Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sonoplastia - Trilha Sonora

 

14/06/2012

Autor y Coautor(es)
JACKSON CESAR DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Reconhecer a importância dos sons e músicas na composição das cenas dos filmes;

Identificar os efeitos sonoros de uma determinada cena cinematográfica;

Compreender a função da trilha sonora e dos temas incidentais nas produções cinematográficas.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Física (propriedades do som), Arte e História (o cinema e sua evolução).

Para compreender como se constitui a produção sonora em uma cena cinematográfica é importante ter conhecimento sobre as propriedades do som: o timbre, a intensidade, a duração, a altura e como eles podem estar juntos e combinados na composição da cena. Da mesma forma é importante conhecer a história da fotografia e os trabalhos de movimento dado às imagens, conhecer a vida e obra dos irmãos Lumière e a criação do cinematógrafo.

Para saber mais sobre a criação do cinematógrafo, sugerimos o link abaixo que remete a um dos capítulos do Livro Didático Público do Estado do Paraná, o qual apresenta um texto explicativo sobre o surgimento do cinema pelo trabalho dos irmãos Lumière. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf (páginas 105, 106 e 107).

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá introduzir esta aula mostrando algumas músicas ou efeitos sonoros de filmes, novelas e séries de tv para os alunos e perguntar se fez com que eles lembrassem algum fato diferente ou importante.

Sugestão:  para esta atividade inicial o professor poderá apresentar alguns vídeos do youtube de gravações de músicas ou ainda, utilizar o link a seguir, que traz algumas sugestões de áudios de trilhas sonoras:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17009   disponível no Portal Dia a Dia Educação do Estado do Paraná.

Vídeo com trilhas sonoras:  http://www.youtube.com/watch?v=5WZmgkDeiFM&feature=related (As 10 músicas de filmes que todos conhecem).

Trilha_sonora

Após escutarem os trechos, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como, por exemplo, qual seria a sensação ao ver as cenas se não tivessem os sons? Se fosse outra trilha a sensação seria a mesma?

A partir das questões, o professor pode explicar a função da trilha sonora e sua importância em cada cena. Explicar também que trilha sonora remete-se às músicas temas e aos efeitos sonoros utilizados nas cenas. As primeiras produções cinematográficas não tinham sons junto com a imagem, quando o filme era passado nas salas de cinema contratavam-se músicos para tocar ao vivo acompanhando as cenas. Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de novos equipamentos a trilha sonora passou a compor as cenas gravadas. Neste momento é importante mostrar alguns trechos de filmes, animação e desenhos aos alunos.

Segue alguns vídeos para o professor trabalhar com os alunos as trilhas sonoras de cada cena. Interessante aqui é observar a música e os sons utilizados em cada cena apresentada e realizar um debate envolvendo considerações e comentários da turma.

Ícone 
 

Segue sugestões para apreciação:

Exemplo 1: Animação “Largando os Bets” produzida pela equipe de Multimeios da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Largando_bets

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22153

Descrição: Pai encontra os filhos jogando videogame e conta a eles como era a época em que ele jogava bets na rua de sua casa, observe as trilhas sonoras envolvidas nesta animação, som ambiente e de videogame.

 

Exemplo 2: Os embalos de sábado à noite - Dança Disco

Embalos_de_sábado

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20634

Descrição: Esse trecho mostra Tony Mareno executando uma coreografia característica do estilo Disco. O trecho pode ser utilizado tanto com o conteúdo de dança, para exemplificar um gênero da dança de salão, como para abertura de uma discussão sobre a Era Disco que influenciou jovens e a moda na década de 70. Importante aqui é perceber como a música se torna marcante para a cena e referência do filme.

 

Exemplo 3: Desenho do Tom e Jerry – Jogando Sinuca

Tom_e_Jerry

http://www.youtube.com/watch?v=gtEJ0WtLvjk

Descrição: Neste vídeo é importante perceber a música orquestrada associada aos movimentos da cena.

 

Exemplo 4: Chegada do Trem – Irmãos Lumière

Chegada_trem

http://www.youtube.com/watch?v=uv8EKgBrk3w

Descrição: Este vídeo é a primeira produção cinematográfica dos irmãos Lumière apresentado no Gran Café no Bouleverd Capucines, em Paris. Dizem que tal exibição gerou um grande susto nas pessoas que saíram correndo do ambiente onde se exibia o pequeno filme. Neste vídeo há uma trilha baseada nos tempos em que músicos tocavam ao vivo nas salas de cinema.

