03/07/2012
Rosangela Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Introdução ao conteúdo
Os primeiros filósofos gregos que questionavam sobre o mundo (cosmos), buscavam encontrar um princípio único e eterno, responsável pela ordem e presente em todas as coisas. Certos de que somos seres capazes de conhecer o universo e sua estrutura, as indagações desses pensadores se voltavam para questões como: Por que e como as coisas existem?, O que é o mundo?, Qual a origem da natureza?, Quais as causas de sua transformação? Essas indagações colocavam no centro a pergunta: O que são as coisas?, e mais tarde: O que é o Ser? E você, já se questionou sobre alguma dessas questões?
A curiosidade e o conhecimento
Passar para os alunos o vídeo O Universo visto pelo telescópio Hubble que apresenta o interesse do homem pelo universo (cosmos), que com os gregos adquiriu status de ciência (Cosmologia). Esse vídeo mostra como a tecnologia tem sido utilizada na busca de respostas que há muito tempo são feitas e respondidas das mais distintas maneiras.
Antes de passar o vídeo introduza o debate com os alunos. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Roteiro de discussão
Que motivos levam o Homem a buscar o conhecimento?
Existe um motivo primeiro?
Você se considera um explorador(a)?
Como a tecnologia tem sido usada por você na busca de novos conhecimentos?
FONTE: YouTube. O universo visto pelo telescópio Hubble. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UXSbduDgxjc. Acesso em mai 2012
Tempo: 6' 39”
Deixe que seus alunos exponham oralmente suas opiniões. Intervenha destacando o papel da curiosidade nesse processo de busca pelo conhecimento.
Atividade 1
Apresentar o vídeo Mitologia Grega - Parte 1. Na sequência propor as seguintes questões:
Roteiro de análise
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Após o debate sobre o vídeo, identificar ideias do cotidiano que são baseadas na crença, na fé e na racionalidade. Montar um quadro dividido em três partes:
CRENÇA |
FÉ |
RAZÃO |
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Nessa atividade os alunos perceberão que as ideias do cotidiano são baseadas em alguma fonte de conhecimento e, conseguir identificar essas fontes pode ajudar no processo de validação das ideias do dia a dia.
Atividade 2
Divida a turma em grupos (4 ou 5 membros, dependendo da dinâmica da turma) e entregue aos grupos fotocópias do parágrafo 3 do livro A Filosofia na época trágica dos gregos de Friedrich Nietzsche. Explique à turma que nesse livro o autor faz uma retrospectiva das ideias de alguns filósofos gregos antigos, os quais iniciaram a história da filosofia grega. O fragmento trata do filósofo pré-socrático Tales de Mileto.
NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na época trágica dos gregos. § 3. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/3506451/Nietzsche-Friedrich-A-filosofia-na-epoca-tragica-dos-gregos. Acesso em mai 2012
Sugerimos o método da leitura analítica para esse texto. Segue abaixo as etapas dessa leitura segundo Antônio Joaquim Severino.
Para a produção coletiva da síntese sugerimos a utilização do Google Docs.
O Google Docs é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on‐line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o Microsoft Office e o OpenOffice.org, e atualmente compõe‐se de um processador de texto, um editor de apresentações e um editor de planilhas. Alguns dos recursos mais peculiares é a portabilidade de documentos, que permite a edição do mesmo documento por mais de um usuário. Tutoriais e dicas sobre o Google Docs
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Roteiro de trabalho:
Vídeo Aula - informática - Google Docs - UFMG. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aOwkTvF2AgQ. Acesso em: mai 2012
OBS.: Caso opte por não fazer uma leitura analítica, peça aos alunos que respondam as questões do roteiro em seus cadernos e depois promova uma socialização de ideias, pedindo que cada aluno exponha para a turma os resultados de seu trabalho.
Roteiro de análise
A partir da leitura, dos debates e da construção coletiva da síntese os alunos compreenderão a tese do autor, a saber: de que Tales foi o primeiro filósofo grego por ter questionado a totalidade das coisas sem fabulações, enunciando algo distinto a propósito da origem do mundo.
