09/07/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
- Identificar o período do tráfego transatlântico de pessoas e as possíveis relações com a manifestação da capoeira no Brasil;
- Relacionar as culturas que se fundiram na manifestação da capoeira no Brasil;
- Analisar o contexto que se deu criação da capoeira sua relação com a capoeira nos dias de hoje por meio de uma sistematização linear do tempo;
- Vivenciar movimentos da capoeira de forma lúdica e também de forma técnica no espaço escolar;
- As atividades propostas nesta aula poderão ser adaptadas para estudantes, desde o Ensino Fundamental Inicial ao Ensino Médio e para Educação de Jovens e Adultos, explorando-se conhecimentos da área de Língua Portuguesa, História e Educação Física, durante os estudos do contexto histórico da Capoeira no Brasil, nas leituras, estudos, produções textuais e nas atividades práticas do vivenciando a capoeira.
Leitura, análise e reflexão de textos e noções de tempo cronológico e linha do tempo.
1º Momento: apresentação da sinopse do livro a ser discutido e da metodologia que será utilizada para a leitura e apresentação do mesmo; |
2º Momento: após o primeiro contato com o universo da capoeira chega o momento da organização e sistematização do conteúdo de forma linear, colocando a capoeira no tempo e espaço linear, com o objetivo de entender as relações temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos; |
3º Momento: após as etapas de leitura e socialização e da construção em grupo da linha do tempo, chega o momento de vivenciar a capoeira na prática, da experimentação dos movimentos. |
Atividade 1 - Leitura e Diálogo Colaborativo |
Para o primeiro momento da aula, a sugestão é a leitura do livro "A Arte da Capoeira", de Camile Adorno. Essa obra apresenta de forma linear a historicidade da capoeira, iniciando pelo "O caminho da Capoeira" e finalizando em "A Capoeira hoje". Para tornar a leitura mais dinâmica a sugestão e a utilização do método de fácil utilização para a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre conhecido como "World Café". |
Prefácio
"Herança africana legada à cultura brasileira, o jogo da Capoeira significa valioso contributo à formação da nossa identidade cultural. Neste livro, Camile Adorno estabelece os caracteres delineadores da Capoeira, propiciando uma oportunidade de iniciação à arte. Na leitura desse tema ampliam-se as possibilidades de compreensão da nossa história, onde se insere a Capoeira e que preservou a lembrança das lutas sociais que forjaram a cidadania brasileira. Esta obra é um passo importante para se promover o resgate das tradições da Capoeira divulgando essa bela expressão nacional".
Kleber Adorno
Livro disponível na íntegra em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camille-adorno/a-arte-da-capoeira.php acessado em: 10/05/2012 A leitura deve ser realizada pelo pequeno grupo de acordo com os temas específicos, para depois por meio da dinâmica "World Café" ser socializada com o grande grupo, assim ao término dessa atividade espera-se que todos participantes tenham contato com o livro como um todo, além de adquirir um novo significado para o aluno, transforma o mesmo em um observador da história viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida. |
||||||
Desenvolvimento: dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo terá um determinado recorte do livro para abordar seu tema. Exemplos de temas para cada grupo: | ||||||
|
O Passo a Passo do World Café | |
Os convidados são incentivados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores — escutando com atenção e refletindo sobre as contribuições uns dos outros. |
|
Disponível em: http://inovacaoeestrategia.com.br/2010/04/mais-sobre-o-world-cafe-3-de-3/ acessado em: 10/05/2012 |
Atividade 2 - Linha do Tempo |
|
Na escola, a compreensão das múltiplas experiências temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica crítica e/ou genética. Os historiadores da Nova História Cultural tenderam a adotar o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel relativo à longa duração (estruturas), à média duração (conjunturas) e a curta duração (acontecimentos). Diretrizes Curriculares de História (p. 62). Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/ acessado em 11/05/2012 Método: |
|
|
Ficha Técnica
Estrutura curricular: Educação Básica, Ensino Fundamental Final, Pluralidade Cultural, Ser humano como agente social e produtor de cultura.Educação Básica, Ensino Fundamental Inicial, Ética, Diálogo.
