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O mundo dos artrópodos - Filo Arthropoda

 

25/08/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características do Filo Artrópoda e as classes constituintes.
Reconhecer a importância dos artrópodos no equilíbrio do meio ambiente.

Compreender que alguns representantes deste filo podem trazer malefícios para a saúde e saber como prevenir as doenças causadas por estes animais.

Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor: Pontue conhecimentos como as características diferenciais do Filo Arthropoda e as características que definem as classes constituintes deste grupo. Além disso, este grupo tem importância ecológica e econômica, importantes conhecimentos de serem passados para seus alunos.
Estratégias e recursos da aula

 Inicie sua aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre os artrópodos. Possivelmente nem todos se manisfestarão, por não relacionar diretamente o Filo Arthropoda com os animais que eles conhecem do cotidiano. Então, vincule com os insetos, aracnídeos e crustáceos. Agora eles saberão do que se trata a aula. 

De que maneira nos relacionamos com as espécies deste grupo? Existe algumas das quais nos alimentamos, como caranguejos, lagostas, camarões. Outras que podem causar doenças e algumas que podem até matar. Quais exemplos eles conhecem?

Os artrópodos fazem parte da cadeia alimentar de todo ecossistema (terrestre e aquático). Não existe uma região do planeta (os pólos talvez) que não tenha ao menos um representante dos artrópodes. Há algum prejuízo em se eliminar as espécies causadoras de doenças? Ainda aqui os alunos devem responder com base no seu conhecimento prévio. Peça que os alunos elenquem as doenças citadas e os animais causadores das mesmas. Mais a frente esta lista será complementada com base nas pesquisas e conhecimentos adquiridos.

Leve os alunos ao laboratório. Com os recursos disponíveis na internet é possível conhecer mais sobre a diversidade e anatomia dos artrópodos sem retirar e matar animais da natureza. Apresente aos alunos a divisão básica do corpo dos insetos, uma das classe do filo Artrópoda.

Portal do Professor:

Abdomen-head-thorax (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11395 )

Esta divisão é a mesma para todos os representantes do grupo Arthropoda? Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa rápida e descobrirem.

Apesar de pequenos e extremamente antigos (do ponto de vista geológico), os artrópodos tem estruturas bastante especializadas, o professor poderá apresentar algumas estruturas e correlacioná-las com a função que desempenham.

Pergunte aos alunos como as abelhas carregam o pólen. Depois das respostas, apresente o recurso abaixo que mostra uma abelha carregando pólen.

 Abelha carregando pólen (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16978 )

Que estruturas existem nas patas das abelhas que possibilitam o transporte?

Para uma melhor visualização das estruturas, apresente aos alunos a imagem abaixo, do Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem. Escopas.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7847 

Será que esta é a única forma de transporte do pólen (algumas abelhas levam o pólen nos pelos entre a cabeça e o tórax). É o pólen que a abelha leva para a colméia para transformar em alimento? Então qual a importância deste transporte?

O aparelho bucal dos insetos é altamente especializado. Mostre aos alunos o aparelho bucal das abelhas, necessário para buscar o néctar das flores (e com ele produzir o mel para a colméia).

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7857

Peça que os alunos avaliem as características da probóscide e sua especialização para a alimentação destes animais. Encomende uma rápida pesquisa aos alunos sobre os outros tipos de aparelhos bucais dos insetos.

Quais os artrópodos mais perigosos que existem? Esta é uma sugestão de pesquisa direcionada que o professor poderá fazer aos alunos.

Alguns exemplos de insetos perigosos (retirado do encarte da Revista Nova Escola)

  1. Aedes Aegypti
  2. Anopheles darlingi
  3. Panstrongylus megistus
  4. Triatoma infestans
  5. Vespa-mandarina
  6. Lonomia obliqua
  7. Bemisia tabaci
  8. Apis mellifera
  9. Schistocerca gregaria
  10. Locusta migratoria
  11. gênero Atta (formiga)

Alguns gêneros de aracnídeos perigosos (pesquisado do sítio Brasil Escola, acessado em 27/07/2009 e disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aranhas-escorpioes-aracnideos-perigosos-ao-ser-humano.htm)

  1. Tityus serrukatus - escorpião amarelo
  2. Loxosceles - aranha marrom
  3. Phoneutria - aranha armadeira
  4. Latrodectus - viúva negra

O grupo dos Crustáceos tem animais que representam riscos à saúde? Existe algum que tenha veneno? Lembre os alunos que neste grupo há acidentes pela ingestão de crustáceos já em decomposição ou até pessoas que são alérgicas à estes seres e podem ter problemas sérios de saúde ao ingerí-los.

   Outra sugestão é os perigos que os artrópodos que vivem em nossas casas podem trazer à saúde humana e dos animais domésticos, além do prejuízo ao patrimônio material de nossas casas. Um bom material que pode ajudar o professor a encaminhar esta pesquisa encontra-se no sítio do Ciência à mão - Texto com atividades - Por quê limpar a casa? - os diversos artrópodos que vivem conosco. Acessada em 27/07/2009 e disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_biologia_09bio.arquivo.pdf 

DICA para os textos:

O Professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferentes graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o Professor pode-se utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.

Outro recurso a ser explorado pelo professor é a função que os artrópodos desempenham na natureza, e a animação Ciclo Natural pode ajudar nesta visualização. Ciclo natural (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14737 ) 

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Questione com os alunos sobre como fazer para evitar as infestações e problemas causados pelos insetos sem causar um desequilíbrio natural. 

