26/07/2012
Edson Luís Nunes; José Higino Dias Filho; Emerich Michel de Sousa; José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Manutenção Automotiva |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Refrigeração e Climatização |
Como ocorre a troca de calor nos sólidos.
Comparar como é a troca de calor em diferentes materiais.
Diferenciar os materiais bons condutores de calor e exemplificar as aplicações.
Temperatura, calor.
Saber como o calor é transportado nos sólidos é de grande importância para entender como construir máquinas, refrigeradores, aquecedores, fornos e estufas. Saber escolher o material que deve ser feito a panela para preparar cada tipo de alimento. Saber o que usar no isolamento térmico diverso. O calor é transferido através de um meio material, de uma molécula para molécula vizinha.
A principal característica da condução é a transferência de energia sem a simultânea transferência de matéria, ocorrendo, assim, predominantemente nos sólidos.
Antes de iniciar as experiências apresente a animação “Metais – Condução de Calor” como motivação ao estudo. O recurso pode ser acessado pelo link a seguir:
Separe a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo deve anotar as respostas para as seguintes hipóteses, antes de realizar as tarefas .
1. O calor nos metais é transportado instantaneamente de um lado para outro?
2. Nos bons condutores de calor há deslocamento das moléculas de um lado para o outro do corpo?
3. Nas panelas, utilizam cabos de madeira ou de ebonite, porque motivo?
4. As conchas colocadas em comidas quentes, quando totalmente de metais, aquecem mais, por quê?
5. Para dois metais de mesmo material e de espessuras diferentes, o de maior espessura conduz melhor ou pior o calor?
6. Todos os metais conduzem bem o calor e com mesma intensidade?
Para cada grupo, distribua os seguintes materiais e peçam que sigam as instruções e realizem o experimento e em seguida responda as questões relacionadas.
Item |
Descrição |
Quantidade |
01 |
Percevejos (tachinhas ou alfinetes) |
10 |
02 |
Parafina (vela) |
2 |
03 |
Lamparina |
1 |
04 |
Haste metálica |
1 |
05 |
Fósforo |
1 |
Utilizando parafina, fixe os percevejos ao longo do fio, conforme o esquema da figura 1.
Após fixados os percevejos, coloque uma das extremidades do fio sobre uma chama.
Observe o que ocorre com os percevejos.
Figura 1. Haste metálica com diversos percevejos colados com parafina e uma extremidade colocada em contato com a chama. Imagem do próprio autor.
a) Quais percevejos cairão primeiro, os da esquerda ou da direita da barra? Por quê?
........................................................................................................................................................................................................................
b) Então, de acordo com essa observação o calor se propaga de onde e para onde?
.....................................................................................................................................................................................................................
c) Como se chama este tipo de propagação de calor?
.............................................................................................................................................
d) As partículas do meio migram de uma extremidade para outra para transportar o calor?
........................................................................................................................................................
Peça aos grupos que façam um modelo para o comportamento dos átomos durante a condução de calor em sólidos, representando a agitação das moléculas no interior do sólido.
Não apresente o apresentado na figura 2. No modelo pode ser representado por bolinhas que vibram mais intensamente na região que está mais quente, isto é, mais próximo da fonte quente, como representado na figura 2.
O modelo apresentado por bolinhas que vibram mais intensamente na região que está mais quente, isto é, mais próximo da fonte quente, é representado na figura 2, obtido do site: http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/calor15.jpg
Figura 2. Modelo de condução de calor na haste metálica, onde as moléculas vibram mais intensamente do lado que está a chama, e vão diminuindo a vibração a medida que distancia da fonte quente. Imagem obtida do endereço: http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/calor15.jpg .
Após a discussão das questões do experimento B e construção do esboço, peça aos grupos que nomeiem um representante para apresentar cada uma das respostas para as questões anteriores e o desenho do modelo de condução no sólido.
Agora serão testados materiais de mesma espessura mais de constituição diferentes. Pode ser feito com fios grossos ou hastes. Para cada grupo, providencie os seguintes materiais. Os grupos realizam a atividade proposta a seguir e respondem as questões relacionadas.
