13/08/2012
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Conceito de melodia, harmonia e ritmo.
Quando se ensina música, um dos elementos importantes na formação musical é aprender a escrita, que registra todos os aspectos daquela composição e a forma de execução. Por meio de uma partitura é possível compreender e interpretar tudo que acontece na música: as frases melódicas, a tonalidade, a melodia, ritmo, harmonia, dinâmica, andamento, etc. Além do que também acaba se tornando um documento relevante no registro de composição e na transmissão escrita de uma obra musical.
Nesta aula serão apresentados os primeiros elementos presentes numa partitura convencional: a pauta, a clave e as notas musicais. Será também apresentado ao aluno outros tipos de partitura que utilizam símbolos diferentes.
Professor! Vamos iniciar a aula conversando com a turma sobre a música:
Vocês gostam de música?
Quais os ritmos preferidos?
Conhecem os compositores?
Quem compõe uma música é sempre quem a interpreta?
Quando ouvimos uma música, é possível diferenciar as notas musicais?
Por exemplo, o estudante tal... vai tocar uma música. Como ele fará isso?
Professor!
Mostre uma partitura diferente da convencional, por exemplo, da música contemporânea, ou da música gregoriana, ou ainda uma tablatura.
Pergunte:
Como apoio à fundamentação teórica sobre a música, pesquise no vídeo Música e matemática, no Portal do Professor MEC. Este vídeo possui 26:11m, portanto faça uma seleção do que considera mais necessário elucidar do conteúdo do vídeo.
Em seguida, explique a história da escrita musical, mostrando os diversos tipos de partitura de cada época.
Professor, você poderá utilizar o link abaixo:
Apresente aos alunos um pentagrama (pauta), as linhas e espaços contados de baixo para cima, etc. Em seguida explique o conceito de claves e os tipos de claves que existem, bem como a sua forma de registro na pauta. Dê maior ênfase à clave de sol.
Maiores informações e exemplos visuais poderão ser encontrados no site: Clave - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clave, acesso em 01/05/2012
A seguir mostre um exemplo da pauta, da linha, do espaço e dos símbolos das claves.
FONTE: Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Clave acesso em 15/05/2012
Explicar e mostrar como são escritas as notas musicais na pauta, numa escala (diatônica) de dó maior.
FONTE: Escola de música Portela Musical, omelhordobairro.com.br - disponível em: http://www.omelhordobairro.com.br/araucaria-centro/userfiles/image/Escala%20Musica.jpg acesso em 22/05/2012
Imprimir uma partitura e distribuir para cada aluno, solicitando que ele identifique cada nota musical, escrevendo o nome dela, logo abaixo do símbolo. O aluno fará a atividade consultando o modelo da escala apresentada.
Esta partitura deve ser simples, sem acidentes musicais, para exemplificar o que está sendo trabalhado. Podem-se encontrar partituras no cifraclub, ou diretamente em buscadores na internet.
Indicamos o link abaixo, como exemplo, de uma partitura simples do site FriendsTV.
FONTE: http://www.friendstv.com.br/teclado.htm acesso em 16/05/2012
Professor, enquanto os estudantes fazem a atividade, passe entre eles e vá verificando se estão fazendo corretamente a atividade, se encontram alguma dificuldade para que possa esclarecê-los.
Antes desta atividade instale softwares de partitura nos computadores do laboratório de informática.
Indicamos os seguintes programas, mas verifique qual a plataforma de sua escola:
Imprima suas partituras com aspecto profissional ou salve-as em PDF ou MIDI.
Leve os alunos ao laboratório de informática e trabalhe com eles os softwares de partitura da seguinte forma:
Para esta atividade, o professor irá propor fazer a produção das notas musicais, utilizando instrumentos musicais melódicos, como por exemplo, a flauta doce ou metalofone. Professor verifique se sua escola possui estes instrumentos ou se os estudantes podem trazer os instrumentos de casa. Outra opção seria utilizar instrumentos virtuais.
Para acompanhar melhor o desempenho dos alunos, divida-os em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas para produzirem as notas e tocarem a música, ouvindo um grupo de cada vez, pois desta forma é mais fácil orientar e sanar dificuldades no entendimento da partitura e na técnica do instrumento.
Para apoio desta atividade pode ser consultado o Caderno de Musicalização com explicações básicas de leitura musical e posições da flauta doce. Apesar deste material ter sido pensado para as séries iniciais e finais da Educação Básica , podemos adaptá-lo para o Ensino Médio. Este material poderá ser utilizado antes do vídeo, se considerar necessário. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf acessado em 16/05/2012.
Se preferir utilizar metalofone, pesquise no site do Portal do Professor, nas aulas da Professora Kátia Regina Figueiredo Romão, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7391 acesso em 20/05/2012.
Coleção de aulas sobre: Músicas, danças e ritmos
O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas. A princípio foram eleitas aulas que tratam a música, a relação com o corpo, movimentos e possibilidades na “percussão corporal” (aula 01 a 11). Posteriormente, foram selecionadas aulas em temas que trabalham a diversidade as danças e ritmos presentes na cultura brasileira (aula 12 a 46); por fim, foram selecionadas aulas que apontam propostas interdisciplinares para abordagem desses temas na escola (aula 47 a 57).
Tiago Felipe da Silva - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGÓGICO - MG
música, danças, ritmos, diversidade cultural
Observar o desempenho dos alunos durante as atividades considerando os seguintes critérios de avaliação:
Identifica os símbolos musicais utilizados numa partitura convencional.
Reconhece os símbolos das claves, principalmente da clave de sol, e das notas registradas numa pauta.
Reproduz em instrumento musical a escala de Do Maior, lendo na partitura.
Compõe pequenas melodias, utilizando um software no laboratório de informática.
Participa de práticas instrumentais, utilizando flauta e metalofone.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2015
Cinco estrelasMuito bom o planejamento, bem completo, é muito bom saber que o professor de música tem um auxilio eficaz para a prática das aulas. Parabéns...
03/01/2015
Cinco estrelasExcelente o material!! Estou iniciando uma formação de futura orquestra em uma igreja, e o plano de aulas neste site me direcionou de uma maneira muito mais objetiva. Parabéns
15/10/2012
Cinco estrelasCom sua licença, peço para utilizar sua aula, pois, utiliza de forma clara a utilização das tecnologias (computadores e programas), fazendo com que os estudantes se interessem pelo conteúdo, além do incentivo a tocar um instrumento musical. Excelente trabalho!!!