Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pesquisando as Teorias Evolutivas: A origem das espécies

 

03/07/2012

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Silva Gonzaga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as teorias evolutivas.
  • Identificar o mecanismo de evolução das espécies.
  • Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade - Iniciando uma discussão a respeito da Origem da Vida e as Teorias Evolutivas

As teorias evolutivas tentam compreender as estruturas que definem essa grande variedade de seres vivos existentes no planeta atualmente. Outro aspecto relevante, levantado nas teorias evolutivas, é o de que os seres vivos são passíveis de modificações e que, provavelmente, sofrem alterações morfológicas e fisiológicas ao longo dos tempos. Algumas teorias evolutivas propõem ainda que as espécies existentes atualmente se originaram de outras espécies pré-existentes que sofreram alterações para se adaptar às constantes mudanças ambientais ocorridas no planeta. Pode-se concluir, portanto, que a evolução é o processo através do qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Professor, antes de iniciar o debate referente às teorias que serão abordadas nesta aula, é necessário organizar as cadeiras em círculo para propiciar uma maior interação entre os alunos. Logo em seguida faça as seguintes perguntas aos alunos:

  • O que significa a palavra evolução?
  • O que significa a palavra evolução biológica?
  • Você acredita que todos os seres vivos surgiram de uma força divina?
  • O que você acha da teoria da geração espontânea?
  • Será que nós fomos selecionados pela natureza para viver no planeta?
  • Será que o filho recém nascido de um fisiculturista já nascerá com os músculos desenvolvidos?
  • Se caso eu deixar de usar a minha mão esquerda por alguns dias eu posso perder os movimentos dela e até mesmo chegar a atrofiar?

 Logo depois da exposição e discussão das questões acima, peça a cada aluno que anote suas respostas e posteriormente, os alunos deverão socializar oralmente as respostas. Cabe ao professor observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele deve ficar atento a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados. Ao final da aula o aluno, juntamente com o professor, poderá avaliar se houve ou não compreensão do assunto proposto para esta aula.

 

2ª Atividade - A origem da vida

Professor, para possibilitar um primeiro contato com o conteúdo, oriente os alunos para que acessem os recursos do banco internacional de objetos educacionais listados abaixo e desenvolvam a atividade proposta. Estes recursos estão disponíveis no "guia do professor", do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br); o professor poderá fazer download dos mesmos. Para a realização desta atividade é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. 

No primeiro recurso, é feita uma pequena abordagem sobre a biogênese X abiogênese, experimentos de Redi, experimentos de Needhan, experimentos de Spallanzani, Darwinismo, experimentos de Pasteur, Panspermia, Hipótese de Oparin e Haldane e o experimento de Miller e Urey. 

Professor, ao utilizar o recurso abaixo, primeiramente clicar em "Guia do Professor", neste local você poderá tirar ótimas ideias para trabalhar o assunto "origem da vida". Em seguida, peça aos alunos para clicarem no ícone "Iniciar Programa" e assim poderão verificar a linha do tempo traçada a respeito dos experimentos relacionados com a origem da vida. 

 

 

 

Após a realização de todos os passos do recurso acima, os alunos deverão elaborar uma tabela no computador e, desse modo, organizar os conhecimentos obtidos. Logo abaixo, está um exemplo de tabela que os alunos poderão preencher para sistematizar melhor o seu conhecimento. Esta atividade deverá ser realizada em grupos de quatro alunos. Depois de pronta, cada grupo deverá disponibilizá-la para os demais, impressa ou enviada por e-mail.  Faz-se necessário que haja uma discussão relacionada aos dados obtidos por cada grupo, pois pode ocorrer divergência de ideias de um experimento para outro. Assim, os mesmos deverão comparar as respostas dos outros grupos e, em sala de aula, elaborar uma tabela única, construída coletivamente. 

Para apresentação, cada grupo deverá eleger um representante que, juntamente com os demais representantes dos outros grupos, irá apresentar o trabalho final para o professor. Quando um representante estiver apresentando é importante fazer abordagens sobre as dificuldades de chegarem a um consenso entre as respostas e o que contribuiu para este consenso. Após a correção do professor, este material deverá ser distribuído para todos os alunos.

