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Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa

 

28/05/2012

Autor y Coautor(es)
ALEXIA PADUA FRANCO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;

 - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil;

- Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já têm garantida a liberdade, a igualdade e a dignidade;

- Investigar se o preconceito e a discriminação no Brasil são direcionados exclusivamente aos negros;

- Conhecer movimentos sociais que lutam contra o preconceito aos negros e a outros grupos sociais e culturais, suas conquistas e dificuldades. 

Duração das atividades
Aproximadamente, 13 horas-aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para que os alunos consigam elaborar  e desenvolver esta proposta de pesquisa sobre o mito da democracia racial no Brasil, é importante que eles já tenham estudado a escravidão negra no Brasil Colônia e Império e o processo de  Abolição da Escravatura. Para isto, o professor pode basear-se nos materiais do Portal indicados a seguir: 

 

FLORESTA, Leila. A escravidão no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7. Acesso em 20 de maio de 2012. 

FLORESTA, Leila. O mundo africano – dos grandes reinos a escravidão. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=677 Acesso em 20 de maio de 2012. 

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância (SEED).  TV Escola. A abolição. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000838.mp4 . Acesso em 20 de maio de 2012.

 

 

Estratégias e recursos da aula

 

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade

Esta sequência didática  baseia-se em uma proposta de pesquisa permeada de atividades que possibilitam a interdisciplinaridade entre a História, Sociologia, Artes, Língua Portuguesa e Matemática

 

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de março de 2012.

 

 

 

Atividade I - Organização do projeto de pesquisa sobre o mito da democracia racial:  delimitação do tema e levantamento da situação-problema (problemática da pesquisa), definição da justificativa da pesquisa,  das questões que encaminharão a investigação da situação-problema,  das fontes de pesquisa  e sua metodologia 

 

1º Passo:  Preparação dos alunos para delimitar o tema, situação-problema e questões da pesquisa, através da audição e interpretação da música Lavagem Cerebral de Gabriel o Pensador (CD "Gabriel O Pensador", Mega Estúdio, 1993)

 

Observação: Atividade a ser realizada coletivamente por todos os alunos, sob a coordenação do professor.

 

 

Lavagem Cerebral

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=uEq8oV0qAWY

Acesso em 20 de maio de 2012. 

Letra e música disponível em http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66182/ . Acesso em 20 de maio de 2012. 

 

Depois de ouvir a música diversas vezes, para motivar os alunos a desenvolver a pesquisa e dar subsídios para que eles possam delimitar o tema, a problemática e as questões da pesquisa, sugere-se a realização das seguintes atividades: 

1. Identificação do estilo musical utilizado por Gabriel o Pensador e a relação entre este estilo, compositor  e a temática abordada na música. 

Chave para discussão:

2. Análise dos problemas sociais e culturais apontados por Gabriel O Pensador na música. 

Chave para discussão:

  • Racismo e discriminação no Brasil;
  • Discriminação ao negro; discriminação ao nordestino;
  • Desconsideração da raiz multirracial do Brasil;
  • Pobreza e violência; 
  • Piadas racistas.

 

3. Análise do posicionamento de Gabriel o Pensador em relação ao racismo e à discriminação. 

Chave para discussão:   Gabriel é contrário a estas atitudes e  propõe  mudanças nas atitudes e formas de pensar de cada cidadão. 

 

4. Pesquisa sobre  expressões  "democracia racial" e "mito da democracia racial" e análise da relação destas expressões com a letra da música Lavagem Cerebral. 

Chave para discussão

  • Democracia Racial: ideia de que o Brasil, por ter uma população originária da miscigenação entre diferentes raças, é um país onde não há preconceito, nem barreiras que impeçam a ascensão social de pessoas de cor a cargos oficiais ou a posições de riqueza ou prestígio. Enfim, é um país sem conflitos raciais.
  • Mito da democracia racial: ideia de que a democracia racial no Brasil é  ilusória. Uma representação construída para esconder as desigualdades e conflitos raciais existentes no país desde a época da escravidão até os dias de hoje; 
  • Em "Lavagem Cerebral", Gabriel O Pensador denuncia o mito da democracia racial no Brasil e propõe a construção coletiva de uma sociedade sem preconceito e discriminação.
     

