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Projeto de Iniciação Científica: Aonde está o ar? UCA/Metodologia Científica

 

19/06/2012

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Comprovar a existência do ar;

·        Identificar a composição e propriedades do ar;

·        Compreender sobre massa, pressão, temperatura e umidade do ar;      

·        Perceber os problemas que são causados devido à poluição do ar;

·        Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·        Organizar dados de forma que possam ser apresentados à outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·        Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·        Interagir com os pares;

·        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos – 10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da existência e da importância do ar.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:


http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/como-trabalhar-projetos-didaticos-alfabetizacao-555774.shtml

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 07/05/2012.

 

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40732

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Acesso 07/05/2012.

 

Professor, a partir da análise dos textos sugeridos, você poderá concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema

  2. Justificativa

  3. Objetivos

  4. Problematização

  5. Levantamento de hipóteses

  6. Seleção das fontes de pesquisa

  7. Execução e realização

  8. Depuração de hipóteses

  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)

  10. Avaliação

 

Estratégias e recursos da aula:

 

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossiê.

Observação: É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de várias maneiras:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, podcast.

 

Professor, sugerimos que a turma registre todos os passos percorridos durante a Pesquisa em um Blog. Você pode sugerir a construção de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Aonde está o ar”. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278

Acesso 04/05/2012.

 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY

Acesso 04/05/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que eles percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Professor,atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes Ferramentas de Ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf

  http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. Acesso 04/05/2012.

 

1ª Atividade:

 

Professor, antes de escolher com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa. Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, e socializá-lo para a turma registrar em uma folha de papel separada.

 

Em seguida, problematize:

 

  • Se Pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

 

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos acessem no laptop Classmate, o programa Tux Paint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Edusys > Arte e Música> Pintura Digital), e façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

Observação: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo: A turma  interessou por algum assunto abordado em um jornal, aconteceu algum fato na cidade que desencadeou discussões, dentre outras abordagens. A partir daí, se for interesse de todos investigarem tal assunto, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos os alunos falarem, argumentarem “Porquê” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma. Solicite que elaborem o gráfico no programa KWord do laptop Classmate acessando: (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou utilizem o tablet.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto Aonde está o ar? é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, palestras, documentários, músicas, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: Aonde está o ar?

Para isso, realize com a turma uma contação de história sobre o ar. Sugerimos o livro abaixo:

 

livro ar

Fonte: http://blogeditorarhj.blogspot.com.br/2010/06/manifesto-por-um-brasil-literario.html. Acesso 14/05/2012.

 

Sinopse:

O livro trata da importância do ar para a vida na Terra. São abordadas as múltiplas propriedades do ar: desde o simples uso em objetos do cotidiano como pneus, pipas, e bolas, passando pela geração de energia eólica até a força dos furacões. O livro traz questões sobre a poluição atmosférica e algumas das principais causas do efeito estufa; tudo em uma linguagem simples e de fácil assimilação pelo leitor.

Para crianças que estão começando a ler, o livro apresenta o texto em letra bastão. 

Em seguida, converse com a turma e solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no programa KWord do laptop Classmate acessando: (Área de Trabalho >  Processador de Textos) ou por meio do tablet.

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre o ar, para que possamos compreender como age na nossa vida e no mundo. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e peça aos alunos que escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

  

2ª Atividade:

 

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre “Aonde está o ar”. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como "Porquê"  é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou no Blog. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao Projeto/Tema.

 

 

                   EU QUERO ESTUDAR “Aonde está o ar?” PORQUE...

 

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 Fonte: Acervo da Autora.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre aonde está o ar?

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Objetivos:

 

·        Comprovar a existência do ar;

·        Identificar a composição e as propriedades do ar;

·        Compreender sobre massa, pressão, temperatura e umidade do ar;      

·        Perceber os problemas que são causados devido à poluição do ar;

·        Aprender a realizar uma Pesquisa;

·        Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da Problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o ar.

 

·        Como podemos provar a existência do ar?

·        De que é composto o ar?

·        O ar tem peso?

·        O que fazer para não poluir o ar?