 

Abordagem

Objetivo do trabalho

Conclusão do Cientista

Comentário do aluno

Experimentos de Redi

 

 

 

Experimentos de Needhan

 

 

 

Experimentos de Spallanzani

 

 

 

Darwinismo

 

 

 

Experimentos de Pasteur

 

 

 

Panspermia

 

 

 

Hipótese de Oparin e Haldane

 

 

 

Experimento de Miller e Urey

 

 

 

 

Professor, o segundo recurso deverá ser utilizado para reforçar ainda mais aos alunos alguns experimentos citados no recurso "Origem da Vida". Na verdade os experimentos são tentativas de recriar a história da evolução dos seres vivos. É importante destacar que não existe, na maioria das etapas deste processo, nenhum consenso entre os cientistas. 

 

 

 

 

3ª Atividade - As Teorias Evolutivas

Diversas teorias evolutivas já foram elaboradas. Esta aula tem como principal objetivo conhecê-las e identificar os mecanismos de evolução propostos por estas  teorias. Apesar de existirem outras teorias evolutivas, iremos dedicar apenas às mais relevantes e suas ramificações.

Professor, apesar do propósito desta aula ser o estudo das teorias evolutivas, faz-se necessário uma abordagem a respeito do Fixismo.

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:

  • Criacionismo: defende que todos os seres vivos são obra divina e que, por isso, são perfeitos e não precisam sofrer alterações.
  • Espontaneísmo: a vida surge quando existem condições favoráveis a isso; uma dessas condições é a existência de uma força vital.
  • Catastrofismo: a existência de catástrofes naturais destroem determinados seres vivos; outras espécies existentes  povoam esses locais desabitados.

Evolucionismo: admite que as espécies não sejam imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo. Antes de Lamarck era também conhecido como transformismo.

  • Teoria de Lamarck: defende as variações do meio ambiente que levam o indivíduo a sentir necessidade de se lhe adaptar (busca da perfeição), o uso de um órgão desenvolve-o e o seu desuso atrofia-o (lei do uso e desuso) e as modificações adquiridas pelo uso e desuso são transmitidas aos descendentes (lei da transmissão dos caracteres adquiridos).
  • Teoria de Darwin: Segundo esta teoria, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência que os menos aptos, deixando um maior número de descendentes. Estes descendentes melhor adaptados estariam, portanto, com maiores chances de sobrevivência num ambiente em constantes mudanças.
  • Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo): Apenas em 1930 e 1940, os investigadores combinaram as ideias de Darwin com os dados surgidos da genética, etologia e outros. O resultado foi o surgimento de uma teoria denominada "teoria sintética da evolução", que combina as causas da variabilidade com a seleção natural.

 

Professor, utilize a imagem abaixo para demonstrar a principal diferença entre a teoria Fixista em relação à teoria Evolucionista. Comente para os alunos, que a partir do século XVIII, o Criacionismo começa a ser questionado e as Teorias Evolucionistas aparecem em oposição ao Fixismo. Já no século XIV, as teorias do evolucionismo ganham força; porém, até nos dias atuais ainda há divergências em relação à evolução das espécies.

 

Imagem disponível em http://terra-online.blogspot.com.br/2009/12/fixismo-vs-evolucionismo.html - Acesso em 19/05/12.

 

 

Exemplo de uma teoria seguindo a corrente Fixista

A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porquê somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.

 
 
Exemplo de uma teoria seguindo a corrente Evolucionista
A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver. Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum. A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos. O Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais. Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as transformações da espécie humana, a teoria evolucionista não é uma tese comprovada por inteiro. O chamado “Elo Perdido”, capaz de remontar completamente a trajetória do homem e seu primata original, é uma incógnita ainda sem resposta.

Texto disponível em http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/2009/07/teorias-evolucionistas-e-criacionistas.html - Acesso em 19/05/12.

 

Professor, proponha uma debate sobre a Teoria Criacionista X Teoria Evolucionista, procurando integrar o aluno na discussão, instigando-o sempre a opinar. Uma pergunta que o professor poderá utilizar pra iniciar o assunto é:

  • Com qual das teorias você se identifica mais? Por quê?