Instrua os alunos a pesquisarem sobre o tema, separe uma aula para este fim. Lembre-os de que a formatação dos dados e montagem da apresentação deverá ser de responsabilidade deles (se não der tempo de realizar na mesma aula, deverão fazer em horário do contra-turno, em equipe).

 As pesquisas poderão ser apresentadas para a turma com o uso de projetor multimídia ou televisor multimídia. Lembre os alunos que além do conhecimento sobre o assunto é importante que a apresentação contenha dados interessantes como curiosidades e também imagens.

Após as apresentações e correções (se necessárias) instrua os alunos a levar suas apresentações p ara publicar em um blog aberto previamente pelo professor com a finalidade de divulgar a pesquisa dos alunos.

Uma vez que falamos sobre animais peçonhentos, é interessante visitar sítios ou até instituições que trabalham com estes animais, retirando veneno para fazer soro e aconselhando na prevenção de acidentes com estes organismos.

Um exemplo bem conhecido é o Instituto Butantã, em São Paulo. Sítio acessado 27/07/2009 e disponível em: http://www.butantan.gov.br/

 Se sua escola não é em São Paulo, vale a pena contatar o órgão de saúde responsável pela prevenção de zoonoses. Talvez encontre com os profissionais material mais detalhado e até uma pessoa que disponibilize tempo para fazer uma palestra aos alunos.Uma sugestão seria levar um agente comunitário para uma palestra com a turma, onde ele poderá relatar a situação da cidade e dos bairros, destacando os procedimentos necessário para a segurança da saúde pública.  

Muito possivelmente o professor deverá planejar uma aula extra para este fim (além das já determinadas para este tema). O planejamento é necessário também para a logística da atividade (Visita à instituição: transporte dos alunos até o local, agendamento com a instituição, disponibilidade de monitores para a visita, permissão dos pais ou responsáveis para a saída, normas de segurança e comportamento previamente acordadas com os alunos e apoio da equipe pedagógica da escola, ou palestra de agente de saúde: agendamento com o palestrante). Além disso, a organização da atividade deve contemplar os objetivos que o professor deseja obter. Por exemplo, em uma visitação, instrua os alunos a perguntarem sobre a pesquisa que o local está desenvolvendo, soros contra venenos de aranha, como proceder se for picado por uma aranha ou escorpião. Cuidados para evitar acidentes com estes animais, que outros artrópodos a instituição pesquisa e que representam risco à saúde ou ambiente (vetores de doenças e pragas de lavoura). Em relação ao palestrante (agente de saúde) os alunos poderão perguntar também em como evitar acidentes com artrópodes, quais espécies são mais incidentes na região e que cuidados deve-se tomar caso se acidente com um animal destes.

Lembre os alunos de levarem material para anotação, pois as informações obtidas nesta aula poderão resultar em um relatório de campo ou complementar a lista iniciada no começo das aulas deste tema. Uma dica para o professor é registrar este momento por meio de fotografias e depois publicar no blog aberto para as pesquisas.

Ciência à mão - Vídeo - Turma de Caranguejos - Acessada 27/07/2009, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiacaranguejosturma

   Brasil Escola - Crescimento dos insetos. Acessada 27/07/2009, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/crescimento-dos-insetos.htmNova Escola - Analise o papel dos insetos no ecossistema - Acessada 27/07/2009 e disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/analise-papel-insetos-equilibrio-ecossistemas-431766.shtml Ciência à mão - Quais desses animais são insetos? - Acessada 27/07/2009 disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midi a=ebr&cod=_9  Ciência à mão - Atividade - Que bicho estranho - acessada 27/07/2009, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_8 

Medicina net: verifique em que link deve acessar?

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1580/acidentes_por_animais_peconhentos_%E2%80%93_aracnideos.htm 

Agora os alunos tem maior conhecimento acerca do grupo dos Artrópodes. Peça que eles retomem a lista que fizeram no início e que a complementem. Uma boa estratégia de organização é utilizar os mapas conceituais. 

Verifique o progresso dos conceitos adquiridos pelos seus alunos através desta produção. Uma dica é utilizar os mapas já no início da aula, e depois complementá-lo com cor diferente. As cores evidenciam o progresso dos alunos. Verifique também se há lacunas ou conceitos errôneos e aproveite para corrigí-los.

Uma possibilidade extra de atividade é a partir dos conhecimentos adquiridos, de visitação, material disponibilizado e palestras (se houverem) montar com os alunos um panfleto com orientações para evitar a cidentes com estes invertebrados.

Convide os estudantes para listarem no quadro de giz as intenção e as ações pretendem assumir em relação ao tema da aula, inclusive afixando no editar da escola o que cada estudante pode e deve fazer em relação ao tema estudado nesta aula.

Mapas Conceituais

É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.

Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Abdomen-head-thorax Imagem
Abelha carregando pólen Imagem
Ciclo natural Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos poderá ser feita a partir da pesquisa, produção e apresentação da mesma. A publicação do blog também pode ser alvo de avaliação. O professor poderá elecar critérios (lembrar de passar previamente estes critérios aos alunos) tais como: organização, aprofundamento do conteúdo, busca por referências sólidas, oralidade, postura frente ao público (desenvoltura), entendimento do conteúdo pesquisado, pontualidade (tanto para a apresentação como para a data limite de publicação do conteúdo no blog), entre outros.
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