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Projeto de Iniciação Científica: O tempo atmosférico e as paisagens - UCA/ Metodologia Científica

 

06/06/2012

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e identificar a influência do tempo atmosférico na vida das pessoas e nas paisagens de que fazem parte;
  • Relacionar fatores que favorecem o tempo atmosférico;
  • Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente para a vida das pessoas e para o tempo atmosférico;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados à outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o conhecimento sobre questões ambientais, relacionadas a elementos que constituem a paisagem. Consideramos importante que o aluno possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto da Investigação Científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos

Para conhecer alguns Projetos que estão sendo desenvolvidos com alunos de diferentes níveis de ensino, você poderá utilizar o sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=419. (Acesso 02/05/2012).

Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com Iniciação Científica e tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115 (Acesso 27/04/2012).

Para obter dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade você poderá utilizar os sítios:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml e  http://educador.brasilescola.com/orientacoes/. (Acesso 02/05/2012).

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “O tempo atmosférico e as paisagens”, que será desenvolvido nesta aula.

Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICOMOTIVANDO OS ALUNOS

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 12/04/2012).

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um Projeto de Iniciação Científica. Como é uma atividade para sondagem, não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas ações. Se possível, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

   Alvo de letras DEFININDO O TEMA DA PESQUISA

Professor, sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando suas opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique aos alunos que eles terão como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que existirá oportunidade de vivenciarem um trabalho com experimentação e observação.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, sugerimos que você estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre o tempo atmosférico e as paisagens.Para isso, você poderá perguntar:

  • O que é paisagem?
  • O que é paisagem natural? E paisagem transformada?
  • Quem sabe o nome do nosso município?
  • Que mudanças ocorreram na paisagem do município ao longo do tempo?
  • Como será a paisagem na zona rural? E aqui na zona urbana, como é?
  • Como os seres humanos podem contribuir para a manutenção da paisagem?
  • O que é atmosfera?
  • Quem sabe o que significa a palavra clima?Como é o clima de nossa cidade?
  • Alguém já ouviu falar sobre tempo atmosférico? Qual é o seu significado?

Ouça os alunos e faça novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, a teleaula disponível no sítio sugerido abaixo, por meio dela os alunos aprenderão o que é paisagem. Observarão que a ação do homem, no decorrer do tempo histórico, transforma a paisagem natural em paisagem humanizada.

http://www.youtube.com/watch?v=z3uQoDnDO20 Teleaula:  Observar a paisagem. (Acesso 27/04/2012).

(Professsor, é importante que ao utilizar qualquer recurso digital você já tenha conhecimento do mesmo, para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado e ao nível de seus alunos.).

Você também poderá utilizar o planejamento da aula “A paisagem local: o quarteirão da escola” postada no sítio: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/paisagem-local-quarteirao-escola-427099.shtml. (Acesso em 02/05/2012).  Neste planejamento você terá oportunidade de trabalhar a representação da paisagem local, as diversas visões de uma paisagem e as primeiras noções cartográficas.

  ALVO DE LETRAS  EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem ao vídeo. Como ele tem curta duração será possível analisá-lo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • Qual/is tipo/s de vegetação podem ser observados no vídeo;
  • O que mais chamou a atenção.

Após a observação e a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) do tempo atmosférico e das paisagens, para que possamos contribuir com a preservação do meio ambiente e com o nosso bem estar. Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão.

Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma para propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um diálogo. Em seguida, registre este momento. Isto poderá ser feito em um caderno específico para o Projeto, ou ser estruturado em uma pasta catálogo, onde serão guardados os registros das diferentes atividades realizadas durante o trabalho. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha. Os alunos poderão fazer o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.  

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definida a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a justificativa para o estudo do tempo atmosférico e as paisagens. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade, registre-o na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno de Projeto e façam uma ilustração.