 

Aprofundar_ícone

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26513

Esta aula do portal do professor é uma sugestão que traz o conhecimento sobre as formas de criar roteiro e produzir trilhas sonoras.

Veja também este recurso do portal do professor que mostra como é a produção dos desenhos animados, como sequência de desenhos, sonoplastia, fala dos personagens:

 

atividade

Atividade 1: Nesta atividade o professor poderá propor aos alunos diferentes ações que levarão os mesmos a compreender melhor o uso das trilhas sonoras nas cenas. Solicitar aos alunos que pesquisem e selecionem cenas de filmes que assistiram recentemente e que registrem a trilha sonora de uma das cenas selecionadas, tanto a música como os efeitos sonoros.  Após esta análise, os alunos deverão registrar a função das trilhas e efeitos sonoros nas cenas. Esta atividade pode ser desenvolvida  por grupos de 2 a 4 alunos, no laboratório de informática da sua escola ou como atividade para casa. Cada grupo de alunos deverá apresentar o trecho do filme escolhido e expor para a classe a trilha sonora que identificaram: a música e os sons. No Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná você encontra muitos trechos de filmes que podem servir para pesquisa dos alunos: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=262. Professor, indique aos alunos que neste link há possibilidade de selecionar trechos de filme por disciplina

Atividade 2: Em grupo, escolha e assista cenas de alguns filmes, selecione um deles e apresente para a turma da seguinte forma: no primeiro momento com a trilha original; no segundo momento deixe sem som; no terceiro momento substitua a trilha por outra. Neste trabalho é importante a percepção junto à turma sobre as mudanças de trilha e a sensação que eles tiveram em cada um dos momentos. Esta atividade pode ser realizada em sala de aula utilizando DVD e Som. Esta atividade pode também ser produzida utilizando o Movie Maker para realizar a troca da trilha sonora. Sugira este site para que eles baixem os áudios e possam realizar este trabalho. http://www.freeplaymusic.com/search/. Importante saber que esse site é livre para criar produções em sala de aula, só não pode divulgar na web. Para editar o áudio pode ser usado o Audacity (ver tutorial na aula Sonoplastia - Radionovela).

Atividade 3: Em grupo de 2 a 4 alunos façam um registro com fotos de temas de livre escolha (futebol, escola, paisagens, ...) e organizem elas numa apresentação em sequência que pode ser feita no powerpoint ou com o software Windows Movie Maker. A partir destas fotos, o grupo vai estruturar trilhas que condizem com as imagens sequenciadas. Na apresentação o grupo vai expor para a turma como foi a produção do trabalho ao organizar a composição das imagens com a trilha sonora. 

Você pode baixar o Windows Movie Maker por este link: http://www.techtudo.com.br/downloads/windows-live-movie-maker-portugues

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A física e o cotidiano - Laboratório virtual : O cinema Animação/simulação
Recursos Complementares

 

Este vídeo apresenta uma produção feita com várias fotos sequenciais de cenas produzidas com bonecos. Este trabalho foi produzido com o editor de vídeo Windows Movie Maker.

Vídeo: A Incrível Múmia

http://www.youtube.com/watch?v=oF4fLhbxxPY

Este trabalho foi desenvolvido pela equipe de arte DEB-SEED-PR. É uma sugestão de trabalho para as aulas de cinema e vídeo. Brinquedos que viram personagens e representam histórias...

Avaliação

 

Busca-se com este trabalho a compreensão das características das propriedades do som, bem como sua identificação nas cenas. Será desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropriação prática e teórica.

Instrumentos de avaliação: pesquisa de sons e imagens, trabalhos individuais e em grupo, debates.

Critérios: a avaliação deverá estar relacionada à cada atividade. Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá observar os seguintes critérios: na atividade 1 deverá observar se os alunos desenvolveram a percepção das trilhas sonoras na produção das cenas dos filmes, bem como se o aluno identificou a música tema e os efeitos sonoros no trecho escolhido. Na atividade 2 verificar a participação dos alunos no trabalho de produção e construção de trilhas sonoras diferentes para uma mesma cena. Na atividade 3 deverá ser observado a participação e produção da sequência das imagens que será escolhida pelo grupo e a estruturação da trilha sonora que fará parte desta composição audiovisual. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.