Item |
Descrição |
Quantidade |
01 |
percevejos |
10 |
02 |
Parafina (vela) |
2 |
03 |
Lamparina |
1 |
04 |
Hastes metálicas diferentes ou fios grossos |
3 |
05 |
fósforo |
1 |
a) Coloque três pedaços de varetas de materiais diferentes juntos em uma das extremidades e separados na outra, como mostra a figura 3.
b) Cole percevejos com parafinas nas extremidades separadas
c) A parte em que as hastes estão juntas deve ser colocada sobre uma fonte de calor que poderá ser uma chama de uma lamparina.
Figura 3. Metais com bolinhas na ponta, esquema da montagem para testar qual material é melhor condutor de calor. Imagem esboçada pelo próprio autor.
Oriente os alunos, para que ao observarem o experimento, anotem o resultado em cada etapa orientado pelas questões que seguem.
a) Em qual dos fios a bolinha caiu primeiro? ...........................
b) Em qual dos fios a bolinha caiu por último?..................................
c) Qual dos fios o calor se propaga mais rápido?..........................
d) Qual dos fios o calor se propaga mais lentamente?............................................
e) Dos três materiais, qual é o melhor condutor de calor? .......................
f) Dos três materiais, qual é o pior condutor de calor ?....................................................
g) O que se pode concluir sobre os coeficientes de condutibilidade térmica desses três materiais? .......................................................
h) Escreva-os em ordem crescente de valores.
....................................menor que ............................ menor que .............................................
i) Se repetirmos esta experiência usando fios de espessura variável e de mesmo tipo de material para que espessura a condução será maior . ...........................................................
j) Relacione a proporcionalidade da condutividade térmica com a espessura e com o comprimento do material
Após a realização do experimento e discussão das questões relativas ao experimento da parte C, peça aos grupos que nomeiem um representante para apresentar cada uma das respostas para as questões anteriores.
D 1. Vídeo que exibe uma experiência semelhante ao que realizamos na parte B, pode ser encontrado no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=SyxmQysa1N8
D2. Apresente o vídeo a seguir que ilustra um experimento semelhante ao que foi realizado na parte C, onde a condução é comparada entre materiais distintos.
http://www.youtube.com/watch?v=r85BDphmzBA&feature=related
D 3. A seguir, uma simulação é apresentada, onde é comparada a condução de dois materiais distintos. Animação que ilustra a condutibilidade térmica:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/f/fd/Experiencia.swf
Figura 4. Ilustração da simulação de condução entre dois materiais diferentes. Imagem obtida em: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/f/fd/Experiencia.swf
D 4. Ao tocarmos materiais diferentes temos sensações térmicas diferentes.
D 3. Discussão das hipóteses iniciais:
Reveja as hipóteses iniciais após a realização das experiências. Faça uma discussão sobre o que era esperado e o que foi observado.
Nome | Tipo |
---|---|
Metais - Condução de Calor | Animação/simulação |
Um vídeo exibe um experimento de condução do calor, onde os percevejos colados com parafina vão caindo sucessivamente. O vídeo esta em:
http://www.youtube.com/watch?v=SyxmQysa1N8
No endereço a seguir é possível obter a condutibilidade térmica de diferentes materiais
http://www.construclima.com.br/pdf/02.pdf
Na tabela a seguir, são fornecidos alguns valores para o coeficiente de condutibilidade térmica (K), de materiais usuais, nas unidades (Kcal / h * m* ºC).
Material | K (Kcal / h * m* ºC). |
Água (Parada) | 0,50 |
Alumínio | 175 |
Aço | 39 |
Bloco de Vidro | 0,39 |
Borracha | 0,15 |
Cerâmica | 0,40 |
Cobre | 332 |
Gelo |
0,80 |
Ouro | 267 |
Madeira (Peroba) | 0,20 |
Ferro | 40 |
Nos slides a seguir, são apresentados os principais processos de troca de calor:
http://www.slideshare.net/exata/transmissao-de-calor-11844147
Ao realizar as atividades desta aula, o aluno deve ser capaz de:
Saber como testar se o material é um bom condutor de calor.
Representar esquematicamente um modelo para a agitação das moléculas de um sólido, durante a condução de calor, desde a fonte quente até a outra extremidade.
Dar exemplos de situações em que a boa condução de calor é necessária.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2012
Cinco estrelasMuito boa aula