Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fundamentos Básicos do Voleibol

 

18/07/2012

Autor y Coautor(es)
Kátia Josiany Segheto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos deverão identificar quais são os fundamentos básicos do Voleibol e, através de atividades recreativas, adquirir capacidades técnicas mínimas para realizar estes movimentos, além de conseguir viabilizar sua aplicação durante o jogo. 

Duração das atividades
Para que sejam trabalhados os três principais fundamentos do Voleibol (saque, recepção e toque) serão necessárias três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos, nos anos escolares anteriores, deverão ter tido contato com a modalidade voleibol de tal modo que tenham uma noção mínima de como se realizam os movimentos dos fundamentos básicos do Voleibol e qual a sua importância durante uma partida. Também é fundamental o conhecimento das regras básicas deste esporte.

Estratégias e recursos da aula

MOMENTO I:  O começo do jogo - O Saque e a Recepção

MATERIAL: Para o desenvolvimento desta aula serão necessários os seguintes materiais: toalhas, fita crepe e bolas de voleibol.

OBJETIVO: Tem-se por objetivo, nesta aula, fazer com que os alunos vivenciem e adquiram capacidades mínimas para a realização dos fundamentos do Voleibol.

CONTEXTUALIZANDO:

Existem diferentes formas de se realizar o saque no voleibol. A mais comumente utilizada e conhecida do grande público é o “Saque por Cima”, que consiste em arremessar a bola acima da linha do ombro e golpeá-la com o objetivo de transferi-la para a quadra adversária. 

saque por cima

 

Fonte: http://professormarcosalmeida.blogspot.com.br/2011/07/fundamentos-do-voleibol.html (Acesso em 20/05/2012)

 

Também para a recepção existem várias formas, devendo ser considerado, aqui, a força do saque. A forma mais utilizada para receber a bola é através da manchete, movimento realizado com os braços unidos, formando uma superfície uniforme para a condução da bola através do toque desta nos braços. Para entender este fundamento é importante a compreensão de toda a biomecânica do movimento. Para tanto, ver textos no item "Recursos Complementares” e os desenhos e imagens abaixo.

                                                manchete                                            

       Fonte: http://tiagoeducacaofisica.blogspot.com.br/2011/02/elementos-tecnicos-do-voleibol.html                          

manchete fabi

    Fonte: http://www.saqueviagem.com.br/volei/noticias_detalhe.php?idPost=4975826

Acessos em 20/05/2012

 

 

Atividade 1: Aquecimento

Para iniciarmos nossa aula será proposto aos alunos um desafio. Em um dos lados de uma quadra de vôlei colocaremos três marcações no chão (fazer um “X” com fita crepe). Do outro lado, na linha de fundo, os alunos ficarão posicionados para sacar e, ao sinal do professor, deverão executar o saque da forma como quiserem ou souberem, tentando acertar as tais marcações. Ao executar esta atividade será possível, ao professor, verificar quais os conhecimentos que os alunos possuem em relação ao saque no voleibol. Em um momento seguinte os alunos irão se revezar na tarefa de sacar e recepcionar, para que possam experimentar funções diferentes dentro de quadra.

 

Atividades 2: Vôlei Cego

Esta atividade poderá ser realizada de duas formas: a primeira delas com um dos jogadores com os olhos vendados, e a segunda, com a rede de Vôlei totalmente coberta por uma lona preta, impossibilitando as equipes de visualizar a quadra do adversário. Os alunos serão organizados em três grupos de 4, que estarão segurando um lençol, ou uma toalha. O jogo seguirá as regras do Voleibol, porém a bola deverá ser recepcionada e arremessada somente através do pano, sem nenhum contato dos jogadores. Com esta atividade estaremos trabalhando a importância da coletividade para o jogo de Voleibol e da boa recepção para o bom andamento do jogo.

 

 

volei cego

Fonte: http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837. Acesso em 20/05/2012.

 

Atividade 3: Acerte o quadrante

Para esta atividade, cada um dos lados da quadra serão divididos em 4 quadrantes, numerados aleatoriamente de um a quatro, sendo que cada quadrante será ocupado por um aluno. Portanto, teremos 4 alunos de um lado da quadra e outros 4 na outra metade. O jogo terá início com um saque por cima, em direção ao quadrante do lado oposto. Se o aluno que sacar conseguir que a bola caia no chão marcará um, dois, três ou quatro pontos, dependendo da região que atingir. O aluno que estiver recepcionando a bola terá o mesmo objetivo: enviá-la para o lado oposto para que ela caia em um dos quadrantes, marcando pontos desta forma. O jogo terminará quando um dos lados alcançar 25 pontos.

quadrante

Fonte: http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837. Acesso em 20/05/2012.