 

O professor deverá ficar atento às respostas que os alunos irão expor, pois por meio dessa discussão, poderá ter subsídios para desencadear outros assuntos pertinentes ao conteúdo proposto para esta aula. 

Obs.: A intenção desta aula não é propor aos alunos que definam qual a teoria é a melhor, e sim fazer com que entendam a proposta de cada teoria e, a partir daí, eles possam fazer conexões que os ajudem a identificar a razão pela qual cada ser vivo está presente naquele local, daquele lugar, neste planeta.

Para melhor entendimento das teorias, propomos que os alunos acessem os recursos selecionados abaixo. Para isso, é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso aos recursos de mídia do banco internacional de objetos educacionais disponibilizados no portal. 

 

Professor, os recursos abaixo são atividades de perguntas e respostas em forma de animações. É importante que este recurso seja oferecido no início como um pré-teste e ao final da abordagem do conteúdo desta aula como um pós-teste; assim o professor e o aluno poderão avaliar o desenvolvimento em relação ao conteúdo proposto. 

                                     Exercício sobre evolução

 

 

 

 

Após os alunos realizarem as atividades contidas nos recursos acima, deverão responder as perguntas que estão dispostas abaixo.

  • Os seres vivos mudam ao longo do tempo?
  • Quais são os precursores da teoria fixista?
  • Por que a teoria do fixismo recebeu este nome?
  • No que se baseia a teoria evolutiva de Lamarck?
  • Por que a teoria de Lamarck não é aceita mais nos dias atuais?
  • Qual foi a contribuição de Lamarck para Darwin?
  • Quem foi Darwin?
  • Qual é a teoria Darwinista?
  • A teoria da evolução darwinista conseguiu explicar todas as dúvidas existentes sobre a evolução dos seres vivos?
  • O que vem a ser a teoria Neodarwinista? O que essa teoria propõe?                    

 

Para resolver as questões acima, os alunos poderão formar grupos de 4 alunos e discutirem entre eles uma possível resposta. É importante que, depois de responderem todas as questões, os grupos estabeleçam um debate referente ao conteúdo tratado nesta atividade.

Sites que os alunos poderão pesquisar:

 

4ª Atividade - Colocando em prática o que aprendeu

Professor, esta atividade é uma dinâmica chamada de Júri Simulado. Para a realização do júri simulado em sala de aula, a turma deverá ser divida em 5 grupos: o primeiro grupo fará a DEFESA (advogado de defesa), o segundo grupo fará a ACUSAÇÃO (advogado de acusação - promotor), o terceiro grupo irá julgar como o JUIZ e o quarto fará o JÚRI (jurados) e o quinto grupo será a TESTEMUNHA. Durante essa atividade, o professor deve observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala.

Os participantes desta atividade serão os alunos que poderão ser divididos entre Juiz, Jurados, Advogados de defesa, Advogados de acusação (promotores) e testemunhas. Segue abaixo, a função de cada participante:

Júri simulado: 

Objetivo: Debater o tema, levando os participantes a tomar um posicionamento a respeito da teoria Fixista ou Evolucionista.

Participantes:
Juiz: dirige e coordena as intervenções e o andamento do júri.
Jurados: ouvirão todo o processo e no final das exposições, declaram o vencedor, estabelecendo a pena ou indenização a se cumprir.
Advogados de defesa: defendem o “réu” (ou assunto) e respondem às acusações feitas pelos promotores.
Promotores (advogados de acusação): devem acusar o “réu” (ou assunto), a fim de condená-lo.
Testemunhas: falam a favor ou contra o acusado, pondo em evidência as contradições e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa.
 
Descrição da dinâmica:
1. Divide-se os participantes, ficando em números iguais os grupos.
2. Os promotores devem acusar a teoria Criacionista ou Fixista, de acordo com a situação problema descrita nesta atividade.
3. Os advogados defendem o Evolucionismo.
4. As testemunhas devem colaborar nas discussões, havendo um revezamento entre a acusação e a defesa, sendo que os advogados podem interrogar a testemunha “adversária”.
5. Terminado o tempo das discussões e argumentações dos dois lados, os jurados devem decidir sobre a sentença. Cada jurado deve argumentar, justificando sua decisão.
6. Avaliação e comentários de todos sobre o assunto discutido.

