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As três fases do Voleibol Brasileiro - amadorismo, romantismo e profissionalismo

 

03/08/2012

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a passagem do amadorismo à profissionalização esportiva do voleibol;

- Conhecer as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento;

- Diferenciar as três fases do voleibol no contexto histórico do esporte no Brasil;

- Vivenciar fundamentos técnicos e adaptados do voleibol.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios sobre a história do voleibol, interpretação e análise de texto.

Estratégias e recursos da aula
Essa aula aborda a evolução do voleibol masculino na Liga Mundial de Voleibol, esporte hoje considerado a segunda modalidade na preferência dos espectadores brasileiros, atrás apenas do futebol.

Contextualizando

Voleibol

Seleção Brasileira na conquista da Liga Mundial de 2010

 

Em 1990 a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) lançou a Liga Mundial de Voleibol, que consiste em um torneio de nível mundial, sendo considerado o mais longo e o que mais gera investimentos dentro os eventos organizados por esta Federação. O voleibol no Brasil era pouco valorizado, e possuía pouca expressão no cenário internacional, considerando como maior feito até então a conquista do segundo lugar nos  jogos Olímpicos de Los Angeles, pela seleção masculina de voleibol em 1984.
 
Desde o início a Liga Mundial de Voleibol é disputada anualmente, consolidada como uma importante competição internacional de voleibol masculino, visto que na Liga só participam as equipes masculinas de voleibol, e que para contemplar as equipes de voleibol feminino a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) lançou em 1993 o torneio chamado de Grand Prix de Vôlei.

Fonte da imagem: http://www.esportefino.net/wp-content/uploads/2010/07/brasilvoleiliga2010.jpg acessado em 08/05/2012
 
Abaixo segue a tabela com o ano, local das finais onde o Brasil consagrou-se campeão da Liga Mundial de Voleibol:
Ano Local das Finais Campeão - Vice-campeão  
1993 São Paulo (BRA) Brasil - Rússia
2001 Katowice (POL) Brasil - Itália
2003 Madri (ESP) Brasil - Sérvia e Montenegro
2004 Roma (ITA) Brasil - Itália
2005 Belgrado (SER) Brasil - Sérvia e Montenegro
2006 Moscou (RUS) Brasil - França
2007 Katowice (POL)  Brasil - Rússia
2009 Belgrado (SER) Brasil - Sérvia
2010 Córdoba (ARG) Brasil - Rússia

Atividade 1 - Leitura e elaboração de Resenha

Para entendermos como o Brasil tornou-se potência nesse esporte, faz-se necessário retomar de forma linear as fases que o voleibol passou, desde o amadorismo até o profissionalismo, para assim entendermos de forma crítica como ocorreu esse processo. Para a realização de estudo sugerimos a leitura e análise crítica do artigo "A Ética do Voleibol e o Espírito Esportivo".  O objetivo dessa atividade é a construção do aluno “leitor” também nas aulas de Educação Física. A sugestão é realizar um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa, por meio dessa disciplina, buscar subsídios, estratégias e novas ideias de compreensão da leitura em momentos diversificados.
 
Resumo do artigo: este trabalho investiga como o esporte oferece normas de comportamento que justificam, aprovam e proporcionam as vitórias conquistadas em jogos e competições. Para tanto, são analisadas reportagens sobre a seleção brasileira de voleibol da denominada ‘Era Bernardinho’. Como possuidor de um tipo de racionalidade fundada na disposição de jogadores em adotar determinadas condutas práticas, o esporte é fornecedor de normas, valores e práticas que caracterizam o modo esportivo de ser.  
 
Veja o artigo disponível na íntegra em:
NOGUEIRA, Q.W.C. A Ética do Voleibol e o Espírito Esportivo. Revista da Educação Física/UEM. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8040/6572  acessado em: 26/04/2012.
 
A leitura do artigo deve ser proposta para todos os alunos na íntegra, mas para a realização da resenha sugerimos a divisão da classe em cinco grupos, especificando para cada grupo um tema onde deverão aprofundar o assunto e direcionar a elaboração de suas resenhas.
 
