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O conflito Árabe-Israelense

 

18/03/2013

Autor y Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá com essa aula, analisar este conflito que perdura por várias décadas, assim como, por meio de uma análise histórico-geográfica, avaliar o que motivou seu início e como está a situação no oriente médio nos dias atuais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), este tema por se tratar de um assunto atual e propício a ser cobrado em concursos, de maneira geral, torna-se de importante conhecimento para os alunos. 

 

AULA 1

 

Professor(a), neste primeiro momento da aula torna-se necessário que os computadores da escola possuam o software Google Earth, no qual os alunos poderão localizar os países envolvidos e terem uma real visão da localidade do conflito e quais são os países envolvidos. Este software encontra-se disponível para download no link: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm (acesso 19/08/2012)

Segue também um tutorial em português com explicações detalhadas sobre como utilizar os recursos do Google Earth. Disponível em: http://www.infowester.com/tutgoogleearth.php (acesso 19/08/2012)

momento 1: Leve seus alunos até a sala de informática e comente com eles sobre a importância que os conflitos mundiais têm para a formação dos territórios e divisões internacionais dos países. Como exemplo peça para eles localizarem por meio do Google Earth o estado de Israel. Após encontrarem, peça que procurem pelo Estado da Palestina. Não irão encontrar esta segunda busca. Porém, existe o povo Israelense e o povo Palestino, certo? Então por que não existe o Estado Palestino?

Professor(a): através desta questão é que o Conflito Árabe-israelense deverá ser introduzido.

momento 2: Sugira aos alunos que pesquisem um pouco sobre os povos que serão estudados (Árabes e Israelenses) e suas respectivas culturas. Sugiro alguns sites:
 
Arabesq -  http://www.arabesq.com.br/ (acesso 19/08/2012)
Movimento pelos direitos do povo palestino -  http://www.mppm-palestina.org/ (acesso 19/08/2012)
Resumo sobre a história de Israel -  http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ISRAEL+EM+RESUMO.htm (acesso 04/09/2012)
 
Professor(a): Coloco abaixo uma pequena explicação sobre os povos e suas crenças, para auxiliá-lo. 
 

Quem são os árabes?

Os árabes são um ramo dos povos que habitavam a península arábica, a qual compreende atualmente os países Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Omã e Iêmen.

[...] os árabes hoje são os cidadãos de 22 países, que falam a mesma língua – o árabe – e são socialmente e culturalmente compatíveis, partilham o mesmo patrimônio histórico, cultural e as mesmas tradições, mas mantendo suas individualidades e tradições locais distintas. Mas os habitantes dos 22 países árabes não são necessariamente da mesma etnia árabe que nasceu na Península Arábica, e nem todos são muçulmanos, embora o Islamismo seja a religião predominante dos povos árabes.

 

Quem são os muçulmanos?

Os muçulmanos são os seguidores do islamismo, ou seja, que creem no Islã e têm como livro sagrado o Alcorão, independentemente de sua origem ou nacionalidade, portanto, ser árabe não significa necessariamente ser muçulmano, e ser muçulmano não significa necessariamente ser árabe. Os muçulmanos são aqueles que seguem a Maomé.    

 Fonte: Adaptado de http://www.arabesq.com.br/Principal/Cultura/CultureArticle/tabid/58/ArticleID/443/Default.aspx  (acesso 19/08/2012)

Islão ou Islã  é uma é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus ( Allãh), e pelos ensinamentos e exemplo normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano ou islamita. Ao lado do cristianismo e do judaísmo, o islamismo é uma das três grandes religiões monoteístas. (fonte: Wikipedia)

 

Quem são os judeus?

Os judeus são membros do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo étnico e a religião judaica, a fé tradicional da nação judia, são fortemente inter-relacionados. Os judeus, portanto, seguem o judaísmo, uma das três grandes religiões monoteístas mundiais. (Fonte: Wikipedia)

momento 3: Peça aos alunos que expliquem, oralmente, aquilo que eles entendem ou que já ouviram sobre o conflito que será estudado. 

