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Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Nordeste: UCA

 

01/06/2012

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seu repertório de brincadeiras;

  • Realizar pesquisas;

  • Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;

  • Interpretar informações;

  • Conhecer a região Nordeste;

  • Perceber as diferentes infâncias;

  • Adquirir visão crítica sobre a situação do trabalho infantil;

  • Construir seus próprios conhecimentos;

  • Interagir com diferentes culturas;

  • Evoluir nas hipóteses de escrita.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, no mínimo 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que os alunos tenham apresentado interesse em relação à conhecimentos relacionados às brincadeiras ou ao brincar. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização dos programas   do laptop Classmate do Projeto UCA ou tablet.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Professor, quando se utiliza a metodologia de pesquisa, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Para isso, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos.

Vale ressaltar que é importante organizar essas atividades em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª ETAPA: DETONANDO O TEMA

Professor, em um projeto de pesquisa a primeira fase precisa ser a detonação do tema, ou seja, deixar os alunos curiosos para buscarem mais informações. Para detonar esse tema, a sugestão é levar para sala de aula, pelo menos, uma corda grande e perguntar:

Quem já brincou de “ovo”?

Quem conhece as regras?

Como é a música?

Se os alunos conhecerem a brincadeira, deixe que ditem as regras para você. Escreva as regras na lousa para que todos visualizem.

Mas caso não conheçam, explore com eles o como brincar.

Conheça mais sobre a brincadeira:

mapa do brincar

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Letra da música:

LETRA DA MÚSICA:

 

“MAMÃE MANDOU

COMPRAR UM OVO

O OVO CAIU NO CHÃO

AGORA VOU APANHAR

E VOU ME MANDAR!”

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Após explorar a música e as regras, convide os alunos para brincarem no pátio da escola. Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus netbooks para o pátio, para que fotografem esse momento.

Depois, converse com eles que essa é uma das muitas brincadeiras existentes na nossa região.

Logo após questione-os:

Quem conhece outras brincadeiras?

Onde poderíamos buscar mais brincadeiras?

Quais brincadeiras nossos pais ou avós brincavam?

Será que essas brincadeiras são típicas da região Nordeste?

Será que podemos descobrir a origem de alguma brincadeira?

E os brinquedos de nossos pais e avós, também mudaram?

A infância desses familiares foi diferente da nossa?

As respostas dos alunos precisam ser anotadas para que possam orientar o projeto.

Além disso, a partir das respostas dos alunos, o professor tem condições de:

- Perceber o que os alunos sabem ou acreditam que sabem sobre o tema (hipóteses iniciais);

- Instigar os alunos a pensarem sobre quais metodologias e estratégias serão utilizadas para a pesquisa;

- Suscitar dúvidas para novos questionamentos;

- Dentre outros.

Porém, por se tratar de um projeto de pesquisa, todas essas informações precisam ser registradas de forma detalhada, por isso cada uma dessas descobertas é uma etapa.

 

2ª ETAPA: JUSTIFICANDO O TEMA

Brincadeiras é um tema legal, mas qual a importância de pesquisar esse tema?

Esse é o questionamento que guiará essa etapa do projeto. É preciso que os alunos justifiquem o porquê desse interesse de forma escrita.

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE INFÂNCIA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO NORDESTE PORQUE...

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.

 

3ª ETAPA: PROBLEMATIZAÇÃO

As dúvidas e curiosidades já levantadas nesse projeto partiram da iniciativa do professor, na realização de sua função de mediador. Entretanto, como a proposta é a participação ativa dos alunos, nesse momento do projeto os alunos irão levantar suas próprias dúvidas e curiosidades: o que eles querem descobrir sobre o tema.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber as respostas, que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem o que é uma problematização.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns possíveis questionamentos:

Obs: lembrando que, como é um projeto de pesquisa, não é possível prever o que surgirá em sua sala de aula.

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEMA?

QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE?

AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O QUE EU QUERO SABER SOBRE A INFÂNCIA, OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS DO NORDESTE?

___________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

4ª ETAPA: HIPÓTESES

Nessa etapa; os alunos têm a oportunidade de sistematizar o que pensam ou acreditam saber sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não. Por isso, temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não as hipótese.

 E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.

Conforme a história de cada aluno é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar “errado”, mas é importante que tentem.

Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.

Para isso, os alunos devem descrever o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem”, pois ao final da pesquisa, eles irão confrontar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.

Veja um exemplo a seguir:

QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

EXISTE ATIREI O PAU NO GATO E PIQUE PEGA.

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

NÃO, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS.

QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

BAKUGAN

COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE?

MUITO FEIO E VELHO.

AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

NÃO, PORQUE TINHA QUE ARRUMAR A CASA.

 

5ª ETAPA: OBJETIVOS DA PESQUISA

Assim como em todas as etapas, envolva os alunos também no processo de construção dos objetivos da pesquisa.

Mas o que são objetivos?

Converse com seus alunos que precisamos definir o que desejamos alcançar até o final da pesquisa.

Organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem suas hipóteses, dê alguns exemplos para que compreendam, tais como:

Qual é o objetivo de aprender ler e escrever?

- Saber fazer compras;

- Pegar ônibus;

- Ler gibi.

Então, o que queremos aprender ao realizarmos esta pesquisa sobre Brinquedos, brincadeiras e infância na região Nordeste?

Lembre aos alunos que objetivos são ações, coisas para fazer.

Veja alguns exemplos de objetivos elaborados:

·         Conhecer mais brincadeiras;

·         Descobrir se em outros lugares existem outras brincadeiras;

·         Ver se os brinquedos mudaram ou são os mesmos que nossos pais brincavam.

 

6ª ETAPA: FONTES DE PESQUISA E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Onde ou de que forma poderão procurar informações sobre o tema pesquisado?

Esse é o questionamento guia desse momento.

É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como entrevistas, por exemplo, ou seja, resgate da história oral.

Para isso, organize uma roda de conversa e instigue-os a dizerem:

Onde podemos procurar as informações que precisamos? (Fontes)

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

 

Quais outros recursos podemos utilizar? (Estratégias)

 

- Trabalho de campo

- Entrevistas

- Palestras

- Trabalhos individuais e em grupos

- Observações

Caso os alunos não digam fontes essenciais, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares de como poderão descobrir mais sobre o tema.

Sugestão de atividade para esse momento:

Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas ou de observações.

No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria cópia (plágio).

Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica. 

Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.

Para isso, a sugestão é imprimir, em tamanho grande, uma referência bibliográfica para expor aos alunos.

Veja um exemplo:

HETZEL, Graziela Bozano. O jogo de amarelinha. Ilustrado por Elisabeth Teixeira. Rio de Janeiro: Manatti, 2007.

 

Depois, como os alunos estão em fase de alfabetização e talvez não compreendam as letras minúsculas, distribua as orientações em letras maiúsculas e combine com eles que, embora o certo seja escrever conforme o modelo, com letras minúsculas, nós vamos escrever com letras maiúsculas, pois é o jeito que damos conta.

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO.

SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano.

AGORA, VAMOS CRIAR UMA REFERÊNCIA COM O SEU NOME?

PARA ISSO, PRIMEIRAMENTE, PENSE E ESCREVA OS SEGUINTES DADOS:

NOME: ________________________

DEMAIS SOBRENOMES: __________________

ÚLTIMO SOBRENOME: ___________________

UM TÍTULO IMAGINÁRIO: ________________

CIDADE:________________________

EDITORA IMAGINÁRIA: _______________________

ANO:____________________________

AGORA UMA AS INFORMAÇÕES PRA CRIAR SUA REFERÊNCIA. LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODERÁ ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS.

