01/06/2012
Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ampliar seu repertório de brincadeiras;
Realizar pesquisas;
Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;
Interpretar informações;
Conhecer a região Nordeste;
Perceber as diferentes infâncias;
Adquirir visão crítica sobre a situação do trabalho infantil;
Construir seus próprios conhecimentos;
Interagir com diferentes culturas;
Evoluir nas hipóteses de escrita.
Para realização desta aula, é necessário que os alunos tenham apresentado interesse em relação à conhecimentos relacionados às brincadeiras ou ao brincar. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização dos programas do laptop Classmate do Projeto UCA ou tablet.
Professor, quando se utiliza a metodologia de pesquisa, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.
Para isso, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos.
Vale ressaltar que é importante organizar essas atividades em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.
Professor, em um projeto de pesquisa a primeira fase precisa ser a detonação do tema, ou seja, deixar os alunos curiosos para buscarem mais informações. Para detonar esse tema, a sugestão é levar para sala de aula, pelo menos, uma corda grande e perguntar:
Quem já brincou de “ovo”?
Quem conhece as regras?
Como é a música?
Se os alunos conhecerem a brincadeira, deixe que ditem as regras para você. Escreva as regras na lousa para que todos visualizem.
Mas caso não conheçam, explore com eles o como brincar.
Conheça mais sobre a brincadeira:
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Letra da música:
LETRA DA MÚSICA:
“MAMÃE MANDOU COMPRAR UM OVO O OVO CAIU NO CHÃO AGORA VOU APANHAR E VOU ME MANDAR!”
|
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Após explorar a música e as regras, convide os alunos para brincarem no pátio da escola. Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus netbooks para o pátio, para que fotografem esse momento.
Depois, converse com eles que essa é uma das muitas brincadeiras existentes na nossa região.
Logo após questione-os:
Quem conhece outras brincadeiras?
Onde poderíamos buscar mais brincadeiras?
Quais brincadeiras nossos pais ou avós brincavam?
Será que essas brincadeiras são típicas da região Nordeste?
Será que podemos descobrir a origem de alguma brincadeira?
E os brinquedos de nossos pais e avós, também mudaram?
A infância desses familiares foi diferente da nossa?
As respostas dos alunos precisam ser anotadas para que possam orientar o projeto.
Além disso, a partir das respostas dos alunos, o professor tem condições de:
- Perceber o que os alunos sabem ou acreditam que sabem sobre o tema (hipóteses iniciais);
- Instigar os alunos a pensarem sobre quais metodologias e estratégias serão utilizadas para a pesquisa;
- Suscitar dúvidas para novos questionamentos;
- Dentre outros.
Porém, por se tratar de um projeto de pesquisa, todas essas informações precisam ser registradas de forma detalhada, por isso cada uma dessas descobertas é uma etapa.
Brincadeiras é um tema legal, mas qual a importância de pesquisar esse tema?
Esse é o questionamento que guiará essa etapa do projeto. É preciso que os alunos justifiquem o porquê desse interesse de forma escrita.
1) Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:
É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE INFÂNCIA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO NORDESTE PORQUE... __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA
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Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.
As dúvidas e curiosidades já levantadas nesse projeto partiram da iniciativa do professor, na realização de sua função de mediador. Entretanto, como a proposta é a participação ativa dos alunos, nesse momento do projeto os alunos irão levantar suas próprias dúvidas e curiosidades: o que eles querem descobrir sobre o tema.
Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber as respostas, que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem o que é uma problematização.
- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.
- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns possíveis questionamentos:
Obs: lembrando que, como é um projeto de pesquisa, não é possível prever o que surgirá em sua sala de aula.
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEMA? |
QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM? |
SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS? |
QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS? |
COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE? |
AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO? |
Sugestão de atividade para esse momento:
1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:
O QUE EU QUERO SABER SOBRE A INFÂNCIA, OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS DO NORDESTE? ___________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ILUSTRAÇÃO
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Nessa etapa; os alunos têm a oportunidade de sistematizar o que pensam ou acreditam saber sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não. Por isso, temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não as hipótese.
E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.
Conforme a história de cada aluno é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar “errado”, mas é importante que tentem.
Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.
Para isso, os alunos devem descrever o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem”, pois ao final da pesquisa, eles irão confrontar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.
Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.
