Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aquecimento Global?

 

13/08/2012

Autor y Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá conhecer outra vertente acerca da hipótese da existência do Aquecimento Global. Através dessa outra vertente ele será estimulado a discutir e refletir sobre as diferentes visões que envolvem estudos e pesquisas sobre o aquecimento da Terra.

Duração das atividades
04 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções de Meteorologia/Climatologia;

- Poluição atmosférica;

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula como um bate-papo a partir da seguinte pergunta: Aquecimento Global, o que é isso? Neste primeiro momento você irá levantar junto aos alunos as informações que eles sabem sobre o assunto.

2oPasso: 

Apresente os vídeos abaixo para os alunos.

Professor(a), antes, divida a turma em grupos (4 a 5 pessoas) e apresente as seguintes questões para eles desenvolverem no decorrer dos vídeos que serão apresentados.

ATIVIDADE 01

a) Sobre o vídeo 01, qual é a crítica trabalhada em relação às transformações climáticas e os ursos polares?

b) Sobre o vídeo 02, em qual região do globo a reportagem foi gravada? Qual problemática é enfocada nesta reportagem, justifique com algum trecho anotado.

c) Sobre o vídeo 03, quais são as consequências trazidas, em relação ao aquecimento da Terra para o Brasil?

d) Sobre o vídeo 04, o que está sendo levantado pela reportagem em relação às secas em diferentes partes do mundo?

 

Vídeo 01 - 02'20'' - O Urso Polar e o Aquecimento Global

URSO E AQUECIMENTO

Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7699OwH3Nco>, acesso em: 29 Abr. 2012.

Vídeo 02 - 12'17'' - Fantástico, reportagem sobre Aquecimento Global

AQUECIMENTO PLANETA

Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jq3LNB8EoMk&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.

Vídeo 03 - 04'37''

Brasil e aquecimento

Fonte: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=Wj76hoOZghg>, acesso em: 29 Abr. 2012.

Vídeo 04 - 07'48'' - Aquecimento Global - Reportagem Fantástico

AQUECIMENTO brasil

Fonte: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=U45RwhZmOEE&feature=related>, acesso em: 29 Abr. 2012.

Professor(a), a partir das perguntas supracitadas, promova um debate.

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), nesta aula você irá trabalhar com os alunos a negação por alguns pesquisadores da não existência do Aquecimento Global.

Para introduzir a aula, apresente o vídeo abaixo. 

Professor(a), em grupos, já divididos na aula anterior, apresente as seguintes questões para eles desenvolverem durante a exibição do vídeo.

ATIVIDADE 02

a) De acordo com o vídeo, por que o Aquecimento Global é apenas uma hipótese e não uma teoria como a maioria das pessoas defendem quando se discutem tal assunto?

b) O entrevistado por Jô Soares se baseia em alguns estudos e pesquisas. Elenquem algumas bases que ele apresenta.

c) Sobre o derretimento das geleiras e aumento do nível do mar qual a explicação dada pelo climatologista?

d) Por que o climatologista chama o Efeito Estufa de falácia?

e) Sobre o fenômeno da garoa na grande São Paulo (cidade) nas décadas de 50 e 60, qual a explicação dada?

f) Sobre o desmatamento, a Amazônia como pulmão do mundo. O que é destacado?

 

Vídeo 05 - 28'15'' - Programa do Jô 02/05/2012 Professor da USP: Ricardo Augusto Felício

AQUECIMENTO PLANETA FALÁCIA

Fonte: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk>, acesso em: 04 Mai. 2012.

Professor(a), faça uma conversa com os alunos a partir das questões propostas durante a exibição do vídeo.

AULA 03

4o. Passo:

Professor(a), inicie a aula promovendo um debate contrapondo as aulas 01 e 02. Peça aos grupos para debaterem: 

DEBATE: AQUECIMENTO GLOBAL?
Questão única a ser desenvolvida: O que está acontecendo com a Terra, está havendo ou não um aquecimento?

- Este será um momento para os alunos exporem suas opiniões mediante ao que foi apresentado nas aulas 1 e 2. Esta atividade consistirá no estímulo à crítica dos alunos a respeito das transformações que vêm ocorrendo no Planeta. De um lado, em sua maioria, existem os que defendem a ideia de que está havendo um super aquecimento do Planeta. E de outro lado, pessoas que questionam as alterações climáticas significativas do Planeta. Sendo assim, o que será que os alunos pensam sobre isso?

5o. Passo:

Professor(a), peça aos grupos para organizarem umas perguntas com a finalidade de entrevistar a comunidade escolar e até mesmo outros lugares do município. 

ATIVIDADE 03

Os grupos irão escrever as perguntas a partir dos diferentes vídeos apresentados.

Monte questões partindo do princípio da existência do Aquecimento Global;

Monte questões sobre a não existência do Aquecimento Global, a ideia é levantar se as pessoas têm o conhecimento e a percepção sobre tal questão.

6o. Passo:

Termine a aula dizendo que as entrevistas poderão ser  escritas, gravadas etc.

AULA 04

7o. Passo: 

Professor(a), inicie a aula pedindo aos grupos para compartilharem e debaterem tudo o que eles levantaram com as entrevistas.

8o. Passo:

Professor(a), esta aula poderá ser reservada para os alunos ampliarem os debates e discussões a cerca da teoria da hipótese/teoria do aquecimento do planeta.

- Os grupos aqui poderão utilizar as ferramentas que a internet disponibiliza de forma gratuita:

facebook, blogs, twitter entre outros.

- Para a apresentação, os grupos poderão seguir o seguinte roteiro:

a- Parte 1 - Saída para entrevistar: como foi a saída para a realização das entrevistas.

b- Parte 2 - Entrevistas: como os entrevistados se portaram diante das questões apresentadas.

c- Parte 3 - Análise e resultado: o grupo foi surpreendido com as respostas dos entrevistados?

d- Parte 4 - Autoavaliação: como foi realizar esta tarefa? Grau de dificuldade e comprometimento dos membros do grupo.

Recursos Complementares

Disponível em: <http://blogdoambientalismo.com/molion-prefacio-do-livro-%C2%ABa-fraude-do-aquecimento-global%C2%BB/>, acesso em: 14 Mai. 2012.

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm>, acesso em: 14 Mai. 2012.

Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html>, acesso em: 14 Mai. 2012.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/tema/aquecimento-global>, acesso em: 14 Mai. 2012.

Disponível em: <http://agfdag.wordpress.com/>, acesso em: 14 Mai. 2012.

Disponível em: <http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/>, acesso em: 31 de Jul. 2012.

Avaliação

Aqui o(a) professor(a), irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre as transformações que vêm ocorrendo no Planeta. Avaliar a forma que eles vêm se portando frente aos grandes debates colocados por diversas mídias a favor e contra o aquecimento global. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das atividades 1 e 2 como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.