 ______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

 

7ª etapa: Execução e realização

Essa etapa, professor, consiste em buscar respostas para os problemas levantados, ou seja, confirmar ou não as hipóteses dos alunos. Ela consiste nas pesquisas e/ou experimentação.

 

Questionamento 1: QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

Professor, uma boa forma de iniciar uma pesquisa sobre brinquedos, brincadeiras e infância, é com uma entrevista. Nela, poderão aparecer dados, que serão utilizados para responder outros questionamentos também.

Porém, vale ressaltar que é importante a construção do questionário pelos alunos. Mas, caso eles se esqueçam de algum questionamento importante, você como mediador e coautor desse projeto, pode ajudá-los.

Veja um exemplo:

ENTREVISTE, PELO MENOS, DOIS FAMILIARES SEUS, DE DIFERENTES IDADES, PARA DESCOBRIR:

 

- ONDE VOCÊ VIVEU A SUA INFÂNCIA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

- QUAIS OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ BRINCAVA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

QUAL ERA SEU BRINQUEDO FAVORITO?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 E QUAL ERA A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA? COMO SE BRINCA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

VOCÊ BRINCAVA MUITO? POR QUÊ?

­____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

VOCÊ PRECISOU TRABALHAR? SE SIM, COMO ISSO ACONTECIA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

VOCÊ ACHA IMPORTANTE AS CRIANÇAS BRINCAREM?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

SE SUA INFÂNCIA TIVESSE OS MESMO BRINQUEDOS DE HOJE, QUAL VOCÊ IRIA COMPRAR?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

 

 

As brincadeiras e suas regras  podem ser exploradas da seguinte forma:

Sugira que cada aluno seja o “professor”, que vai ensinar a brincadeira ao colega.

Marque um dia para cada brincadeira e lembre-se de fotografar.

Depois, monte com os alunos o livro das brincadeiras, ilustrado com fotos e com as regras explicadas abaixo.

Para a escrita das regras, assim como para ensinar a brincadeira, cada um ficará responsável de escrever uma regra (preferencialmente a da brincadeira enviada por sua família).

Obs: se vierem brincadeiras repetidas, proponha brincar novamente. Isso porque, primeiramente, cada aluno é único e sua atividade precisa ser valorizada. Além disso, a explicação das regras, pelas famílias, permite o aparecimento de aspectos diferentes na mesma brincadeira, abrindo um leque de possibilidades para reinventá-la.

 

Questionamento 2: SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

A diversidade encontrada no Brasil reflete também no brincar. Por isso, embora muitas brincadeiras sejam comuns em todo o país, outras permanecem concentradas em outras regiões.

Por isso, a sugestão é que os alunos vejam crianças de outro(s) estado(s) brincando, para compararem com as brincadeiras que conhecem e incentivar a busca de outras brincadeiras.

Para isso, você poderá utilizar o seguinte recurso:

 

 

 

 

Depois, solicite que pesquisem brincadeiras de outros estados.

Para esse momento, a sugestão é solicitar uma busca pela internet:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI99296-10525,00.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/ferias-na-vizinhanca-409174.shtml

http://delmamoraes.blogspot.com.br/2009/07/brincadeiras-tradicionais.html

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/

Acesso em 15/05/2012

Em seguida, selecione com os alunos algumas brincadeiras para que vocês possam realizar, fotografar e montar um livro das brincadeiras. Nesse, a escrita será motivada pela escrita das regras.

Por fim, apresente para eles uma imagem e solicite a produção de um pequeno texto.

Veja uma sugestão:

Fonte: http://saude.culturamix.com/qualidade-de-vida/importancia-das-brincadeiras-infantis  Acesso em 15/05/2012

 

 

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Questionamento 3: QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

Para iniciar esse momento, retome a entrevista dos familiares, solicitando que os alunos façam uma lista.

Depois, selecione alguns para que, individualmente, possam realizar tentativas de escrita desses nomes.