Veja um exemplo a seguir:
QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM? EXISTE ATIREI O PAU NO GATO E PIQUE PEGA. |
SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS? NÃO, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS. |
QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS? BAKUGAN |
COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE? MUITO FEIO E VELHO. |
AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO? NÃO, PORQUE TINHA QUE ARRUMAR A CASA. |
Assim como em todas as etapas, envolva os alunos também no processo de construção dos objetivos da pesquisa.
Mas o que são objetivos?
Converse com seus alunos que precisamos definir o que desejamos alcançar até o final da pesquisa.
Organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem suas hipóteses, dê alguns exemplos para que compreendam, tais como:
Qual é o objetivo de aprender ler e escrever?
- Saber fazer compras;
- Pegar ônibus;
- Ler gibi.
Então, o que queremos aprender ao realizarmos esta pesquisa sobre Brinquedos, brincadeiras e infância na região Nordeste?
Lembre aos alunos que objetivos são ações, coisas para fazer.
Veja alguns exemplos de objetivos elaborados:
· Conhecer mais brincadeiras;
· Descobrir se em outros lugares existem outras brincadeiras;
· Ver se os brinquedos mudaram ou são os mesmos que nossos pais brincavam.
Onde ou de que forma poderão procurar informações sobre o tema pesquisado?
Esse é o questionamento guia desse momento.
É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como entrevistas, por exemplo, ou seja, resgate da história oral.
Para isso, organize uma roda de conversa e instigue-os a dizerem:
Onde podemos procurar as informações que precisamos? (Fontes)
- Internet;
- Livros;
- Revistas;
- Jornais;
Quais outros recursos podemos utilizar? (Estratégias)
- Trabalho de campo
- Entrevistas
- Palestras
- Trabalhos individuais e em grupos
- Observações
Caso os alunos não digam fontes essenciais, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares de como poderão descobrir mais sobre o tema.
Sugestão de atividade para esse momento:
Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas ou de observações.
No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria cópia (plágio).
Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica.
Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.
Para isso, a sugestão é imprimir, em tamanho grande, uma referência bibliográfica para expor aos alunos.
Veja um exemplo:
Depois, como os alunos estão em fase de alfabetização e talvez não compreendam as letras minúsculas, distribua as orientações em letras maiúsculas e combine com eles que, embora o certo seja escrever conforme o modelo, com letras minúsculas, nós vamos escrever com letras maiúsculas, pois é o jeito que damos conta.
SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO. SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano. AGORA, VAMOS CRIAR UMA REFERÊNCIA COM O SEU NOME? PARA ISSO, PRIMEIRAMENTE, PENSE E ESCREVA OS SEGUINTES DADOS: NOME: ________________________ DEMAIS SOBRENOMES: __________________ ÚLTIMO SOBRENOME: ___________________ UM TÍTULO IMAGINÁRIO: ________________ CIDADE:________________________ EDITORA IMAGINÁRIA: _______________________ ANO:____________________________ AGORA UMA AS INFORMAÇÕES PRA CRIAR SUA REFERÊNCIA. LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODERÁ ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS. ______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
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Essa etapa, professor, consiste em buscar respostas para os problemas levantados, ou seja, confirmar ou não as hipóteses dos alunos. Ela consiste nas pesquisas e/ou experimentação.
Questionamento 1: QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?
Professor, uma boa forma de iniciar uma pesquisa sobre brinquedos, brincadeiras e infância, é com uma entrevista. Nela, poderão aparecer dados, que serão utilizados para responder outros questionamentos também.
Porém, vale ressaltar que é importante a construção do questionário pelos alunos. Mas, caso eles se esqueçam de algum questionamento importante, você como mediador e coautor desse projeto, pode ajudá-los.
Veja um exemplo:
ENTREVISTE, PELO MENOS, DOIS FAMILIARES SEUS, DE DIFERENTES IDADES, PARA DESCOBRIR:
- ONDE VOCÊ VIVEU A SUA INFÂNCIA? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ - QUAIS OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ BRINCAVA? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ QUAL ERA SEU BRINQUEDO FAVORITO? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ E QUAL ERA A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA? COMO SE BRINCA? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
VOCÊ BRINCAVA MUITO? POR QUÊ? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ VOCÊ PRECISOU TRABALHAR? SE SIM, COMO ISSO ACONTECIA? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
VOCÊ ACHA IMPORTANTE AS CRIANÇAS BRINCAREM? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ SE SUA INFÂNCIA TIVESSE OS MESMO BRINQUEDOS DE HOJE, QUAL VOCÊ IRIA COMPRAR? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
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As brincadeiras e suas regras podem ser exploradas da seguinte forma:
Sugira que cada aluno seja o “professor”, que vai ensinar a brincadeira ao colega.