5. Análise de vídeos postados no Youtube com base na música "Lavagem Cerebral", também conhecida como "Racismo é Burrice", para perceber posicionamento de seus autores e dos internautas que postam comentários nestes vídeos em relação ao "mito da democracia racial no Brasil" e quais outras discriminações eles abordam. 

Chave para discussão:

 

2º Passo: Delimitação do tema, da situação-problema,  das questões e da justificativa  da pesquisa

Sugere-se que o professor divida os alunos em grupos  de até 5 componentes  e solicite  a eles que,  a partir das atividades desenvolvidas coletivamente no primeiro passo da atividade I, criem e registrem:

  • Um tema  e um problema de pesquisa que possibilitem a investigação, em seu cotidiano, das situações apontadas na música "Lavagem Cerebral" e nos vídeos nela inspirados;
  • Questões que possibilitem a investigação do tema e do problema de pesquisa definidos;
  • Justificativas sobre a relevância social desta pesquisa. 

 

O professor deve solicitar também que os alunos criem cartazes/faixas  para  apresentar, para o restante da turma,  suas definições  do tema, problema, questões e justificativa da pesquisa. Estes cartazes/faixas devem ser fixados nas paredes das salas para que possam ser comparados. 

Após todas as apresentações, sugere-se que o professor oriente os alunos a observarem o que há de diferente e semelhante na  proposta de pesquisa  de cada grupo e, no coletivo, sintetizem suas propostas em um único projeto de pesquisa, com o mesmo tema, problema, questões e justificativa de pesquisa. 

tema

Definição do tema:

Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente,  qual  assunto  será pesquisado.

No caso desta pesquisa, o tema será:  

 O mito da democracia racial no Brasil

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de março de 2012. 
 

 

 Com a definição do tema, é importante que se explique aos alunos que  para desenvolvermos uma pesquisa, não basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque é importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situação-problema), o que desejamos alcançar com a pesquisa (objetivos/questões). 

 

problematização

Delimitação da situação-problema:

Ajudar os alunos a definirem qual  o questionamento/ interesse central que motivou a  pesquisa sobre o tema.

Nesta pesquisa, a situação-problema pode ser uma adaptação da questão:   

No Brasil, a democracia racial é mito ou realidade?

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de março de 2012. 
 

 

justificativa

Construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos:

Discutir com os alunos sobre por que é importante  realizar uma pesquisa que  desmistifique a democracia racial no Brasil. Esta reflexão pode se basear na ideia de que,

no Brasil, muitas pessoas, no intuito de esquecer a violência praticada contra os negros durante os mais de 300 anos de escravidão, defendem que aqui reina a democracia racial, ou seja, a convivência harmoniosa e igualitária entre diferentes grupos raciais e étnicos. No entanto, outras pessoas afirmam que, apesar de tentarmos esconder, o negro em nosso país é muito discriminado. No período da escravidão, ele foi tratado como um ser inferior e, até hoje, muitos continuam tratando-o assim. 

Se guiarmos nossas práticas pela ideia da democracia racial, vamos agir para manutenção da situação social que temos hoje. Por outro lado, se acreditarmos que ela é um mito, vamos perceber a importância de lutar pelo fim dos conflitos entre diferentes raças e etnias, pela conquista da igualdade entre os representantes de diferentes grupos étnico-raciais. 

Assim, é importante analisarmos, em nosso cotidiano, como se arquitetam as relações entre diferentes grupos, para a partir do conhecimento adquirido desta análise, podermos pensar sobre como devemos agir em nosso dia a dia, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e plural. 

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Acesso em 15 de março de 2012. 
 

