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Projeto de Iniciação Científica: Água a vista: Ciclo da água na natureza - UCA/Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 

·        Identificar as propriedades, a composição, bem como os estados físicos da água;

·        Compreender sobre o ciclo da água na natureza;

·        Conscientizar sobre os usos da água;

·        Interagir com os pares;

·        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·        Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;

·        Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·        Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 600 minutos – 10 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno: preservação do meio ambiente, importância da água para manutenção da vida, leitura e escrita. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do laptop Classmate do Projeto UCA e ou do tablet. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383

Acesso 07/05/2012

 

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40582

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40090

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050

Acesso 07/05/2012.

 

Professor, a partir da análise dos textos sugeridos, você poderá concluir, que para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, é necessário seguir as seguintes etapas:

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração das hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “Água a vista: Ciclo da água na natureza ” que será desenvolvido nesta aula.

 

Estratégias e recursos da aula:

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossiê.

Observação: É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto, as quais devem ser registradas de várias maneiras:

  • manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki, podcast.

 

1ª Atividade:

 

Professor, antes de escolher, com os alunos, o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa.

Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, socializá-lo para a turma e registrar em uma folha de papel separada, o significado encontrado.

Em seguida, problematize:

 

  • Se pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado?
  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

 

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos acessem o laptop Classmate, utilizando o programa Kolour Paint,seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) e solicite que eles façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

 

Observação: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: A turma  interessou por algum assunto abordado em um jornal, aconteceu algum fato na cidade que desencadeou discussões, dentre outras abordagens. A partir daí, se for interesse de todos investigar tal assunto, eis que surge, um Projeto de Pesquisa.

Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos falarem, argumentarem “Porquê” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma. Solicite que elaborem o gráfico utilizando o laptop, através do programa Kword (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou o tablet.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto Água a vista: Ciclo da água na natureza é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, músicas, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: Água a vista: Ciclo da água na natureza. Para isso, providencie músicas e ou vídeos que versem sobre essa temática.

 

Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

 

Fonte: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ . Acesso 13/05/2012.

 

VÍDEOS:

 

VIDEO AGUA

http://www.youtube.com/watch?v=BVU4C8bG4Ro&feature=related    Acesso 13/05/2012

 

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo ou da música é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

·        O que cada aluno achou do vídeo/música;

·        Percepção da importância da água para o mundo;

·        Identificação de algumas atitudes contra o desperdício;

·        O que mais chamou a atenção.

Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no laptop através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a água, para que possamos contribuir com a sua preservação. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue-a a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto e peça aos alunos que escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

Sugerimos o seguinte título do Projeto: “ Água a vista: Ciclo da água na natureza?”

 

2ª Atividade:

 

Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

Como forma de registro, solicite que respondam:

 

 

                   EU QUERO ESTUDAR O PROJETO “Água a vista: Ciclo da água na natureza” PORQUE...

 

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

Fonte: Acervo da Autora.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre o ciclo da água na natureza.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Objetivos:

·        Conhecer o ciclo da água na natureza;

·        Identificar as propriedades, composições e estados físicos da água;

·        Aprender a realizar uma Pesquisa;

·        Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;

·        Refletir e construir ações para a conscientização da água.

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre a água.

 

·        Quais os estados físicos da água?

·        Do que é composta a água?

·        A água se renova? Como?

·        Quais são os usos da água?

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre a água?”

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:

 

·        Quais são os estados físicos da água?

Hipóteses: Líquida e sólida.

 

·        Do que é composta a água?

Hipótese: A água é composta de oxigênio.

 

·        A água se renova? Como?

Hipótese:  Não renova.

 

·        Quais são os usos da água?

Hipótese: Para lavar os alimentos e tomar banho.

 

6ª Atividade:

 

Professor, após este momento de construção e registro das hipóteses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:

 

“Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

 

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

 

7ª atividade:

 

pesquisa

 

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos um momento para os alunos experimentarem e sentirem algumas sensações com a água.

 

EXPERÊNCIAS.....

