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A questão democrática

 

13/07/2012

Autor y Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os princípios que fundamentam a democracia grega
  • Reconhecer as principais diferenças entre a democracia grega e as democracias contemporâneas
  • Identificar e analisar os mecanismos políticos e sociais que inviabilizam a democracia moderna
  • Propor medidas e ações que os cidadãos brasileiros podem assumir para efetivar a democracia em nosso país.
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Dentre os elementos destacados do legado cultural da antiguidade grega, a questão da democracia é sempre lembrada como ideal de participação dos cidadãos nas decisões políticas. Em oposição a esse modelo democrático está o conceito moderno de representação política. A distância entre a democracia grega e a atual corrobora a percepção de que os homens constroem novas possibilidades fazendo com que a vida de todos seja transformada pelo intempestivo movimento de ideias que marca a sociedade desde seu princípio.

 

Atividade 1 - Tempestade Cerebral

Inicie a aula falando sobre o que o grêmio estudantil representa na escola enquanto uma entidade de democratização da gestão escolar na medida em que constitui um espaço de participação política dos alunos na vida escolar.

Na sequência questione a turma sobre:

Grêmio Estudantil da Escola Democracia A relação entre Grêmio Estudantil e Democracia.

- Na sua escola tem Grêmio Estudantil?

- Como se deu a escolha desses representantes?

- Quais as ações do Grêmio?

- Você se sente representado?

- O que é democracia?

- Cite uma ação que envolve democracia?

- Cite situações na escola que são democráticos?

- Exemplifique momentos e situações que o Grêmio atuou de forma democrática.

- Qual a importância desses momentos/situações democráticas?

- Cite momento/situações de atuação do Grêmio que não foram democráticas.

- Qual o significado/resultado desses momentos antidemocráticos?

 

Para esta atividade, sugerimos aplicar a dinâmica Tempestade Cerebral. Veja os procedimentos a seguir:


1. Caracterização da técnica

É uma técnica de produção de ideias ou de soluções de problemas em grupo. Possibilita o surgimento de aspectos ou ideias que não iriam ser, normalmente, levantadas. Na prática não deve ser estabelecida nenhuma regra ou limite, eliminando assim todos os prováveis bloqueios ao "insight".

2. A técnica é útil para:

a. Desenvolver a criatividade
b. Liberar bloqueios de personalidade.
c. Vencer a cegueira intelectual que nos impede de vê as mil e uma soluções de cada problema.
d. Criar um clima de otimismo no grupo.
e. Desenvolver a capacidade de iniciativa e liderança.

3. Como usar a técnica

a. Disponha o pessoal como for possível, de preferência em círculo.
b. Incentive a informalidade e a descontração.
c. Explique só serão aceitas as ideias livres de críticas, julgamentos e explicações.
d. Conduza à espontaneidade, pedindo que os alunos exponha o que vier à cabeça, sem pré-julgar.
e. Pedir que emitam ideias em frases breves e concisas.
f. Todos devem falar alto, sem ordem preestabelecida, mas um de cada vez.
g. Evitar cochichos, risinhos e conversas paralelas.

-  As ideias/palavras-chave vão sendo registradas no quadro de giz, de forma aleatória, por um ou dois estudantes voluntários, usando giz colorido.
-  Quando todos tiveram contribuído, inicia-se uma discussão a partir do tema proposto, amarrando cada uma das ideias escritas no quadro de tal forma que, ao final da discussão, possamos perceber uma sistematização sobre o tema proposto, ou seja, a partir das anotações ficará evidente a relação entre o grêmio e a democracia.


FONTES:
PORTAL DO ESPÍRITO. Técnica de dinâmicas de grupo: Tempestade Cerebral. Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/comunicacao/tecnicas-em-dinamica.html.  Acesso em mai de 2012.
WIKIPÉDIA. Brainstorming. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em mai de 2012.

Vídeo Complementar

Na sequência passe o vídeo abaixo que mostra como a participação consciente é fundamental para o bom funcionamento do grêmio estudantil. Esse vídeo é utilizado aqui como exemplificador, pois muitos elementos debatidos/levantados pelos alunos na Tempestade de Ideias serão comentados por  Tiago, que fala sobre a participação consciente nas ações do Grêmio.

O vídeo Educação e participação - Recreio com História -  mostra a história do aluno Thiago Mendes Rosa. Thiago conta como é participar do grêmio estudantil de sua escola. Relata como a participação pode ajudar no diálogo entre escola/aluno e como isto pode se transformar em melhorias para a própria escola. Conta que essa interação ajuda o aluno a tomar consciência de que também pode mudar a sociedade em que vive.

