Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Equilíbrio natural: conhecendo a osmose por meio do método científico

 

18/05/2012

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar o processo de osmose.
  • Dimensionar a importância do processo de osmose para a sobrevivência das células.
  • Diferenciar os processos de osmose e plasmólise.
Duração das atividades
07 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de concentração de soluto em solução
  • Características das células animais e vegetais
  • Características da membrana plasmática
  • Noções básicas de Informática
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Mapeando o conhecimento dos/as alunos/as

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a realizar uma sondagem junto aos/as alunos/as com o intuito de identificar o que os/as mesmos/as sabem a respeito do processo de osmose. Para tanto, será necessário dividir a os/as alunos em dois grupos (por exemplo, o grupo da direita e o grupo da esquerda).

As questões abaixo se referem a fatos do cotidiano dos/as alunos/as e podem ser usadas durante a atividade. Os grupos deverão discutir cada uma das perguntas e depois respondê-las oralmente.

Com base em seus conhecimentos, responda:

1)  Por que sentimos sede quando comemos carne salgada?

2) O milho verde cozido em água com sal fica, no aspecto físico, diferente do milho verde cozido na água sem sal. Por quê?

3) O transporte de seiva pela raiz das plantas só é possível se houver diferença de concentrações entre os meios onde estão dissolvidas as substâncias necessárias para a nutrição do vegetal. O que explica este fenômeno?

4)  Na célula animal, a filtração do sangue que ocorre nos rins é feita por osmose?

5)  Um peixe de água doce pode ser colocado em água salgada? Explique.

6)  O que faz a água do solo subir pelas raízes das plantas?

7)  Por que ficamos com as pontas dos dedos enrugadas depois de um bom tempo na água do mar, numa piscina ou em um banho?

Depois de respondidas as perguntas, os/as alunos/as serão convidados a assistirem em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

osmose 10     Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=BnxGHDVPLH0  > acesso feito dia 14/05/2012

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do Vídeo 1, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo do Vídeo 1.

2 ª Atividade: Pesquisando no Laboratório de Biologia

Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em duplas para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Biologia.

No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Biologia, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente. No quinto, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 1.

Experimento 1

Material necessário:

  • 2 pratos;
  • 2 folhas de alface;
  • tempero de salada (azeite ou óleo de soja, vinagre ou suco de limão e sal a gosto).

 

Procedimento:

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a colocarem em um prato uma folha de alface sem tempero e em outro uma folha de alface temperada. Os/as alunos/as deverão marcar o horário em que o experimento foi iniciado.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a observarem o Experimento 1 de hora em hora, até completar quatro horas de observação, e registrar na Tabela 1 o que ocorre com as folhas.

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a deverá enfatizar que, para se fazer uma boa observação, é necessário ser sistemático/a e anotar todos os fatos que ocorrem durante o processo que estiver sendo observado.

 

TABELA 1

HORA

OCORRÊNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Atividade - Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em sete grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre osmose.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por coletar dados sobre osmose, consultando, para tanto, sites  específicos.

 

Grupo 1 - Disponível <  http://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose  > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 2 - Disponível < http://www.infoescola.com/biologia/osmose/  > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 3 - Disponível <  http://www.todabiologia.com/citologia/transporte_passivo.htm  > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 4 - Disponível < http://www.brasilescola.com/quimica/osmose.htm   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 5 - Disponível <  http://diariodeumquimicodigital.com/como-funciona-a-osmose   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 6 - Disponível <  http://netobio.wordpress.com/2008/01/25/citologia/   > acesso feito dia 12/05/2012

Grupo 7 - Disponível <  http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/examine-importancia-equilibrio-hidrico-corpo-431026.shtml > acesso feito dia 12/05/2012

O roteiro de pesquisa abaixo pode ser utilizado para nortear a coleta de dados:

1. Defina o que é osmose?

2. Qual a diferença entre a osmose celular e a vegetal? Explique.

3. Quais são os diferentes tipos de osmose?

4. Explique o que é plasmólise?

5. Qual a importância da turgidez na osmose vegetal?

6. O que é pressão osmótica?

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.

4ª Atividade: Organizando um seminário de pesquisa

Nessa atividade da aula, serão utilizados os conteúdos selecionados e arquivados pelos grupos a partir da atividade anterior. Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a permanecerem organizados em sete grupos.

Cada grupo deverá organizar um seminário de pesquisa com o conteúdo selecionado e arquivado.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.

O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.

Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.

Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quinta atividade da aula.

Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

5 ª Atividade: Conhecendo e criando um webquest da turma

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de webquests, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 2, no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquests.O Vídeo 2 encontra-se disponível no  site  abaixo:

Vídeo 2 Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação)

osmose 7    Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc  > acesso feito dia 12/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 2 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do Vídeo 2, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na terceira e apresentados durante a quarta atividade da aula.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.

osmose 6   Disponível < http://phpwebquest.org/newphp/index.php > acesso feito dia 12/05/2012

 

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas e arquivadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Passo a passo – 1ª etapa

osmose 1  Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=1 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 2ª etapa

osmose 2 Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=2 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 3ª etapa

 

osmose 3 Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=3 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 4ª etapa

osmose 4 Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=4 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 5ª etapa

osmose 5 Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=5 > acesso feito dia 12/05/2012

Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos webquest  dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos webquests poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

6ª Atividade – Viajando no conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o processo de osmose. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessar os sites abaixo. Vale destacar que tais sites são autoexplicativos: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

osmose 9  Disponível < http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/osmose/osmose.swf > acesso feito dia 14/05/2012

osmose 8Disponível <  http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ > acesso feito dia 14/05/2012

7ª Atividade – Pesquisando no Laboratório de Química

Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 2 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 2. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 2. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, o procedimento pertinente. No quinto, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o Experimento 2. Os materiais e procedimentos referentes ao Experimento 2 se encontram detalhados nos links a seguir.

 

 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Osmose e Plasmólise: parte 2: vídeo Vídeo
Osmose e Plasmólise: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de link para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/osmose.htm> acesso feito dia 12/05/2012

Sugestões de link para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a <http://vivendociencias.blogspot.com.br/2010/03/aula-pratica-de-osmose.html> acesso feito dia 12/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/osmose.htm> acesso feito dia 12/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a <http://webquest.sp.senac.br/textos/como > acesso feito dia 12/05/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.