 

Que tal viver uma série de experiências utilizando a água? Solicite à turma que:

·        Lave as mãos com os olhos fechados. Qual a sua sensação?

·        Encha um copo transparente com água filtrada.

 

Responda oralmente:

 

a)      Observe a água que está no copo. Ela tem cor?

b)      Cheire essa água. Ela tem cheiro?

c)      Beba um pouco da água. Ela tem sabor?

d)      Se você colocar uma colher pequena de sal ou de açúcar na água e mexer, o que vai acontecer?

 

Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no laptop, através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.

A partir da atividade acima, converse com a turma sobre as características e ou propriedades da água.

Explique que a água pura é incolor, inodora e insípida.

Organize a turma em duplas e solicite que conversem com os colegas de sala sobre o significado das palavras que estão em destaque na frase acima. Se for necessário, consultem um dicionário.

Eles deverão identificar:

Incolor – sem cor

Inodora – sem cheiro

Insípida – sem sabor

Além das propriedades, a água no estado líquido não tem forma definida, isto é, ela toma a forma do recipiente que a contém. Providencie diversos recipientes e mostre à turma. Observe:

 

agua na garrrafa

Fonte: http://www.espetinhosmimi.com.br/produtos_interna.php?id=31&departamento=2&subdepartamento=10 . Acesso 14/05/2012.

 

 

agua na jarra

Fonte: http://www.disqueagua.com/blog/agua-na-jarra.html   Acesso 14/05/2012.

 

 

agu NO COPO

Fonte: http://www.hardmob.com.br/esportes/409260-zueira-mob-topico-de-zuacao-no-futebol-montagens-etc-280.html   Acesso 14/05/2012.

 

A água também dissolve (desfaz, transforma em algo líquido) muitas substâncias. Por isso ela é chamada de solvente universal. Algumas substâncias não se dissolvem na água, por exemplo, o óleo.

Professor, é muito importante que os alunos realizem diversos experimentos para constatarem esses fatos. Apresentaremos alguns:

 

Experimento 1 - DISSOLVENDO SUBSTÂNCIAS

Para investigar esta questão, faça a atividade a seguir:

 

Material:

 

. 5 copos transparentes com água.

. 1 colher de chá.

. açúcar, sal, farinha de trigo, óleo e areia.

 

Procedimentos:

 

1.      Coloque uma colher cheia de açúcar em um dos copos com água e mexa bem.

2.      Repita o procedimento descrito no item 1 utilizando sal no lugar do açúcar, depois a farinha de trigo, em seguida o óleo e por último a areia.

3.      Espere um instante até que a água pare de movimentar e observe atentamente o conteúdo de cada copo.

 

Agora, responda a questão:

 

Quais foram as substâncias que dissolveram na água?

____________________________________________

____________________________________________

 

Experimento 2 - Água quente ou fria: qual é melhor solvente?

 

Para investigar esta questão, faça a atividade a seguir:

 

Material:

 

. 1 copo com água quente.

. 1  copo com a mesma quantidade de água fria.

. Açúcar.

. 2 colheres de chá iguais.

 

Procedimentos:

 

1. Organize a turma em duplas. Cada uma deverá escolher um copo: o de água fria ou o de água quente.

2. Um de cada vez deverá adicionar uma colher de açúcar no copo escolhido e mexer bem. Repita isso até que não seja mais possível dissolver o açúcar na água. Veja quem consegue dissolver mais açúcar. Não se esqueça de contar o número de colheres de açúcar adicionadas em cada copo.

A seguir, responda:

 

1) Ao realizar os procedimentos da atividade, como sabemos que não é mais possível dissolver o açúcar na água?

Possível resposta: quando o açúcar começa a “aparecer” no copo, sobrando no fundo do recipiente.

 

2) Registre os resultados respondendo: quantas colheres de açúcar se dissolveram na água quente? E na água fria?

Resposta pessoal

 

3) Conclusão: qual é o melhor solvente para o açúcar: a água quente ou a água fria? Por quê?

Possível resposta: Para o açúcar, a água quente é melhor solvente do que a água fria.

