23/07/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Identificar as possibilidades de tratamento do fenômeno esportivo na sociedade atual;
- Discutir o papel do esporte – especificamente o Atletismo – na vida social de seu praticante.
Considerando que a proposta se destina a alunos do Ensino Médio, faz-se necessário o (re)conhecimento acerca da importância do movimento sistematizado pela Educação Física como área de conhecimento para o desenvolvimento humano; da capacidade de o movimento inserir as pessoas em determinado grupo social; e da especialização dos movimentos constitutivos das diferentes modalidades esportivas (neste caso o atletismo, especialmente a corrida).
Espera-se que o aluno reconheça que no componente curricular Educação Física o conhecimento se desenvolve a partir da vivência das atividades que formam o acervo de movimentos desenvolvidos pela humanidade ao longo de sua história e sistematizados no que tem sido chamado de cultura corporal de movimentos.
Considerando a idade e estágio de desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio, há conhecimentos de natureza histórica, filosófica, sociológica, física, biológica e química, por exemplo, que vêm sendo trabalhados por outros componentes curriculares ao longo do processo de formação do aluno e que subsidiam o entendimento do esporte como manifestação cultural que se baseia na realização de movimentos sistematizados e de diferentes graus de complexidade em sua execução.
1º ENCONTRO
Momento 1:
Neste encontro os alunos serão informados sobre os objetivos da aula e confrontados com a problemática do esporte como um fenômeno na sociedade, a partir da análise do esporte na vida dos praticantes. Para isso será proposta uma atividade elaborada a partir da dinâmica do jogo “Verdade e Consequência”. Essa atividade tem, também, a finalidade de levantar questões que auxiliem os alunos no desenvolvimento das atividades do segundo encontro.
Momento 2:
Os alunos serão questionados sobre o conhecimento acerca jogo “Verdade e Consequência” e explicações serão dadas para sua compreensão, bem como das adaptações utilizadas.
Funcionamento do Jogo “Verdade e Consequência:
· Objetivo: Fazer com que os participantes reflitam sobre questões colocadas pelo grupo. As questões são elaboradas pelos participantes, quem têm o direito a perguntar, e o respondente tem duas opções: responder (neste caso, a verdade); ou não responder (neste caso, será necessário pagar uma prenda).
· Organização: Os alunos se posicionam em círculo e, ao centro, uma pessoa gira um objeto - que pode ser uma garrafa pet - apoiado no chão. Quando a garrafa para seu movimento, a boca e o fundo da garrafa apontam para 2 pessoas do círculo. Define-se, por exemplo, que a pessoa para quem o fundo da garrafa aponta faz a pergunta e quem estiver à frente da boca responde, ou o contrário. Na sequência da atividade quem respondeu gira a garrafa indicando os próximos participantes (quem pergunta e quem responde).
· Adaptação do jogo: O professor proporá as questões que devem ser respondidas a partir das representações dos alunos. Após a resposta ser colocada para o grupo, os demais alunos devem se posicionar em relação à questão respondida, debatendo-a e analisando sua implicação na sociedade. Pode, em determinado momento do jogo, permitir que os alunos proponham questões relativas à temática da aula.
OBS.: as respostas devem, sempre, apresentar uma argumentação em favor do ponto de vista adotado.
Sugestão de questões:
1- Na sua visão, qual a importância do esporte na sociedade atual?
2- A violência é inerente à prática esportiva?
3- O esporte pode ser considerado um fator de inclusão social?
4- Como você entende o acesso à prática do esporte para diferentes grupos na sociedade?
5- Qual a interferência da mídia na prática esportiva?
6- O esporte pode transformar uma sociedade? Explique.
7- Qual a relação da prática do esporte com a cultura?
8- Você identifica características que marcam os praticantes das diferentes modalidades esportivas? E sobre os praticantes do atletismo?
9- Qual a referência de prática de atletismo no seu bairro, na sua cidade e em cidades próximas?
Com o desenvolvimento do jogo, o debate suscitará questões que orientarão os alunos na realização das atividades do segundo encontro.
2º ENCONTRO
Os alunos serão informados sobre os objetivos do encontro, que será organizado em 3 momentos: resgate de questões discutidas no encontro anterior; assistir ao filme “Invictus”; debate final.
OBS.: Esse encontro foi proposto com um tempo ampliado na expectativa de que se garanta que o filme "Invictus" seja assistido por todos os alunos, sem fragmentação na exibição, e de forma articulada com o debate. Caso a organização do tempo proposta seja uma dificuldade, podem-se utilizar alternativas: solicitar que os alunos assistam ao filme em casa ou subdividir o encontro e fragmentar a exibição do filme, de acordo com as possibilidades da escola.
Momento 1:
Resgate das questões trabalhadas no encontro anterior e organização em temáticas que orientarão o olhar dos alunos no segundo momento:
- Inclusão social e esporte;
- Estereótipos e prática esportiva;
- Cultura e prática de esporte;
- Prática esportiva e classes sociais.
Momento 2:
Os alunos assistirão ao filme “Invictus", com o olhar voltado para as questões anteriormente colocadas. Duração: 134 minutos (2 horas e 14 minutos).
O trailer pode ser visto no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8&feature=fvst
(acesso em 20/05/2012)
Sinopse do filme: Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (MATT DAMON), para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apoia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
Momento 3:
Será feito um debate final com os alunos integrando as discussões com a problemática tratada no filme no sentido de compreender e se posicionar criticamente em relação à função social do esporte. Após o debate, os alunos terão elementos para criar um vídeo, de aproximadamente 5 minutos, que apresente a sua visão sobre a função social do esporte. Pode ser por meio de entrevista, depoimento ou dramatização, por exemplo. A fim de facilitar a criação do vídeo, se for necessário, os alunos poderão consultar um tutorial disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1237180-6174,00-SAIBA+COMO+EDITAR+V%C3%8DDEOS+NO+WINDOWS+MOVIE+MAKER.html
Vídeo sobre atletismo. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11987.
Texto: A Função Social do Desporto. Disponível em: http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/12_a_funcao_social_do_desporto_d.htm.
Guia do professor (vídeo da TV Escola). Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20484/atletismo_guia_imp.pdf?sequence=2.
(Acessos em 20/05/2012).
Os alunos serão avaliados pelo questionamento e análise crítica do tema, pela fundamentação apresentada no debate e pela criação de um vídeo, de aproximadamente 5 minutos, que apresente a sua visão sobre a função social do esporte.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/04/2013
Quatro estrelasAchei muito interessante essa aula. Parabéns pela criatividade!!