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre o ar?”

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

 

·        Como podemos provar a existência do ar?

Hipóteses: Respirando.

 

·        Do que é composto o ar?

Hipótese: De oxigênio.

 

·        O ar tem peso?

Hipótese: Não.

 

·        O que fazer para não poluir o ar?

Hipótese: Não provocar fumaça no ar.

 

6ª Atividade:

 

Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

 

“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

 

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto/Blog as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

 

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

 

7ª Atividade:

pesquisa

 

  • QUESTIONAMENTO 1: Como podemos provar a existência do ar?

 

Professor, providencie imagens que promoverão o diálogo sobre o ar.

 

Converse com a turma:

O ar está à nossa volta! Você olha através do ar, você o sente, você o respira, mas não o vê. Como é possível saber que ele existe? Observe as situações a seguir:

 

leque

 

 

 

 

balao

Fonte: http://albarcuel.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html  Acesso 14/05/2012.

 

 

aviao de papel

Fonte: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2005/08/08-aviao/ Acesso 14/05/2012.

 

 

Como é possível perceber que o ar existe em cada uma das situações apresentadas? Como é possível provar que ele está lá?

Explore as maneiras de provar que o ar existe, estimulando os alunos a fazerem o ar interagir com os objetos, por exemplo. As explicações são muito importantes, porque darão a dimensão da compreensão e da construção que o aluno está fazendo do conhecimento.

Promova neste momento, uma série de experiências com a turma:

 

EXPERIÊNCIAS:

1 - PROVANDO A EXISTÊNCIA DO AR

 

Materiais:

 

·        Garrafa plástica de refrigerante vazia.

·        Tesoura sem ponta.

·        Balão.

·        Balde com água.

 

Como fazer:

 

1.      Corte a garrafa plástica ao meio com a tesoura.

2.      Encaixe o balão na boca da garrafa.

3.      Mergulhe a garrafa com o balão no balde com água.

 

Agora, responda:

 

·        Como estava o balão antes de mergulhar a garrafa no balde?

·        Como ficou o balão depois de mergulhar a garrafa no balde?

 

EXPERIÊNCIAS:

2 - PROVANDO A EXISTÊNCIA DO AR

 

É possível provar que existe ar dentro de um copo que parece vazio?

Para fazer essa atividade,organize a turma em duplas.

 

Vocês vão precisar de:

 

·        Um copo transparente.

·        Uma vasilha funda e transparente cheia de água.

 

Como fazer:

 

A – Um dos alunos segura o copo com a boca voltada para baixo e o mergulha na vasilha com água, sem incliná-lo. Observem atentamente o que acontece.

B – Agora, inclinem um pouco o copo. Observem novamente o que acontece.

 

A seguir, responda as questões:

 

1 - O copo ao ser mergulhado na vasilha se encheu de água? Por quê?

Provável resposta: Não, porque estava cheio de ar.

 

2 - O que aconteceu quando o copo foi inclinado?

Provável resposta: O ar que estava no copo saiu e a água entrou.

 

 

EXPERIÊNCIAS:

3 - BRINCANDO COM AR E ÁGUA

 

 

Para realizar esta experiência, providencie:

 

Materiais:

 

·        Um recipiente com água.

·        Uma garrafa descartável de refrigerante vazia.

·        Um pedaço de mangueira plástica e flexível com, aproximadamente, 50 cm de comprimento.

 

Como fazer:

 

A-    Coloque uma ponta da mangueira dentro da garrafa, segurando a outra ponta.

B-    Mergulhe verticalmente a garrafa com a mangueira, de boca para baixo, no recipiente com água.

C-    Aspire o ar da garrafa pela ponta da mangueira que você está segurando.

 

A seguir, responda as seguintes questões:

 

1 – O que aconteceu quando você aspirou o ar dentro da garrafa?

Provável resposta: Entrou mais água dentro da garrafa.

 

2 – Por que isso aconteceu?

Provável resposta: Porque o ar saiu da garrafa e deu espaço para a água entrar.

 

3 – Agora, assopre o ar para dentro da garrafa. O que acontece? Por que isso ocorre?