Marque um dia para cada brincadeira e lembre-se de fotografar.
Depois, monte com os alunos o livro das brincadeiras, ilustrado com fotos e com as regras explicadas abaixo.
Para a escrita das regras, assim como para ensinar a brincadeira, cada um ficará responsável de escrever uma regra (preferencialmente a da brincadeira enviada por sua família).
Obs: se vierem brincadeiras repetidas, proponha brincar novamente. Isso porque, primeiramente, cada aluno é único e sua atividade precisa ser valorizada. Além disso, a explicação das regras, pelas famílias, permite o aparecimento de aspectos diferentes na mesma brincadeira, abrindo um leque de possibilidades para reinventá-la.
Questionamento 2: SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?
A diversidade encontrada no Brasil reflete também no brincar. Por isso, embora muitas brincadeiras sejam comuns em todo o país, outras permanecem concentradas em outras regiões.
Por isso, a sugestão é que os alunos vejam crianças de outro(s) estado(s) brincando, para compararem com as brincadeiras que conhecem e incentivar a busca de outras brincadeiras.
Para isso, você poderá utilizar o seguinte recurso:
Depois, solicite que pesquisem brincadeiras de outros estados.
Para esse momento, a sugestão é solicitar uma busca pela internet:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI99296-10525,00.html
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/ferias-na-vizinhanca-409174.shtml
http://delmamoraes.blogspot.com.br/2009/07/brincadeiras-tradicionais.html
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Acesso em 15/05/2012
Em seguida, selecione com os alunos algumas brincadeiras para que vocês possam realizar, fotografar e montar um livro das brincadeiras. Nesse, a escrita será motivada pela escrita das regras.
Por fim, apresente para eles uma imagem e solicite a produção de um pequeno texto.
Veja uma sugestão:
Fonte: http://saude.culturamix.com/qualidade-de-vida/importancia-das-brincadeiras-infantis Acesso em 15/05/2012
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Questionamento 3: QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?
Para iniciar esse momento, retome a entrevista dos familiares, solicitando que os alunos façam uma lista.
Depois, selecione alguns para que, individualmente, possam realizar tentativas de escrita desses nomes.
Para isso, o ideal é escolher palavras que sejam:
- Uma palavra polissílaba;
- Uma palavra trissílaba;
- Uma palavra dissílaba;
- Uma palavra monossílaba
- Além disso, que as sílabas seguidas, contenham vogais diferentes. (Ex. de palavras não recomendadas: bala, banana, papagaio...).
- Ao final, uma frase com uma dessas palavras.
Exemplo:
BICICLETA |
DOMINÓ |
PIPA |
TREM |
MINHA MÃE JOGAVA DOMINÓ. |
Depois, eles poderão ilustrar o ditado.
Porém, se eles já estão no nível alfabético, você pode pedir que escrevam um texto de memória, algo que eles saibam “de cor”, como a música parabéns para você, por exemplo.
Esse ditado ajudará você, professor, a observar o nível de escrita dos alunos, em que hipótese eles estão, sendo uma atividade essencial em uma sala de alfabetização.
Para saber mais sobre ditados e hipóteses de escrita:
http://dejales.edunet.sp.gov.br/files/CICLO%20I/HIPOTESES%20DE%20ESCRITA.pdf
http://www.slideshare.net/maristelaii/sondagem-de-hiptese-de-escrita
http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008/06/21-hiptese-na-construo-da-escrita.html
http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html
Acesso em 15/05/2012
Ao final, explore a Matemática a partir de uma votação, conforme exemplo a seguir:
QUAIS OS TRÊS BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS?
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BRINQUEDO |
NÚMERO DE VOTOS |
BOLA DE GUDE FUTEBOL BONECA TRENZINHO BICICLETA CASINHA |
3 6 8 2 1 4
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DESENHE OS BRINQUEDOS CAMPEÕES.
