Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Grupos culturais de nossa cidade - projeto colaborativo entre escolas

 

26/04/2012

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer grupos culturais da comunidade em que mora.
  • Criar mapa coletivo.
  • Construir texto com o objetivo de avaliar os aprendizados contruídos no projeto.

 

 

 

Duração das atividades
Para essa sequência didática, serão necessárias 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participação neste projeto, é necessário que os alunos participem de práticas de leitura e de escrita com autonomia.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilizando as escolas e definindo o projeto

 

Para este projeto, será necessária a participação de diversas escolas de uma mesma cidade e de comunidades diferentes. As turmas participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia. A sequencia didática é indicada para estudantes a partir do segundo ciclo do ensino fundamental.

 

          1.1 Nosso objetivo

 

           Após a definição das escolas participantes, os professores de cada turma deverão conversar com seus alunos sobre os objetivos do projeto:

 

  • Conhecer, mapear e divulgar os grupos culturais de nossa comunidade.
  • Conhecer os grupos culturais localizados na comunidade das escolas parceiras.

 

1.2 Nossa metodologia

 

Cada professor deverá acordar com os alunos de sua turma as ferramentas necessárias para realização do projeto. Sugerimos as seguintes:

 

  • A rede social, que possibilitará a comunicação entre os alunos.
  • Os mapas coletivos, com o qual será possível o mapeamento e a divulgação dos grupos culturais.

 

        1.3 Nossas primeiras ideias 

 

        Para os alunos levantarem suas ideias sobre a temática, sugerimos que você selecione alguns vídeos que retratem grupos culturais de diversos culturas e idades. Em seguida, oferecemos nossas sugestões:

     

        a) Grupo Capoeira Abolição 

Capoeira

http://www.youtube.com/watch?v=skLZAUEOBeM

 

     b) 

 

Dança Folclórica

 

c) Teatro na Laje 2010

Teatro na Laje

http://www.youtube.com/watch?v=hpMHEzV2NIs&feature=relmfu

 

A partir dos vídeos, os alunos poderão discutir as questões:

  • Por que as pessoas participam de grupos culturais?
  • Quais são os objetivos desses grupos ?
  • Eles são importantes? Por que?            

O professor mediará o debate e registrará as posições apresentadas pelos alunos. Sugerimos que, ao longo do projeto, os alunos confrontem suas ideias iniciais com as observações que farão dos grupos culturais que irão conhecer. Assim, poderão problematizá-las e enriquecê-las.

 

 

Atividade 2: Você conhece ou já fez parte de algum grupo cultural?

 

2.1 Conversando com meus colegas de sala

 

Em cada turma, os professores deverão iniciar um debate com os alunos a respeito dos grupos culturais existentes na comunidade. Sugerimos que as questões abaixo pautem a conversa:

 

  • Vocês já participaram de grupos de dança, teatro, música, hip hop, artes visuais (desenho, pintura etc)? Se sim, como é o grupo, com que periodicidade se reúne, quais são as atividades que fazem?

 

  • Vocês conhecem grupos desse tipo localizados na comunidade? Quais são? Que atividades fazem?

 

  •  Como poderíamos fazer para conhecer esses grupos e outros que ainda não temos notícia?

 

Antes de iniciar o debate, algumas tarefas poderão ser acordadas e distribuídas entre os alunos de cada turma:

 

  • Todos os alunos ficarão responsáveis por esquematizar os pontos abordados na conversa.

 

  • Ao final, o professor coordenará a escrita de um texto coletivo a partir dos pontos registrados por cada aluno.

 

 2.2 Conversando com os colegas da escola parceira 

 

            Para iniciar o diálogo a respeito dos grupos culturais de cada comunidade, sugerimos os procedimentos:

 

  • Dois alunos de uma turma participante ficarão responsáveis por criar uma página no facebook. Eles deverão acordar com os colegas qual será o seu nome e serão os moderadores da página. Será responsabilidades desses alunos aceitar os pedidos de amizade dos colegas das turmas parceiras.

 

  • Dois alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar o texto produzido na atividade 2.1 no “Mural” do grupo.

 

  • Em outro dia, os alunos, em duplas e no laboratório de informática, deverão escolher o texto de uma turma parceira, ler e escrever um comentário no facebook a partir da pergunta: “Quais as semelhanças e diferenças entre o textos de vocês?” “Que dica vocês podem dar à turma parceira para pesquisa dos grupos culturais?”

 

  • Em outro dia, cada turma deverá ler e discutir, coletivamente, o comentário dos colegas parceiros.

 

Atividade 3: Pesquisando os grupos culturais de minha comunidade

 

Cada turma deverá discutir como pesquisará os grupos culturais de sua comunidade.  Nesse momento, o professor retomará com os alunos o objetivo do trabalho: conhecer, mapear e divulgar os grupos da comunidade.

Sugerimos que, no laboratório de informática, em um data show, seja apresentado à cada turma o site que será usado para mapear e divulgar os grupos: http://www.mapascoletivos.com.br/.

Mapa coletivo

Entre no link: “Galeria de mapas” e visite os mapas já criados com os alunos.