 

questões da pesquisa

Questões da pesquisa:

Auxiliar os alunos a definirem  questões que complementem e orientem a investigação da situação-problema.

Na pesquisa  aqui proposta, estas questões podem ser elaboradas a partir dos problemas apontados por Gabriel O Pensador na música "Lavagem Cerebral": 

1. A partir dos versos, "...e de pai para filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça se não fossem o retrato da nossa ignorância, transmitindo a discriminação desde a infância..." , é possível elaborar a questão: Nas nossas rodas de amigos e familiares, são contadas piadas racistas? Qual o seu significado social?, 

2. A partir dos versos, "...o mesmo negro que constrói seu apartamento ou que lava o chão da delegacia, é revistado e humilhado por um guarda nojento... Você aprendeu que negro é ladrão...", é possível elaborar a questão:   No nosso cotidiano, há casos de discriminação ao negro em locais de trabalho ou de lazer? 

3. A partir dos versos, "...O maior burro não é o racista. É o que pensa que o racismo não existe... O pior cego é o que não quer ver. E o racismo está dentro de você...", é possível elaborar a questão:  As pessoas com quem convivemos acreditam que no Brasil há democracia racial? 

4. A partir dos versos, "...e o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação... Não tem a união e não vê a solução da questão que por incrível que pareça está em nossas mãos...", é possível elaborar a questão: Há, no local em que moramos, movimentos que lutam pelo fim do racismo? 

5. A partir dos versos, "... O que importa se ele é nordestino e você não? O que que importa se ele é preto e você  é branco?...", é possível elaborar a questão: Na cidade em que vivemos,   só existe preconceito e discriminação em relação ao negro? 

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Acesso em 15 de março de 2012. 
 

3º Passo: Delimitação das fontes e da metodologia de pesquisa 

Após a elaboração do projeto de pesquisa coletivo (segundo passo da Atividade I), sugere-se que o professor decida junto com seus alunos quem  irá pesquisar cada questão da pesquisa (se forem elaboradas 5 questões de pesquisa, devem ser formados 5 grupos de pesquisa, que não precisam ser iguais aqueles formados no segundo passo da pesquisa. Pelo contrário, o ideal é que os alunos se organizem em outros grupos para terem a oportunidade de trabalhar com outros colegas). 

Depois dos grupos formados e das questões da pesquisa distribuídas entre eles, o professor deve orientá-los a: 

  • Delimitar as fontes de pesquisa: definir onde, com quem, como podem levantar fontes para coletar dados que permitam a análise de sua questão de pesquisa; 

 

fontes

Delimitação das fontes de pesquisa: 

É importante que os próprios alunos selecionem,  busquem e coletem as fontes de pesquisa na localidade em que moram. A seguir, são apresentadas  orientações que o professor pode sugerir para os grupos:  

 

 

Orientações para todos os grupos: 

  • Esta pesquisa tem o objetivo de nos proporcionar um maior conhecimento em relação ao local em que vivemos, para nele podermos agir com mais consciência. Assim, as fontes da pesquisa devem ser fontes coletadas em nossa cidade, bairro, rua. O uso da Internet para esta pesquisa só será possível para procurar notícias em jornais locais escritos/falados; blogs e sites de movimentos sociais locais.  
  • Antes de fazer a pesquisa de campo para coletar os dados na localidade em que vive: 

              - Selecione cuidadosamente, conforme a sua questão de pesquisa, os lugares onde irá para coletar documentos escritos. imagéticos ou para entrevistar pessoas;

              - Elabore um roteiro de perguntas e/ou observações para nortear o seu trabalho; 

              - Como este é um assunto delicado, que envolve questões éticas, deve-se ter cuidado para elaborar perguntas que não discriminem os entrevistados e que, ao mesmo tempo, os faça revelar situações de racismo que muitos, devido ao mito da democracia racial, preferem esconder. 

  • No decorrer da pesquisa, anote,  grave ou copie  todas as informações que obtiver de acordo com seu roteiro de perguntas e/ou observações.

