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Os climas do Brasil e sua influência sobre as paisagens. Iniciação Científica - UCA.

 

13/07/2012

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem os tipos de clima que atuam em nosso país e proporcionam a existência de paisagens diversas em cada uma das regiões brasileira. Espera-se que as atividades de pesquisa promovam a construção de conhecimentos significativos a respeito da relação entre os tipos de clima e a paisagem de cada região do Brasil e do mundo.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos saibam diferenciar os conceitos de Tempo e Clima.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezado (a) Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os alunos as condições do tempo no lugar onde vivem: se o dia amanheceu nublado ou ensolarado? Está frio, chuvoso ou faz calor? A partir dessas observações, instigue-os a  recordarem da previsão do tempo anunciada pelos jornais: Será um dia chuvoso ou ensolarado? Ou o dia vai ficar com sol e algumas nuvens, com chances de chuva à tarde? Quais as  condições meteorológicas para o lugar onde você mora no dia de hoje?

- Os alunos, além das observações diretas, podem pesquisar em sites de previsões do tempo, como:

1. Centro e Previsão de Tempo e Estudos Climáticos: <http://tempo.cptec.inpe.br/>; Acesso em 20/05/2012.
2. Climatempo: <http://www.climatempo.com.br>; Acesso em 20/05/2012.
3. Canal do tempo: <http://br.weather.com/>; Acesso em 20/05/2012.

- Após expressarem suas observações e opiniões, aproveite a "sementeira de ideias" e converse com os estudantes sobre o clima predominante em nosso país durante o ano todo. Problematize:

  • Como é o clima predominante em nosso país?
  • Quais são suas principais características, ou seja, predomina temperaturas baixas, com muito frio, ou altas, com calor a maior parte do ano?

 

- A partir das respostas dos estudantes, recorde a diferença de Tempo e Clima. Relembre que quando nos referimos às condições meteorológicas de um determinado lugar em um dado momento, estamos falando de Tempo; mas quando afirmamos que o Brasil é um país Tropical, nos referimos ao Clima. Ressalte a grande extensão territorial de nosso país tanto no sentido Norte-Sul quanto Leste-Oeste e algumas diferenças de temperaturas decorrentes desse e de outros fatores.

- A partir dessas ideias, convide-os a estudarem os tipos de Clima presentes no Brasil e sua influência sobre as paisagens, a partir da elaboração de um projeto de Iniciação Científica.

- Partimos do princípio de que o conhecimento é construído significativamente pelas crianças quando elas se envolvem no processo de aprendizagem. Assim sendo, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa na Educação Básica tem como finalidade promover a produção de aprendizagens propositivas, a partir de atividades que podem ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade.

- Sugerimos que as atividades sejam realizadas tendo como princípio a metodologia de pesquisa científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os estudantes algumas etapas, descritas a seguir.

Definir um tema
  • O que pesquisar?
Justificar a escolha do tema
  • Por que pesquisar?
Elaborar a problematização
  •  Qual/quais pergunta(s) se pretende responder com a pesquisa?
Fazer levantamento das hipóteses
  • Qual a suposição? Como imaginamos a resposta do problema?
 
Definir o(s) Objetivo(s)
  • Para que pesquisar - aonde se quer chegar?
Selecionar as fontes de pesquisa
  • Onde encontrar as informações sobre o tema escolhido?  Que fontes consultar para desenvolver o projeto de iniciação científica?
Definir a metodologia
  •  Como alcançar os resultados? Qual o melhor caminho?
Delimitar um cronograma
  •  Qual é o tempo necessário?
Desenvolver a investigação
  •  Quais as respostas/descobertas?
Divulgar os resultados
  •  Como socializar os conhecimentos adquiridos?

 - Para saber mais sobre as etapas de um projeto de pesquisa, acesse o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm > (acesso em 17/05/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".

 

Atividade 01

Motivação para a pesquisa

PASSO A PASSO

 

- Primeiramente, divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos para estimular o trabalho em equipe, incentivando a cooperação e a colaboração entre os estudantes.