Para isso, o ideal é escolher palavras que sejam:

- Uma palavra polissílaba;

- Uma palavra trissílaba;

- Uma palavra dissílaba;

- Uma palavra monossílaba

- Além disso, que as sílabas seguidas, contenham vogais diferentes. (Ex. de palavras não recomendadas: bala, banana, papagaio...).

- Ao final, uma frase com uma dessas palavras.

Exemplo:

BICICLETA

DOMINÓ

PIPA

TREM

MINHA MÃE JOGAVA DOMINÓ.

Depois, eles poderão ilustrar o ditado.

Porém, se eles já estão no nível alfabético, você pode pedir que escrevam um texto de memória, algo que eles saibam “de cor”, como a música parabéns para você, por exemplo.

Esse ditado  ajudará você, professor, a observar o nível de escrita dos alunos, em que hipótese eles estão, sendo uma atividade essencial em uma sala de alfabetização.

Para saber mais sobre ditados e hipóteses de escrita:

http://dejales.edunet.sp.gov.br/files/CICLO%20I/HIPOTESES%20DE%20ESCRITA.pdf

http://www.slideshare.net/maristelaii/sondagem-de-hiptese-de-escrita

http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008/06/21-hiptese-na-construo-da-escrita.html

http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html

Acesso em 15/05/2012

Ao final, explore a Matemática a partir de uma votação, conforme exemplo a seguir:

QUAIS OS TRÊS BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS?

 

BRINQUEDO

NÚMERO DE VOTOS

BOLA DE GUDE

FUTEBOL

BONECA

TRENZINHO

BICICLETA

CASINHA

 

3

6

8

2

1

4

 

DESENHE OS BRINQUEDOS CAMPEÕES.

 

 

 

 

 

 

Monte uma tabela para que os alunos visualizem e possam responder:

DE ACORDO COM A TABELA “QUAIS OS TRÊS BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS”, RESPONDA:

 

- QUAL BRINQUEDO TEVE MAIS PONTOS?

____________________________________________________________

 

- QUAL BRINQUEDO TEVE MENOS PONTOS?

____________________________________________________________

- QUAL BRINQUEDO FICOU EM PRIMEIRO LUGAR, EM SEGUNDO LUGAR E EM TERCEIRO LUGAR?

____________________________________________________________

- QUANTOS VOTOS O TERCEIRO LUGAR TEM A MENOS QUE O SEGUNDO LUGAR?

____________________________________________________________

 

 

Questionamento 4: COMO ERA O “VIDEOGAME” ANTIGAMENTE?

Para responder esse questionamento, a sugestão é buscar a história do “videogame”. Dessa forma, os alunos poderão descobrir se existia “videogame”, durante a infância de seus pais, como eles eram, o que mudou.

Para isso, se sua escola participa do programa UCA, a sugestão é solicitar aos alunos uma busca pela internet, em seus laptops, acessando-a por meio da ferramenta MozillaFirefox (metasys>favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática.

Veja alguns sítios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame

http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600

http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-videogame/

http://www.historiadetudo.com/videogame.html

Acesso em 15/05/2012

Professor, os alunos poderão fazer uma análise crítica da evolução tecnológica, também ocorrida nos brinquedos, com auxílio de vídeos como esses:

Vídeo do jogo “pac-man”, do Atari 2600:

http://www.youtube.com/watch?v=HL2p2ANFlQ4   Acesso em 15/05/2012

Vídeo do jogo “Kawasaki SuperbikesChallenge”, do SuperNitendo:

http://www.youtube.com/watch?v=ITOyUu_-WVo&feature=BFa&list=PL30337C97C244595E   Acesso em 15/05/2012

Vídeo do jogo “Mário Kart”, do Nitendo Wii:

http://www.youtube.com/watch?v=FKVZEOTZR0s   Acesso em 15/05/2012

 Ainda sobre a evolução dos brinquedos e do brincar, proponha aos alunos uma leitura crítica da imagem abaixo, montando a partir da fala deles, um texto coletivo.