Observação: Como já deve ter observado, toda cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e o laptop Classmate. Com a opção tecnológica, faça num primeiro momento a revisão da atividade com os alunos e em seguida imprima a mesma para ser  colada no caderno, a fim de que todos tenham o registro completo das atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

 SÍLABAS UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf  “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.” (Acesso 28/04/2012).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 “Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas pra um ensino construtivista.” (Acesso 28/04/2012).

Você também poderá ler “Um guia sobre o uso de tecnologia em sala de aula”. Este texto mostra quando e como as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar. É só acessar: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml . (Acesso 28/04/2012).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa. Então, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo do tempo atmosférico e as paisagens. É importante explicar para a turma o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma. Registre-os na lousa, no final faça uma leitura de todos eles e solicite que os copiem no caderno de Projeto.

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a problemática. Estimule-os a fazerem perguntas de cunho próprio, ou seja, partir de suas curiosidades sobre o tema. Inclua na rotina de sala de aula, itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Faça suas opções, conforme o nível e entendimento dos alunos quanto à temática proposta. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=8ZRVkdlYRjA  "R.A. - Paisagens Cearenses". Esta reportagem exibe paisagens pouco conhecidas do Ceará.

http://www.youtube.com/watch?v=ZFRoz7auV1A&feature=fvst  "As Estações" - Série Tempo e Clima - TV Escola Episódio da série "Tempo e Clima", que trata das diversas características do clima terrestre e mostra de que forma a geologia de cada região influência os tipos climáticos.

http://www.youtube.com/watch?v=Fabe0VN3kQw "O medidor de chuvas". Este vídeo ensina como medir a intensidade das chuva. (Acessados em 12/05/2012).

Textos

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/arte-tambem-e-ciencia/  “Arte também é ciência” - Texto que mostra como quadros de Monet ajudam a desvendar como era o clima na Inglaterra de cem anos atrás.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/perigo-no-brejo-2/  “Perigo no brejo”. Texto que registra por que os sapos sofrem tanto com as mudanças climáticas. (Acessados em 12/05/2012).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as perguntas elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas questões, é importante que elabore pelo menos uma. Peça que os alunos leiam em voz alta e as registrem na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet também poderão utilizá-lo.

Observação: É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa. Veja exemplos de questões sobre o tempo atmosférico e as paisagens:

  • Que tipos de instrumentos os pesquisadores utilizam para saber a respeito do tempo atmosférico?
  • Por que há tantas variações no clima?
  • As estações do ano influenciam no tempo atmosférico?
  • De que forma o clima afeta nossa vida? (O clima afeta diversos aspectos da vida: tipo de moradia e vestuário, paisagem, agricultura, sensações pessoais e cultura.).
  • Qual é a região mais quente do Brasil?

 SÍLABAS  UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Professor, você poderá construir um Blog com a turma, com o intuito de registrar e de divulgar as principais atividades selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores, que também estão envolvidos com o estudo da temática “Tempo atmosférico e as paisagens”. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Acesso27/04/2012).

Você também poderá utilizar as vídeo aulas postadas nos sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquela/s, que corresponde/m  ao nível de seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - Aula 1 (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.Curso de Blogs - Aula 2 (Criação da conta no Blogger passo a passo, veja como criar o seu Blog.).

http://www.youtube.com/watch?v=gOseeRL61hE&feature=relmfu. Curso de Blogs - Aula 3 (Nossa terceira vídeo aula dando continuidade com as suas primeiras postagens e respectivas edições.).

http://www.youtube.com/watch?v=xd1Ez5LnGak&feature=relmfu. Curso de Blogs - Aula 4 (Quarta aula trazendo mais informações sobre postagens, configurações e layout do seu Blog.).

http://www.youtube.com/watch?v=oy5YL4HMFYc&feature=relmfu Curso de Blogs - Aula 5 (Como adicionar arquivos, apresentações, documentos dentro do Blog.).

http://www.youtube.com/watch?v=uOJ1VfHlVMQ&feature=relmfu Curso de Blogs - Aula 6 (Aula de hoje sobre como configurar o Perfil e conhecendo um pouco sobre o Layout, como é possível editá-lo e inserir os gadgets.).