- Comece a elaboração do Projeto de Iniciação Científica buscando cativar os alunos a se envolverem com a proposta de investigação. Assim sendo, inicie apresentando uma música para contagiar a turma a delimitar o tema de pesquisa. Proponha ouvir e cantar a música “País Tropical”, e assistir ao vídeo disponível no link: <http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/>. A letra da música poderá ser visualizada pelos alunos para que possam também cantá-la.   

País Tropical

Jorge Ben Jor

Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal   

 

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria

Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê

Do meu Brasil

Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
 

 

- Após cantar e descontrair-se com a música, pergunte se alguém a conhecia, o que acharam da letra e o que sentiram ao ouvi-la. Ouça os estudantes expressarem suas opiniões e depois comente a primeira parte da música:

"Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza [...]".

 

- Problematize:

  • Por que o Brasil é considerado um país tropical?
  • Você concorda que nosso país é bonito por natureza? Por quê?

 

- Faça uma roda de conversa sobre as características climáticas de nosso país e sua influência sobre a cultura do povo brasileiro e as diferentes paisagens que compõem o nosso território. Pergunte:

  • De maneira geral, no Brasil destacam-se quais tipos climáticos? Por quê?

 

- Aguarde até que os grupos conversem entre seus pares e opinem sobre a questão. Depois, a partir de seus conhecimentos prévios, reforce a ideia de que no Brasil destacam-se os climas quentes devido principalmente à sua posição geográfica e a influência de massas de ar equatoriais e tropicais que incidem sobre nosso país.

- Agora, proponha aos alunos a elaboração de um Projeto de Iniciação Científica definindo como tema "Os climas do Brasil e sua influência sobre as paisagens". 

- Após a delimitação do tema, toda a turma deverá auxiliar na elaboração da justificativa do Projeto, ou seja, explicar o motivo pelo qual a investigação deve acontecer. Constitui, na verdade, na motivação dos estudantes a perguntarem sobre a necessidade, relevância e o interesse para que possam analisar, sob diferentes perspectivas, o tema proposto, a fim de que o processo de aprendizagem seja levado adiante para a construção coletiva de um Projeto de Pesquisa.

- Nesse momento o intuito é incentivar os alunos a desenvolverem a curiosidade para entenderem os tipos de clima que atuam em nosso país e como influenciam na existência de paisagens diversas em cada uma das regiões brasileiras.

 

Problemática da pesquisa:

- Medie uma roda de conversa com vistas a fazerem perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas considerando a possibilidade real de respondê-las no decorrer do processo de investigação. Converse sobre a possibilidade de surgirem outras questões durante a realização do projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve uma pesquisa.

- Para instigar a curiosidade dos estudantes sobre os tipos climáticos predominantes em nosso país, proponha que pesquisem um mapa político do Brasil, como o exemplo a seguir, e observem a grande extensão territorial do nosso país e sua localização, dentre outros aspectos, que podem influenciar nos tipos climáticos presentes em nosso país. Questione:

  • Em relação à linha do Equador, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?
  • Em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?
  • O Brasil faz parte de qual continente?
  • O nosso país é banhado por qual oceano?

Divisão Político Administrativa do Brasil. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/elementos_representacao.html>. Acesso em 20/05/2012.-

- Auxilie os estudantes a proporem questões sobre a diversidade climática presente em nosso território, mediando um debate entre os grupos. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Além das questões propostas pelos alunos, problematize:

  • Quais os tipos de clima que atuam no território brasileiro e qual a sua área de abrangência?
  • Como cada tipo climático influencia na existência de diferentes paisagens em cada uma das regiões brasileiras?