 

Professor, solicite aos alunos que pesquisem online sobre a composição da água. Sugerimos os sítios abaixo:

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/composicao-agua.htm

http://aguaplaneta.pbworks.com/w/page/1546311/Composi%C3%A7%C3%A3o%20da%20%20%C3%81gua

Acesso 13/05/2012.

 

Os alunos perceberão que:

 

. A água é formada por dois elementos: hidrogênio (H) e oxigênio (O).

. Pode-se dizer que a água é composta por vários grupos de partículas. Cada grupo de partículas é formado por dois hidrogênios e um oxigênio.

A fórmula da água é H2O.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO:

 

1)      Existem vários esportes que utilizam a água. Eles são chamados de esportes aquáticos. Veja:

 

         surf                             natação

Fonte das imagens:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Surfe

http://www.guarujasemprenamoda.com.br/index.php/2011/10/07/festival-de-natacao-dia-das-criancas/         

Acesso 14/05/2012.

 

a)      Você pratica algum esporte aquático? Qual?

b)      Você conhece outros esportes aquáticos? Quais?

c)      Por que é importante praticar esportes?

2)      Qual é a fórmula da água? Explique o seu significado.

 

3)       Coloque V se a informação for verdadeira e F se for falsa.

(  ) Na água, para cada parte de hidrogênio existem duas partes de oxigênio.

(  ) O hidrogênio e o oxigênio são os dois componentes da água.

(  ) A água no estado líquido tem forma própria.

(  ) O corpo humano não possui água.

(   ) A água dissolve o açúcar e o sal.

(  ) A água pura possui cheiro, gosto e cor.

 

Professor, nesse momento promova o diálogo com a turma sobre os estados da água. Na natureza, habitualmente podemos encontrar água em três estados físicos:

Estado líquido: é como a água é encontrada nos rios, lagos, oceanos;

Estado sólido: é o gelo, a neve e o granizo;

Estado gasoso: é como encontramos a água no ar, em forma de vapor.

 

Organize a turma e realize alguns experimentos para compreensão sobre os estados da água.

Providencie uma folha de papel e prancheta para cada aluno anotar as seguintes informações sobre as experiências:

 

·        Data.

·        Como a água estava no começo.

·        O que vai ser feito.

·        O que você acha que vai acontecer.

·        Como a água ficou no final.

 

Experimento 1 – Água no fogo

Solicite aos alunos que coloquem um pouco de água em uma panela e com a sua supervisão leve a panela ao fogo.

O que aconteceu com a água da panela?

 

Experimento 2 – Água no congelador

Solicite aos alunos que coloquem um pouco de água em um copo plástico e leve ao congelador.

O que aconteceu com a água do copo?

 

Experimento 3 – Gelo no copo

Solicite aos alunos que coloquem uma pedra de gelo em um copo de vidro. Depois de 20 minutos, o que aconteceu com a pedra de gelo?

 

Professor, explique à turma que normalmente, pensamos na água somente no estado líquido. Porém, também podemos encontrá-la nos estados sólido e gasoso.

A água da chuva e de mares e rios, por exemplo, está no estado líquido. Já a neve e o gelo são exemplos de água no estado sólido. A água presente no ar e que não enxergamos está sob a forma de vapor d’água, ou seja, estado gasoso.

A água pode mudar de um estado para o outro. Isso pode acontecer, por exemplo, quando ela está aquecida ou resfriada.

Quando a água é aquecida, pode passar do estado líquido para o estado gasoso. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos água no fogo. Aos poucos, a água líquida vai se transformando em vapor. É como se ela desaparecesse, porque o vapor d’água é invisível.

Quando a água é resfriada, pode passar do estado líquido para o estado sólido. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos a bandeja de gelo cheia de água em estado líquido no congelador. Depois de algum tempo, a água da bandeja congela, ou seja, se transforma em gelo.

As mudanças no estado físico da água são chamadas de: fusão, solidificação, vaporização e condensação.

