21/06/2012
Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Com esta aula, o aluno poderá aprender o significado histórico e político do Movimento Ecológico Internacional.
O aluno também poderá aprender a relacionar, de maneira interdisciplinar, a disciplina História com conteúdos estudados em campos como a Biologia (sobretudo aqueles que tratam de Ecologia) e a Geografia (ao enfatizar a vinculação de questões ambientais com aspectos econômicos e sociais).
O aluno deve ter estudado anteriormente a relação histórica entre homem e natureza.
AULA 1
Introdução
Por que devemos estudar o Movimento Ecológico Internacional? O estudo deste movimento político, com contornos transnacionais, proporcionaria aos alunos questionar aquilo que as diferentes sociedades, ao longo do tempo e do espaço, instituíram e significaram como sendo a natureza. O estudo deste movimento, a nosso ver, faria com que os alunos refletissem sobre a maneira como eles próprios lidam com o meio natural, como dele se apropriam e como o modificam. Compreender os questionamentos suscitados por ambientalistas podem servir de ponto de partida para que os alunos construam para si uma postura mais ética com relação ao meio ambiente, atuando de um ponto de vista ecologicamente correto.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg
Nesta primeira aula, o professor exibirá um pequeno vídeo a respeito do Movimento Ecológico. O vídeo “Movimento Ambientalista.wmv” (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y2FGzSsSTdM) servirá de ponto de partida para que os alunos pesquisem a respeito dos principais objetivos deste movimento, assim como servirá de apoio para que os alunos se indaguem a respeito de algumas das organizações que atuam no sentido de chamar a atenção da sociedade para a forma como nós nos relacionamos com a natureza.
Nesta mesma aula, após a exibição do vídeo, o professor dividirá a turma em quatro grupos. O critério a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos será aleatório. Cada um dos grupos terá uma tarefa específica.
- O primeiro grupo levantará informações acerca das principais organizações ambientalistas. Seria interessante que os alunos enfatizassem melhor os objetivos de cada uma delas, bem como assinalassem a forma como atuam.
Abaixo, indicamos algumas organizações que poderão aparecer no trabalho de pesquisa dos alunos.
Greenpeace:
http://www.infopedia.pt/$greenpeace
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
http://www.greenpeace.org/international/en/
Imagem disponível em http://www.wordpress.youth-leader.org/wp-content/uploads/2010/08/logo-GREENPEACE.jpg
World Wide Fund for Nature:
Imagem disponível em http://syallena-wiki.blogspot.com.br/2010/12/world-wide-fund-for-nature-wwf.html
Animal Liberation Front:
Imagem disponível em: http://vkb.isvg.org/@api/deki/files/128/=ALF_Logo.gif
Lembramos que a pesquisa deverá ser feita via rede mundial de computadores. Em um primeiro momento, a pesquisa será feita individualmente. Em um momento posterior, os alunos – não apenas deste grupo, mas todos – se reunirão com os seus respectivos grupos para problematizar o material levantado na pesquisa.
- O segundo grupo terá como tarefa levantar imagens sobre a questão ecológica. Poderão coletar, por exemplo, propagandas produzidas não apenas por instituições atreladas ao Estado, mas também aquelas elaboradas pelos mais diferentes segmentos da sociedade. Como o Movimento Ecológico apresenta caráter internacional, seria interessante que os alunos coletassem, em sua tarefa de pesquisa, imagens de outros países. Caso seja necessário um trabalho de tradução, os alunos poderão sugerir ao professor de História que trabalhe em conjunto com o professor de Língua Estrangeira da escola.
Abaixo, destacamos uma imagem que poderá ser utilizada e coletada:
Imagem disponível em http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/03/logo-greenpeace-planeta.jpg
- O terceiro grupo enfatizará dois problemas ecológicos denunciados pelo Movimento Ecológico Internacional: o efeito estufa e o desmatamento. Para tanto, o grupo pesquisará acerca das principais consequências de cada um desses problemas.