 

- A partir dessas e de outras questões, instigue-os a pensarem sobre as hipóteses, ou seja, nas possíveis respostas que surgirem sobre as suas próprias dúvidas. Valorize o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema, solicitando a cada um que busque responder as questões anteriores e outras apresentadas, levantando uma resposta provisória ao problema, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Por exemplo:

  • No Brasil predominam climas quentes nas regiões localizadas entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio e clima com ocorrência de temperaturas mais baixas na porção localizada a Sul desse trópico.
  • Os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diversos tipos de paisagem em nosso país.  de pp

 

Objetivos:

- Proponha que os objetivos sejam definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, converse com os grupos e medie um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre "Tempo e clima: qual a diferença?". É importante destacar como objetivo a seguinte ideia:

  • Distinguir os tipos de clima presentes no território brasileiro bem como suas áreas de atuação;
  • Identificar fatores climáticos que influenciam na formação das diferentes combinações que constituem as diversas paisagens das regiões do Brasil.

 

- Após a construção e registro das etapas anteriores do projeto de pesquisa, oriente os alunos buscarem as diferentes fontes em que podem levantar informações sobre o tema. Nesse sentido, faça um debate com a turma sobre os locais e os materiais que já consultaram em outras atividades de investigação científica ou que gostariam de utilizar para buscar informações sobre a temática aqui proposta.

- Destaque a importância, em um trabalho de Iniciação Científica, de se buscar informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo da elaboração do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas. Sugerimos para essa investigação, as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Banco de imagens
  • Enciclopédias
  • Livros didáticos e científicos
  • Vídeos
  • Dicionário

 

 - Oriente os grupos para executarem as seguintes etapas:

  • Sugestões de sites com textos sobre o tema:
  • Sugestões de sites de vídeos:
  • Sugestões de sites e blogs:

 

- Cada grupo será responsável por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresentação sobre as mesmas na próxima aula. Na aula seguinte, cada grupo deverá fazer uma apresentação das fontes identificadas.

- O objetivo nesse momento é que a turma, com mediação do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para análises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da natureza nas paisagens.  Indique critérios de seleção de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, vídeos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).

- Após a definição das fontes, os alunos terão uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma redação sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, deverão fazer uma abordagem das ideias principais; em relação aos vídeos, fazer uma pequena sinopse; em relação aos sites e blogs os estudantes deverão fazer, por escrito, uma apresentação do autor (ou autores) bem como dos seus conteúdos principais. 

- Discuta, também, algumas estratégias metodológicas que possam enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

Levantar e coletar dados em fontes que abordam questões relativas aos climas predominantes no Brasil, buscando conhecer os tipos climáticos que atuam em cada região do nosso extenso território, bem como as principais características em relação a atuação das massas de ar, médias de temperatura e pluviosidade, além de outros aspectos importantes inerentes à essa temática.

- Oriente-os para que levantem informações conceituais e temáticas em relação ao clima no Brasil em sites de busca na Internet, privilegiando endereços de pesquisas escolares; em documentários e produções discentes e docentes postadas no Youtube, em blogs e outros sites; boxes de livros didáticos que trazem indicações de estudo de clima; dentre outras. As fontes possíveis de serem encontradas são múltiplas e variam conforme os procedimentos utilizados para levantá-las, o contexto social onde os discentes envolvidos na pesquisa estão inseridos; explorar as fontes e refletir sobre a situação-problema e questões da pesquisa (atividades de leitura, discussão em grupo; comparação entre as fontes para observar como explicam os conceitos abordados na pesquisa; registrar e socializar as descobertas feitas (produção de relatório individual e/ou coletivo, construção de blog na Internet; criação de slides/pôsteres para apresentar em seminários; etc.).

- Além do levantamento dessas informações, oriente-os a acessarem sites de projetos cartográficos, como o IBGE Teen!, disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf > (acesso em 20/05/2012), e analisar representações cartográficas sobre os tipos climáticos do Brasil e suas extensões, dentre outros temas inerentes ao assunto, como a organização do relevo, vegetação, etc. e fazer uma leitura analítica estabelecendo comparações e correlações entre as informações disponibilizadas por meio do uso da linguagem cartográfica.

- Para organizar estas atividades, é importante definir um cronograma prevendo um tempo para cada etapa da pesquisa, quando e por quem a mesma deverá ser desenvolvida. Acreditamos que para esta atividade o tempo médio necessário deve ser de 1 mês, se o número de aulas previsto no currículo do Ensino Médio for de 3 horas/aulas semanais. Mas não podemos esquecer que uma pesquisa é algo flexível e pode sofrer ajustes de acordo com as necessidades das pessoas envolvidas.