Provável resposta: Ao assoprar a ar para dentro da garrafa, estaremos deslocando para fora o pouco de água que ainda resta nela.

 

4 – De onde vem o ar que está sendo assoprado na garrafa?

Provável resposta: Dos pulmões de quem está assoprando.

 

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esses momentos ou filmar, utilizando o tablet ou o laptop, que os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

Se preferir,registre em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Você poderá propor um momento para que cada aluno apresente seu vídeos aos demais colegas da turma.

 

  • QUESTIONAMENTO 2: Do que é composto o ar?
  • QUESTIONAMENTO 3: O ar tem peso?

 

Professor, o ar está em toda parte na natureza. Ele está presente no solo, na água, no interior dos vegetais, no corpo dos animais, dentre outros lugares.

O ar puro é invisível, insípido, inodoro e incolor.

Verifique se os alunos sabem o significado das palavras: invisível, insípido, inodoro e incolor. Se for necessário, oriente-os a pesquisarem no dicionário.

Além dessas propriedades, o ar não tem forma, nem volumes definidos, porém ocupa espaço e tem peso.

Sugerimos, nesse momento duas experiências:

 

A primeira para comprovar que existe ar no solo e a segunda para comprovar que o ar não tem peso.

 

EXPERIÊNCIA 1: EXISTÊNCIA DE AR NO SOLO

 

 

Você vai precisar de:

 

·        2 copos.

·        Um recipiente com água.

·        Terra bem fofa.

·        Areia.

 

Como fazer:

 

A – Encha o copo com terra fofa.

B – Mergulhe o copo com a terra na água conforme mostra a ilustração, de tal forma que a água encubra totalmente o copo.

 

Observe atentamente o que acontece.

 

A seguir, organize a turma em duplas e responda as questões abaixo:

 

1.      O que aconteceu quando vocês mergulharam o copo com a terra no recipiente com água?

Provável resposta: Saíram bolhas de ar existentes na terra fofa.

 

2.      Realizem a mesma atividade, porém agora encham o copo de areia. O que vocês podem observar?

Provável resposta: Ao mergulhar o copo com areia, também saíram algumas bolhas de ar.

 

3.      Comparem os resultados obtidos na realização da atividade com a terra e com a areia. Vocês perceberam alguma diferença? Explique-a

Provável resposta: Sim. Pessoal

 

Em geral saem mais bolhas do copo com a terra fofa que do copo com areia.

 

4.      O que você pode concluir do experimento realizado?

Pessoal

 

 

EXPERIÊNCIA 2: O AR TEM PESO?

 

Material:

 

·        1 cabide

·        Barbante

·        2 balões

 

Como fazer:

 

1-     Amarre um barbante bem no meio de um cabide.

2 -    Em cada extremidade desse cabide pendure uma bexiga cheia de ar.

3 -    Pendure o cabide em uma maçaneta pelo barbante e observe o que acontece com o cabide.

 

dois baloesgh

Fonte: Acervo da Autora

 

 

Em seguida, esvazie um dos balões, sem tirá-lo do cabide.

 

estouro

Fonte: Acervo da Autora

 

·        O que acontece? Por quê?

 

O cabide pendeu para o lado do balão cheio. Porque a bexiga mais cheia está “pesada” porque o ar que foi colocado nela a deixou assim, ou seja, o ar tem massa e, portanto, o  tem peso.

 

Professor, a camada de ar que envolve nosso planeta é atmosfera. Ela é composta de vários gases e se estende por, aproximadamente, 1000 quilômetros acima da superfície da Terra, em direção ao espaço.

Entretanto, a maior concentração desses gases encontra-se nos primeiros 15 quilômetros a partir da superfície. Isso permite aos seres vivos encontrarem oxigênio suficiente para respirar.

 (Explique aos alunos que existe oxigênio presente na água; por isso, os seres vivos que vivem nela podem respirar. Dê a noção de 15 quilômetros para os alunos, comparando com uma distância conhecida.).

 

Pergunte aos alunos:

 

  • Qual é o nome da camada de ar que envolve a terra?

