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Ai que dor de cabeça! - Sistema nervoso

 

16/09/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o funcionamento do sistema nervoso, neurotransmissores e como a dor e os medicamentos atuam sobre este sistema.

Identificar os riscos que a automedicação traz para a saúde.

Analisar a importância de consultar um médico quando sofrer de dores de cabeça, buscando prevenir doenças do sistema nervoso.


Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Anatomia do sistema nervoso. Constituição do neurônio.
Estratégias e recursos da aula

A maior parte da população já teve dor de cabeça alguma vez na vida. Pergunte aos alunos quem ali já teve uma dor de cabeça, e se lembram porque dela ter começado. Agora verifique o que seus alunos já conhecem do tema, perguntando se sabem que mecanismos deflagram este problema? Que doenças estão relacionadas com a dor de cabeça? Eles sabem a diferença entre dor de cabeça e enxaqueca? O que costumam fazer quando sentem estas dores (vão ao médico ou se automedicam)?

Os alunos já foram introduzidos ao tema pelos questionamentos anteriores. Aqui propomos uma pergunta desafiadora que remeta os alunos à uma pesquisa e maiores conhecimentos sobre o tema.

Faça algumas perguntas que eles terão que pesquisar para encontrar respostas embasadas, por exemplo: Comer chocolate dá dor de cabeça? Tomar por conta própria um analgésico faz mau? Dor de cabeça mata? Afinal o que causa enxaquecas e cefaléias?

Peça que os alunos escrevam suas respostas, na forma de mapa conceitual.

Mapas Conceituais

É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.

Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

Leve os alunos ao laboratório de informática. Em equipes de até 4 integrantes eles deverão pesquisar um subtema relacionado à dor de cabeça e sistema nervoso. Há uma série de sítios relacionados abaixo que podem ser o início da pesquisa de algumas equipes. Algumas sugestões de pesquisa: doenças do sistema nervoso (principalmente as quais um dos sintomas é dor de cabeça), automedicação para cefaléia, o mecanismo da dor, as armas contra a cefaléia, neurotransmissores, entre outros. A pesquisa será a base para a atividade principal desta aula.

Sendo a dor um processo inerente ao sistema nervoso, é interessante que todos os alunos vejam o funcionamento da sinapse e como se comportam os neurotransmissores dentro do neurônio.Peça aos estudantes que registrem em seu caderno os elementos essenciais para a produção do mapa conceitual e áudio.

Bainha de mielina 2: função (também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10428/mielina.swf )

  Sinapse 3D (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11104/sinapse.swf )

Debata com os alunos qual a relação das sinapses e da bainha de mielina com a dor de cabeça e com os medicamentos.

Depois da pesquisa, as equipes deverão elaborar um texto curto para inserir em um programa de rádio. Após a produção dos programas e avaliação do professor, poderão ser publicadas na internet, constituindo um Podcast sobre o tema.

PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet.

Através de um arquivo Rss os autores desses programas de rádio caseiros disponibilizam aos seus "ouvintes" possibilidade de ouvir o u baixar os novos "programas", utilizando softwares como oIpodder é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparalhos de mp3 ou cds e ouvir quando quiser.

Saiba mais acessando: http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/i ndex.php?pagenum=2


Um exemplo de programa de rádio está disponível no Portal do Professor, o áudio Dia do Médico, d isponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=370

Instrua os alunos a desenvolver um texto que pode ser um informativo, noticiário, uma rádio novela, uma canção, “jingles”, entre outros. Para isto a equipe deverá primeiramente escolher o formato e adequar a pesquisa para o programa de rádio. Esta etapa deverá ser feita em sala de aula, com a presença e ajuda do professor. O professor deverá estipular um tempo de duração do programa de cada equipe. Sugerimos que este tempo seja entre 2 a 5 minutos. Esta atividade deverá estimular a criatividade e oralidade dos alunos. Deixe-os a vontade para criar dentro do tema, sempre incentivando que as produções tenham aprofundamento teórico e bom humor.

Eles poderão utilizar efeitos sonoros disponíveis na internet e usar programas para edição do áudio, como o Audacity. Para o professor saber mais sobre como criar Podcast e sobre o programa, sugerimos a leitura dos seguintes sítios:

Após a confecção dos programas, reserve uma aula para a apresentação de cada equi pe para a turma. Se for necessário, o professor pod erá usar deste momento para indicar modificações nos programas, para depois publicá-los na internet.

Quantas pessoas fazem uso da automedicação quando estão com dor de cabeça? Esta é uma questão interessante para pesquisar através de uma entrevista. Os alunos deverão entrevistar 5 a 10 pessoas nas proximidades da escola ou residência, perguntando sobre a freqüência de dores de cabeça, se sabem das causas destas dores e se fazem uso da automedicação. Ao trazer os resultados, o professor poderá indicar a tabulação dos dados em uma planilha eletrônica e calcular a porcentagem de cada hábito pesquisado. Discuta com os alunos sobre a realidade local e como podem interferir positivamente.

Uma idéia é veicular os programas confeccionados pelos alunos em eventos da escola com a comunidade. Em momentos como reunião de pais, os professores ou equipe pedagógica poderá transmitir as produções dos alunos e depois discu tir com os pais e comunidade a importância de buscar um médico para a medicação correta.

Outra aula que trabalha os riscos da automedicação pode ser acessada no endereço a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1470

A disciplina de química, no ensino médio , pode ser de grande ajuda ao trabalhar com a questão dos remédios e automedicação. Do ponto de vista da química, quais os riscos de utilizar medicamentos sem a avaliaç ão médica?

Depois das atividades feitas com os alunos, retome o mapa conceitual do início das aulas, e peça que os educandos complementem com os conhecimentos adquiridos. Instrua que eles utilizem uma cor diferente da utilizada no início da aula. Utilizar duas cores é interessante para os alunos reconhecerem o ganho de conhecimento que as atividades realizadas possibilitou a eles. 

Solicitar aos alunos que registrem as ações de conscientização sobre o uso indiscriminado de medicamentos, principalmente para dores de cabeças e enxaquecas nos seus textos e produções de áudios. Outra ação importante é que os alunos percebam a necessidade de levar estes conhecimentos aos seus familiares e comunidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bainha de mielina 2: função Animação/simulação
Sinapse 3D Animação/simulação
Recursos Complementares

Cérebro e Mente, sobre neurostransmissores: http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/neurotransmitters2_p.html 

LIGA DE NEUROCIRURGIA. Imagens de ressonância magnética do cérebro.  http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=4&materia_id=474&materiaver=1 e neurotransmissores: http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=6&materia_id=256&materiaver=1 

Scientific American Brasil, reportagem sobre a enxaqueca: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/mecanismos_que_deflagram_a_enxaqueca.html

A Agência FAPESP com o artigo os Vilões da Enxaqueca: http://www.agencia.fapesp.br/materia/9650/especiais/viloes-da-enxaqueca.htm

(acessado: 26/07/2009)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita a partir dos mapas conceituais, das pesquisas realizadas e da produção e apresentação dos programas de áudio.


Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Edna, Colégio Certo , Distrito Federal - dijo:
    edna_melo41@hotmail.com

    30/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito do site, pois traz bastante informação e sugestões par melhorar nossas aulas.


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