Atividade 3
Os primeiros filósofos viam na natureza as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam e se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer. Nesse sentido além de Tales, outros pensadores começaram a pensar de maneira filosófica.
Investigando...
Roteiro de Trabalho
Destacamos aqui alguns pensadores que podem ser pesquisados; fica a critério do(a) professor(a) definir os filósofos que os alunos devem pesquisar.
Tales de Mileto |
Demócrito |
Parmênides |
Anaximandro |
Anaxágoras |
Heráclito de Éfeso |
Pitágoras de Samos |
Anaxímenes |
Portal do Professor - Pré-Socráticos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=Pre+socraticos&x=21&y=6&modalidade=&componente=&tema=&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0&ba=false#resultado. Acesso em mai 2012
Wikpedia – Os Pré-socráticos. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-socr%C3%A1ticos. Acesso em mai 2012
Brasil Escola – O que perguntavam os primeiros filósofos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/primeiros-filosofos.htm. Acesso em mai 2012.
Uol Educação - Origens da filosofia e os primeiros filósofos gregos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/filosofia/pre-socraticos-origens-da-filosofia-e-os-primeiros-filosofos-gregos.jhtm. Acesso em: mai 2012.
Uol Educação - Panorama dos pré-socráticos ao helenismo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/filosofia/filosofia-antiga-2-panorama-dos-pre-socraticos-ao-helenismo.jhtm. Acesso em> mai 2012.
Universidade de Lisboa. Pré-socráticos. Disponível em:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/presocraticos.htm. Acesso em mai 2012
Mundo dos Filósofos. Os Pré-socráticos. Disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/presocratico.htm Acesso em mai 2012.
Produzindo...
Mantenha os alunos no laboratório de informática para sistematizar esta atividade no software livre scribus e elaborar uma revista com as informações coletadas sobre cada um dos filósofos.
Sobre o scribus: é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros. Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm. Acesso em mai 2012 Manual Scribus. http://fazendoinclusao.com/manuais/Manual_Scribus.odt. Acesso em mai 2012 |
Roteiro de trabalho
Obs: A revista poderá compor, na biblioteca, uma sessão de materiais produzidos pelos alunos e disponíveis aos demais estudantes.
Outra possibilidade: Reunir todo material produzido nesta aula e confeccionar um mosaico que será utilizado na socialização dos resultados da pesquisa.
Nome | Tipo |
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Mitologia grega: parte 1 | Vídeo |
Artigos
BARROS, Fernando R. de Moraes. Nietzsche e a Filosofia na Era Trágica dos Gregos. Universidade Federal do Ceará. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/isp/dissertatio/revistas/30/07.pdf Acesso em: mai 2012.
Vídeos
A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:
participação durante as discussões e atividades;
comprometimento com o grupo;
argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;
empenho para problematizar e para buscar soluções para as situações propostas.
De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes, eles:
compreendem como se deu o surgimento da filosofia;
entendem que o questionamento continua movendo o Homem para o conhecimento.
Instrumentos de avaliação:
Debate
Debate e quadro comparativo
Leitura e análise de texto
Produção de um texto colaborativo
Pesquisa e seleção de material
BITTENCOURT, Renato Nunes. Revista Eletrônica da Antiguidade. Um dilema pré-Socrático: a natureza do Tempo em Anaximandro e Heráclito . Disponível em: http://www.nea.uerj.br/nearco/arquivos/numero7/9.pdf Acesso em: mai 2012
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Roberto Gonçalves da. Metodologia: Para os alunos que desejam estudar de verdade. Disponível em: http://www.arq.ufsc.br/urbanismo1/metodologia.pdf. Acesso em: mai 2012.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/08/2014
Cinco estrelasParabéns. Muito boa e bem articulada. Vou tomá-la emprestada para auxiliar os meus alunos na pesquisa.
15/02/2013
Quatro estrelasMUITO BOA!!! PRINCIPALMENTE NAS ATIVIDADES.