 

Orientações específicas para cada grupo:

 

Grupo da Questão 1: Piadas Racistas

  • Levantamento de piadas e ditados racistas junto a colegas, amigos, familiares, pessoas da rua; 
  • Como hoje em dia, há uma maior vigilância contra o racismo, será difícil coletar exemplos de piadas através de perguntas diretas sobre elas. Será preciso observar ambientes de festa, descontração, quando as pessoas contam estas piadas sem tanto policiamento e reflexão;  
  • Para perceber este maior cuidado em não ser racista a pesquisa pode ser realizada em duas instâncias: 

              - Através de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas; 

              - Observação de ambientes de festa, descontração.

  • Nas entrevistas diretas, pode-se elaborar uma pergunta para a pessoa contar se conhece uma piada/ditado racista,  se concorda ou não com o seu conteúdo, se a utiliza no dia a dia e em que situação,  e se quando o faz, reconhece que está reforçando o racismo.  

 

Grupo da Questão 2: Discriminação ao negro em locais de trabalho ou lazer

  • Entrevistar pessoas na rua, na escola, para saber se elas já presenciaram cenas de racismo e discriminação aos negros; 
  • Buscar em jornais escritos locais notícias que exemplificam cenas de racismo e discriminação (definir um recorte temporal para a pesquisa: do ano atual, dos dez últimos anos, ...)

 

Grupo da Questão 3: Crença no mito da democracia racial 

  • Entrevistar pessoas na escola, na rua, para saber se elas acham que, no Brasil, o negro é discriminado ou não. Pode-se elaborar um questionário que crie uma escala de opinião. Por exemplo, “para você, no Brasil, há muito racismo ao negro; o racismo está diminuindo; não há racismo”.

 

Grupo da Questão 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discriminação

  • Procurar na Internet e com pessoas envolvidas em movimentos sociais, informações sobre a existência, na cidade, de movimentos organizados contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira. Depois, criar meios de conhecer melhor estes movimentos:

- Quando foram criados, por quem e por quê?

- Como lutam contra o racismo? Através de quais ações?

- Quais suas dificuldades e vitórias?

 

Grupo da Questão 5:  Outras experiências de discriminação vivenciadas em nossa localidade

  •  Observar o comportamento das pessoas de sua escola, bairro, cidade para descobrir se só o negro é discriminado ou se há outros grupos discriminados através de piadas, brincadeiras de mal gosto e outras atitudes. Registrar as observações feitas com base nas questões:

- Quais outros grupos são discriminados?

- Quais comportamentos demonstram esta discriminação?

- Como as pessoas discriminadas reagem?

 

Observação:

Algumas das questões da pesquisa podem ser divididas entre dois grupos.

Por exemplo, na questão 2, um grupo pode entrevistar pessoas e o outro pode fazer pesquisa nos jornais locais.

Na questão  5, pode-se definir, a priori, alguns exemplos de discriminação para se observar (aos gordos, aos homossexuais, às mulheres, aos nordestinos, aos idosos, aos portadores de necessidades especiais, etc.). 

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de março de 2012. 
 

 

  • Escolher uma metodologia de análise destas fontes e de  síntese e divulgação das descobertas. 

    metodologia de pesquisa

    Delineamento da metodologia da pesquisa:

     

    Definir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para  analisar as fontes coletadas no item anterior e sintetizar as descobertas feitas. 

    Sugere-se que o professor oriente os alunos quanto a estas análises em relação a: 

     

    Grupo da Questão 1: Piadas Racistas

    • Comparar as respostas obtidas através  de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas e através da observação indireta de ambientes de lazer e descontração, examinando: 

                  - O posicionamento das pessoas é o mesmo em relação às piadas racistas quando elas param para pensar na questão e quando elas estão em momentos de descontração? 

                 - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas sabiam uma piada racista? 

                -  Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas delas tinham consciência de que a piada é racista? 

