Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A industrialização e a modernização da agricultura. Projeto de Pesquisa para o Ensino Médio.

 

10/07/2012

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer como o processo de industrialização interferiu na modernização da agricultura;
  • Verificar como essa modernização interferiu na economia.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrialização e Êxodo Rural.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1 – Uma abordagem sobre o tema

 

Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor multimídia passar o clip de uma música.

Em seguida, ele irá ouvir o que a turma tem a dizer a respeito da música, após todos terem contribuído com suas ideias, o professor irá associar a música ao tema que será trabalhado e iniciar um debate a respeito da temática em questão.

É interessante que o professor leve a letra da música impressa para a turma usar durante o debate.

O clip da música está disponível no link e tela abaixo:

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=HYcKbgl6-fo. Acesso em 18/05/2012.

clip de musica

 

A letra da música está disponível no sítio:  http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012.

Música: Deus E Eu No Sertão/ Victor e Leo.

Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão

Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir

Deus e eu no sertão

Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão

Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão

Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina

De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão

Deus e eu no sertão

 

As questões abaixo poderão orientar o professor para o debate. Sendo que, elas poderão ser apresentadas para a turma antes da apresentação do clip.

  • Qual a temática apresentada pela música?
  • Em algum momento da história a vida no campo foi como a música diz?
  • Ocorreram transformações no campo? Quais?
  • A partir da música, que conclusões podemos chegar?

 

No momento do debate o professor será o mediador, ouvindo as colocações da turma, incentivando os alunos a responderem as questões, argumentando com eles e tentando tirar o máximo de ideias possíveis desse momento de troca.

 

Atividade 2 – Pesquisa científica

 

Após o professor ter instigado a curiosidade da sala para o tema, ele irá propor que a turma se divida em grupos de seis alunos para fazer uma pesquisa científica sobre “A industrialização e a modernização da agricultura”. Mas para isso, é necessário que o professor explique como fazer um projeto de pesquisa.

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012.

 

Desta forma, ele irá apresentar e explicar os seguintes passos:

  • Tema: É o assunto que será abordado durante a realização da pesquisa; 
  • Delimitação do tema: A partir da temática geral será escolhido um tema específico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa; 
  • Hipóteses: É uma suposição que irá tentar responder o problema levantado através do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a importância de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir; 
  • Metodologia: É a explicação detalhada de todos os caminhos para a realização da pesquisa; 
  • Cronograma: É a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Referências: São os documentos consultados para a realização da pesquisa; 
  • Resultados alcançados: É o trabalho final que irá conter todos os passos da pesquisa. 

 

Em seguida, após o professor ter explicado como realizar uma pesquisa científica, ele irá orientar a turma para as atividades que eles deverão desenvolver durante a realização da pesquisa e apresentar como resultado final.

  • Para saber a opinião das pessoas a respeito do tema, os alunos irão elaborar um Quiz, com perguntas e opções de respostas. E para que várias pessoas participem eles irão divulgar para os colegas da escola e em suas redes sociais.

 

No link e tela abaixo mostra como elaborar um Quiz.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. Acesso em 19/05/2012.

como fazer um quiz

 

  • Elaborar uma paródia a respeito do tema.
  • Fazer um vídeo com imagens sobre a temática usando a paródia elaborada pelo grupo como música de fundo.

 

Neste sítio possui informações de como fazer um vídeo. Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

  • Fazer uma apresentação de slides usando o software Kpresenter, contendo todos os passos da pesquisa e as conclusões obtidas pelos alunos.

 

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter:Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

 

Atividade 3 – Realizando a pesquisa

Em seguida, os grupos irão iniciar a pesquisa e com o tema geral em mãos é necessário que eles conheçam o assunto que será trabalhado. Para isso, eles irão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, internet, revistas e outros.

Para realizar a pesquisa os alunos deverão estar atentos a seguintes questões:

  • Como era a agricultura antes do início da industrialização?
  • De que forma a industrialização interferiu na agricultura?
  • Como ocorreu esse processo?
  • O que ocasionou na vida das pessoas envolvidas?
  • Como esse processo interferiu na economia?
  • Quais regiões brasileiras foram pioneiras deste processo?

 

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.

 

Após pesquisa e leitura da bibliografia os grupos irão continuar o trabalho.

Delimitando o tema: Para conseguir delimitar o tema os grupos deverão pensar em algumas questões:

  • Como ocorreu o processo de industrialização?
  • Como ocorreu o processo de modernização do campo?
  • O que a industrialização interfere na modernização do campo?
  • Todas as regiões do Brasil vivenciam este processo de modernização do campo?

 

Em seguida terão que definir o problema, a hipótese, a justificativa e os objetivos e para isso, deverão analisar as questões anteriores.

Para definir a Metodologia os grupos devem saber que ela consiste nos caminhos que eles seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Sendo que, os passos da pesquisa, a elaboração do Quiz, a paródia, o vídeo e a apresentação de slides deverão estar presentes na metodologia.

O cronograma deve ser estabelecido através do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.

E os resultados finais que foram elaborados passo a passo junto com a pesquisa.

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.

 

Os grupos deverão apresentar o Quiz, o vídeo com a paródia e a apresentação de slides para o professor e colegas da turma.

Após as apresentações o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Após as apresentações os grupos postarão os vídeos no youtube.

O vídeo disponível abaixo ensina como postar um vídeo no youtube.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video youtube

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 18/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012. No sítio está disponível a música usada na aula.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/05/2012. No sítio ensina como fazer um vídeo.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a apresentação de slides; o vídeo; e a apresentação final.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cléia, SETREM , Rio Grande do Sul - dijo:
    cleiasm@yahoo.com.br

    22/10/2012

    Cinco estrelas

    Prof. parabéns achei a aula muito boa mesmo, interessante e chama a atenção dos estudantes.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.