 

Desenvolvimento da Pesquisa:

- A partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, oriente os estudantes a analisar os dados e informações a fim de refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.

- Cada grupo deverá expor as conclusões a que chegaram após testarem as hipóteses. É nesse momento que deverão responder à problematização da Pesquisa. Portanto, oriente os alunos para que, em cada etapa de desenvolvimento da pesquisa se privilegie momentos para a promoção de debates entre os grupos e para registros de suas compreensões individuais e coletivas em um arquivo Kword.

- Finalizada a pesquisa, proponha um momento para “socializar os resultados” para comunidade escolar e, se houver espaço divulgar a toda a comunidade externa. Para isso, desde o primeiro momento da elaboração do projeto de pesquisa oriente os alunos em relação aos registros, elaboração dos relatórios e socialização dos resultados da pesquisa.

- Sugerimos que o  registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção de relatório coletivo, incentivando a cooperação e a colaboração de todos os membros dos grupos. Oriente os estudantes na elaboração de cada uma das etapas do relatório, esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos mesmos.

- Oriente-os para que a socialização dos conhecimentos adquiridos seja feita através da elaboração de slides para serem apresentados por cada grupo em forma de seminário, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos.

- Para saber mais sobre como orientar a organização de um seminário, acesse a aula "Consumo e sustentabilidade" disponível no Portal do Professor: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082> (acesso em 20/05/2012) . 

 

- Acompanhe a sistematização do projeto de iniciação científica no quadro-síntese a seguir:

Tema de pesquisa
  • Os climas do Brasil e sua influência sobre as paisagens.
Justificativa
  • Faz-se relevante conhecer os tipos de clima que atuam em nosso país, pois esses influenciam nas paisagens diversas que compõem cada uma das regiões brasileiras.
Problematização
  • Quais os tipos de clima que atuam no território brasileiro e qual a sua área de atuação?
  • De que maneira os tipos climáticos influenciam na existência de diferentes paisagens naturais e culturais em cada uma das regiões do país?
  •  
Hipóteses
  • No Brasil predominam climas quentes nas regiões localizadas entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio e clima com temperaturas mais baixas na porção localizada a Sul desse trópico. 
  • Os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diversos tipos de paisagem em nosso país.  de pp
Objetivo(s)
  • Distinguir os tipos de clima presentes no território brasileiro, bem como suas regiões de atuação;
  • Identificar fatores climáticos que influenciam na formação das diferentes combinações que constituem as diversas paisagens das regiões do Brasil.
Fontes de pesquisa
  • Jornais; Revistas; Internet; Banco de imagens; Enciclopédias; Livros didáticos e científicos; Vídeos; Dicionário, dentre outras.
Metodologia
  • Levantamento de dados e coleta de informações conceituais e temáticas em relação ao clima no Brasil em nas diversas fontes consultadas, privilegiando informações de pesquisas escolares/científicas.
  • Análise de representações cartográficas sobre os tipos climáticos do Brasil e suas extensões, dentre outros materiais cartográficos relacionados à temática de pesquisa.
Cronograma
  •  12 aulas de 50 minutos cada.
Desenvolvimento da investigação  
  • A partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, os estudantes deverão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.
Divulgação dos resultados
  • Elaboração de slides para serem apresentados por cada grupo em forma de seminários, utilizando o laptop e o software Kpresenter.

 

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Fonte: Clip-Art.

- Destaque aos estudantes que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flexível, podendo ser reconstruído pelo pesquisador no decorrer de seu desenvolvimento. As atividades podem utilizar várias aulas, contemplando  um bimestre/trimestre ou até mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poderá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re)orientações.

- Incentive, também, a promoverem debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

 

 

Atividade 02

Zonas climáticas e tipos de Clima que atuam no território brasileiro

PASSO A PASSO

- Agora oriente os grupos a iniciarem o desenvolvimento da investigação proposta, a partir da situação-problema:

  • Quais os tipos de clima que atuam no território brasileiro e qual a sua área de atuação?