 

Em outro dia, cada turma iniciará a pesquisa dos grupos culturais de sua comunidade. Para isso, sugerimos os procedimentos:

 

  • Levantar as perguntas a serem feitas ao grupo cultural com a finalidade de traçar o seu perfil. Nesse questionário deverá constar o nome do grupo, uma pequena descrição do trabalho realizado, endereço completo, notícias das atividades do grupo. Além disso, o grupo poderá enviar uma foto digitalizada.

 

  • Combinar como será feito o contato com os grupos culturais. Sugerimos que o professor de cada turma converse com as lideranças comunitárias e agende com os representantes dos grupos uma reunião no centro cultural ou em outro espaço da comunidade.

 

  • No dia do encontro, os alunos deverão fazer a entrevista aos grupos e registrar os dados coletados. Caso algum grupo não tenha comparecido, verificar se é possível deixar com um responsável o questionário para que respondam e enviem à escola.  

 

  Atividade 4: Criando o mapa coletivo

 

4.1 Criando o mapa

 

Uma das turmas ficará responsável por criar o mapa coletivo. Se possível, a atividade poderá ser feita coletivamente, com o uso do data show, para que todos participem do processo de criação do mapa.

Abaixo, as instruções:

           

  • Clicar no ícone: CADASTRAR

 

  • Após fazer o cadastro, clicar no ícone: CRIAR NOVO MAPA.

 

  • De forma coletiva, decidir qual será o nome do mapa,  escrever um pequeno texto que descreva o mapa e selecionar uma categoria.

 

  • Criado o mapa, dois alunos se responsabilizarão por avisar à turma parceira pelo facebook que já é possível editar os grupos culturais de sua comunidade.

           

4.2 Editando os grupos culturais

           

            Cada turma irá se cadastrar e editar os grupos culturais pesquisados. Para isso, sugerimos um roteiro:

 

  •  Em pequenos grupos, os alunos irão digitar o endereço completo do grupo cultural e clicar nele.

 

  •   À esquerda da tela, abrirá um campo com o título de EDITAR PONTO. Os alunos irão preenchê-lo a partir dos dados coletados e inserir a foto, caso houver.

 

  • Ao final, navegar com os alunos no mapa coletivo para verificar se o trabalho foi feito conforme o combinado.

 

  • Assim que cada turma finalizar a edição do mapa, dois alunos se responsabilizarão por fazer esse comunicado via facebook.

 

Atividade 5: Visitando nosso mapa

 

           

            No laboratório de informática, cada turma, então, irá navegar no mapa para conhecer os grupos culturais da cidade. Sugerimos que essa navegação seja coletiva e cada ponto seja debatido.

            Ao final, os alunos serão dividos em duplas para construção de um texto com as impressões dos grupos culturais de sua cidade. Antes da produção escrita, a turma discutirá coletivamente as questões que o texto deverá abordar. Sugerimos as seguintes:

 

  • A maioria dos grupos culturais atua em qual área? Por que deve ocorrer isso?

 

  • Quais as diferenças e semelhanças entre os grupos culturais de diferentes comunidades?

 

  • Qual a área de menor atuação dos grupos?

 

  • O que vocês conheceram a respeito dos grupos culturais? Qual o seu papel em nossa sociedade?

 

  • Em seguida, os alunos deverão postar seus textos no facebook para a turma parceira ler e apreciar a produção. Essa leitura será orientada pelo professor, que deverá pontuar semelhanças e diferenças em relação à experiência de cada turma.

 

Atividade 6: Divulgando o Mapa Coletivo em nossa escola

           

                      Sugerimos que os grupos culturais da comunidade sejam convidados para um evento na escola que terá como finalidade apresentar o  Mapa Coletivo.  Os alunos poderão elaborar, de forma coletiva, uma carta convidando os grupos. Para esse evento, poderão ser planejadas as seguintes atividades:

 

  •  Apresentação dos grupos culturais.  A turma decide qual grupo irá convidar e insere na carta elaborada para convidá-los ao evento o convite para apresentação.

 

  • Apresentação do projeto por dois alunos. Esses estudantes irão preparar com o auxílio do professor um texto que relate a trajetória do projeto e o os aprendizados construídos com o seu desenvolvimento. 

 

  • Apresentação do mapa coletivo. Um estudante explica como funciona o mapa coletivo e quais são os seus objetivos. Além disso, cada grupo cultural deverá ser apresentado por um aluno. A forma como ocorrerá a apresentação deverá ser combinada e ensaiada com antecedência.

 

                       Dois alunos poderão se responsabilizar por registrar o evento por meio de fotos.

 

Atividade 7: Socializando a experiência no Facebook.

             

                     Após o evento, dois alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar as fotos no facebook.  Além disso, cada estudante fará comentários individuais e trocará experiência com os colegas da turma parceira a respeito de como ocorreu o evento e qual a sua importância para escola e para comunidade.

                     A atividade não será feita em tempo real e o professor poderá organiza-la da melhor forma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 1: farinhada Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de link para leitura dos professores:

 

Documento a respeito da pluralidade cultural produzido pelo MEC:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf

Avaliação

O professor deverá avaliar a participação dos alunos no projeto e a produção escrita de cada dupla. Deverá comparar o desempenho nessas atividades com a atuação em projetos anteriores e verificar se houve avanços tanto em relação ao envolvimento nas atividades quanto no que diz respeito aos textos elabroados.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.