 

FUSÃO: É a passagem do estado sólido para o estado líquido, quando sua temperatura se eleva. O gelo é a água no estado sólido. Quando o gelo sai do ambiente frio onde está para um ambiente menos frio, ele derrete e transforma-se em água no estado líquido.

SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o estado sólido, quando sua temperatura diminui. A água no estado líquido transforma-se em gelo, isto é, solidifica-se quando colocada em ambientes com baixas temperaturas, como no congelador. 

VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o estão gasoso, quando sua temperatura se eleva. Caso a vaporização ocorra lentamente, ela é chamada evaporação. Por exemplo, uma roupa secando em um varal. Quando a vaporização ocorre rapidamente, por exemplo, quando a água está fervendo, ela é chamada ebulição.

CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido, quando sua temperatura diminui. O vapor da água, ao encontrar uma superfície com temperatura mais baixa, transforma-se em água no estado líquido. Isso ocorre, por exemplo, quando uma panela com água fervendo é tampada por alguns instantes. Ao destamparmos a panela, a tampa, por estar mais fria, fica cheia de gotas de água.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO

 

1 - Organize a turma em duplas e solicite que procurem, em revistas ou jornais, imagens que mostrem a água nos estados sólido, líquido e gasoso. Recorte-as e cole-as no caderno do Projeto. Se não encontrar a imagem, poderá fazer um desenho ou fotografar utilizando o tablet ou laptop Classmate. Abaixo de cada figura informe o estado físico da água.

2 – Leia as situações que acontecem no dia a dia e identifique, em cada uma delas, qual foi a mudança de estado da água. Converse com seus colegas e escreva no caderno suas conclusões.

 

a)      Seu Jorge colocou uma chaleira no fogo para fazer um café. A água ferveu e, quando ele se deu conta, metade da água havia sumido!

Provável resposta: Estado líquido para estado gasoso.

 

b)      Patrícia colocou um copo de limonada no freezer, para ficar bem geladinha. Quando foi buscar o suco, ele havia ficado duro como uma pedra.

Provável resposta: Estado líquido para estado sólido

 

c)      Choveu durante a noite e havia uma poça de água no pátio da escola de manhã. O dia estava ensolarado. Na hora do almoço, a poça de água havia desaparecido.

Provável resposta: Estado líquido para estado gasoso.

 

d)      Rafael comprou um picolé no parque. Os amigos o chamaram para jogar bola e ele deixou o picolé em cima da sua mochila. Depois do jogo, quando foi procurar seu picolé, Rafael só encontrou o palito e sua mochila toda molhada.

Provável resposta: Estado sólido para estado líquido

 

e)      Depois do banho, Lara foi pentear seu cabelo, mas o espelho estava todo embaçado.

Provável resposta: Estado gasoso para estado líquido.

 

Professor, as mudanças pelas quais a água passa na natureza recebem o nome de Ciclo da Água.

Sugerimos abaixo algumas músicas, poesias, vídeos e atividades que abordam essa temática.

 

MÚSICAS:

 

Água

Arnaldo Antunes

Da nuvem até o chão
Do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano
Do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa
Da represa até a caixa d´água
Da caixa d´água até a torneira
Da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca
Da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada
Da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
Do outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem

Fonte: http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/682463/

Acesso 13/05/2012

 

 

ÁGUA

Arnaldo Antunes e Arrigo Barnabé (compositores)

 

Toda água é a mesma água

Cada água é uma água só

Cada água é uma outra água

Toda água é mesmo água e só

 

Tetê Spindolla. Água: Só Tetê. São Paulo: Camerati, 1993.

 

 

Resolva as questões:

 

1)      Leia as letras das músicas e responda: Como a água chega “da nuvem até o chão”?

Provável resposta: A água chega da nuvem até o chão por meio da chuva.

 

2)      A segunda música diz que “Toda água é a mesma água”. Relacione as duas letras de música e converse sobre essa frase com seus colegas.

