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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Cyberbullying: problemas no selvagem mundo virtual

 

11/07/2012

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o uso de figuras de linguagem, como sarcasmo e ironia.
  • Identificar maneiras de se defender de Cyberbullying.
  • Criar textos colaborativos utilizando Google Docs.
  • Promover e participar de uma teleconferência.
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que os alunos tenham estudado figuras de linguagem, sobretudo, sarcasmo e ironia. Contudo, esse conteúdo pode ser estudado paralelamente ao projeto de pesquisa.

Estratégias e recursos da aula
  • Recursos 
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet.
  • Data Show.
  • Ferramenta Google Docs.
  • Webcam.
  • Programa Skype.

 Estratégias

  • Debates.
  • Trabalhos em grupos.
  • Escrita colaborativa.

 

Atividade 1 – Motivação – Apresentação do filme Cyberbully

- Sala de vídeo

- Data show

O professor deverá apresentar, para a turma, o filme Cyberbully, produzido pelo canal de televisão americano ABC Family, em 2011, e apresentado no Brasil pelo canal TeleCine.

Cyberbully

Disponível em http://abcfamily.go.com/movies/cyberbully

 A seguir, apresentamos a sinopse do filme:

Taylor Hillridge (Emily Osment) é uma estudante do ensino médio, bonita, de 17 anos de idade, mas um pouco desajeitada, e completamente ciente disso. Quando sua mãe lhe dá um computador de aniversário, Taylor fica animada com a perspectiva de liberdade e independência de ficar online sem a sua mãe sempre olhando por cima do ombro. No entanto, Taylor logo se vê vítima de traição e assédio moral, enquanto visitava um site social, e com medo de enfrentar seus colegas na escola, incluindo sua melhor amiga Samantha (Kay Panabaker), ela é empurrada para um ponto de ruptura extrema. É apenas após este evento de mudança de vida que Taylor descobre que ela não está sozinha, encontrando outros adolescentes, incluindo um colega de classe, que tiveram experiências semelhantes. E para impedir que outras pessoas passem pela mesma provação angustiante de sua filha, Kris (Kelly Rowan) - mãe de Taylor -, leva o caso ao sistema escolar e à legislação estadual.

* Sinopse disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyberbully

O filme está disponível no site Youtube e pode ser assistido online, ou caso o professor prefira, poderá baixá-lo e salvá-lo em pen drive ou DVD. Ou poderá, ainda, sugerir que os alunos assistam ao filme em casa, deixando apenas o debate sobre o mesmo para ser feito em sala de aula.

  • Professor, avalie qual a situação mais viável para a sua sala de aula. No entanto, sugerimos que o filme seja exibido em sala, pois durante a exibição do mesmo você poderá direcionar a atenção dos alunos para os aspectos que julgar mais pertinentes para o projeto de pesquisa.

Os links para o filme são:

 

Cyberbullying - parte 1      Cyberbullying - parte 2

Antes de iniciar a exibição do filme, o professor deverá entregar cópias do questionário apresentado a seguir ou então deverá enviar o questionário via email. Caso a segunda opção seja utilizada, é necessário que o professor solicite aos alunos os seus emails e os avisem sobre o envio do questionário. Caberá ao aluno baixar e imprimir o questionário ou então, fazer o seu preenchimento no computador.

O questionário visa levar o aluno a perceber alguns aspectos do filme e, posteriormente, a definição do tema a ser estudado no projeto de pesquisa.

Filme: Cyberbully

1. Quando Taylor ganhou um laptop de aniversário, quais foram as recomendações da mãe?

Não entrar em sites inapropriados e não fornecer informações pessoais.

2.Em qual tipo de site Taylor se cadastrou?

Num site de relacionamento.

3. Como ela reagiu quando Lindsay comentou sobre sua foto?

Ela reagiu com bom humor. / Não se importou.

4. Por que ela aceitou o convite de amizade de James, se ela nem o conhecia?

Porque ele era bonito e escreveu coisas sensíveis e inteligentes. Além disso, uma de suas amigas, Cheyenne, a encorajou. Depois a outra amiga, Samantha, também a encorajou dizendo que James era diferente de Scott, um garoto por quem Taylor estava apaixonada.