 

- Para auxiliar os alunos a explorarem essa questão, sugerimos que comece recordando os vários tipos de clima que atuam sobre a superfície terrestre, cada um com características muito peculiares, que estão refletidas nas paisagens. Pergunte aos estudantes:

  • Quais são os principais fatores que influenciam diretamente nas características climáticas de uma região?

 

- Oriente aos alunos para que consultem as fontes de pesquisa levantadas anteriormente que abordam a temática deste projeto de pesquisa, buscando compreender a questão anterior e outras a ela inerentes (sugerimos, dentre outras fontes, o site institucional da Enciclopédia Britânica, disponível em <http://escola.britannica.com.br/search?query=climas>, acesso em 20/05/2012).  Nesse momento o objetivo é que os estudantes entendam que os climas do planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que incide sobre o mesmo em cada período do ano. Questione:

  • Os raios solares atingem todos os pontos do nosso planeta com a mesma intensidade? Justifique.
  • A quantidade de luz que atinge a superfície em áreas próximas ao Equador é igual as recebidas em regiões adjacentes aos círculos polares? Explique.

 

-  É importante que os grupos problematizem e discutam entre seus pares durante as etapas de levantamento das informações, a fim de que compreendam que em decorrência da Terra apresentar uma forma esférica, a luz solar que atinge perpendicularmente a superfície de nosso planeta não abrange todos os pontos do mesmo em igual intensidade.

- Medie debates entre os grupos com vistas a entenderem que a quantidade de luz que atinge as regiões adjacentes ao Círculo Polar Ártico é diferente das recebidas em áreas próximas à Linha do Equador. Isso advém do fato de que os raios que atingem os pontos próximos ao paralelo do Equador incidem de forma perpendicular, isto é, de maneira mais direta. A  medida que se afasta do mesmo, os raios solares atingem a superfície de forma mais inclinada, ou seja, com menor intensidade.

- Ressalte a ideia de que o direcionamento dos raios solares é um dos fatores que influencia na formação de áreas mais quentes ou mais frias de nosso planeta. Mas destaque que existem outros fatores determinantes na composição dos climas, como o relevo, a vegetação, dentre outros.

- Peça aos grupos que encontrem representações cartográficas das zonas climáticas da Terra e tipos de clima em cada uma delas, com vistas a ilustrar as cinco zonas térmicas estabelecidas para facilitar a classificação dos climas no globo terrestre, conforme imagens a seguir: 

 

  

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/zonas-termicas-terra.htm>. Acesso em 20/05/2012. 

 

 

 Disponível em: <http://get6educacaoegeografia.blogspot.com.br/2012/05/clima.html >. Acesso em 20/05/2012.

 

- Antes da pesquisa das representações cartográficas, resgate novamente a música "País Tropical", utilizada como forma de motivação inicial para a elaboração deste projeto de pesquisa. Agora o objetivo é instigar a curiosidade dos alunos para entenderem por que o Brasil é conhecido como "um país tropical". Para isso, ouça novamente a música e retome o primeiro verso:

"Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza [...]".

 

- Problematize:

  • O Brasil se localiza em qual zona climática?
  • Como se caracteriza o clima predominante nesta zona climática?
  • Quais são as características predominantes dos tipos climáticos presentes em nosso país?

 

- Oriente os grupos para que construam conhecimentos significativos acerca dessas e de outras questões. O objetivo neste momento é que percebam que o Brasil localiza-se em sua grande maioria na zona Tropical, e tem como climas predominantes o Tropical úmido e Equatorial. No entanto, devido a grande extensão territorial de nosso país há, ainda, a presença dos climas Tropical Seco e Subtropical Úmido.