http://www.youtube.com/watch?v=S-HFUbI6vrk&feature=relmfu Curso de Blogs - Aula 7 (Como inserir vídeos do Youtube no Blog.).

http://www.youtube.com/watch?v=5KPAdil34wQ&feature=relmfu Curso de Blogs - Aula 8 (Tira Dúvidas sobre as configurações, como mudar o endereço do Blog, como instalar um Template, como achar o endereço do Blog, como divulgar seu Blog e diversos Sites e Blogs para melhor aprendizado.).

http://www.youtube.com/watch?v=D21QrGY63g8&feature=relmfu Curso de Blogs - Aula 09 (Esta aula ensina a elaborar um menu de navegação ou uma barra de navegação para o Blog.). Acessados em 28/04/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e observação, que você professor necessita desempenhar.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi decidido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora é necessário que elaborem as hipóteses para cada uma das questões determinadas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final dos registros, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes de pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam  interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações.

Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, informe aos alunos que quando alguém pergunta com o está o tempo, quer saber como está o tempo atmosférico. Isso significa saber se o ar está frio, quente, seco ou úmido, se está chovendo, se está ventando.

Questione a turma sobre quais são os meios de comunicação que nos informam sobre a previsão do tempo e por que é importante sabermos como ele será. Ouça as respostas dos alunos e se necessário acrescente que podemos descobrir como está o tempo por meio de jornais, noticiários de TV, internet. Informe-os também que se soubermos como este será, poderemos nos planejar melhor. Saberemos se vamos precisar levar um guarda-chuva e que tipo de roupa vestir. O pescador, por exemplo, pode programar seu dia de pesca, o agricultor pode planejar melhor o plantio e a colheita de sua plantação, além de protegê-la contra geadas e secas.

Apresente para os alunos imagens sobre o tempo em diferentes localidades. Veja as que selecionamos abaixo. Solicite que eles observem as imagens e comente o que elas mostram e o que lhes chamam atenção. Comente que nestas imagens vemos alguns extremos que ocorrem no comportamento do tempo em diferentes localidades, interferindo muito em nossas vidas. 

TEMPOATMOSFÉRICO  http://www.estadao.com.br/noticias/geral,volta-a-nevar-no-sul-do-pais,590283,0.htm Neve em Urubici, na Serra Catarinese.  (Acesso 09/05/2012)

TEMPOATMOSFÉRICO  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/20/meteorologista-explica-porque-verao-deste-ano-sera-mais-frio-em-sp.htm  Paulistanos correm da chuva. ( Acesso 09/05/2012)

TEMPOATMOSFÉRICO  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/02/paulistanos-aproveitam-dia-de-calor-em-piscinas-de-sp.html SESC Belenzinho -São Paulo (Acesso 09/05/2012)

Para conhecer um pouco mais sobre tempo atmosférico e clima, convide os alunos para acessarem o endereço: http://www.cptec.inpe.br/ .Centro de previsão de tempo e estudos climáticos (indicações de previsão do tempo para todo o Brasil, com descrição de imagens de satélite, boletins técnicos, salientando a variação das temperaturas e outros assuntos relacionados à temática.) e descobrirem como está a previsão do tempo em seu município.

Após a observação das imagens e de sua leitura coletiva, convide os alunos para observarem as variações no tempo no local onde moram. Para isto proponha a atividade de casa registrada a seguir. O quadro de observações poderá ser registrado no caderno ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Os alunos também poderão utilizar o tablet, caso o tenham.