5. Como o cyberbulling( ou bullying online) a Taylor  teve início?

Quando alguém (mais adiante, ficaremos sabendo que foi  o irmão de Taylor)  descobriu a senha dela e escreveu coisas desagradáveis no perfil dela. Desde então, os colegas de escola começaram a escrever coisas horríveis sobre ela também.

6. Após esse primeiro ‘ataque’ o que a mãe de Taylor pediu que ela fizesse? Ela obedeceu?

A mãe pediu para que Taylor para que ela desativasse o perfil, porém ela não fez isso. Ao contrário, respondeu agressivamente a um comentário de Lindsay.

7. Como foi a reação das pessoas na escola?

Todos estavam comentando sobre o assunto  e rindo de Taylor. Afinal, todos tinham acesso ao chat room da escola e podiam ver as mensagens enviadas. Taylor se sentia extremamente incomodada com a situação.

8. Quem mais sofria cyberbullying na escola?

Um colega de sala de Taylor que era homossexual.

9. Como James ‘contribuiu’ para que os ataques de cyberbullying aumentassem?

Ele postou no mural de Taylor que eles tinham mantido relação sexual e que ela havia transmitido gonorréia para ele.

10. As amigas de Taylor ficaram do lado de dela?

Chayenne pediu para que elas não andassem mais juntas porque as pessoas estavam falando mal dela também. Entretanto, Samantha continuou sendo amiga de Taylor.

11. Quem era James na verdade?

Era Samantha. Ela criou um perfil falso.

12. O que o diretor da escola de Taylor disse a sua mãe, quando ela o procurou na escola?

Ele disse que  cyberbulling é diferente de bullying, pois cyberbulling é difícil de controlar, uma vez que os ataques são feitos online e que não há lei que permita que a escola investigue ou obrigue os alunos a falarem o que sabem.

13. Depois que um vídeo sobre Taylor foi postado no site, o que Taylor decidiu fazer?

Ela tentou suicídio.

14. Segundo o médico que atendeu Taylor, por que cyberbulling é mais cruel do que o bullying?

Porque é uma agressão em massa e fica disponível na Internet para que todos possam ver o tempo todo. Não há como a pessoa fugir.

.

15. Qual foi a reação dos colegas de escola diante da tentativa de suicídio de Taylor e do vídeo que ela postou online falando de sua decisão?

 

Eles riram e a chamaram de patética. Todos acharam que ela iria suicidar porque Scott não queira ir ao baile com ela.

16. A mãe de Taylor decidiu procurar ajuda da justiça para proteger sua filha. Quais  foram as respostas que ela obteve?

 

Mesmo tendo impressas as mensagens agressivas que Taylor havia recebido, não era possível fazer nada, uma vez que não havia nenhuma ameaça física e as agressões foram feitas pela internet e  não pessoalmente. Não havia lei naquele estado americano para esse time de crime.

(Estados americanos possuem leis próprias)

 

17. Como o grupo de apoio ajudou Taylor a superar cyberbulling?

 

Fez com que ela percebesse que, infelizmente, existem muitos outros adolescentes que passam pelo mesmo problema que ela e que não existe nada de errado com ela, como ela julgava ter.

 

18. Após contar a verdade sobre a criação do perfil falso de James para Taylor e publicar isso online , o que aconteceu com Samantha?

Ela começou a ser alvo de agressões também.

19. Quais são algumas sugestões propostas pelo grupo de apoio para lidar com cyberbullying?

  • Imprimir as mensagens agressivas, que podem ser utilizadas como evidências.
  • Bloquear o remetente
  • Contar para as pessoas: pais, professores, diretores.
  • Denunciar o agressor para o administrador do site e ele poderá até cancelar a conta do agressor.

20. Ao voltar para escola, como Taylor decide lidar com os agressores?

Ela decide não ignorar  mais as agressões e enfrenta Lindsay. Ela conta com o apoio de todos presentes na cafeteria, uma vez que todos se sentiam ameaçados por Lindsay.

21. Qual foi o resultado das ações de Taylor e sua mãe junto à justiça?

Depois que uma entrevista com Taylor e Samantha foi publicada num jornal, um senador ( Evans) decidiu trabalhar na proposta de uma lei contra crimes online.

22. Quais lições você pode retirar do filme?

( Respostas irão e deverão variar)

 

Atividade 2 – Discussão sobre o filme

- Alunos organizados em círculo

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

Finalizada a apresentação do filme, um debate deverá acontecer. O professor deverá conduzi-lo partindo das respostas apresentadas no questionário.