- Medie um debate entre os grupos buscando discutir as questões abordadas. Valorize e incentive a escrita por meio da produção  de textos. Instrua os grupos a exporem os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os estudantes, através da construção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

 

Atividade 03

Os tipos de Clima predominantes em cada região do Brasil

PASSO A PASSO

- Agora que os alunos já estudaram os tipos de clima de maior ocorrência no território brasileiro, oriente-os a pesquisarem os climas predominantes em cada região do Brasil. Questione:

  • Localize a área de atuação de cada tipo  climático sobre as regiões do território brasileiro: Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte?
  • Quais são as principais características climáticas de cada região brasileira?
  • Qual o tipo de clima da região onde você mora?
  • Qual o tipo de clima predominante em sua cidade?

 

 - Aguarde até que os estudantes conversem entre seus pares. Posteriormente, oriente-os a pesquisarem em fontes diversas com vistas a levantarem as informações necessárias para se compreender quais os tipos de clima de maior ocorrência em cada uma das regiões do território brasileiro, bem como suas respectivas características.

- Oriente os estudantes a pesquisarem em sites institucionais, como o IBGE Teen! <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>, ou <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/climas-do-brasil/climas-do-brasil-5.php>, acesso em 20/05/2012), dentre outros, que além de textos explicativos, que apresentam representações cartográficas ilustrativas, como esta a seguir:

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 Brasil: Climas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf> (acesso em 20/05/2012).  

 

-  Nesse momento do projeto de iniciação científica é importante que, além de saberem quais os climas de maior ocorrência em cada uma das regiões do território brasileiro, que entendam as principais características climáticas predominantes nessas regiões. Neste sentido, solicite aos grupos que, novamente, apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

 

Atividade 04

Os fatores climáticos que influenciam na formação das diferentes combinações que constituem as diversas paisagens das regiões do Brasil.

PASSO A PASSO

- Agora o objetivo é que os estudantes entendam que os tipos de clima que atuam sobre o extenso território brasileiro proporcionam a existência de paisagens variadas em cada uma das regiões do Brasil. As paisagens vegetais se desenvolvem em conformidade com o tipo de clima, do relevo e do tipo de solo em que elas se situam. Mas a influência do clima é, indubitavelmente, um dos fatores mais relevantes. Para reforçar essa ideia, retome a seguinte questão-problema:

  • De que maneira os tipos climáticos influenciam na existência de diferentes paisagens naturais e culturais em cada uma das regiões do país?

 

- Oriente os estudantes a pesquisarem em fontes diversas com vistas a apreenderem que o planeta Terra apresenta uma grande variedade de climas em decorrência de diversos fatores, como a latitude, o relevo, as correntes marítimas, a continentalidade, dentre outros fatores. Consequentemente, nele (planeta Terra) encontramos também grande diversidade de paisagens naturais e culturais. Para facilitar essa compreensão, por parte dos alunos, apresente o vídeo "Clima e domínios morfoclimáticos no Brasil, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=homWtvuRPGI>, acesso em 20/05/2012.


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Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=homWtvuRPGI>, acesso em 20/05/2012. 

 

- O objetivo, neste momento, é que os estudantes entendam que o Brasil é um país que quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade de formações vegetais, de tipos de solo, etc. Pergunte:

  • Quais as principais formações vegetais brasileiras e sua respectiva região climática característica?

 

- Oriente os grupos a pesquisarem buscando entender estas questões e outras a elas inerentes. Depois, instigue-os a perceberem que o clima, além de influenciar os aspectos físicos da paisagem, interfere também nos modos de produzir e consumir da população, nas manifestações culturais, dentre outros, o que reflete na materialização da paisagem do território brasileiro. Questione:

  • De que maneira o clima interfere nos modos de produzir e consumir da população brasileira?
  • Que aspectos de nossa cultura são influenciados pelos fatores climáticos e materializados na paisagem?

 

 - Acompanhe os grupos nas reflexões sobre as questões apresentadas e outras que aparecerem no decorrer das pesquisas em fontes diversas, buscando evidenciar que o clima, em cada região do Brasil, possibilita atividades econômicas específicas, como, por exemplo, o turismo ou atividades agropecuárias, modos de consumo diferenciados, bem como manifestações próprias da cultura de cada região, como o modo de construir suas casas, de se vestir, de se divertir, dentre outros.