 Alvo de Letras ATIVIDADE DE CASA

Observe por uma semana as variações do tempo atmosférico no lugar em que você vive.

a-      Registre suas observações na tabela usando os símbolos abaixo: 

SOLFONTENATURAL Sol com muitas nuvens               SOLFONTENATURAL        Ensolarado ou Céu Claro                     

 SOLFONTENATURAL Nublado                                                SOLFONTENATURAL            Chuvoso

Fonte da imagens: http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2011/06/tempo-e-clima.html (Acesso 09/05/2012)

Dia da semana

Condições do tempo atmosférico ao longo do dia

Manhã

Tarde

Noite

Domingo

 

 

 

Segunda-feira

 

 

 

Terça-feira

 

 

 

Quarta-feira

 

 

 

Quinta-feira

 

 

 

Sexta-feira

 

 

 

Sábado

 

 

 

 Fonte: Acervo da Autora.


b-      Que tipo de tempo atmosférico prevaleceu nessa semana?

c-      O tempo atmosférico variou muito ou permaneceu estável?

d-      O tipo de tempo atmosférico que prevaleceu durante a semana costuma ocorrer o ano inteiro? Justifique sua resposta.

e-     Que tipo de tempo atmosférico você mais aprecia? Justifique sua resposta.

Observação: Você poderá solicitar que ao mesmo tempo em que os alunos coletam e registram os dados na ficha, assistam na TV, ouçam no rádio ou acessem a internet para saberem sobre a previsão do tempo. Todos os dias, os alunos devem comparar sua ficha de observação com a previsão dos meios de comunicação que foram utilizados. Neste caso, inclua uma coluna a mais em sua tabela, para que os alunos possam assinalar se suas observações coincidiram com as anunciadas. Quando houver coincidência devem marcar na coluna correspondente, por exemplo, a letra um C, quando não coincidir devem marcar NC.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com a turma a atividade realizada em casa. Converse a respeito das observações realizadas. Formule questões pertinentes que apontem para as variações do tempo atmosférico na localidade onde vivem. Por exemplo: pergunte aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas, ou seja, se algum dia sentiu mais calor ou frio.

Depois, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho:(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir, por meio deles será possível ampliar o conceito de tempo atmosférico e clima. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso aos mesmos. (Professsor, é importante que você já tenha conhecimento dos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

http://www.escolakids.com/o-clima.htm. O clima (Diferença entre clima e tempo.).

http://www.escolakids.com/tipos-de-clima-no-brasil.htm.  Tipos de Clima no Brasil  (Aspectos dos seguintes climas do Brasil: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.).

http://www.escolakids.com/previsao-do-tempo.htm. Previsão do tempo (A previsão do tempo é essencial para a realização das nossas atividades.).

(Acessados em 28/04/2012).

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio dos vídeos. Comente as variações durante o ano, questione:

  • Há muitas mudanças do tempo atmosférico? Poucas?
  • Em que período do ano?
  • Em qual estação do ano o tempo atmosférico é mais frio? E mais quente?
  • Será que ocorre alguma modificação na paisagem quando altera o tempo atmosférico?
  • Quais os problemas que as pessoas que vivem em cidades enfrentam nos diferentes climas?
  • E as pessoas que vivem na zona rural, como elas enfrentam estas situações?

No final do debate, solicite que registrem, no caderno de Projetos, o que foi possível descobrir por meio da tarefa de casa, dos vídeos e do diálogo estabelecido. Produza um texto coletivo, os alunos vão expondo suas ideias e você vai anotando-as na lousa, no final de cada parágrafo você ou um aluno deverá fazer a leitura e juntos fazerem os ajustes necessários. Logo em seguida todos copiam.

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, reúna os alunos em grupos de três a quatro elementos e distribua notícias de jornal sobre questões climáticas ocorridas no Brasil e/ou no mundo. Dialogue com os alunos sobre as situações apresentadas e tire dúvidas sobre os conteúdos dos textos. Você poderá utilizar os textos indicados nos sítios abaixo.

Faça uma síntese comparando o que pode ter ocorrido numa situação e na outra.

Ao final, peça que imaginem como seria o céu desse dia nestas localidades e desenhem em papel A4 uma imagem que contenha alguns dos parâmetros do tempo das situações relatadas no texto (utilize lápis preto e colorido). Antes de iniciar o desenho, faça na lousa uma relação dos componentes do tempo meteorológico e do tempo que devem estar representados nos desenhos, tais como ventos, nuvens, chuva, temperatura, etc. Converse com os alunos ao elaborar a lista destes componentes. 