Provável resposta: De maneira lúdica, a música trata das etapas do ciclo da água. Como a água circula na natureza em diferentes lugares, podemos inferir que a água que agora está no copo já foi a água que esteve na nuvem e que se transformou em chuva. Assim, “toda água é a mesma água”.

 

3)      Como a água que entra pela boca chega até o vaso sanitário (privada)?

Provável resposta: Quando bebemos água, eliminamos parte dela por meio da urina. Assim, ela chega até o vaso sanitário. Informe aos alunos que a bexiga é um órgão do corpo onde a urina se acumula antes de ser eliminada.

 

POESIAS:

Leia a poesia a seguir e responda a questão proposta no último verso.

 

 

CICLO

 

Vem o córrego e engole a chuva

Vem o riacho e engole o córrego

Vem o riozinho e engole o riacho

Vem o rio e engole o riozinho

Vem a lagoa e engole o rio

Vem o mar e engole a lagoa

Vem o oceano e engole o mar

Vem o Sol e engole o oceano

 

Vem a chuva que devolve a água

ao córrego, que devolve

ao riacho, que devolve

ao riozinho, que devolve

ao rio, que devolve

à lagoa, que devolve

ao mar, que devolve

ao oceano, que o Sol bebeu?

Onde está a água?

 

FONTANA, Rômulo Antônio. Sol moreno. Curitiba: Letras das Artes, 1997.

Possível resposta: A água está sempre fazendo parte do ciclo da água na natureza.

 

 

O VAIVÉM DA ÁGUA

 

Vocês me conhecem

De várias maneiras.

 

Como um leve vaporzinho

Quando fervo nas chaleiras.

 

Como um sólido cubinho,

Quando vou para as geladeiras.

 

Como um líquido clarinho,

Quando saio das torneiras.

 

Na natureza, estou

Sempre circulando.

 

Com o calor do sol

me esquentando,

Para o alto vou subindo

Para as nuvens formar.

 

Mas com um resfriamento,

à terra irei retornar

na forma de chuva e,

a qualquer momento,

tudo recomeçar.

 

SANTOS, Inara Gonçalves Gomes dos; SILVA, Maria de Fátima Costa. Ciências Passo a Passo 1ª a 4ª séries. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. 44 p.

  

Professor, organize a turma em 3 grupos e distribua para o grupo 1 as músicas, para o grupo 2 a poesia “Ciclo” e para o grupo 3 a poesia “O Vaivém da Água”. Solicite aos alunos que representem o caminho da água citado nas respectivas letras.

O trabalho poderá ser realizado:

 

·        Em uma cartolina;

·        No programa KolourPaint e/ou Tuxpaint ou ainda;

·        No tablet.

 

Apresente uma imagem referente ao ciclo da água na natureza e explique ou reafirme como acontece. Veja:

 

CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

 

Observe a ilustração e leia os textos seguindo a numeração:

 

ciclo da agua

Fonte: Acervo da Autora

 

 

1)      O Sol aquece a superfície terrestre e, com o auxílio do vento, faz com que evapore uma parte da água dos mares, dos oceanos, dos rios, dos lagos, das plantas, do corpo dos animais e do solo.

2)      O vapor de água sobe na atmosfera e, ao encontrar camadas de ar frio, transforma-se em gotinhas de água líquida, formando as nuvens.

3)      As nuvens, depois de certo tempo, ficam carregadas de gotinhas, adquirindo geralmente uma cor escura. Essa água que está na atmosfera formando as nuvens pode se precipitar na forma de chuva.

4)      Parte da água da chuva penetra no solo formando os lençóis de água. Outra parte vai para os rios, lagos e oceanos.

5)      Com o calor do Sol e o vento, uma parte da água da superfície terrestre volta a evaporar, e o ciclo se repete.

 

A partir das explicações, solicite que os grupos comparem os desenhos realizados seguindo as letras das músicas e os textos dos poemas, com o desenho apresentado por você seguindo as explicações acima.

Solicite que os alunos visualizem os vídeos abaixo, utilizando o laptop ou o tablet, visando ampliar seus conhecimentos sobre o “Ciclo da Água”.