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Monte uma tabela para que os alunos visualizem e possam responder:
DE ACORDO COM A TABELA “QUAIS OS TRÊS BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS”, RESPONDA:
- QUAL BRINQUEDO TEVE MAIS PONTOS? ____________________________________________________________
- QUAL BRINQUEDO TEVE MENOS PONTOS? ____________________________________________________________ - QUAL BRINQUEDO FICOU EM PRIMEIRO LUGAR, EM SEGUNDO LUGAR E EM TERCEIRO LUGAR? ____________________________________________________________ - QUANTOS VOTOS O TERCEIRO LUGAR TEM A MENOS QUE O SEGUNDO LUGAR? ____________________________________________________________
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Questionamento 4: COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE?
Para responder esse questionamento, a sugestão é buscar a história do “videogame”. Dessa forma, os alunos poderão descobrir se existia “videogame”, durante a infância de seus pais, como eles eram, o que mudou.
Para isso, se sua escola participa do programa UCA, a sugestão é solicitar aos alunos uma busca pela internet, em seus laptops, acessando-a por meio da ferramenta MozillaFirefox (metasys>favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática.
Veja alguns sítios:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame
http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame_no_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600
http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-videogame/
http://www.historiadetudo.com/videogame.html
Acesso em 15/05/2012
Professor, os alunos poderão fazer uma análise crítica da evolução tecnológica, também ocorrida nos brinquedos, com auxílio de vídeos como esses:
Vídeo do jogo “pac-man”, do Atari 2600:
http://www.youtube.com/watch?v=HL2p2ANFlQ4 Acesso em 15/05/2012
Vídeo do jogo “Kawasaki SuperbikesChallenge”, do SuperNitendo:
http://www.youtube.com/watch?v=ITOyUu_-WVo&feature=BFa&list=PL30337C97C244595E Acesso em 15/05/2012
Vídeo do jogo “Mário Kart”, do Nitendo Wii:
http://www.youtube.com/watch?v=FKVZEOTZR0s Acesso em 15/05/2012
Ainda sobre a evolução dos brinquedos e do brincar, proponha aos alunos uma leitura crítica da imagem abaixo, montando a partir da fala deles, um texto coletivo.
Fonte:http://brincadeirasinfantispa.pbworks.com/w/page/11503600/FrontPage
Para isso, questione-os:
- Será que essa imagem mostra a infância de crianças da nossa época ou de antigamente?
- Alguém já brincou como esses meninos? Onde?
- Será que hoje, com tantos apartamentos e tão poucas árvores, essa é uma brincadeira acessível para todos?
- Dentre outros questionamentos.
Por fim, apresente a eles a música “Só TV? Não!”, de Thelma Chan, CD Coralito. Veja:
Fonte: http://musicanosale.blogspot.com.br/
Depois, convide-os para brincar de amarelinha no pátio, que pode ser riscada no chão com giz de quadro.
Questionamento 5: AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?
Professor, não é possível prever os relatos dos pais e avós sobre suas infâncias, mas a evolução da história da infância nos remete acreditar que, muitos desses pais, sobretudo os avós, relatarão que trabalhavam, em casa ou fora dela.
Então, promova um debate na sala, para que a questão do trabalho infantil possa aparecer e ser vista como algo comum há alguns anos.
Depois, apresente aos alunos a seguinte imagem:
Fonte: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=PD329
Logo após, questione-os:
- Esse gráfico representa qual região?
- Nele, é representada a questão do trabalho infantil em qual período?
- Nesse período, o trabalho infantil aumentou ou diminuiu?
A PNAD 2009 revelou ter, no Brasil, 2,0 milhões de crianças de 5 a 15 anos de idade ocupadas no mercado de trabalho, das quais cerca de 44% concentradas na Região Nordeste e 24%, na Região Sudeste. Considerando apenas sua forma mais grave, foram 122 679 crianças de 5 a 9 anos encontradas em situação de trabalho infantil, quase metade delas no Nordeste. |
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf Acesso em 15/05/2012 |
Depois, solicite que analisem a tabela acima e descubram qual região tem o maior número de crianças em situação de trabalho infantil no Brasil.
Posteriormente, proponha uma pesquisa sobre o trabalho infantil nos dias atuais, sobretudo na região Nordeste, e qual seriam os fatores que motivam essa diminuição?