Exponha os desenhos para que todos observem as produções dos colegas.

Nesta atividade você poderá utilizar o tablet ou o programa Tux Paint do laptop Classmate, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: “Tempo atmosférico e as paisagens”

TEMPOATMOSFÉRICO http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/inclui_arquivos/CARTILHA_CPRM_RISCOS_COMUNIDADE_MAIS_SEGURA.pdf. "Cartilha Comunidade Mais Segura" (A cartilha tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre desastres naturais principalmente os movimentos de massa e as inundações para estudantes e toda a comunidade. Foi elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM.). Acesso 28/04/2012.

TEMPOATMOSFÉRICOhttp://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php. "Cartilha ANA" (A Cartilha Educativa da Agência Nacional de Águas (ANA)- Água e Cultura é um material educativo sobre como podemos cuidar da natureza e assim ficar preparado para secas e cheias, participando da gestão da água.). Acesso 28/04/2012.

TEMPOATMOSFÉRICOhttp://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_seca. "A seca no Nordeste" (O texto retrata o fato da seca não ser um problema novo, nem exclusivo do Nordeste brasileiro. A seca se manifesta com intensidades diferentes e também pela ação do homem. A constante destruição da vegetação natural por meio de queimadas que acarreta a expansão do clima semiárido para áreas onde anteriormente ele não existia, também é descrita no texto.). Acesso 28/04/2012.

TEMPOATMOSFÉRICOhttp://g1.globo.com/goias/noticia/2012/01/excesso-de-chuva-prejudica-produtores-rurais-de-cristalina-go.html Excesso de chuva prejudica produtores rurais de Cristalina (GO). – (O texto escreve sobre o cultivo de plantações que foram afetadas pelas fortes chuvas e também sobre os nutrientes utilizados para germinação dos grãos.). Acesso 28/04/2012.

TEMPOATMOSFÉRICOhttp://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2008/10/falta-de-chuvas-prejudica-municpios.html. Falta de chuvas prejudica municípios mineiros. (Enquanto 33 cidades sofrem pelo excesso de chuvas, 102 são atingidas por incêndios e falta de água.). Acesso 28/04/2012.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Se possível convide um geógrafo ou um astrônomo para dialogar com os alunos sobre o tempo atmosférico e as paisagens. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim ele poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações.).

Com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam.

Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Se não tiver o laptop, utilize de outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes.

Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

Observação: Se for possível faça um trabalho de campo com os alunos a um local em sua cidade onde exista uma estação micro meteorológico, para que conheçam os equipamentos utilizados no registro de dados.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICOPRODUZINDO TEXTO FINAL...

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 30/04/2012)

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre o tempo atmosférico e as paisagens. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica não é necessário deixar de lado o conteúdo programado para trabalhar nos diferentes componentes curriculares, utilize a temática e adote uma metodologia que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar, concluir. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, bilhetes, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).

 História: os períodos de seca e de enchentes vividos em diferentes regiões; diferentes grupos e sociedades; tempo da cidade: história da cidade; permanências e mudanças do passado na cidade; levantamento de problemas (passado e presente) e discussão de soluções.

Geografia: paisagens naturais e construídas pelo homem; paisagens rurais e urbanas; problemas ambientais; município; Estado; país; educação cartográfica: leitura e criação de símbolos, desenho de imaginação; biodiversidade: paisagem, relevo, água; fenômenos naturais; meio ambiente: preservação e degradação; regiões brasileiras: características, paisagens, modos de produção.

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrita; medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano.

Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; propriedades do ar; atmosfera; gases que compõem o ar; poluição do ar; enchentes: causas; fatores que regulam a infiltração da água; zonas climáticas da Terra: trópicos e círculos polares; atmosfera terrestre: importância da atmosfera e componentes.