Duração: 2 min, 5 s

Autor: Paraná. Secretaria de Educação. TV Paulo Freire

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15208

Esse vídeo permite ao aluno perceber que a ação democrática na escola é fundamental para a gestão democrática.

 

Se julgar adequado e oportuno disponibilize aos alunos, em forma de fotocópia, o texto do Professor  Wilson Colares, presente no Jornal do Professor,  intitulado Cidadania na Escola. Esse texto apresenta um breve histórico dos Grêmios no Brasil e discorre sobre a importância dessa entidade para "a formação de um jovem cidadão mais crítico, participativo, condutor e sujeito de sua própria história".

 

Texto complementar

Wilson Colares. Jornal do Professor. Cidadania na Escola. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=205. Acesso em: abr de 2012.

 

Depois dessa atividade explique que o conceito de democracia, embora largamente utilizado, nem sempre é claro ou transparente para a população, tendo sofrido várias transformações históricas. Explique aos alunos que desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, a ideia de que democracia significa “governo do povo” ou “governo da maioria” tem um significado que, normalmente, denota um governo voltado para a distribuição equitativa do poder. No entanto, entre a cidade-Estado grega e o Estado Moderno, o conceito de democracia sofreu mudanças importantes que serão abordadas nas próximas aulas.

 

 

 

Para iniciar os estudos que conduzirão à compreensão de elementos fundamentais na constituição do conceito grego de democracia, informe os seus alunos que eles desenvolverão, no laboratório de informática, uma pesquisa sobre a democracia na Grécia Antiga.

 

Atividade 2 - Pesquisando...

O legado da Grécia Antiga à civilização contemporânea inclui experiências políticas que são resultados de sucessivas lutas. A democracia representa um frágil e tenso equilíbrio entre as várias camadas sociais que, apesar das divergências que as separam, todas adquirem o direito de participação política.

Vamos compreender um pouco mais dessa história?

Organizados em grupos (4 a 5 membros) os alunos deverão, nessa pesquisa, usar toda a criatividade e buscar diversos recursos disponíveis na internet. No processo de pesquisa eles poderão buscar por vídeos, imagens, textos, áudios e simuladores. Ao final da pesquisa os alunos deverão organizar os materiais para serem compartilhados com a turma pelo twitter. Pesquisando nos sites indicados os alunos buscarão informações sobre os seguintes temas:

  • Definição de democracia
  • Democracia Grega X Contemporânea = Democracia direta X Democracia representativa
  • Governo Único x Governo dos  melhores x Governo de todos

 

Sugestão de sites

 

Compartilhando...

Nesse momento os alunos compartilharão os materiais selecionados através do Twitter.

Para a realização dessa atividade, o professor manterá os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem o tutorial feito pela VJ Marimoon sobre o twitter. Em duplas, os alunos farão a leitura do tutorial anotando tudo àquilo que julgarem necessário para usarem o twitter com eficiência.

Tutorial do twitter. Disponível em: http://marimoon.mtv.uol.com.br/tutorial-completissimo-sobre-o-twitter/. Acesso em: mai 2012

Feito isso, os alunos, individualmente, criarão uma conta no twitter. O tutorial orienta passo a passo como criar a conta. Para iniciar eles deverão clicar em "abre uma conta" no próprio tutorial. 

Depois que todos os alunos criarem seus perfis, o professor deverá criar uma lista com todos os "twitters" da sala para que um possa "seguir" o outro. Em seguida, os alunos deverão testar seus "twitters" escrevendo sobre pesquisa realizada.

O professor também fará suas postagens destacando os três conceitos que são fundamentais para a efetivação da democracia na Grécia.

 

Isonomia Isegoria Eklesia
Igualdade perante a lei - Todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas - ou seja, ninguém é "semideus", somos todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade. Começa, aqui, uma busca pela objetividade da "gestão do coletivo". As normas e leis não podem ser mudadas, como as vontades de um imperador: elas são compartilhadas por todos. Direito à palavra - Todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros. A palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade. Quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão. Através do discurso, da fala, os cidadãos tem o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista. Assembleia do Povo.  Nela o cidadão ateniense adulto de sexo masculino tinha direito a palavra e voto. A Eklesia ocupava lugar e excelência como principal base política das instituições democráticas atenienses.

 

Tendo como princípio básico o exercício do poder pelo povo (dêmos), a democracia antiga se opõe à democracia dos modernos, cujo único poder se resume à escolha daquele que vai decidir em nome do povo. Deste modo, o estudo sobre o legado cultural de Atenas parece reforçar a oposição clássica entre a chamada democracia participativa e a democracia representativa.