 

VÍDEOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA

 

ciclo 1

http://www.youtube.com/watch?v=74NjKxpmns4&feature=related

Acesso 13/05/2012.

 

 

ciclo 2

http://www.youtube.com/watch?v=oL9W5URU76U  

Acesso 13/05/2012

 

 

ciclo 3

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html

Acesso 13/05/2012.

  

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem cada vídeo. Como eles têm curta duração será possível analisá-los separadamente. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Como o ciclo da água foi relatado no vídeo.

 

ATIVIDADES DE REGISTRO:

 

1 – Observe com atenção a ilustração do Ciclo da Água na Natureza, depois, descreva-o utilizando suas palavras.

 

 

ciclo da agua

Fonte: Acervo da Autora

 

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

 

2 - Substitua, nas palavras em destaque, cada letra pela letra anterior do alfabeto e escreva-as em seguida.

 

a)      Água que possui microrganismos causadores de doenças: DPOUBNJOBEB  ______________________

b)      Local de onde se extrai o sal, com a evaporação da água do mar: TBMJOB _________________________

c)      Aparelho utilizado para ver os microrganismos: NJDSPTDPQJP ____________

d)      A água pura não tem gosto. Ela é: JOTJQJEB ____________________

e)      Água que pode ser consumida: QPUBXFM _______________________

f)        Um dos elementos componentes da água: PZJHFOJP ______________

g)      A água pura não te cor. Ela é: JODPMPS _____________

h)      Passagem do estado sólido para o estado líquido: GVTBP ___________

i)        Estado físico emque a água é mais utilizada:MJRVJEP ________________

j)        Um dos elementos componentes da água: IJESPHFOJP ________________

k)      Água no estado sólido:HFMP _____________________

l)        A água pura não tem cheiro. Ela é: JOPEPSB _____________________

m)    Vaporização é a passagem do estado líquido para o estado: HBTPTP __________________

 

3 - Ligue cada palavra à informação correspondente:

 

SOLIDIFICAÇÃO                                      Passagem do estado líquido

                                                                       para o gasoso.

 

 

CONDENSAÇÃO                                       Passagem do estado sólido

                                                                       para o líquido

 

 

FUSÃO                                                          Passagem do estado gasoso

                                                                       para o líquido

 

 

VAPORIZAÇÃO                                             Passagem do estado líquido

                                                                          para o sólido

 

Professor, organize a turma e apresente a seguinte contação de história:

 

livro agua 1

Fonte: Acervo da Autora

 

Sinopse:

A água serve para cair do céu e se chamar chuva. Serve também para dar banho na boneca e na dona da boneca. Pra se divertir com a mangueira... e muitas outras delícias!

 

Professor, solicite que cada aluno faça um desenho no programa Tux Paint do laptop ou no tablet, sobre cada frase dita na história. A seguir, salve-os em um pendrive e monte com a turma uma apresentação no laptop utilizando o programa KPresenter. O tablet também poderá ser utilizado.

A seguir discuta com a turma sobre os usos da água pelo ser humano. Como sabemos, sem água não existiria vida na Terra. A água é fundamental para todos os seres vivos e está presente no corpo de todos eles, inclusive no dos seres humanos. Além de fazer parte do nosso corpo, a água é muito importante nas atividades do dia a dia.

Providencie revistas, jornais e peça para os alunos montarem cartazes com recortes e colagens sobre os usos da água:

 

·        Para beber e no preparo de alimentos;

·        Na higiene pessoal e na limpeza dos ambientes;

·        Na agricultura e na indústria;

·        Na geração de energia;

·        No transporte;

·        No lazer.

 

Professor, aproveite o trabalho sobre os usos da água para conscientizar os alunos sobre a importância de economizar água.

Apresente à turma o livro:

 

livro agua 2

Fonte: http://compare.buscape.com.br/agua-ingrid-beiseme-bellinghausen-8571531722.html#fotos-e-videos Acesso 14/05/2012.