Sugestão de temas para resenha:
 
- Fair Play - Período Amador - Romantismo ao Profissionalismo - Marketing Esportivo - Profissionalização e Espetacularização
 
Sugestão: navegação orientada no simulador abaixo, o qual possui uma atividade que auxilia aos alunos conhecer os conceitos básicos de resumo, resenha e fichamento, destacando seus usos e tipos.
 
Ficha Técnica
Resenha
 
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Técnicas de Recuperação de Informação.
Educação Básica: Ensino Médio: Língua Portuguesa: Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal.
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Biblioteconomia.
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Língua Portuguesa.
 
Objetivo: mostrar as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento.
 
Descrição: aborda uma breve introdução sobre as modalidades de texto resumo, resenha e fichamento. Traz exercícios e dicas de leitura para o aprofundamento do assunto.
 
Observação: para o melhor funcionamento no Internet Explorer 7 marque a opção "Permitir conteúdo bloqueado". Este recurso foi elaborado pela equipe do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Autor Silva, Suellen Viriato Leite da.
 
 Acessado em: 26/04/2012
 
Conclusão da atividade: para finalizar essa atividade solicite aos alunos a apresentação da resenha para os demais colegas da classe seguindo as orientações abaixo.
 
- Apresente seu respectivo tema (Fair Play Período Amador, Romantismo ao Profissionalismo, Marketing Esportivo, Profissionalização ou Espetacularização): diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
 
- Resuma os textos: utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
 
- Conclua: grupo acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
 
- Mostre as fontes: coloque as referências bibliográficas caso pesquise em outros textos.

Atividade 2 - Identificando as principais características do Voleibol de Quadra

Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos nos aspectos técnicos e táticos do voleibol de quadra. Para isso a sugestão é manter os cinco grupos formados anteriormente, e por meio da visualização dos vídeos da série TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 e 2 e da leituras da Regras de Voleibol. Esse vídeo apresenta uma série de informações sobre o voleibol, inclusive com relato do ex-atleta Bernardinho, onde ele comenta como iniciou sua carreira no voleibol e sobre a importância da iniciação esportiva, focando nos fundamentos do voleibol.
 
Sugestão de roteiro para pesquisa (no vídeo e no livro de Regras de Voleibol):
 
Grupo 1 - Regras de Voleibol Grupo 2 - Rede e Postes  Grupo 3 - Formato do Jogo
Grupo 4 - Ações de Jogo
Grupo 5 - O jogador Líbero
Área de Jogo 
Dimensões
Superfície de jogo
Linhas da quadra
Zonas e áreas
Altura da rede
Estrutura
Faixas laterais
Antenas 
Postes
Para marcar um ponto, vencer um set e a partida
Para marcar um ponto
Para ganhar um set
Para ganhar a partida
Situações de jogo
Bola em jogo
Bola fora de jogo
Bola "dentro"
Bola "fora"
Designação do Líbero
Uniforme
Ações permitidas envolvendo o líbero

 

TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 e 2

Ficha Técnica

Objetivo: conhecer o voleibol como elemento da cultura do movimento humano, a partir de sua criação e evolução; reconhecer as principais regras do jogo de voleibol, sua contextualização e adaptabilidade em situações específicas; identificar os fundamentos do jogo do voleibol e suas variadas formas de execução, vivenciando e aplicando em situações de jogo.