Para isso, segue como sugestão, os seguintes sítios:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104471
http://www.diariodenatal.com.br/2011/06/12/cidades3_0.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil_no_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=373865
http://www.redeandibrasil.org.br/eca/guia-de-cobertura/trabalho-infantil
http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/PDF/Cartilha_TI_MPT_20.03.09.pdf
(Professor, esse último endereço eletrônico, é uma cartilha bem interessante) Acesso em 15/05/2012
Logo após, solicite que cada grupo de aluno crie um cartaz com os principais pontos destacados pelos textos das pesquisas, para socializar com os demais, discutirem na sala e perceberem as contribuições, sobretudo do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para essas mudanças.
Num próximo momento, mostre aos alunos um vídeo que, inicialmente, parece que as pessoas querem que as crianças trabalhem, mas logo vemos que eles juntam todo aquele material e vão brincar.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=160a9uTiZiA&feature=fvwrel Acesso em 15/05/2012
Depois, explore a música “Criança não trabalha”, do grupo “Palavra Cantada”. Primeiro ouça a música com eles e posteriormente, entregue uma cópia da letra para que trabalhe com ela. Solicite que ilustrem a música.
CRIANÇA NÃO TRABALHA PALAVRA CANTADA COMPOSIÇÃO: ARNALDO ANTUNES E PAULO TATIT LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO 1, 2 FEIJÃO COM ARROZ LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU Acesso em 15/05/2012
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Ao final, sugira a produção de um pequeno texto para que os alunos mostrem que criança precisa de brincar, imaginar, estudar e ser feliz.
TRABALHO DE CRIANÇA É... ____________________________________________________________________
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ILUSTRE:
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OBS: esses textos farão parte da exposição montada na 9ª etapa do projeto e dos portfólios dos alunos.
Com o encerramento das pesquisas, é hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.
Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese).São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.
Veja um exemplo de atividade para esse momento:
PROBLEMA |
SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS? |
HIPÓTESE |
NÃO, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS. |
CONCLUSÃO |
ALGUMAS BRINCADEIRAS SÃO COMUNS A TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, PORÉM ALGUMAS MUDANÇAS FAZEM COM QUE APENAS AS CRIANÇAS DE DETERMINADA REGIÃO BRINQUEM DAQUELE JEITO. |
Essa é a etapa que os alunos poderão mostrar à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado. Ela também é muito importante, pois o aluno percebe que o conhecimento que adquirimos deve ser socializado, para que tenha valor para a sociedade.
Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para retratar a importância do brincar é montar um espaço de brincadeiras com: amarelinhas, cordas, bolas, bambolês, dentre outros.
Dessa forma, adultos poderão resgatar como era brincar e outras crianças poderão aprender sobre os conhecimentos construídos pelos alunos, de forma prazerosa.
Lembre-se também de expor os textos, os portfólios e, principalmente, as fotografias e vídeos, pois mostrarão o processo.
Nesse, serão expostos: atividades, portfólio, experiências, fotos, dentre outros.
Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Com certeza terão um excelente evento!
Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:
TIVE EMPENHO E BOA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA E NOS TRABALHOS EM GRUPO?
O QUE FOI BOM ESTUDAR?
O QUE NÃO FOI MUITO BOM ESTUDAR?
O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?
FAZER PESQUISA AJUDOU A COMPREENDER MAIS SOBRE O TEMA ESCOLHIDO?
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Para isso, solicite que escrevam as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.
Nome | Tipo |
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Dança dos bancos e careca-cabeludo [Tempo de brincar] | Vídeo |
http://brunapap.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html
Livro “Folclorices de brincar”:
Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/folclorices-de-brincar-ed-do-brasil,product,LV257778,3430.aspx
Obs: além de interessante, esse livro faz parte dos livros doados às escolas públicas do Brasil, pelo programa “Biblioteca da escola”, do FNDE. Assim, ele poderá ser facilmente encontrado na biblioteca de sua escola e poderá enriquecer o trabalho, sobretudo com salas de 2º e 3º anos.
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/aprendendo-as-brincadeiras-africanas.html
Estatística do trabalho infantil pelo IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm( pág. 155)
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/trabalho_infantil/trabinf2001.pdf
Professor, como a avaliação pretendida é processual, ao longo do processo, observe se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no planejamento.
Esses são questionamentos fundamentais e que devem permear todos os momentos.
Além disso, observe os conhecimentos construídos em relação àsbrincadeiras, ao brincar e a infância, percebendo o caráter histórico e regional desses fatores.
Verifique ainda se compreenderam a pesquisa, suas etapas, utilização de diferentes fontes, dentre outros.
Por fim, é preciso observar se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos.
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