 

Sinopse:

A ilustração do livro incorpora-se ao texto, produzindo transversalidade e universalidade do tema. A questão ecológica, social e cultural é enfocada em forma de alerta. Propõe reflexão e conscientização sobre a importância do valor da água para os seres vivos. História para criança ler e aprender.


Professor, realize um trabalho de conscientização dos alunos e de toda comunidade escolar sobre a importância do consumo correto da água visando minimizar ou erradicar as situações de desperdício da água.

Para tanto, proponha à turma a criação de panfletos informativos com dicas de como usar a água com sabedoria.

Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios:

 

http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html

(Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/

(Exemplo de panfleto sobre qualidade de vida.)

Acesso 08/05/2012.

 

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/

Acesso 08/05/2012.

 

Professor, o panfleto poderá ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

 

DICAS DE ATITUDES PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

 

·        Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto ensaboa.

·        Tomar banhos rápidos. Cada minuto no chuveiro gasta cerca de 9 litros de água.

·        Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes ou lava as louças.

·        Não usar mangueira para lavar a calçada. Bastam apenas uma vassoura e alguns baldes de água.

·        Reutilizar a água da lavagem de roupas para lavar o chão.

·        Manter sem vazamentos as torneiras, as descargas, os chuveiros, as boias de caixa d’água e as tubulações.

 

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática ÁGUA. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.

Dessa forma, convide a turma para criá-lo, para isso utilize os sítios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

 

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html

  http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm

  http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html

Acesso 08/05/2012.

 

Para aprender como criar um Quiz acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related

Acesso 10/05/2012.

 

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.

Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e peça para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.

Auxilie os alunos ao elaborarem as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

 

Professor, os sítios abaixo trazem diversos jogos sobre a água. Auxilie os alunos a utilizarem o laptop ou tablet para jogar.

 

 

jogo 1

 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1634

Acesso 08/05/2012.

 

 

 

jogo 2

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html

Acesso 08/05/2012.

 

jogo 3

http://www.vejaaqui.com/educativos.html

  Acesso 08/05/2012.

 


jogo 4

http://www.smartkids.com.br/passatempos/agua.html

Acesso 08/05/2012

 

8ª Atividade:

 

Concluindo com texto coletivo.

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que descubram o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informações obtidas e após a organização de todo o processo investigativo é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Concluído o texto oriente os alunos para copiá-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitalizá-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustrá-lo com desenhos ou gravuras.

 

9ª Atividade:

 

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

 

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related

Acesso 14/05/2012

 

Professor, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que editem um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker. Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: 

http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html

Acesso 13/05/2012.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·         Conhecimento do tema estudado;

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·         Participação nas atividades propostas;

·         Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

Veja um exemplo:

 

  •          COMO FOI SER PESQUISADOR?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

  •          VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 


 
Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57,abril/2011. 

 

Sugestões de links para alunos:

http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm

http://www.smartkids.com.br/especiais/agua-ciclo-da-agua.html

Acesso 13/05/2012.

 

 Sugestões de links para professores:

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ . Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.

Acesso 13/05/2012

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/a-interdisciplinaridade-na-escola.php

Acesso 13/05/2012.

 

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33431

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877

Acesso 13/05/2012.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Água a vista: ciclo da água na natureza”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Maysa, Escola Estadual Professora Diva Alvees de Lima , Roraima - dijo:
    maybbandeira@hotmail.com

    19/02/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, tem muitos recursos que podem ser utilizados


  • Francisco Zito Carvalho Santos, Unidade Escolar Severo Maria Eulálio , Piauí - dijo:
    zitocarvalho16@gmail.com

    10/04/2013

    Cinco estrelas

    Você fez um trabalho belíi=ssimo, muito criativo. Gostei. Parabens pelo trabalho.


  • tania ednalva da silva, UFAL , Alagoas - dijo:
    taniaednalva@hotmail.com

    17/06/2012

    Cinco estrelas

    Sabemos que não se pode pensar em educação sem planejamento, a autora da PIC Priscila Gervásio sobre a preservação do planeta fez um planejamento de aula muito bom.


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