Descrição: o professor necessita utilizar-se sempre da exposição dialogada, apresentando algumas questões que precedem a aprendizagem dos fundamentos técnicos do voleibol. Este fator torna-se importante para salientar aspectos que contextualizam o voleibol na perspectiva educacional do esporte. Entre vários, podemos citar os seguintes conteúdos: Voleibol como processo de cultura do movimento humano - O esporte como elemento de cultura. O homem cria e recria formas de utilização do movimento por meio de suas relações com o meio (físico, social e político). Assim surgiu e tem evoluído a prática do voleibol. Regras do voleibol e sua evolução - O aspecto fundamental das regras, oportunizando aos alunos o entendimento de que elas servem para sistematizar e, até mesmo, tornar o jogo do voleibol mais dinâmico. Apreensão das técnicas de movimentos Os fundamentos básicos do voleibol: toque, saque, recepção de saque ou manchete, levantamento, cortada, bloqueio. Interação social - O voleibol como exemplo de atividade social, por ser um esporte essencialmente coletivo, e a importância deste princípio para o sucesso da equipe.

Data de publicação: 16/02/2012

Print Screen Print Screen
Parte 1 - Tamanho: 43,715 MB

Parte 2 - Tamanho: 40,238 MB

 
Regras do Voleibol
Regra do voleibol Para serem implementadas em todas as competições a partir de 1º de Janeiro de 2010 e em todas as competições que forem concluídas em 2010.
Disponível em: http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/regras.asp acessado em: 26/04/2012
 
Conclusão: com objetivo de aumentar às possibilidades de trabalho nas aulas de Educação Física, a sugestão é organizar um debate no grande grupo sobre as questões apresentadas no roteiro , sempre mediado pelo professor.
Obs: solicitar o registro das considerações após o debate no caderno.

Atividade 3 - Vivenciando os fundamentos básicos do Voleibol

Através de atividades práticas propiciar aos alunos a experimentação dos fundamentos básicos do voleibol: toque, saque, recepção de saque ou manchete, levantamento, cortada e bloqueio. Por em prática a atividade social e interação com os colegas durante situação de jogo, onde os grupos devem levar em consideração o jogo limpo ( fair play). Mediar momentos em que as regras devem sejam seguidas de acordo com as normas oficiais e também propor situações em que as mesmas possam ser adaptadas em situações específicas.
 
1º - Exercícios de aquecimento
 
Exercícios de aquecimento preparam os músculos para executar esses movimentos explosivos e também podem ajudar a reduzir o risco de contusões. O aquecimento deve imitar o movimento que os atletas farão durante o jogo.
 
Aquecimento de ombros: esse movimento imita a cortada.
 
Posicione um jogador a cada 7 metros com uma bola de vôlei. Usando o movimento dos atletas de jogar com as mãos levantadas, pise com o pé que não arremessa e jogue a bola para o parceiro (preste atenção para o adequado mecanismo de arremesso).
 
Após 10 arremessos corretos, faça os jogadores ficarem 10 metros afastados.
 
Arremesso com as duas mãos acima da cabeça: Esse movimento imita o bloqueio.
Coloque um jogador a cada 7 metros e dê instruções para que eles façam 15 arremessos corretos. Os atletas devem observar mãos e cotovelos fechados no ponto de lançamento.
 
Aproximações sem a bola
 
Os jogadores devem começar na linha de ataque, correr até a rede para aproximação, recuar em direção da linha de ataque e repetir 10 vezes.
 
Treino de aquecimento de sete minutos
 
Os jogadores devem fazer o número de repetições possíveis. Trabalhe por 45 segundos - descanse 15 segundos enquanto vai para a próxima estação.
 
1. Pular corda (condicionamento aeróbico)
2. Triturações (músculos abdominais necessários para atacar)
3. Flexões (desenvolvem força nos braços para atacar e bloquear)
4. Sentar-se na parede (fortalece quadrângulos e tendões da perna necessários para pular)
5. Escorregar, mergulhar e retomar (escorregue diagonalmente 3 passos, mergulhe e retome)
6. Bloqueio 
7. Treino de ida e volta (coloque cones a cada 3 metros - o jogador desliza na direção do cone, ao redor dele e volta).
 
Atividade disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/86/volei-o-jogo-insuperavel acessado em 26/04/2012
 
2ª Sugestão: realizar a leitura do Guia do Professor referente aos vídeos TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 e parte 2, que estão anexados juntos com os vídeos para download. O guia apresenta uma série de atividades e jogos pré-desportivos para serem realizados no dia a dia do ambiente escolar.
 