 

Como utilizar as situações problemas:

  • Cada situação problema será um caso que deverá ser levado a julgamento, sendo assim, teremos 4 julgamentos para os alunos organizarem.
  • Os grupos poderão fazer rodízio, assim, um grupo poderá em um julgamento ser o Juiz, em outro julgamento ser a testemunha e etc.
  • De acordo com a função estabelecida para cada grupo, os integrantes deverão analisar a situação que será julgada e preparar a sua estratégia de abordagem.

 

Por exemplo: 1ª Situação Problema: O desaparecimento das mariposas brancas.

 

Juiz: dirige e coordena as intervenções e o andamento do júri sobre o desaparecimento das mariposas brancas.
Jurados: ouvirão todo o processo e no final das exposições, declaram se é a teoria fixista ou a teoria evolucionista que explica melhor o desaparecimento das mariposas brancas.
Advogados de defesa: defendem a teoria evolucionista e respondem às acusações feitas pelos promotores.
Promotores (advogados de acusação): devem acusar a teoria fixista.
Testemunhas: falam a favor ou contra a teoria (evolucionista ou fixista), pondo em evidência as contradições e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa.

 

  • *Obs.: é importante fixar bem o tema, principalmente os fatos que serão matéria do julgamento. Para isso poderá haver uma combinação anterior com todas as partes, preparando com antecedência, os argumentos a serem apresentados.

 

 

Situações problemas: 

1ª Situação Problema: Em uma floresta onde as árvores são enormes e quase nunca os raios solares conseguem alcançar o chão desta mata, pois as copas das árvores dificultam o seu acesso, notou-se o desaparecimento das mariposas brancas e prevalecendo as mariposas de coloração escura. Qual teoria explica este fato?

Imagem disponível em http://polegaropositor.com.br/wp-content/uploads/2008/11/natura2.jpg - Acesso em 19/05/12.

 

2ª Situação Problema: Em um tempo remoto existiram as girafas de pescoço grande e as girafas de pescoço pequeno, assim, os galhos e folhas que serviam de alimentos para as girafas foram se acabando na parte inferior das plantas e por algum tempo só tinham galhos com folhas na parte mais alta de suas copas. Após alguns meses, observou-se que algumas girafas estavam morrendo sem nenhuma explicação. Como podemos explicar estas mortes?

 

Imagem disponível em http://biocarthagenes.blogspot.com.br/2011/07/evolucao.html - Acesso em 19/05/12.

 

3ª Situação Problema: Dois jardineiros foram parar na delegacia, pois começaram a discutir a respeito da presença de um grilo verde na grama. Um jardineiro alegava que o grilo é verde de tanto comer grama que também é verde, já o outro jardineiro alegava que por ele ser verde ele morava ali, pois assim era mais fácil para se proteger de seus inimigos. Qual será o veredicto para este problema?

Imagem disponível em http://consciencia-urbana.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html -  Acesso em 19/05/12

 

4ª Situação problema: Dois vizinhos brigaram, pois Roberto alegava que o seu vizinho Rubens viajou por um mês esqueceu-se de colocar o lixo de sua casa para fora. Roberto afirma que o vizinho é culpado, pois o lixo entrou em estado de apodrecimento e propiciou a geração espontânea de ratos que estavam visitando a sua casa. Como esses seres vivos surgiram no lixo? 

Imagem disponível em http://cachorroamigodohomem.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html - Acesso em 19/05/12,

 

Como argumentos de defesas, os alunos poderão utilizar os recursos de áudio a seguir. Para isso é necessário um computador com acesso a internet e com caixas de som acopladas para que a turma possa ouvir seu conteúdo.