                -  Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas consideram que contar uma piada racista não significa que a pessoa é racista, mas é apenas "uma brincadeira"?

    •  Elaborar gráficos e tabelas que representem numericamente o total de pessoas entrevistadas/ observadas, quantas sabiam piadas racistas, quantas tinham consciência de seu conteúdo racista, quantas consideravam estas apenas uma brincadeira sem intenção de discriminar. 
    • Elaborar um texto que sintetize as descobertas apontadas nos gráficos e tabelas.

     

    Grupo da Questão 2: Discriminação ao negro em locais de trabalho ou lazer

    •  Elaborar gráficos e tabelas que representem numericamente o total de pessoas entrevistadas/ observadas; quantas presenciaram ou não cenas de racismo.
    • Elaborar gráficos e tabelas que mostrem quantas notícias sobre casos de racismo e discriminação foram encontrados nos jornais pesquisados? Qual a proporção entre dias pesquisados e notícias sobre racismo?
    • Elaborar um texto que sintetize as descobertas apontadas nos gráficos e tabelas e que narre algumas das cenas de racismo relatadas pelos entrevistados e/ou encontradas nos jornais da cidade  (fazer referência ao nome do jornal pesquisado).

     

    Grupo da Questão 3: Crença no mito da democracia racial

    •   Elaborar gráficos e tabelas que representem número total de pessoas entrevistadas, quantas delas consideram que no Brasil há muito racismo, quantas delas consideram que ele está diminuindo e quantas delas consideram que não há racismo no Brasil.
    •  Elaborar um texto que analise, através dos dados revelados nos gráficos, se no Brasil ainda é forte o mito da democracia racial.

     

    Grupo da Questão 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discriminação

    • Sintetizar as informações coletadas, mostrando as descobertas sobre:

    - Quantos movimentos sociais contra o racismo existem em nossa cidade;

    - Como, quando e por que foram criados;

    - Quais suas dificuldades e vitórias;

    - Se houver mais de um movimento, quais as diferenças e semelhanças entre eles;

    - Se não houver nenhum movimento, analisar porque isto acontece.

     

    Grupo da Questão 5:  Outras experiências de discriminação vivenciadas em nossa localidade

    • Sintetizar as informações coletadas, mostrando as descobertas sobre:

    - Quais outros grupos são discriminados?

    - Quais comportamentos demonstram esta discriminação?

    - Como as pessoas discriminadas reagem? 

     

     

     

    Google Imagens (clique para link)

    Acesso em 15 de março de 2012. 

     

 

Atividade II - Socialização das descobertas de cada grupo para toda a turma

socialização da pesquisa

Após cada um dos grupos concluir seu trabalho de pesquisa (coleta, análise e síntese das fontes), deve-se iniciar a socialização das descobertas sobre cada uma das 5 questões da pesquisa, para que através delas toda a turma possa debater coletivamente sobre a problemática central da pesquisa: "No Brasil, a democracia racial é mito ou realidade?"

Os grupos devem planejar suas apresentações com autonomia, mas seguindo algumas regras básicas explicitadas com antecedência pelo professor: 

  • A apresentação de cada grupo poderá durar, no máximo, ....... minutos; 
  • Todos os membros do grupo devem falar na apresentação; 
  • A apresentação deve ser feita de forma bem criativa: uso de power point ou cartazes com gráficos, vídeo com edições das entrevistas feitas, montagem teatral, jornal falado, etc.; 
  • Na apresentação, o grupo deve fazer um relatório de sua pesquisa, informando pelo menos: questão que pesquisou, quantas pessoas entrevistou e/ou observou; em quais lugares fez a pesquisa de campo; o que descobriu (dados, números), a que conclusão chegou. 

Google Imagens (link ao clicar)

 Acesso em 15/03/2012

 

 

Atividade III - Elaboração do Relatório de Pesquisa 

relatório da pesquisa

No decorrer das etapas anteriores e ao final das apresentações de cada grupo, todos os alunos coletivamente, sob a mediação do professor, devem elaborar por escrito o relatório da pesquisa. 