3ª Sugestão: Voleibol Adaptado
 
Material: bolas e rede
 
Converse com a turma e explique a atividade que será realizada, o que ela propicia em termos de desenvolvimento de capacidades físicas (agilidade, velo cidade, coordenação etc) e habilidades (o movimento de "volear", principalmente) explicando quais são os seus benefícios para o corpo, além do aprendizado de voleibol.
 
- Formação de equipes: 4 ou 5 estudantes por equipe, sendo o mínimo de 6 equipes. Caso haja mais de seis equipes, as mesmas entrarão em esquema de rodízio com as demais, à medida que a pontuação for conquistada.
 
- Organização do espaço: utilização da quadra de voleibol ou espaço para práticas corporais, dividindo-a ao meio, paralelamente à linha lateral; passar um barbante preso na altura das traves do gol, alinhado de uma extensão a outra da quadra, sobre a demarcação simétrica da divisão anterior; o barbante representará a rede do jogo. Utilizando as linhas demarcadas no chão formamos três quadras menores de cada lado do barbante, para realizar o jogo.
 
- Desenvolvimento: a bola poderá ser manipulada utilizando todas as possibilidades de movimentos relacionados com a habilidade motora “volear”, ou seja, o estudante não poderá segurá-la durante a disputa do ponto no jogo.
 
As demais regras do jogo poderão ser adaptadas do voleibol, considerando-se as devidas discussões prévias com os estudantes.
 
Professor, não se esqueça de refletir com os estudantes sobre o que foi feito durante a aula, busque ampliar o diálogo para contemplar a proposta deste trabalho e debater sobre o voleibol em seus aspectos mais amplos: cultural, social, político e econômico.
 
Explique sobre as diversas situações sociais na qual podemos impor nosso ritmo, nossa forma, nosso jeito para participar da vida coletiva, por isso, não devemos cair no erro de padronizar ou buscar modelos. Explique que podemos adaptar regras para podermos participar e até mesmo recriar outras formas de jogar e que, ao brincar, estamos desenvolvendo nossas aprendizagens, capacidades e habilidades de forma integral.
 
Após a reflexão, é importante que façam um registro no caderno do que foi realizado. Se possível, registre este momento por filmagem ou fotos.
 
 
Para explorar mais o assunto, o professor ou mesmos os alunos podem filmar as atividades práticas, e ao retomarem esse vídeo em sala de aula, realizar a identificação das principais características do voleibol de quadra e observar os fundamentos básicos do voleibol realizados pela turma.

Aplicação à Realidade

Chega o momento de sintetizar os conteúdos abordados por meio de uma  análise e reflexão do trabalho desenvolvido nessa aula. Propor a formação de um grande círculo na sala de aula ou na quadra esportiva, onde os alunos deverão expor suas considerações em relação aos temas propostos. O professor pode intervir com questões norteadoras a qualquer momento, enriquecendo a aula com informações complementares.
 
Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 Vídeo
Resumo, resenha e fichamento: definição e diferenças Hipertexto
Recursos Complementares
  • Sugestão de sites para pesquisa:

 

- Lendo.org. Como fazer uma resenha. Disponível em: http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ acessado em: 26/04/2012.

- Ranking Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Veja o Ranking Masculino. Disponível em: http://www.fivb.org/en/volleyball/VB_Ranking_M_2011-10.asp acessado em: 26/04/2012.

Avaliação

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuopermanente e cumulativotal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (FonteDiretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)

Acompanhamento do desenvolvimento de cada alunosua participação na elaboração da resenha, nos debates, as dúvidas ou respostas dos mesmos.

Apresentação dos trabalhos, leitura e análise do artigo, resenha em grupo, o desenvolvimento, a organização, a forma de apresentação do grupo, e a interação nos debates.

Durante as atividades práticasverificar a interação entre os colegas bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento das atividades em grupo.

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