01/08/2012
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Quando ensinamos a interpretar uma partitura musical, podemos explorar vários conteúdos presentes numa composição: melodia, ritmo, harmonia, dinâmica, andamento, frase melódica, tonalidade, etc.
Para ensinar a fazer notação musical é importante trabalhar em partes para que o aluno possa absorver o conteúdo aos poucos, facilitando suas condições para interpretar os símbolos apresentados.
Nesta aula serão apresentadas as figuras de ritmo que representam o som e o silêncio numa partitura, contudo o conhecimento prévio das notas musicais escritas na pauta, auxiliará no entendimento e no desempenho das atividades.
Professor(a)! Vamos iniciar a aula conversando com a turma sobre a música e o ritmo:
Para que as explicações fiquem mais claras e dinâmicas, apresente os conceitos paralelamente com exercícios práticos.
Após as discussões sobre as questões apresentadas, explique sobre o conceito de ritmo, compasso e os tipos de relação de tempo entre as figuras. Para isso, utilize exercícios de marcação rítmica, solicitando que o aluno acompanhe a marcação do compasso utilizando duas canetas e batendo sobre o caderno ou sobre a carteira.
Enquanto ocorre a marcação rítmica de uma batida por tempo, mostre a figura da semínima no compasso binário, no compasso ternário e no compasso quaternário.
Em seguida oriente os alunos a marcarem duas batidas por tempo, mostrando a figura da colcheia, e assim por diante com as demais figuras. Sugerimos que mostre até a semicolcheia (quatro batidas por tempo), e depois com as figuras mais longas: mínima e semibreve, deixando a fusa e semifusa para aulas futuras. Veja o exemplo abaixo:
Professor (a) você poderá utilizar a imagem das figuras e suas relações rítmicas no site escoladebateristas.blogspot.com – disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_r5a_-nGEh4Y/THSHrrLJOkI/AAAAAAAAADA/UQf7vAp0sEc/s1600/GRADE.JPG acesso em 20/05/2012
Explique então como se preenche o compasso musical com as figuras, de acordo com o signo de compasso.
Antes das atividades instale softwares de partitura nos computadores do laboratório de informática e se familiarize com a forma de trabalhar com eles.
Depois de verificar se todos conseguiram desenvolver a atividade, proponha que cada grupo apresente sua composição rítmica no computador, para que todos ouçam como resultou o efeito rítmico das figuras na pauta.
Para fechar a atividade proponha o jogo interativo disponível no Portal do Professor MEC disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18431/index.html?sequence=2 acesso em 21/05/2012
Professor, para apoio da fundamentação sugerimos também o Recurso do Portal do Professor MEC, objetos educacionais utilizados no conteúdo Música e matemática - transcrevendo um ritmo, via ferramenta de aula, disponível em:
Música e matemática - transcrevendo um ritmo
Para apoio das atividades 2 e 3 consulte o Caderno de Musicalização disponível no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná que possui explicações básicas de leitura musical e posições da flauta doce.
Antes de aplicar a atividade será necessário revisar como se registram as notas musicais numa partitura.
Apresente os elementos básicos de uma partitura: pauta, claves, notas musicais e figuras de ritmo, utilizando uma partitura simples que apresente esses elementos.Indicamos o link abaixo, como exemplo, de uma partitura simples do site FriendsTV. Disponível em: http://www.friendstv.com.br/teclado.htm acesso em 16/05/2012
Em sala de aula distribua a partitura da música “Ode a Alegria” de Beethoven, para cada aluno, solicitando que ele identifique os símbolos que já conhece como: a clave, o nome das notas musicais, e o tempo de cada figura rítmica, fazendo as anotações na própria partitura e devolvendo para correção.
FONTE: Portal Dia a dia Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná,disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf
Esta atividade permite a interpretação dos símbolos de uma notação musical, relacionando as figuras de ritmo no contexto completo da partitura.
Leve para a sala de aula instrumentos que emitem notas musicais como flauta doce, metalofone, xilofone, ou instrumentos virtuais e oriente como produzir essas notas nestes instrumentos.
Proponha que os alunos reproduzam a escala de Do maior.
Reúna grupos de 3 ou 4 alunos para tocarem juntos, ouvindo um grupo por vez, assim ficará mais fácil de perceber se estão conseguindo desenvolver a atividade, como também para auxiliar àqueles que possam apresentar mais dificuldade.
Quando os alunos estiverem conseguindo produzir os sons do instrumento musical proponha que eles procurem tocar a partitura “Ode a Alegria” apresentada na atividade anterior, baseados nas anotações que fizeram, identificando as notas musicais e as figuras de ritmo.
Com esta prática instrumental o aluno aprenderá a interpretar uma partitura musical sob o ponto de vista do músico, que é diferente do ouvinte, tendo a oportunidade de desenvolver uma outra forma de perceber e apreciar a música.
Professor, se achar conveniente, proponha em outras aulas que os alunos pesquisem e tragam partituras de outras músicas de sua preferência para a sala de aula a fim de experimentarem tocar. Para isso será necessário orientar a seleção de partituras de nível fácil, para não desmotivá-los.
Podem-se encontrar partituras no cifraclub, ou diretamente em buscadores na internet.
Observar o desempenho dos alunos durante a produção das atividades e avaliar se o aluno
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