Objetivo: entender as relações temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos. |
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20688 acessado em: 10/05/2012 |
Atividade 3 - Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 1 e 2 | |
Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização dos vídeos seguindo a metodologia de José Manuel Moran, usando como sugestão a apresentação do vídeo como conteúdo, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando a sua interpretação. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresentação dos vídeos um roteiro, o qual os alunos deverão responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retomá-los durante o debate em grupo. Sugestão de Roteiro: - A capoeira é arte, filosofia, dança, luta ou esporte?
- Por que a capoeira era considera como luta de resistência?
- Qual a importância da ginga para o capoeirista?
- Quais são os movimentos característicos (ofensivos, defensivos e acrobáticos) da capoeira?
- Como é a formação da roda de Capoeira Angola e da Capoeira Regional?
- Quais são os benefícios que a capoeira pode proporcionar a saúde?
|
|
Ficha Técnica
Objetivo: identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais; Apresentar os fundamentos básicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; Reconhecer e vivenciar os diferentes tipos de ritmos e possibilidades de movimento do corpo por meio da musicalidade e instrumentos musicais da expressão; Reconhecer as principais regras, códigos e elementos simbólicos do jogo e desenvolvimento da capoeira, sua contextualização e adaptabilidade perante situações específicas; Estimular a discussão sobre a importância do ensino e prática da capoeira pela educação física escolar enquanto manifestação cultural esportiva brasileira; Reconhecer os principais personagens da modalidade como detentores da cultura popular, estimulando a reflexão crítica sobre a valorização dos mesmos pelo país.
Descrição: é fato que a capoeira é uma manifestação cultural esportiva genuinamente brasileira. Expressão de matrizes africanas com gênese em solo brasileiro, devido ao contexto da escravidão no período colonial português, apresenta em seu desenvolvimento uma trajetória marcada por diversos aspectos que merecem atenção das escolas e professores de Educação Física.
Publicado em:
16/02/2012
|
|
Parte 1 - Tamanho: 45,1 MB
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Parte 2 - Tamanho: 43,464 MB
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Conclusão da atividade: após a visualização dos vídeos, propor aos alunos uma discussão sobre os temas abordados, retomando as questões do roteiro
“Leitura Globalizante”. Realizado essa discussão, solicitar aos alunos o registro de suas considerações sobre a atividade no caderno.
Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo
"O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.
Veja o artigo disponível na íntegra em:
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
|
Atividade 4 - Vivenciando a Capoeira |
1ª Capitão do Mato – Capoeira |
2ª Capoeira com bexiga |
3º Dança da Cadeira de Capoeira |
Aplicação à Realidade |
Chega o momento de convidar todos para um World Café, ou seja, um momento para todos os alunos exporem ativamente seus entendimentos relacionados aos temas propostos e ligar a essência das suas descobertas aos círculos de pensamento em constante ampliação, características evidente no Word Café. Para isso a sugestão é formar um único circulo na sala de aula ou na quadra esportiva, realizar revisão sobre as conversações acertadas nos três momentos, onde o professor pode propor questões de forma linear abordando o tema principal “capoeira”.
- A Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel trouxe a liberdade os negros escravizados, mas qual consequência pode citar com essa “tal liberdade”?
- Comentem sobre os grandes mestres capoeiras citados no livro: - A capoeira chegou ser proibida por lei sua prática, mas e hoje, como ela é vista pela sociedade? - Outras. |
Sugestão de sites para pesquisa:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/11/2014
Cinco estrelasESSA AULA FOI SIMPLESMENTE SENSACIONAL, FIZ COM MINHA TURMA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A AVALIAÇÃO FOI MUITO MELHOR DO QUE EU IMAGINAVA. PARABÉNS