Fonte:http://brincadeirasinfantispa.pbworks.com/w/page/11503600/FrontPage

Para isso, questione-os:

- Será que essa imagem mostra a infância de crianças da nossa época ou de antigamente?

- Alguém já brincou como esses meninos? Onde?

- Será que hoje, com tantos apartamentos e tão poucas árvores, essa é uma brincadeira acessível para todos?

- Dentre outros questionamentos.

Por fim, apresente a eles a música “Só TV? Não!”, de Thelma Chan, CD Coralito. Veja:

Fonte: http://musicanosale.blogspot.com.br/

Depois, convide-os para brincar de amarelinha no pátio, que pode ser riscada no chão com giz de quadro.

 

Questionamento 5: AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

Professor, não é possível prever os relatos dos pais e avós sobre suas infâncias, mas a evolução da história da infância nos remete acreditar que, muitos desses pais, sobretudo os avós, relatarão que trabalhavam, em casa ou fora dela.

Então, promova um debate na sala, para que a questão do trabalho infantil  possa aparecer e ser vista como algo comum há alguns anos.

Depois, apresente aos alunos a seguinte imagem:

Fonte: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=PD329

Logo após, questione-os:

- Esse gráfico representa qual região?

- Nele, é representada a questão do trabalho infantil em qual período?

- Nesse período, o trabalho infantil aumentou ou diminuiu?

A PNAD 2009 revelou ter, no Brasil, 2,0 milhões de crianças de 5 a 15 anos de

idade ocupadas no mercado de trabalho, das quais cerca de 44% concentradas na

Região Nordeste e 24%, na Região Sudeste. Considerando apenas sua forma mais

grave, foram 122 679 crianças de 5 a 9 anos encontradas em situação de trabalho

infantil, quase metade delas no Nordeste.

grafico trabalho 2

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf  Acesso em 15/05/2012

 

Depois, solicite que analisem a tabela acima e descubram qual região tem o maior número de crianças em situação de trabalho infantil no Brasil.

Posteriormente, proponha uma pesquisa sobre o trabalho infantil nos dias atuais, sobretudo na região Nordeste, e qual seriam os fatores que motivam essa diminuição?

Para isso, segue como sugestão, os seguintes sítios:

http://noticias.r7.com/economia/noticias/criancas-do-pe-deixam-de-ir-a-escola-para-trabalhar-na-cata-de-mariscos-20101009.html

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104471

http://www.diariodenatal.com.br/2011/06/12/cidades3_0.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=373865

http://www.forumplp.org.br/index.php?view=article&catid=149:direitos3&id=405:eca-e-um-marco-de-garantias-de-direitos-diz-secretaria-de-forum-nacional-da-crianca&option=com_content&Itemid=326

http://www.redeandibrasil.org.br/eca/guia-de-cobertura/trabalho-infantil

http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/PDF/Cartilha_TI_MPT_20.03.09.pdf

(Professor, esse último endereço eletrônico, é uma cartilha bem interessante) Acesso em 15/05/2012

Logo após, solicite que cada grupo de aluno crie um cartaz com os principais pontos destacados pelos textos das pesquisas, para socializar com os demais, discutirem na sala e perceberem as contribuições, sobretudo do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para essas mudanças.

Num próximo momento, mostre aos alunos um vídeo que, inicialmente, parece que as pessoas querem que as crianças trabalhem, mas logo vemos que eles juntam todo aquele material e vão brincar.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=160a9uTiZiA&feature=fvwrel Acesso em 15/05/2012

Depois,  explore a música “Criança não trabalha”, do grupo “Palavra Cantada”. Primeiro ouça a música com eles e posteriormente, entregue uma cópia da letra para que trabalhe com ela. Solicite que ilustrem a música.