 

Se os alunos não souberem a resposta, diga que a atmosfera é a camada de ar que envolve a terra.

Providencie imagens que retratem a atmosfera. Em vários livros didáticos aparecem desenhos, sugerimos alguns sítios:

 

http://geografiaprofessormarcusmatozo.blogspot.com.br/2011/04/teoria-da-polenta-explicando-atmosfera.html

http://educacao.uol.com.br/ciencias/atmosfera-a-composicao-do-ar-e-os-problemas-decorrentes-da-poluicao.jhtm

Acesso 13/05/2012.

 

A atmosfera, entre outras funções:

  • Fornece oxigênio para os seres vivos.
  • Serve como escudo para proteger dos raios do Sol que podem prejudicar os seres vivos.
  • Mantém o calor da superfície da terra.
  • Auxilia na formação das chuvas.

 

Proponha uma investigação online para os alunos identificarem a composição do ar.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir, por meio dele será possível ler textos para ampliar os conhecimentos sobre a temática em questão. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo. (Professsor, é importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.).

 

http://www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-composicao-ar.htm

Acesso 13/05/2012.

 

Eles compreenderão que:

COMPOSIÇÃO DO AR

O ar é uma mistura de vários gases, como o nitrogênio, o oxigênio e o gás carbônico.

 

NITROGÊNIO

O nitrogênio é o gás que existe em maior quantidade no ar.

Ele é importante na formação de algumas substâncias do solo, que são necessárias ao crescimento das plantas.

 

OXIGÊNIO

O oxigênio é indispensável na respiração de quase todos os seres vivos.

Depois do nitrogênio, o oxigênio é o gás que se encontra em maior quantidade no ar.

Ele é o gás necessário para a manutenção das chamas, ou seja, sem ele seria impossível acender uma vela ou fazer uma fogueira.

 

GÁS CARBÔNICO

O gás carbônico é usado pelas plantas para a produção de ser próprio alimento.

As pessoas utilizam esse gás em alguns extintores de incêndio e na fabricação de refrigerantes.

 

Além de vários gases, o ar apresenta vapor de água, poeira e outras impurezas.

 

Explorando o texto online:

 

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

 

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

 

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.

Sugestão de desenho:

 

Os balões azuis representam o nitrogênio - 78%

Os balões rosas representam o oxigênio - 21%

O balão verde representa os outros gases - 1%

 

6666

Fonte:CARNEVALLE, Maíra Rosa. Projeto Prosa: Ciências, 4º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 148 p.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO:

 

1 - Escreva 5 palavras que, em sua opinião, relacionam-se com o ar.

 

2 - No texto abaixo, algumas letras foram trocadas. Observe:

 

a por o           o por a         e por u         u por e

 

 

 

O otmasfuro farnucu axigûnia poro as surus vivas, montúm a colar do sepurfíciu do Turro, oexilio no farmoçõa dos chevos u pratugu as surus vivas das roias da Sal.

 

 

Provável resposta: A atmosfera fornece oxigênio para os seres vivos, mantém o calor da superfície da Terra, auxilia na formação das chuvas e protege os seres vivos dos raios do Sol.

 

3- Escreva o nome de alguns aparelhos que precisam do ar para realizar suas funções.

Provável resposta: Ventilador, secador de cabelo, moinho de vento, compressor, ar condicionado, dentre outros.

4-  Complete com O as informações referente ao gás oxigênio, com N as relacionadas ao gás nitrogênio e com C as referentes ao gás carbônico.

 

a)      (   ) Sem esse gás não seria possível acender nem um palito de fósforo.

b)      (   ) Gás que existe em maior quantidade no ar.

c)      (   ) As plantas utilizam este gás para a produção de seu próprio alimento.

d)      (   ) É o segundo gás que existe em maior quantidade no ar.

e)      (   ) Este gás é utilizado em alguns extintores de incêndio.

f)        (   )Gás indispensável para a sobrevivência da maioria dos seres vivos.

 

5 - De olho na imagem

 

O ar é necessário à realização de diversas atividades humanas.