- Oriente os alunos a fazerem todas as anotações sobre os dados e as informações levantadas em relação ao tema estudado. Acompanhe os grupos na produção de textos e imagens ilustrativas para fazerem a sistematização dos conhecimentos adquiridos durante esta etapa da pesquisa, em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

 

Atividade 05

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

 

- Destaque aos grupos que nesta etapa deve-se socializar a conclusão de todo o processo de investigação. A apresentação dos resultados do projeto de iniciação científica, conforme previsto desde o início das etapas de investigação, deve ser através do uso de slides para serem apresentados por cada grupo em forma de seminários, utilizando o laptop e o software Kpresenter. Assim, os alunos devem fazer uma apresentação buscando responder às questões-problemas: 

  • Quais os tipos de clima que atuam no território brasileiro e qual a sua área de atuação?
  • De que maneira os tipos climáticos influenciam na existência de diferentes paisagens naturais e culturais em cada uma das regiões do país?

 

- Nesse sentido, é importante retomar as hipóteses dos alunos referentes a todas as questões que permearam a investigação, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreensão daquilo que mudou em relação aos seus conhecimentos prévios sobre a temática desde o início do desenvolvimento do projeto de pesquisa até o momento de finalização do mesmo.

- Medie um momento de diálogo entre os grupos sobre "Os climas do Brasil e sua influência sobre as paisagens", para que possam expor suas hipóteses iniciais e o que mudou após a realização da pesquisa. Ao final dos debates,  auxilie os grupos a elaborarem um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas análises/considerações em forma de um texto ilustrativo, em um arquivo do software Kword.

- Ao finalizar as apresentações dos seminários através da exibição de slides produzidos por cada grupo, é importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar  que o clima, além de influenciar nas características físicas da paisagem, interfere também nos modos de produzir e consumir da população, nas manifestações culturais, dentre outros, o que reflete na materialização da paisagem do território brasileiro..

- Nas apresentações de cada grupo deve ser evidenciado que  as características do clima influenciam em toda a rotina humana, pois existem atividades que somente são realizadas em um determinado tipo de clima.

- Por fim, incentive a participação dos alunos no fórum de discussão na Internet com vistas a promover outras reflexões, trocas de experiências, sugestões, gerando  a interação e a troca de conhecimento entre os estudantes.

Recursos Complementares

 

Aulas relacionadas ao tema disponíveis no Portal do Professor:

Climas do Brasil. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7965 >. Acesso em 20/05/2012.

Clima ou Tempo?. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9449>. Acesso em 20/05/2012.

Por que o clima está assim. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2086>. Acesso em 20/05/2012.

Entendendo o Tempo, o Clima e o Aquecimento Global. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1187>. Acesso em 20/05/2012.

Entendendo o regime climático - construindo um fluxograma. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012.

 

Outras fontes de pesquisa:

 

Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 20/05/2012.

Continentalidade e maritimidade - Brasil escola: <http://www.brasilescola.com/geografia/maritimidade-continentalidade.htm;>. Acesso em 20/05/2012.

Zonas Climáticas Del Mundo. <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17748/175556_jpg_1.jpg?sequence=1>. Acesso em 20/05/2012.

Bons ventos para estudar as propriedades de Clima e Tempo. <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bons-ventos-estudar-propriedades-clima-tempo-426801.shtml>. Acesso em 20/05/2012.

O que é clima? <http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1066&sid=204>. Acesso em 20/05/2012.

O tempo e o clima <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657>. Acesso em 20/05/2012.

 

 projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

VEJA NA SALA DE AULA. <http://veja.abril.com.br/saladeaula/ >.

 

- Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

Avaliação

 

- A avaliação deve acontecer durante todo o processo de Iniciação Científica, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Conhecimento sobre tema estudado;
  • Envolvimento e dedicação nas diversas etapas da pesquisa;
  • Participação propositiva nas atividades propostas;
  • Compreensão sobre o processo de pesquisa;

 

- É importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, à participação e ao interesse de cada aluno pela temática. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poderá perceber o interesse do aluno em a relação à temática, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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