A seguir, é apresentada uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa:

1) Folha  de rosto: nome dos pesquisadores e  título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sumário: títulos  e número de página de cada parte do relatório. 

3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 

4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e  dos procedimentos da pesquisa. 

5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas para investigar cada uma das questões da pesquisa, com informações de onde, como e quando elas foram coletadas e com uma síntese do que foi descoberto através de suas análises.

6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, refletindo sobre   a situação-problema da pesquisa,  através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos. 

7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as referências corretamente,  ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 5ª. Edição. Uberlândia: EDUFU, 2006, 144p. 

Observação 1: 

Os itens 3 e 4 do relatório devem ser produzidos durante e logo após a realização da  Atividade I.

O item 5 deve ser elaborado no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produção de cada grupo de alunos. 

O item 6 deve ser elaborado ao final da Atividade III. 

Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e  o item 7 pode ser elaborado  no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado. 

 

Observação 2: 

Após a finalização da produção coletiva do relatório, todos devem fazer a leitura individual deste, para rever coerência, coesão, ortografia, concordância.

 

 

 Google Imagens (link ao clicar)

         Acesso em 15/03/2012

 

 

 

Atividade IV - Socialização das descobertas coletivas para a comunidade em geral

socialização da pesquisa

Google Imagens (link ao clicar)

 Acesso em 15/03/2012

 

A relevância social de uma pesquisa só é alcançada se suas descobertas são socializadas para além do grupo de pesquisadores que participou da investigação. Por isso, depois das análises concluídas o professor deve incentivar os alunos a criarem estratégias para divulgar os resultados. A seguir são apresentadas algumas sugestões do que pode ser feito: 

1) Elaboração de comentários a serem postados nos vídeos já existentes no Youtube sobre a música "Lavagem Cerebral"/"Racismo é Burrice", conforme exemplificado no 1º passo da Atividade I desta sequência didática. Esta elaboração precisa ser guiada pelos seguintes princípios: 

  • Texto do comentário deve explicitar vínculo institucional de seus criadores (nome da escola, ano cursado); 
  • Texto do comentário deve se basear nas descobertas feitas durante a atividade II e, preferencialmente, devem usar exemplos retirados da pesquisa. 

 

2) Criação de um Movie Maker a ser postado no Youtube, tendo como fundo musical a música Lavagem Cerebral de Gabriel O Pensador que foi o fio condutor de toda a pesquisa. Esta proposta precisa ser guiada por alguns princípios: 

  • Originalidade: precisa ser diferente de vídeos já postados no Youtube sobre a música "Lavagem Cerebral", também conhecida como "Racismo é Burrice";
  • Relação imagem e letra da música: as imagens selecionadas para compor o Movie Maker devem ser inseridas em trechos da letra que têm relação com o que é apresentado na imagem;  
  • Utilização de fontes e sínteses produzidas na Atividade II: as imagens que comporão o Movie Maker devem ter sido produzidas durante a atividade II. Podem ser fotos de entrevistados, gráficos com os dados coletadas; manchetes de jornais da cidade, etc.. 
  • Cuidado na elaboração dos créditos do vídeo: explicitar na abertura do vídeo e/ou ao final dele, fontes utilizadas para produzir o vídeo,  época em que ele foi criado,  quem o criou (nomes e vínculo institucional).
  • Instruções sobre  como criar e postar vídeos no Youtube:

 

Conta no Youtube

1º passo: criar uma conta no Youtube, conforme instruções no link

  http://www.youtube.com/create_channel?upsell=upload&next=%2Fmy_videos_upload

Acesso em 20 de abril de 2012. 

   
envio de video Youtube

2º passo: Criar e postar o vídeo, conforme instruções nos links: 

 

http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&guide=1719823&page=guide.cs

http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1719825&guide=1719823&page=guide.cs

http://support.google.com/youtube/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=55744

Acesso em 20 de abril de 2012. 