Observe as situações apresentadas abaixo e escreva a atuação do ar em cada uma delas.

 

pneu

Fonte: http://tapafurosbttclube.blogspot.com.br/2011/06/volta-domingueira-passa-mais-uma-vez.html Acesso 14/05/2012.

Provável resposta: Encher o pneu da bicicleta.

 

 

barco

Fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/veleiros-de-varios-paises-chegam-a-luis-correia-57559.html Acesso 14/05/2012.

 Provável resposta: Movimentar o barco.

 

aviao ar

Fonte: http://turismo.culturamix.com/noticias/viajar-aviao Acesso 14/05/2012.

Provável resposta: Possibilitar o voo de um avião.

 

bexiga menino

Fonte: http://blog.educacional.com.br/betaniam/category/artigos/page/7/ Acesso 14/05/2012.

Provável resposta: Encher o balão.

 

 

6 – Escreva, com suas palavras, o que você entende por:

 

·        Inodoro

·        Invisível

·        Insípido

·        Incolor

 

a)      Qual elemento da natureza que possui as características relacionadas acima:

 

Provável resposta: O ar puro.

 

b)      Que outras características esse elemento possui?

Provável resposta: Não tem forma nem volume definidos.

 

7 - O que você faria para provar a uma pessoa que existe ar dentro do corpo dos seres humanos?

Provável resposta: Pediria para ela assoprar na própria mão.

 

PESQUISA:

 

Alguns alimentos que consumimos possuem substâncias que se alteram ao ter contato prolongado com o ar, modificando o sabor e o cheiro.

Para que esses alimentos permaneçam mais tempo sem perder a qualidade, eles são embalados a vácuo, ou seja, o ar dentro da embalagem é retirado.

Pesquise e anote o nome de alguns produtos que são embalados a vácuo.

 

Professor, apesar de os termos massa e peso serem comumente usados como sinônimos, eles têm significados distintos.

Massa é a quantidade de matéria de um corpo (ou a medida da inércia de um corpo), e peso é a força que a Terra atrai esse corpo para dentro dela. O peso de um corpo é proporcional à sua massa.

As pessoas, os animais, as plantas, os objetos, cada um tem sua massa.

O ar que envolve a Terra também tem massa.

Os sítios abaixo abordam essa questão referente à massa e peso:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diferen%C3%A7as_entre_massa_e_peso

http://educacao.uol.com.br/fisica/massa-e-peso.jhtm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estado-fisico-da-materia/propriedades-gerais-da-materia.php

Acesso 13/05/2012.

 

O ar exerce pressão sobre tudo o que está na superfície terrestre.

Embora não se possa sentir claramente, ele atua em todas as direções e chama-se Pressão atmosférica.

 

pressao atmosferica

Fonte: Acervo da Autora

 

A pressão atmosférica diminui à medida que a altitude aumenta. Uma pessoas na praia está sob maior pressão do ar do que uma pessoa que está no alto de uma montanha.

 

Experiência: Pressão do ar

 

Para realizar esta atividade experimental, providencie:

 

Materiais:

 

·        Um copo de vidro.

·        Uma folha de papel que cubra a boca de um copo.

·        Água.

 

Procedimentos:

 

A-    Coloque água em um copo.

B-    Coloque a folha de papel sobre a boca do copo.

C-    Coloque a palma da mão, firmemente, sobre a folha de papel e vire o copo de boca para baixo.

D-    Retire a mão que está segurando a folha de papel. Observe o que acontece.

 

Agora, responda as perguntas:

 

1)      Ao retirar a mão, o que aconteceu com a folha de papel?

Provável resposta: A folha permaneceu junto ao copo.

 

2)      O que aconteceu com a água de dentro do copo?

Provável resposta: A água não caiu de dentro dele.

 

3)      Em sua opinião, por que isso aconteceu?

Provável resposta: Espera-se que na resposta do aluno haja referência à pressão atmosférica.

 

Professor, nesse momento promova o diálogo com a turma sobre a temperatura e umidade do ar.

 

Para medir a temperatura usamos um aparelho chamado “Termômetro”.