Os alunos deverão perceber a importância desse estudo, haja vista que a Internet tornou-se um ambiente natural para eles e que, portanto, se faz necessário que eles sejam capazes de se defenderem de um provável 'ataque' online.

Para orientar o debate, o professor poderá propor perguntas, tais como:

  • As recomendações da mãe de Taylor estavam corretas?
  • Por que mesmo sendo constantemente agredida online, Taylor não deletou seu perfil?
  • Você se sente vulnerável ao postar mensagens e/ou fotos online?
  • Caso você fosse vítima de cyberbullying, como você reagiria?
  • Você conhece alguém que foi ou é vítima de cyberbullying?

 

Atividade 3 - Pesquisa sobre o filme

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

No filme foram citados nomes de sites, de um senador americano e nos créditos finais Tina Meier. Por isso, os alunos deverão realizar pesquisas para responder algumas perguntas, tais como:

  • O filme é baseado em uma história real?
  • O site Clicksters, citado no filme, existe de verdade? Se sim, como ele funciona?
  • Quem é o senador Evans?
  • Quem é Tina Meier?

A socialização das pesquisas se dará pela criação de textos colaborativos via ferramenta Google Docs.

As outras etapas do projeto de pesquisa também serão realizadas via essa ferramenta.

O tutorial de como utilizar essa ferramenta está disponível em https://docs.google.com/document/pub?id=1EVwCFTIMmynwXgHm8CDv9svXKZlD-NDHg5irbWnKE34

Google docs

 

Atividade 4 – Delimitação do tema

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Nesse momento, os alunos deverão decidir qual aspecto do assunto cyberbullying eles querem estudar.

O professor poderá dividir os grupos de acordo com os temas propostos abaixo:

Grupo 1 – O surgimento do termo Cyberbullying.

Grupo 2 – A legislação e Cyberbullying.

Grupo 3 – Como lidar com Cyberbullying.

Grupo 4 – Regras de como sobreviver num ambiente online.

Grupo 5 - Consequências dos ataques de Cyberbullying.

  • Professor, atente-se que essas são apenas sugestões. Os alunos deverão ter toda liberdade e oportunidade para delimitação do tema de acordo com seus interesses e curiosidades. Não impeça que essas ideias floresçam.

 

Atividade 5 – Problematização  do tema e elaboração de hipóteses

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

- Alunos organizados em círculo

No filme, podemos observar que mesmo sendo vítima de cyberbullying, Taylor não deletou o perfil e continuou ora visualizando os comentários sobre ela, ora postando comentários.

  • Por que ela fazia isso? 
  • Será que todas as vítimas de cyberbullying  se sentem incomodadas com os comentários mas não conseguem deletar o perfil de um site de relacionamento? 
  • Seria carência? Necessidade de fazer parte de um grupo?

 

Um outro aspecto a ser considerado é a ação de quem promove cyberbullying. Samantha, a amiga de Taylor, que também a humilhou e inventou mentiras, disse que, na internet, é diferente do bullying , pois parece que não é real.

  • Seria o cyberbullying mais cruel do que o bullying presencial? Em que sentido?
  • Quem sofre cyberbullying também sofre bullying?
  • Quem são as vítimas de cyberbullying?

 

 A personagem do filme, Taylor, a princípio não se importou com os comentários de Lindsay. Porém, com o passar do tempo e com o aumento de agressões, como as que ela tinha DST's ( Doenças Sexualmente Transmissíveis), que estava grávida, Taylor  não estava mais suportando as ofensas e mentiras e tentou suicídio. 

  • Na vida real, como as vítimas de cyberbullying reagem?
  • Quais são os casos famosos de cyberbullying?
  • Reações extremas como suicídio só acontecem depois de um longo tempo de cyberbullying ou não?

 

Podemos focar também na maneira como as autoridades lidam com o tema. No filme, Taylor e sua  mãe conseguiram mobilizar um senador interessado no tema.

  • Existem leis específicas para isso no Brasil? Quais são elas?
  • Se não existem, há mobilização para que elas existam?

 

Devemos considerar também o fato de que ter leis específicas para o cyberbullying, não vai impedir que ele não aconteça; elas vão apenas tratar da punição para quem realiza esse tipo de agressão.