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, sugiro que seja utilizado nesta aula o texto referente ao conflito que encontra-se no livro paradidático "Geopolítica: O mundo em conflito" do autor Igor Fuser, páginas 62 a 71. Este texto é de fácil entendimento e associado ao uso das imagens abaixo se torna um excelente instrumento para ser utilizado em sala de aula. Sugiro que seja entregue uma cópia desse texto aos alunos, para que eles façam a leitura para a próxima aula. 

s

Disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1566815/geopolitica-o-mundo-em-conflito/ (acesso 19/08/2012)

 

AULA 2

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, o texto lido em casa pelos alunos terá o objetivo de complementar esta aula.

momento 1: Inicie a aula apresentando as imagens e textos abaixo que irão ilustrar o contexto histórico do conflito, passando pelos anos nos quais este ganhou proporções mundiais e interferência de outras nações. Sugiro que a sequencia abaixo seja apresentada aos alunos em formato power point, pois a forma de visualização torna-se imprescindível para um melhor entendimento e compreensão do conteúdo pelos alunos.

1

Mapa do Oriente Médio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u402573.shtml (acesso 19/08/2012)

Países Árabes, muçulmanos e com fortes minorias Islâmicas

2

Disponível em: http://professor-andre-rockstar.blogspot.com/2011/02/revolucoes.html (acesso 19/08/2012)

 O QUE PEDEM OS PALESTINOS?

Representados pela Autoridade Palestina, os palestinos há tempos tentam estabelecer um Estado independente e soberano na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, ocupados por Israel desde a guerra de 1967. No entanto, duas décadas de períodos intermitentes de negociações de paz não produziram um acordo. A última rodada de negociações foi abandonada há um ano. 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), o link das imagens abaixo, Fronteiras da Guerra do site de notícias Estadão, permanece o mesmo para todas as imagens, porém, deverá ser mudado o ano em questão (1914 - 1922 - 1947/48 - 1949 - 1967 - 1973 - 1982 - 1993 - 2005), para que haja a mudança na imagem e no conteúdo. O mesmo deverá ser feito com o link referente ao site de notícias G1, mudando o ano em questão (1940 - 2001 - 2010).

3

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm

a

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

4

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)

5

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

6

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/227/3/A-QUESTAO-PALESTINA/Paacutegina3.html (acesso 19/08/2012)

7

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

8

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

9

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

10

Disponível em:  http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

11

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)

12

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)

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Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)

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Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)

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Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)

 

momento 2: Sugiro que estas perguntas, referentes ao conteúdo explicitado, sejam anotadas no quadro negro. Peça aos alunos que respondam oralmente a partir dos materiais que eles tiveram acesso e que, ao final, eles anotem suas respostas no caderno. 

PERGUNTAS:

1.    Qual o principal desejo dos palestinos?

2.    O que dificulta os avanços em direção a novos acordos entre judeus e palestinos?

3.    Qual o poder dos EUA, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU? Como isso pode interferir na decisão desse organismo em assuntos como a questão palestina?

4.    Esclareça o sentido das noções de mundo árabe e mundo muçulmano, distinguindo uma da outra.

5.    A questão palestina é, essencialmente, um conflito nacional. Contudo, esse conflito adquire uma dimensão religiosa e cultural. Com base no que vimos sobre o assunto, responda as perguntas abaixo.

 

a)      Explique por que esse é um conflito nacional.

b)      Discuta a importância simbólica, para israelenses e palestinos, do controle sobre Jerusalém.

 

 

Recursos Complementares

Entenda o conflito Árabe israelense: http://educacao.uol.com.br/historia/oriente-medio-entenda-o-conflito-arabe-israelense.jhtm (acesso 04/09/2012)

Revista Exame: http://exame.abril.com.br/tags/conflito-arabe-israelense (acesso 04/09/2012)

História do conflito Árabe israelense 1880 - 1950: http://www.youtube.com/watch?v=AsFkUEBWpxA (acesso 04/09/2012)

Avaliação

A participação nas aulas, nas pesquisas sugeridas, assim como as respostas ao questionário proposto em sala de aula, deverá ser a forma de avaliar a turma.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 1/7 - 14,29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniones

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