CRIANÇA NÃO TRABALHA

PALAVRA CANTADA

COMPOSIÇÃO: ARNALDO ANTUNES E PAULO TATIT

LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO
TÊNIS, CADARÇO, ALMOFADA, COLCHÃO
QUEBRA-CABEÇA, BONECA, PETECA, BOTÃO, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPELÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO
TÊNIS, CADARÇO, ALMOFADA, COLCHÃO
QUEBRA-CABEÇA, BONECA, PETECA, BOTÃO, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPELÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

1, 2 FEIJÃO COM ARROZ
3, 4 FEIJÃO NO PRATO
5, 6 TUDO OUTRA VEZ...

LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU  Acesso em 15/05/2012

 

 

Ao final, sugira a produção de um pequeno texto para que os alunos mostrem que criança precisa de brincar, imaginar, estudar e ser feliz.

TRABALHO DE CRIANÇA É... ____________________________________________________________________

 

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ILUSTRE:

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: esses textos farão parte da exposição montada na 9ª etapa do projeto e dos portfólios dos alunos.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

Com o encerramento das pesquisas, é hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.

Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese).São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.

Veja um exemplo de atividade para esse momento:

PROBLEMA

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

HIPÓTESE

NÃO, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS.

CONCLUSÃO

ALGUMAS BRINCADEIRAS SÃO COMUNS A TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, PORÉM ALGUMAS MUDANÇAS FAZEM COM QUE APENAS AS CRIANÇAS DE DETERMINADA REGIÃO BRINQUEM DAQUELE JEITO.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

Essa é a etapa que os alunos poderão mostrar à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado. Ela também é muito importante, pois o aluno percebe que o conhecimento que adquirimos deve ser socializado, para que tenha valor para a sociedade.

Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para retratar a importância do brincar é montar um espaço de brincadeiras com: amarelinhas, cordas, bolas, bambolês, dentre outros.

Dessa forma, adultos poderão resgatar como era brincar e outras crianças poderão aprender sobre os conhecimentos construídos pelos alunos, de forma prazerosa.

Lembre-se também de expor os textos, os portfólios e, principalmente, as fotografias e vídeos, pois mostrarão o processo.

Nesse, serão expostos: atividades, portfólio, experiências, fotos, dentre outros.

Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Com certeza terão um excelente evento!

 

10ª etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

TIVE  EMPENHO E BOA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA E NOS TRABALHOS EM GRUPO?

 

 

O QUE FOI BOM ESTUDAR?

 

 

O QUE NÃO FOI MUITO BOM ESTUDAR?

 

 

O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?

 

 

   FAZER PESQUISA AJUDOU A COMPREENDER MAIS SOBRE O TEMA ESCOLHIDO?

 

 

 

Para isso, solicite que escrevam as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dança dos bancos e careca-cabeludo [Tempo de brincar] Vídeo
Recursos Complementares

http://brunapap.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

Livro “Folclorices de brincar”:

folclorices de brincar

Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/folclorices-de-brincar-ed-do-brasil,product,LV257778,3430.aspx

Obs: além de interessante, esse livro faz parte dos livros doados às escolas públicas do Brasil, pelo programa “Biblioteca da escola”, do FNDE. Assim, ele poderá ser facilmente encontrado na biblioteca de sua escola e poderá enriquecer o trabalho, sobretudo com salas de 2º e 3º anos.

 

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/aprendendo-as-brincadeiras-africanas.html

http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca-africana-nas-brincadeiras-de-criancas

Estatística do trabalho infantil pelo IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm( pág. 155)

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/trabalho_infantil/trabinf2001.pdf

Avaliação

Professor, como a avaliação pretendida é processual, ao longo do processo, observe se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no planejamento.

Esses são questionamentos fundamentais e que devem permear todos os momentos.

Além disso, observe os conhecimentos construídos em relação àsbrincadeiras, ao brincar e a infância, percebendo o caráter histórico e regional desses fatores.

Verifique ainda se compreenderam a pesquisa, suas etapas, utilização de diferentes fontes, dentre outros.

Por fim, é preciso observar se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos.

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