   
Movie Maker

A maneira mais simples de criar os vídeos para postar no Youtube é através do programa Movie Maker. Para isto ver instruções no link: 

 

http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/4

Acesso em 20 de abril de 2012. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observações: 

  • Para a produção destes materiais de divulgação dos resultados da pesquisa, os alunos devem ser organizados em novos grupos que precisarão ter acesso às fontes e sínteses  de todos os grupos. Assim, é interessante que cada grupo da Atividade IV seja composto por um representante de cada grupo que realizou a atividade II da pesquisa.
  • Cada um dos materiais produzidos nesta atividade só devem ser socializados depois de  apresentados para todos alunos e professores envolvidos no projeto, para estes avaliarem a qualidade da produção, principalmente, em relação a correção do português e respeito aos critérios apontados no itens 1 e 2.
Recursos Complementares

 

Sugestões de links e bibliografia  para professores

Sobre pesquisa na escola:

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola. 2009. 

MOÇO, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticoshttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15 de março de 2012.  

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 

SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e iniciação científica na educação básicahttp://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/  .Acesso em 15 de março de 2012. 

 

Sobre o mito da democracia racial:

GUIMARÃES,  Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2  pp. 269-287. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a14v18n2.pdf. Acesso em 20 de maio de 2012.

_____. Democracia racial. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Democracia%20racial.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.

TABORDA,  Cleuza Regina Balan.  O mito da democracia racial. Disponível em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1563843  Acesso em 20 de maio de 2012.

VALENTE, Ana Lúcia. Ser negro no Brasil hoje. 2ª ed. .São Paulo: Moderna, 1987. 

 http://claudisil.wordpress.com/2007/11/16/mito-da-democracia-racial/. Acesso em 20 de maio de 2012.

Sobre experiência de trabalho com música em sala de aula que deu origem a sequência didática aqui proposta:

FRANCO, Aléxia Pádua e FRUCTUOSO, Maria Lúcia Silva. Racismo à brasileira. In: FRANCO, Aléxia Pádua (Org.). Álbum Musical para o Ensino de História e Geografia no 1º grau. Uberlândia: ESEBA/UFU, 1995.

 

Sobre outras  propostas didáticas para trabalhar a questão do preconceito racial: 

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Preconceito e Discriminação. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=251. Acesso em 20 de maio de 2012.

 TURINI,  Leide Divina Alvarenga e FRANCO, Aléxia Pádua Franco. Preconceito à brasileiraDisponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8527. Acesso em 20 de maio de 2012. 

Avaliação

 

Sugere-se que a avaliação dos alunos seja  feita através do acompanhamento de todo o processo de pesquisa, observando os seguintes itens: 

  • Participação oral e escrita na realização do primeiro passo da Atividade  I que envolve a interpretação, coletiva, da música Lavagem Cerebral e dos vídeos do Youtube nela inspirados, bem como a análise das expressões "democracia racial e "mito da democracia racial"; 
  • Colaboração com o grupo de trabalho para a realização do segundo passo da Atividade I:  definição do tema, problema, questões e justificativas de uma pesquisa que permita a investigação, no cotidiano dos alunos,  das situações cantadas na música Lavagem Cerebral; 
  • Colaboração com o grupo de trabalho para a realização do terceiro passo da Atividade I: levantamento e coleta de fontes e definição de metodologia  para analisar as questões da pesquisa; 
  • Colaboração,  com o grupo de trabalho, na coleta e análise das fontes da pesquisa e no registro das descobertas feitas;
  • Socialização das descobertas de seu grupo de pesquisa para o restante da turma (conforme atividade II);      
  • Contribuição na escrita coletiva do Relatório da  Pesquisa (conforme atividade III)
  • Contribuição na produção de materiais para divulgação dos resultados coletivos da pesquisa (conforme atividade IV). 
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