 

Caso perceba que, apesar da pesquisa e da aula expositiva, ainda há necessidade de retomar o conteúdo sobre a democracia na Grécia Antiga, é possível fazê-lo através do texto do filósofo e professor da USP Renato Janine Ribeiro que discute no livro "A Democracia" o que é a democracia moderna e a questão: ainda pode haver democracia? O primeiro capítulo A Democracia Direta  - disponibilizado aqui - traz uma breve explicação sobre democracia grega.

 

Texto complementar

Renato Janine Ribeiro. A DEMOCRACIA DIRETA. Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351772.shtml. Acesso em: Abr de 2012.

 

Atividade 3

 

Na sequência apresente aos alunos as imagens abaixo e peça que eles as analisem  procurando identificar o que há de comum entre elas. Para a apresentação das imagens para os alunos pode-se utilizar o recurso multimídia disponível na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribuí-las. Solicite que os alunos expressem verbalmente suas observações e, durante as falas, intercale as questões propostas nos roteiros abaixo, a fim de orientar as reflexões. Solicite que os estudantes anotem suas observações no caderno, para posterior argumentação com os demais.

 

Roteiro de pré-análise:

  1. Qual é a condição de vida dos sujeitos da imagem?
  2. Qual é o documento que o homem está lendo?
  3. O chargista procurou demonstrar o que com seu desenho?

 

Isonomia

Fonte: VEREDAS. Disponível em: http://jornalveredas.wordpress.com/2008/07/30/53/. Acesso em abr 2012

Roteiro de pré-análise:

  1. A voz do povo será ouvida?
  2. De acordo com o desenho qual será a versão da imprensa sobre o movimento?
  3. Há, nessa imagem, a representação pela mídia da vontade popular?

    Isegoria

    Fonte: FILOSOMIDIA. Disponível em: : http://4.bp.blogspot.com/-i16Ux7-ZnYg/TpsdkrBpKGI/AAAAAAAABSE/8lu7muTIM8Y/s1600/Movimentos_sociais_Charge_marilungo_Via_Colectivo_Tejiendo_Facebook_065305_n.jpg.  Acesso em abr 2012

 

Congresso

 

Fonte: ARC0WEB. Disponível em: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/oscar-niemeyer-coletanea-de-11-02-2008.html. Acesso em abr 2012

 

Para finalizar a atividade pergunte aos alunos:

  • É possível relacionar as imagens acima com o que vocês entendem por democracia?
  • O Brasil é um país democrático?

 

Deixe que os alunos exponham oralmente suas reflexões livremente, pois essas perguntas, bem como as respostas, estão diretamente relacionadas à próxima atividade. Professor! Faça o registro da síntese das reflexões no quadro. 

 

Atividade 4

Depois das explanações sobre as imagens, solicite que os alunos busquem  nos princípios e nas práticas democráticas abaixo descritas, relações com as imagens acima, observando as anotações do quadro negro.

 

Roteiro de análise

  1. Quando afirmamos que o Brasil é um país democrático em quais princípios da democracia nos apoiamos?
  2. Quando se nega a democracia brasileira, na ausência de qual princípio se apoia essa afirmação?
  3. A análise das imagens e dos princípios afirma ou nega a democracia no Brasil?

 

O Que É a Democracia?
 

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.

  • Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

  • Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

  • A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

  • As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

  • As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

  • As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

  • A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

  • As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

  • Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

  • As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Princípios da Democracia. Disponível em: http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm . Acesso em abr 2012.

O resultado dessa atividade deve ser anotado e compartilhado com a turma toda. Os alunos, em grupos de 3 ou 4 membros, deverão fazer uma produção textual que irá compor o Mural de Ideias - espaço reservado às produções resultantes das aulas de Filosofia. Nesse mural, professor, organize as imagens, o texto sobre os princípios da democracia e as perguntas que orientaram as produções dos alunos. Os textos dos alunos devem estar intercalados com as perguntas de forma que eles respondam as indagações expostas.

MURAL DE IDEIAS: Professor organize as imagens apresentadas, o texto sobre os princípios da democracia, as perguntas que orientaram as produções dos alunos no mural. Coloque as produções dos estudantes, depois de corrigidas e revisadas para todos poderem ler.

 

Além da ausência de alguns princípios vistos na aula passada, outros elementos colaboram na defesa de que na sociedade contemporânea há um esvaziamento da democracia. Saramago, no vídeo Falsa Democracia aponta alguns elementos que confirmam a ausência de democracia.

Professor! Apresente o seguinte roteiro preparando os estudantes para a análise do vídeo sugerido.

 

Roteiro de análise

  1. O que podemos entender com afirmação de que a democracia está como uma 'espécie de santa no altar'?
  2. Por que Saramago afirma que a democracia contemporânea é uma democracia sequestrada, condicionada e amputada?
  3. Quem efetivamente governa o mundo segundo Saramago?
  4. Quais são entidades citadas por Saramago que contribuem no processo de esvaziamento democrático?