Seria interessante que este grupo em particular fizesse mapeamentos geográficos, usando o Google, de modo a localizar áreas que, por ventura, estejam sofrendo com o efeito estufa e com o desmatamento. Os alunos deste grupo poderão salvar as imagens das regiões apertando a tecla printscreen.
Os alunos deste grupo deverão usar, preferencialmente, o Google Earth(earth.google.com/intl/pt/). Ao indicar esse recurso, o professor de História poderá, sempre que possível, consultar o professor de Geografia. Deste modo, a atividade em questão enfatizaria uma proposta interdisciplinar. O professor de Geografia poderá auxiliar o professor de História no tratamento de questões ambientais, atreladas à economia e à sociedade.
- O quarto grupo pesquisará acerca da relação entre homens e os animais. Os alunos deste grupo poderão e deverão levantar informações acerca de documentários, filmes, quadrinhos e outros produtos culturais que tenham como temática a forma como humanos se relacionam com animais.
Indicamos aqui alguns exemplos que poderão ser considerados pelos alunos durante a pesquisa:
1. Babe, o Porquinho Atrapalhado
Trailer disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tVxeoUtVF0o
Imagem disponível em: http://cinemafanatic.files.wordpress.com/2010/07/babe_poster.jpg
2. Earthlings (Terráqueos)
Documentário completo em: http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070
Imagem disponível em: http://www.beersteak.com/movies/earthlings-documentary-animal-abuse-video-joaquin-phoenix/
3. Fuga das Galinhas
Trailer disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jVdlxwX6A7g
Imagem disponível em http://www.rexwallpapers.com/images/wallpapers/cartoons/chicken-run/chicken_run_1.jpg
4. Quadrinho “Homem Animal”
Imagem disponível em: http://media.comicvine.com/uploads/0/9116/1120563-1_large.jpg
AULA 2
Nesta aula, os alunos continuarão o trabalho de pesquisa em torno de seu tema específico. Seria interessante que anotassem no caderno aquilo que considerarem como pertinente. Em um momento posterior, essas anotações serão objeto de avaliação.
AULA 3
Nesta aula, os alunos deverão apresentar o material levantado durante a pesquisa (cada apresentação deverá levar cerca de 15 minutos).
O professor proporá, em seguida, uma discussão em sala, em formato de um seminário. O Seminário tratará acerca das impressões que os alunos tiveram sobre cada uma das pesquisas realizadas. O professor deverá fomentar, nesta aula, a capacidade dos alunos em relacionar disciplinas como a História, Geografia e a temática ecológica.
AULA 4
Neste quarta aula, o professor solicitará aos alunos que elaborem um blog, de modo a disponibilizar as informações coletadas. O Blog terá o seguinte nome: “Movimento Ecológico Internacional”. Cada aluno poderá contribuir para a elaboração desse espaço virtual, inserindo informações e imagens que tenham levantado durante a pesquisa. Caso não seja possível terminar a feitura do Blog em uma aula, o professor poderá sugerir uma quinta aula.
Para que os alunos possam construir o Blog com maior facilidade, deverão ter necessariamente conhecimentos básicos de Internet. Caso não os tenham, poderão consultar os seguintes sites:
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambientalismo (verbete sobre Ambientalismo).
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_03/rbcs03_01.htm (“O Movimento Ecológico no Brasil (1974-1986): Do Ambientalismo à Ecopolítica”, texto de Eduardo J. Viola).
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/movimentos-ecologicos-levantamentos-consolidam-acoes-voltadas-sustentabilidade-575073.shtml (“Movimentos ecológicos - Levantamentos consolidam ações voltadas para sustentabilidade”).
A avaliação será constante, levando-se em conta a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades. O professor valorizará o esforço individual e coletivo dos alunos durante a pesquisa, bem como a capacidade dos mesmos em formular interpretações históricas acerca da temática ecológica.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/06/2012
Quatro estrelasParabéns...adorei a temática da aula!