Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Portal das brincadeiras - projeto colaborativo entre turmas

 

28/05/2012

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:

 

  • Produzir o gênero textual: Regras de brincadeiras  
  • Conhecer brincadeiras de outras culturas.
  • Organizar e participar de forma cooperativa de brincadeiras.
  • Construir o Portal das Brincadeiras
Duração das atividades
Para esta sequência didática serão necessárias dez aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia. 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilizando turmas para participação no projeto

           

            Sugerimos que a coordenação da escola mobilize pelo menos duas turmas para participação no projeto.

            Cada professor deverá discutir com os alunos os objetivos e as atividades a serem feitas nesta sequência didática:

           

  •  Conhecer e vivenciar novas brincadeiras.
  •  Sistematizar e socializar brincadeiras.
  • Pesquisar brincadeiras de outras culturas. 
  •  Construir o Portal das Brincadeiras.

 

 

Atividade 2: Construção do blog  

 

               Nesta  atividade, uma das turmas parceiras irá construir o blog Portal das brincadeiras. Sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva, com o auxílio do data show, de forma que todos os aprendizes possam visualizar as etapas necessárias para sua criação.

              Se necessário, peça auxílio ao professor de informática da escola ou consulte os sites: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388,  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

 

             Ao longo do projeto, indicaremos os trabalhos que deverão ser postados no blog pelas turmas participantes. 

       

Atividade 3: Descobrindo novas brincadeiras

 

            Nesta atividade, os alunos irão conhecer algumas brincadeiras, registrar suas regras e socializá-las no blog: “Portal das brincadeiras”, criado na atividade 2. Cada turma ficará responsável por seis brincadeiras.

 

 

 

BRINCADEIRAS DA TURMA 1:

 

 

 

Jacaré e Espirobol, recurso disponibilizado no site: Portal do Professor

 

 

 

 

 

Brincadeiras

 

 

Burguinha e roda disco, recurso disponibilizado no site Portal do Professor

 

 

 

 

 

Brincadeiras

 

 

Skate e buldogue, recurso disponibilizado no site Portal do Professor

 

 

 

 

 

Brincadeiras

 

 

 

 

BRINCADEIRAS TURMA 2:

 

 

Dança dos bancos e Careca Cabeludo, recurso disponibilizado no site Portal do Professor

 

 

 

 

 

Brincadeiras

 

 

 

 

 

Carriolinha e peão, recurso disponibilizado no site Portal do Professor

 

 

 

 

 

Brincadeiras

 

 

 

Bugalha e lenço atrás, recurso disponibilizado no site Portal do Professor

 

 

           

 

 

Brincadeiras

 

 

 

Sugerimos que a atividade seja desenvolvida por meio dos procedimentos abaixo. Ressaltamos que cada turma deverá desenvolver esses procedimentos com as três brincadeiras que ficaram sob sua responsabilidade:

 

  • Assistir o vídeo para conhecer a brincadeira.
  • Brincar no pátio da escola e, se possível, fotografar as crianças. Antes de iniciar a brincadeira, é importante debater sobre suas regras e sobre as atitudes necessárias durante a atividade.
  • Discutir, em sala de aula, sobre as atitudes de cada um durante a brincadeira. Avaliar se houve cooperação, respeito mútuo e organização entre os alunos.
  • Registrar coletivamente as regras da brincadeira e, ao final, as experiências e sentimentos vivenciados ao brincar.
  • Postar no blog o texto e as fotografias.

 

Atividade 4: Compartilhando experiências

           

            Nesta atividade, cada turma lerá as regras das brincadeiras postadas pelos colegas parceiros para conhecê-las melhor. Em seguida, as turmas se encontrarão no pátio e cada uma ensinará ,na prática,  as brincadeiras que sistematizaram na atividade 3.  Sugerimos que seja explorada uma brincadeira por dia. 

            Após vivenciarem as brincadeiras, os alunos se dividirão em duplas e escolherão uma delas para comentar no blog. Os aprendizes poderão escrever se gostaram do jogo, de que forma o realizaram e quais são as atitudes necessárias para o seu sucesso. Para isso, abaixo do texto das regras da brincadeira postado na atividade 3 deverá ter um link que possibilite a inserção de comentários. Durante a atividade, incentive os aprendizes a lerem os comentários dos colegas da turma parceira.

 

 

Atividade 5: Socializando nossas brincadeiras

 

            Nesta atividade, as turmas participantes irão sistematizar as regras das brincadeiras que já conhecem (aquelas que aprenderam com familiares, com outras crianças etc.)  e postarão o material produzido no blog. Para isso, sugerimos duas possibilidades de encaminhamento:

 

 

            5.1 Escrita coletiva das regras das brincadeiras

           

             Os alunos de cada turma elegerão três brincadeiras para escrever suas regras e relatar suas experiências em relação à elas. O professor será o escriba e as crianças ditarão o texto. Se possível, o texto deverá ser elaborado no computador, com o auxílio do data show. Caso contrário, três duplas de alunos ficarão responsáveis por digitar e postar o texto no blog, com o auxílio do professor.