 

                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª Atividade - Fazendo o fechamento

A metáfora da "Árvore da Vida" surge a partir da obra de Charles Darwin "A origem das espécies". A árvore da vida é uma forma que Darwin inventou para estabelecer as relações de parentesco de espécies por meio de um esquema que se ramifica tendo como principal ponto a evolução dos seres vivos e seu ancestral comum. Professor, com base na árvore da vida, peça a cada aluno que reflita individualmente sobre tudo que foi discutido nesta aula, juntamente com a realização das atividades, bem como com as conclusões obtidas no início da aula até o seu final e responda a seguinte questão de fechamento da aula:

 

É possível que todos os seres vivos existentes tenham evoluído de um mesmo ancestral comum?

 

Após a reflexão sobre esta questão, os alunos deverão escrever individualmente um texto abordando todas as suas impressões e aprendizados ocorridos nesta aula. É importante também o aluno relatar as lacunas existentes entre as teorias e o quão importante é aprender sobre algo que estar relacionado com a nossa própria existência. 

 

Imagem disponível em http://biologia-desvendandoavida.blogspot.com.br/2011/02/arvore-da-vida.html - Acesso em 19/05/12.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lamarckismo - Parte I Áudio
Origem da vida Animação/simulação
Período pré-Darwin Animação/simulação
Lamarckismo - Parte II Áudio
Charles Darwin, o pai da evolução biológica - Parte I Áudio
Exercício - Origem da vida Animação/simulação
Teoria sintética da evolução - Parte I Áudio
Recursos Complementares

 Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Recurso do Portal relacionado a aula que podem ser utilizados por professores

 

 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1.  Verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.

2. Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

3.Constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

4. Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.

5. Observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

6. Avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

7. Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/11 - 81,82%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18,18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sâmia Alcuri, Ifes , Espírito Santo - dijo:
    sdagobbo@ifes.edu.br

    28/07/2014

    Cinco estrelas

    Excelente material!


  • Érica, EEEFM "Geraldo Vargas Nogueira" , Espírito Santo - dijo:
    ericamilanez.milanez@hotmail.com

    28/02/2014

    Cinco estrelas

    Bom dia! Adorei o material de ensino e de referência ao professor. Vocês estão de parabéns!


  • Andryele Heleno , E.E. Leme do Prado , Mato Grosso do Sul - dijo:
    andryeleheleno@hotmail.com

    21/08/2013

    Quatro estrelas

    A aula foi muito boa, explicada resumidamente de forma clara, porém, alguns vídeos não estavam disponíveis, assim como alguns sites de busca. Num todo foi muito boa!


  • luiza dias, C. E. Barão de Tefé , Rio de Janeiro - dijo:
    luiza.bio@hotmail.com

    09/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei ... passei por esse site apenas por curiosidade, mas tornarei assídua, pois fornece ao professor base para aulas ativas, participativas e com certeza farão com que os alunos abram as suas mentes e comecem a fazer questionamentos. Parabéns aos autores.


  • Bianca, Escola Estadua República da Nicarágua , São Paulo - dijo:
    biancasantos51@yahoo.com.br

    27/04/2013

    Cinco estrelas

    Um excelente material para que os alunos possam entender de forma prática as teorias sobre a origem das espécies! Meus parabéns!


  • sonia rodrigues viana, Colégio Estadual profª Jeannette Mannarino , Rio de Janeiro - dijo:
    profbiosonia@gmail.com

    30/03/2013

    Cinco estrelas

    execente para a cpmprrensão do aluno.


  • Viviane Souza, UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    vivi.bioufrj@hotmail.com

    08/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula!


  • josimara calgari, colgio , Paraná - dijo:
    josimaracalegari@hotmail.com

    19/02/2013

    Quatro estrelas

    parabns


  • joyce, nem uma , Minas Gerais - dijo:
    joycesfmg@hotmail.com.br

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei isso tem muito a ver com o que eu quero saber valeu.


  • PRISCILA, C.E ANTONIO DA SILVA , Rio de Janeiro - dijo:
    PRISCILASMM@GMAIL.COM

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    QUE AULA MARAVILHOSA.MUITO BOA AGORA SIM EU APRENDI SOBRE TEORIA EVOLUTIVA.


  • rosana simone , cederj , Rio de Janeiro - dijo:
    rosidz@yahoo.com.br

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    maravilhosa, sublime como todas as aulas deveriam ser...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.