Os mais usados são: o Termômetro de Mercúrio e o Termômetro de Álcool Colorido.

O Termômetro de Álcool Colorido é usado principalmente para medir a temperatura do ar, já o de Mercúrio é usado principalmente para medir a temperatura das pessoas e de outros animais.

Os Termômetros são formados por um tubo fino de vidro que contém mercúrio ou álcool colorido e possuem também um marcador de números.

 

termometro

Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/quem-inventou-o-termometro-quando-foi-inventado/#axzz1vKr6aoEI Acesso 14/05/2012.

 

Quando a temperatura aumenta, o líquido dilata-se e sobre pelo interior do tubo. Quando a temperatura diminui, o líquido contrai-se e desce pelo interior do tubo.

O número que o líquido alcança no marcador indica a temperatura do ambiente ou do corpo.

 

Outro fator que interfere no dia a dia é a umidade do ar. Nos sítios abaixo você encontra mais informações:

 

http://www.brasilescola.com/geografia/umidade-ar.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/umidade-ar.htm

Acesso 14/05/2012

 

O Sol aquece a água dos rios, lagos e oceanos. Uma parte da água evapora e fica na atmosfera em forma de vapor de água.

A umidade do ar é determinada pela quantidade de vapor de água na atmosfera.

Quanto mais vapor de água, maior a umidade do ar. Quanto menos vapor de água, menor a quantidade de ar.

 

vapores 22

Fonte: Acervo da Autora

 

 

A umidade do ar é medida por um aparelho chamado Higrômetro.

 

A partir de todas as informações obtidas até agora, indague os alunos:

 

·        Será que o ar fica parado?

 

Anote as hipóteses dos alunos na lousa e prepare a música abaixo para cantar com eles:

 

 

O AR (O VENTO)

 

Estou vivo, mas não tenho corpo

Por isso é que não tenho forma

Peso eu também não tenho

Não tenho cor.

Quando sou fraco

Me chamo brisa

E se assovio

Isso é comum

Quando sou forte

Me chamo vento

Quando sou cheiro

Me chamo pum!

 

 

Bacalov/Toquinho/ Vinicius de Moraes. A arca de Noé 2. Ariola/Philips, 1981.

 

 

Professor, explique à turma que letras de músicas também podem ser lidas como um poema. 

Após leitura e discussão oral do conteúdo, proponha aos alunos que façam algumas atividades sobre a mesma.

 

1)      Leiam a letra da música com atenção. Nas três primeiras linhas, há duas informações sobre o vento que cientificamente não estão corretas. Descubram quais são elas.

Possível resposta: “Estou vivo, mas não tenho corpo” (O vento não é um ser vivo.).

“peso eu também não tenho” ( O ar tem peso.).

 

2)      Escreva algumas linhas com informações corretas sobre o vento. Pode ser a letra de uma música criada por você.

 

Professor, a seguir explique que o ar não fica parado. Quando certa massa de ar se movimenta, é chamada de vento.

O Sol é o grande responsável pela existência dos ventos.

Observe como eles se formam seguindo a sequência numérica indicada na figura:

 

vento 33

Fonte: Acervo da Autora

 

 

1)      O Sol aquece a superfície terrestre.

2)      A superfície terrestre aquece o ar que está mais próximo dela.

3)      O ar aquecido sobe.

4)      O ar de cima, mais frio, desce.

5)      O ar frio que desce é aquecido.

 

Esse contínuo movimento do ar quente e frio é que forma os ventos.

O ar também se movimenta horizontalmente, indo de uma região mais fria para outra mais quente.

 

Professor, oriente os alunos a criarem um “Catavento” que é um brinquedo que imita a técnica dos moinhos de vento. Os moinhos de vento aproveitam a força do vento para fazerem girar suas aspas. Eles são usados para moer grãos. No caso dos cataventos que serão construídos o objetivo é colocá-lo no vento para ver se ele roda.

 

Os sítios abaixo mostra o passo a passo para se construir um catavento:

 

http://www.umadicapordia.com.br/09-09-2009/como-fazer-um-cata-vento/

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI64495-10524,00.html

http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/10/para-curtir-um-dia-com-as-criancas-ao-ar-livre/

Acesso 13/05/2012.