             

            5.2 Escrita em pequenos grupos das regras das brincadeiras

           

            As turmas elegerão, de forma coletiva, as brincadeiras que serão socializadas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos  e cada um escreverá as regras de uma brincadeira e relatará sua experiência com ela. Ao final, deverão postar o texto no blog, com o auxílio do professor.

 

 

Atividade 6: Compartilhando experiências

           

             Cada turma lerá  as brincadeiras postadas no blog pelos colegas parceiros na atividade 5.  Em seguida, no pátio, os alunos de cada turma ensinarão suas brincadeiras aos colegas parceiros. Nesse momento, é necessário discutir sobre as regras e as atitudes necessárias durante a brincadeira.

            Ao final, os aprendizes irão comentá-las no blog. Antes da escrita, o professor planejará os tópicos a serem abordados no texto com toda a turma. Sugerimos que os alunos escrevam se já conheciam a brincadeira, o modo como a vivenciaram e as atitudes necessárias para sua realização.  A atividade poderá ser feita no laboratório de informática, de forma individual. 

 

 

Atividade 7: Pesquisando jogos de outros países

           

            Nesta atividade, cada turma ficará responsável por conhecer, vivenciar e socializar jogos de um determinado país.  Em seguida, indicamos alguns sites que trazem jogos de alguns países, porém, fica à critério da turma a pesquisa de outros jogos.

 

 

JOGOS ANTIGOS

http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp

(Site com diversos jogos antigos de diferentes países)

 

 

PORTAL AUSTRÁLIA: EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO

http://www.portalaustralia.com.br/copy_of_curiosidades-australia/jogos-e-brincadeiras-australianas

(Site com jogos e brincadeiras australianos)

 

BRINCADEIRAS DO MUNDO TODO

http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm

(Site com brincadeiras de diversos países)

            

           Sugerimos que, após a escolha do país a ser pesquisado, os alunos de cada turma se dividam em grupos e cada um fique responsável por conhecer uma brincadeira e ensiná-la aos colegas. Após a vivência, deverão se organizar em grupos novamente e escrever um texto que aborde as regras da brincadeira pela qual ficaram responsáveis e o que acharam dela. Em seguida, é necessário postar o texto no blog, com o auxílio do professor.

           Para enriquecer o trabalho, sugerimos que a turma pesquise características gerais do país e escreva um texto coletivo para postar no blog. 

          Em outro dia, cada turma conhecerá as brincadeiras postadas pelos colegas parceiros. Os professores poderão organizar um novo encontro entre os alunos para que as turmas ensinem, na prática, cada brincadeira.

         Após vivenciá-las, os alunos comentarão no blog, de forma individual, suas percepções em relação à elas.  

 

Atividade 8: Divulgando o Portal das Brincadeiras          

       

             Ao final, cada turma deverá pensar em modos de divulgar o Portal das Brincadeiras. Sugerimos as seguintes estratégias, que poderão ser implementadas pelas duas turmas:

 

  • Elaborar cartazes convidando alunos e professores da escola para visitarem o Portal. Fixá-los nas dependências da escola. 
  • Convidar outras escolas, por meio de e-mail.
  • Convidar familiares para visitarem o Portal.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carriolinha e peão [Tempo de brincar] Vídeo
Dança dos bancos e careca-cabeludo [Tempo de brincar] Vídeo
Bugalha e lenço atrás [Tempo de brincar] Vídeo
Jacaré e espirobol [Tempo de brincar] Vídeo
Burguinha e roda-disco [Tempo de brincar] Vídeo
Skate e buldogue [Tempo de brincar] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

 

Indicamos aos professores a leitura do site: http://www.labrimp.fe.usp.br/?action=brincadeira. Ele traz sugestões de diversas brincadeiras.

 

Sugerimos também o site: http://www.jogos.antigos.nom.br/apres.asp, que traz sugestões de jogos e brincadeiras.

Avaliação

Para verificar os aprendizados dos alunos, sugerimos  que os alunos pesquisem junto aos familiares uma brincadeira, escrevam suas regras e as experiências que tiveram com ela. O professor deverá comparar a produção com as anteriores e verificar se os alunos tiveram um melhor desenvolvimento. Além disso, deve-se observar as atitudes dos aprendizes durante as brincadeiras e identificar se estão construindo relações mais cooperativas e solidárias.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marilene, Escola Estadual Professor Esmeraldo Monteiro , Goiás - dijo:
    mar.diasmach@hotmail.com

    20/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei mto desta sugestão de aula, a professora soube resgatar as brincadeiras antigas por meio da tecnologia. Sucesso.


  • Claudia Fernanda de Vargas arigony , ESC MUN ENS FUN BOA SAUDE , Rio Grande do Sul - dijo:
    cfvarigony@gmail.com

    04/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito , legal a idéia de compartilhamento propósta! Abraços!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.