 

Atividade 4: Jogo Saque-Manchete

Os alunos divididos em equipes de seis jogadores deverão realizar um jogo de Voleibol com as regras trabalhadas na aula “Os recursos técnicos do voleibol”. Se algum aluno manifestar conhecimento de alguma nova regra esta poderá ser usada no jogo. Só será permitido tocar na bola de duas formas: sacando por cima para iniciar o jogo, e posteriormente de manchete, até que a bola seja passada para o outro lado. Mais uma vez o jogo terminará quando uma das equipes completar 25 pontos.

MOMENTO DE DISCUSSÃO:

Para finalizar esta intervenção, os alunos deverão expor as dificuldades na realização destes fundamentos e tentar reconhecer a importância de ambos, considerando-se o jogo como um esporte coletivo e competitivo.

 

 

MOMENTO II: O Toque no Voleibol - Técnica e Funcionalidade

MATERIAL: Bolas e rede de voleibol.

OBJETIVO: Fazer com que os alunos entendam a técnica do toque no voleibol e percebam quais as situações em que este deve ser utilizado e qual a importância deste fundamento durante uma partida.

CONTEXTUALIZANDO: O toque é um fundamento essencial do voleibol. Sua execução ocorre normalmente quando a bola está alta e com pouca velocidade. Ele é normalmente utilizado no levantamento, pelo fato deste fundamento apresentar-se caracteristicamente como de maior precisão.

 

 

Fonte: http://www.globoesporte.biz/volei/10862-nos-20-anos-do-ouro-em-barcelona-mauricio-entra-para-o-hall-da-fama.html. Acesso em 20/05/2012.

 

Atividade 1: Aquecimento

Os alunos serão divididos em duplas. Cada um ficará posicionado de um lado da quadra, na linha de 3 metros, realizando o toque de um para o outro por cima da rede. O toque poderá ser feito de frente, lateralmente ou de costas. Se os alunos estiverem com muita dificuldade para executar o movimento poderão deixar que a bola toque no chão uma vez. À medida que forem se adaptando a esta tarefa, deverão aumentar a distância de um para o outro, dificultando, desta forma, a execução do movimento.

Atividade 2: Vôlei de Elástico

Dois alunos ficarão incumbidos de segurar o elástico e movimentá-lo durante o jogo. Os outros alunos serão divididos em duas equipes. O jogo terá o seu início com a bola arremessada ao alto pelo professor. O aluno terá a possibilidade de deixá-la quicar uma vez no chão sempre que julgar necessário. Assim, o objetivo do jogo será fazer com que a bola caia do lado oposto, sempre conduzida através de toque. Não será delimitado o número de toques por equipe. A equipe que conseguir fazer com que a bola toque o chão do lado oposto mais de uma vez consecutiva marcará um ponto. Vencerá aquela que alcançar 25 pontos.

volei elastico

 

Fonte: http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837. Acesso em 20/05/2012.

 

Atividade 3: Basquete-Vôlei

Considerando-se o caráter lúdico a que se propõe esta aula, os alunos poderão utilizar dois diferentes esportes para trabalhar o fundamento toque do Voleibol. Os alunos que estarão divididos em duas equipes ficarão espalhados pela quadra. O jogo iniciará com o arremesso da bola ao alto pelo professor. Aqui também será permitido um toque da bola ao chão. Assim, o objetivo do jogo será acertar a cesta de basquete utilizando-se como técnica a manchete e/ou toque. Nesta atividade busca-se que os alunos façam uma análise mais específica sobre diferença de precisão e força nos dois fundamentos utilizados.

basquete volei

 

Fonte: http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837. Acesso em 20/05/2012.

 

Momento de discussão: Para finalizar esta aula os alunos farão uma análise de todos os fundamentos apresentados até o momento, considerando-se a técnica e as condições de jogo em que estes serão utilizados.

Recursos Complementares

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

Acesse também os seguintes links que servirão como complementação para esta aula:

 

Além dos links acima, seguem sugestões de referências de textos relacionados à aplicação da Biomecânica na Educação Física Escolar.

E por fim, apresentamos links com sugestões de diferentes jogos que poderão ser utilizados para a realização da avaliação. 

Acessados em 21/05/2012.

 

Avaliação

Como procedimento avaliativo para esta aula, os alunos serão orientados a assistir e analisar um trecho de uma partida de Voleibol Oficial (10 minutos). Estes deverão fazer anotações sobre as diversas situações de jogo em que se utiliza um determinado fundamento, a quantidade de erros/acertos dos jogadores durante uma partida, considerando-se sempre as circunstâncias de utilização dentro do jogo. Deverão também trazer o jogo gravado ou o endereço eletrônico no qual se encontra e a marcação dos minutos que foram assistidos. Estas análises também poderão ser comparativas avaliando-se diferentes seleções ou uma mesma seleção em diferentes épocas, ou ainda entre seleções masculinas ou femininas. Fica a critério do aluno a análise que será realizada, conquanto que ele explicite a sua escolha.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.