  • Quais cuidados devem ser tomados para não se tornar vítima de cyberbullying?
  • Qual o papel dos pais nesse processo?

 

Outro fator que merece destaque é a maneira como Taylor conseguiu lidar com os ataques online. Ou seja,ela teve o apoio da mãe e de um grupo de ajuda, o que foi essencial no processo.

  • Existem grupos de ajuda para lidar com cyberbullying no Brasil?
  • Se sim, em qual estado? Como é possível participar de uma reunião?

 

Atividade 6 - Definição da justificativa

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

  • Por que queremos estudar esse assunto?
  • Qual a relevância dele?
  • Por que ele nos chama atenção? 

Respondendo a essas perguntas, os alunos terão formulado suas justificativas para o estudo do tema cyberbullying.

O professor deverá orientá-los tanto na formulação das justificativas quanto na escrita das mesmas.

 

Atividade 7 - Definição dos objetivos

O que pretendemos com esse trabalho? Como objetivos sugerimos:

  • Estudar o fenômeno cyberbullying e suas consequências.
  • Conhecer as leis para casos de violência online.
  • Propor e compartilhar cuidados para evitar ser vítima de cyberbullying.
  • Realizar uma teleconferência entre escolas.

 

Atividade 8 - Metodologia

- Laptops Classmate ou tablets conectados à Internet

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Sendo o assunto Cyberbullying nada mais natural que todas as etapas do projeto sejam realizadas virtualmente.

Já mencionamos que os alunos deverão criar documentos no Google Docs e alimentá-los com os resultados obtidos.

Em relação à vídeo conferência, o professor deverá encontrar uma escola parceira para participar do projeto. Essa busca pode ser feita nas escolas do município, onde o professor leciona ou então aqui no Portal do Professor.

Para o bom andamento dessa proposta de interação virtual entre escolas, sugerimos que o professor acesse o link a seguir e se informe sobre as possibilidades de interação virtual. O link é http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=627

Intercâmbio Virtual

 

Atividade 9 - Participação na Wikilegis

A Wikilegis foi idealizada pela Câmara dos deputados visando o debate sobre questões relativas ao uso de Internet no Brasil. Todo e qualquer cidadão brasileiro pode se cadastrar e exprimir suas opiniões.

Uma vez que é uma wiki, todos os cadastrados na comunidade podem postar comentários e apontar sugestões, críticas e contribuições. Contribuições essas que irão auxiliar os deputados na proposta final do Projeto de Lei 2126/2011, o qual estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. 

 

O link é http://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet/wikilegis

Wikilegis

 

Atividade 10 - Socialização da pesquisa

Uma vez  concluídas todas as etapas da pesquisa, os alunos deverão publicar seus documentos.

Deverá ocorrer uma socialização entre os grupos da sala e, em outro momento, para toda a comunidade escolar.

Essa socialização para a comunidade pode ser realizada em um evento na escola, visando à conscientização tanto de pais e alunos em relação ao tema.

Sugerimos ainda que os alunos realizem intercâmbios virtuais com outras escolas. Esse intercâmbio pode se dar através do uso de ferramentas digitais como Skype ou MSN Messenger. Ambas ferramentas são oferecidas gratuitamente mediante a criação de contas de usuários e oferecem opções de comunicação via áudio, vídeo, além de tutoriais de ajuda.

A ferramenta Skype pode ser baixada diretamente do site http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/. Já o MSN Messenger pode ser baixado em http://windows.microsoft.com/pt-BR/messenger/home?WT.mc_id=siteMSN_HomePage_IconeMenuSuperior.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poderão ajudá-lo a compor uma aula produtiva.

Avaliação

A avaliação não deve focar apenas a socialização dos resultados obtidos, mas sim todo o processo desenvolvido até a chegada dos resultados.

Por isso, elencamos como objetos de avaliação:

  • a criação dos documentos.
  • a participação efetiva na realização das atividades propostas.
  • a entrega das atividades nas datas estipuladas.
  • o envolvimento na realização das atividades.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Claudia P.P.R.Ribeiro, EMEF Zilda Andrade , Espírito Santo - dijo:
    cppr@ig.com.br

    17/10/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo projeto!! Dá até para aproveitar em diversas disciplinas e aprofundar ainda mais o assunto.


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