 

Professor, apresente outras fontes de Pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início da Pesquisa. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).

Se possível, convide um geógrafo para conversar com os alunos sobre as temáticas abordadas nesta atividade. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o entrevistado poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista deve ser feito, coletivamente, um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à Pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações.).

Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA, por meio da Webcam utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Se não tiver o laptop, utilize outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada.

 

  • QUESTIONAMENTO 1: O que fazer para não poluir o ar?

 

Professor, providencie imagens que mostrem a poluição do ar e solicite que os alunos observem cada imagem e identifiquem o que está poluindo o ar.

 

caminhao

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/05/15/interna_gerais,227618/bh-tera-quatro-anos-para-cortar-em-30-a-emissao-de-dioxido-de-carbono.shtml Acesso 14/05/2012.

 

 

industria

Fonte: http://euanaescola.spaceblog.com.br/837550/Aspectos-economicos-politicos-industriais/ Acesso 14/05/2012.

 

 

A poluição do ar interfere no clima do planeta e na saúde dos seres vivos.

Nos seres humanos, o ar poluído é responsável por causar doenças respiratórias, como a bronquite, e provocar alergias e irritações nos olhos, na garganta e na pele, entre outras enfermidades.

Algumas atitudes para diminuir a poluição do ar são:

 

·        Colocar filtros especiais nas chaminés das fábricas e indústrias, para diminuir a fumaça e fuligem;

·        Regular os motores dos veículos e colocar filtros nos escapamentos, para que gases tóxicos não sejam liberados no ambiente;

·        Limitar a circulação de veículos.

 

PARA REFLETIR

 

IMAGINE

 

Imagine que não haja natureza.

Apenas tocos de árvores.

Apenas máscaras de gás.

Para as crianças respirarem.

Imagine todo mundo.

Sufocando no ar.

Você pode me achar intransigente.

Mas eu não estou sozinho.

Espero que algum dia você se junte a mim.

Para mudarmos a atmosfera!

 

Grupo Ozônio da Polônia. Agenda 21, feita por crianças e jovens. Missão Terra: o resgate do planeta. São Paulo: Melhoramentos, 1994.

  

O que você pode fazer para ajudar a diminuir a poluição do ar?

Resposta pessoal

Confeccione um cartaz com frases que indiquem atitudes que ajudam a diminuir a poluição do ar.

 

8ª Atividade:

Concluindo texto coletivo

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que descubram o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Logo após, organize um texto coletivo contendo informações acerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Após a organização de todo o processo investigativo é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Concluído o texto oriente os alunos para copiá-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitalizá-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustrá-lo com desenhos ou gravuras.

 

 9ª Atividade:

 

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related

Acesso 14/05/2012.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·         Conhecimento do tema estudado;

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·         Participação nas atividades propostas;

·         Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

Veja um exemplo:

 

  •          COMO FOI SER PESQUISADOR?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

Fonte: Acervo da Autora.

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57,abril/2011. 

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Jogos

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=geografia   Acesso 13/05/2012.

 

Sugestões de links para os professores:

 

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/  ( Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle).

Acesso 19/05/2012

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm  ( Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.).

Acesso 19/05/2012

 

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25423

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=50

Acesso 13/05/2012.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Aonde está o ar?”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Tatiana, SME-RJ , Rio de Janeiro - dijo:
    tatiana.rezende@gmail.com

    02/04/2015

    Cinco estrelas

    Trabalho primoroso de uma profissional competente e dedicada. Parabéns!


  • Márcia da silva, Trabalho na Amurte Amurtel , São Paulo - dijo:
    marcia6447@hotmail.com

    23/06/2013

    Cinco estrelas

    è muito bom conseguir pesquisar sobre um tema com tantos detalhes, esse trabalho me deu um alicerce para desenvolver meu plano de aula para a educação infantil.


  • Sandra, Escola Estadual Nicola Martins , São Paulo - dijo:
    sandracostim@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    O projeto está muito bem delineado. Parabéns!


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