 

Passar para os alunos o vídeo José Saramago - Falsa Democracia onde o escritor afirma que a democracia contemporânea foi sequestrada. 

 

Tempo: 1' 44"

 

FONTE: YouTube. José Saramago - Falsa Democracia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w . Acesso em abr 2012

 

Atividade 5

 

Vamos investigar?

Saramago faz inúmeras denúncias sobre o sistema democrático mundial vigente.  Será que suas acusações procedem? Esses mecanismos internacionais realmente interferem em nossas vidas? Nós realmente não podemos interferir na definição de quem comandará esses organismos?

Os alunos deverão pesquisar em jornais e revistas impressos, notícias que remetem a intervenção dos organismos internacionais citados por Saramago. Eles buscarão elementos divulgados pela mídia  impressa que mostram ações do FMI, da OMC e do Banco Mundial que interferem diretamente na vida dos cidadãos brasileiros. Deverão analisar essas medidas a fim de compreender quais as consequências para o povo brasileiro das medidas tomadas por entidades que, conforme aponta o escritor português, tomam decisões por todos sem serem eleitas por ninguém. Deverão propor medidas e ações que os cidadãos brasileiros podem assumir para efetivar a democracia em nosso país. As imagens, manchetes e pequenos textos deverão ser selecionados para compor, juntamente com a produção da atividade anterior, o Mural de Ideias.

 

Concluindo

 A democracia direta foi concebida pelos gregos e caracterizava-se pela participação direta dos cidadãos nas decisões das questões públicas. Atualmente, a forma democrática utilizada em todo o mundo é a democracia representativa, que se caracteriza pela participação dos cidadãos de modo indireto, periódica e formal no processo eleitoral. Depois de ter estudado elementos que compõem a democracia contemporânea e ter conhecido algumas críticas a esse modelo o aluno está apto a entender que o modelo de democracia hoje é muito diferente daquele adotado na Grécia Antiga e depende exclusivamente da participação do povo não só na escolha, mas também, durante o exercício de governo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação e participação [Recreio com história] Vídeo
Recursos Complementares

Artigos

Marilde Loyola de Menezes. Democracia de Assembleia e Democracia de Parlamento: uma breve história das instituições democráticas. Revista Sociologias. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/soc/n23/03.pdf. Acesso em abr 2012

Renata de Sousa Pinto. A democracia antiga e a moderna. Disponível em: http://controlesocial.fdr.com.br/download/saibamais/FDR_CONTROLESOCIAL_DEMOANTIGA.pdf. Acesso em abr 2012.

 

Vídeos

Mundo Vestibular. Aspectos históricos da democracia - Oficina do Estudante. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7990/1/Democracia-Aspectos-Historicos-Video-Aula/Paacutegina1.html. Acesso em: mai 2012

Avaliação

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

 

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, perceba se houve:

  1. Participação durante as discussões e atividades;

  2. Comprometimento com o grupo;

  3. Argumentação durante o debate; respeito à opinião dos colegas;

  4. Empenho para problematizar os temas.

 

A partir dessas observações é possível verificar se o aluno percebe a importância do tema em discussão e se está conseguindo acompanhar as atividades propostas.

 

De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes, eles:

  • Compreenderam os princípios fundamentais da democracia grega.

  • Compreenderam as críticas ao modelo de democracia contemporâneo.

  • Perceberam as diferenças entre o modelo grego e o contemporâneo.

  • Reconhecem os motivos das críticas ao modelo contemporâneo de democracia.

 

Instrumentos de avaliação:

  • Pesquisa sobre os conceitos da democracia grega

  • Leitura e análise de imagens

  • Leitura e contextualização de texto

  • Produção textual

  • Pesquisa sobre os mecanismos que governam o mundo atualmente

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Fabio Antonio Baresark, Faculdade integrade de Santa Maria , Rio Grande do Sul - dijo:
    fabiobaresark@gmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    Muito util para a melhor compreensão e engajamentos dos alunos no tema!


  • carolina arruda ferreira, UFSC , Santa Catarina - dijo:
    carol.luaesol@hotmail.com

    31/10/2013

    Cinco estrelas

    Uma boa aula, com diferentes recursos para ajudar os alunos a construírem o conhecimento, e não fica só nos aspectos históricos, inspirando também uma reflexão sobre a realidade contemporânea.


  • Ione Lopes, EREM JARINA MAIA , Pernambuco - dijo:
    ionelopes1979@yahoo.com.br

    04/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei das sugestões apresentadas para o trabalho com a temática, pois proporciona a participação e a construção do conhecimento por parte dos alunos. relacionando a situaçoes da atualidade.Obrigada!


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