Informática: linguagem digital, criação de Blog, PowerPoint, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas, maquetes.

Dicas pedagógicas

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Agosto/lote26-08/tempo%20e%20clima.pdf.   Neste sítio você terá acesso a vídeos da TV Escola sobre o clima e o tempo e também estratégias e recursos de aula/descrição das atividades. (Acesso 28/04/2012).

              Dicas de leitura

TEMPOATMOSFÉRICO   BANQUERI, Eduardo.O Tempo. São Paulo: ESCALA EDUCACIONAL, 2006. (Esse livro faz parte da coleção Guia de Campo, o conteúdo exemplifica bem o estudo de meteorologia e suas influências na vida do meio ambiente e dos seres humanos.).http://www.bertrand.pt/ficha/o-tempo?id=186760. (Acesso 28/04/2012).

 TEMPOATMOSFÉRICO  MACHADO, Ana Maria. Severino faz chover.São Paulo: Salamandra (Severino não tinha nada demais, era parecido com muitos outros. Mas onde ele morava não era muito parecido com outros lugares. Era seco. A terra era seca, cheia de poeira. Então Severino chamou os amigos e começou a pedir um pouco de chuva para as nuvens. Uma celebração dos brinquedos infantis tradicionais.). http://www.anamariamachado.com/livro/severino-faz-chover. (Acesso 28/04/2012).

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os bilhetes.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios: 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related . Curso de PowerPoint - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.). Acesso 28/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related.  Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.). Acesso 28/04/2012

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso 19/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da Pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo. Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam; o que foi fácil e difícil realizarem; qual foi o empenho e dedicação ao fazerem as tarefas; como foi o convívio com os colegas; enfim, quais ações devem realizar para se protegerem das variações atmosféricas e se adaptarem as diferentes paisagens. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto.

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos:

http://www.brasilescola.com/fisica/calor-previsao-tempo.htm . Calor e previsão do tempo (Texto que fala sobre aprevisão do tempo e os diversos meios de comunicação.).Acesso 28/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=PXg1GxAaKjQ&feature=relmfu. Clima Urbano - Série "Tempo e Clima" - TV Escola (Episódio da série "Tempo e Clima", que trata das diversas características do clima terrestre e mostra de que forma a geologia de cada região influência os tipos climáticos. Este dá ênfase ao clima urbano.). Acesso 28/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=SdFMdMHqjQw&feature=fvwp&NR=1 Clima Temperado - Série "Tempo e Clima" - TV Escola (Episódio da série "Tempo e Clima", que trata das diversas características do clima terrestre e mostra de que forma a geologia de cada região influencia os tipos climáticos. Este dá ênfase ao clima temperado.). Acesso 28/04/2012.

Sugestões de links para os professores:

http://www.iag.usp.br/meteo/meteo_ativida.htm. Instituto Astronômico e Geofísico- Departamento de Ciências Atmosféricas (Texto sobre projetos de pesquisa sobre fenômenos meteorológicos.). Acesso 28/04/2012.

http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1850&cod_grupo=5 . Centro de Estudos- Inversão térmica (Texto que aborda conceitos de clima, tempo atmosférico, e tipo de tempo, dentre outros.). Acesso 28/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=ThyyQJQyqj8 Clima - Vídeo aula de Geografia (Vídeo aula de geografia da professora Milena Bravo sobre clima.). Acesso 28/04/2012.

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13584. Fazendo a previsão do tempo. Acesso 28/04/2012.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28019. Hoje vai chover? Aprendendo com a previsão do tempo. Acesso 28/04/2012.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019 . Seres humanos e outros animais: uma relação muito antiga.  Acesso 28/04/2012.

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “O universo e seus mistérios”, bem como o Subprojeto em questão: “O tempo atmosférico e as paisagens”. Observe se os alunos reconhecem as modificações que ocorrem  na paisagem, decorrentes do tempo atmosférico. Se foram capazes de refletir como a falta de chuvas, enchentes, secas, alterações na vegetação, entre outros, modificam a paisagem. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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