementares

Textos auxiliares Aula 1:

- A URBANIZAÇÃO RECENTE NO BRASIL E AS AGLOMERAÇÕES METROPOLITANAS - Fausto Brito, Cláudia Júlia Guimarães Horta, Ernesto Friedrich de Lima Amaral: http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/A_urbanizacao_no_brasil.pdf

- IMPACTOS DECORRENTES DA MODERNIZAÇÃO DA  AGRICULTURA BRASILEIRA - Rosane Balsan - http://www.miniweb.com.br/geografia/artigos/agricultura/mod_agricola.pdf

Indicação de livro: Migrações: da perda de terra à exclusão social de  Ana Valim (Ed. Atual).

 

Textos auxiliares Aula 2:

O coração grosso: migração das almas e dos sentidos de Lúcia Helena -  http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n2_Helena.pdf

O Nordestino Na Obra “A Hora Da Estrela" - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-nordestino-na-obra-a-hora-da-estrela-818827.html

A hora da Estrela de Clarice Lispector. - http://www.4shared.com/office/PAT3NETM/Clarice_Lispector_-_A_Hora_da_.html

O deslocamento da população brasileira para as metrópoles de Fausto Britto: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n57/a17v2057.pdf

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão em sala de aula se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as relações entre as obras artísticas e a história. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente nas discussões em sala. A avaliação final deverá ser feita por escrito.

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